13.6.06

J&B SCOTCH


Inspirado por um italiano, criado em Londres e destilado na Escócia. O uísque J&B, com sua tradicional e inconfundível garrafa verde com rótulo amarelo e vermelho é presença constante nas mais badaladas e animadas festas pelo mundo afora, além de ser item comum nos bares dos melhores restaurantes. 

A história 
Tudo começou em 1749 quando Giacomo Justerini, um italiano da cidade de Bologna, foi para Londres atrás de seu grande amor, a cantora de ópera Margheritta Bellino. Na cidade londrina, depois de ser rejeitado pela amada, juntamente com George Johnson e munido de muitas receitas de vinhos e licores de um tio italiano, ele iniciou a comercialização e importação de vinhos com a fundação da empresa Johnson & Justerini. Inicialmente eles entregavam os melhores vinhos e licores para aristocratas ingleses. Em 1760, o Rei George III nomeou sua empresa como fornecedora oficial da Casa Real Britânica, título que perdura até os dias de hoje. Mas foi somente em 1779, que a empresa ingressou no comércio de uísque e se tornou o primeiro anunciante do mercado neste segmento, postando um anúncio impresso no jornal The Mourning Post no dia 17 de junho. O primeiro uísque criado pela empresa foi batizado com o nome Club (ainda hoje comercializado, encontrado apenas nas lojas J&B em St. James’s Street, Londres, e em George Street, na cidade de Edimburgo, na Escócia).


Em 1831, com a compra da empresa pelo inglês Alfred Brooks, nascia oficialmente a Justerini & Brooks Ltda. (conhecida popularmente por J&B), que por durante oito reinados consecutivos foi à fornecedora de vinhos e bebidas alcoólicas da família real britânica. O uísque J&B RARE começou a ser desenvolvido na década de 1920 pelo máster blend Charlie Julian, especificamente criado para exportação. O uísque, a princípio criado especialmente para o mercado americano, possuía em sua composição 42 uísques diferentes, sendo 36 maltes e 6 uísques de grãos. Os maltes uísques utilizados na composição de J&B RARE eram provenientes da região de Speyside, nas Terras Altas escocesas, e são reconhecidos mundialmente como os melhores do país. Apesar de ter sido criado em 1929 visando o mercado americano, o uísque foi introduzido oficialmente nos Estados Unidos somente em 1933, logo após o fim do período de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no país.


No final dos anos de 1950 a marca estava totalmente consolidada no voraz mercado americano e experimentava um enorme aumento em suas exportações, sendo introduzida, nos anos seguintes, em outros países como Espanha (1962), que se tornaria um dos maiores mercados da marca do mundo, e Portugal (1964). Nesta época, a empresa já vendia aproximadamente 1 milhão de caixas de uísque, tendo adoradores famosos como Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr., sendo presença constante na cidade de Las Vegas. Na década de 1970, as vendas explodiram, com as vendas atingindo 3 milhões de caixas apenas no mercado americano. Nos anos de 1980 a empresa teve um crescimento expressivo no leste europeu.


Desde o ano de 2000 a marca apostou no que para muitos apreciadores de uísque é uma heresia, associar seu produto como ingrediente principal de drinques, adicionando ao J&B outras bebidas como Coca-Cola, frutas, sucos e até angustura. A aposta da marca neste sentido era tamanha que, no ano de 2006, o renomado chef catalão Ferrán Adriá, criou coquetéis gastronômicos moleculares com J&B. Além disso, desenvolveu criativas embalagens (latas) em edições limitadas para datas comemorativas, adicionando ao J&B um toque de modernidade e bom gosto. Ainda este ano a marca experimentou um de seus maiores fracassos com o lançamento do J&B -6C SWCOTCH, um uísque desenvolvido especificamente para atrair o público jovem, filtrado aos 6 graus negativos (daí o nome), que foi retirado do mercado no ano seguinte por não ter sucesso comercial. Ainda em 2007, a J&B lançou em 20 países simultaneamente sua primeira campanha global, chamada START A PARTY, associando a marca com festas, inovação e socialização. Através de promoções a marca já realizou festas em lugares paradisíacos como a Cidade Proibida na China, e na bela região da Capadócia na Turquia, Byblos no Líbano e Transilvânia na Romênia.


Uma das mais agressivas ações de marketing, realizada no final de 2008, convidava o consumidor a concorrer a uma viagem para África do Sul com dois amigos para uma grandiosa festa realizada no dia 31 de janeiro de 2009. Para se habilitarem a este exclusivo prêmio os consumidores tinham que se registrar no site e fazerem um safári virtual para fotografar “party animals”, que lhes permitia acumular pontos. Os participantes podiam também acumular pontos ao enviar convites via email para que outros amigos se registrassem no site. O exclusivo prêmio incluiu uma viagem para a África do Sul e três entradas VIP para uma experiência única. A festa contou com aproximadamente 50.000 pessoas de todo o mundo e celebrou o 32º aniversário do patrocínio da marca J&B à mais famosa corrida de cavalos da África do Sul, chamada “The J&B MET”. Tudo começou com a emocionante corrida, seguindo-se depois uma noite memorável com a atuação de diversos DJ’s e com a presença de muitas celebridades internacionais. Tudo isto em Cape Town, um dos mais belos locais do planeta.


Nos últimos anos a marca vem lançando edições limitadas para atrair ainda mais o público jovem, como por exemplo, a J&B COLORS, que modificou pela primeira vez a sua tradicional garrafa de vidro verde, para vestir com novas cores brilhantes (rosa, verde, amarelo, roxo, laranja e azul); em 2012 com a coleção “Crazy Colors”, cujas garrafas tinham imitações coloridas de peles de animais (pantera, zebra, tigre, girafa, cobra e crocodilo); ou em 2014 com garrafas que foram envolvidas em uma espécie de pele feita de látex e depois tatuadas por um estúdio francês (cada garrafa levou aproximadamente 20 horas para ser concluída e foi vendida a € 150).


Atualmente além do tradicional J&B RARE, envelhecido 8 anos, a marca comercializa no mercado o J&B RESERVE (um uísque envelhecido por no mínimo 15 anos, cujo blend é uma mistura dos melhores uísques da Escócia, como Knockando, Glenfiddich, Glenlivet e Lophraig, o que torna uma ótima opção para conhecedores da bebida escocesa. A importância do contato do blend com a madeira do barril é fundamental para o J&B RESERVE, pois por ser porosa, permite a troca de ar e a evaporação do álcool, fazendo com que o destilado respire e, ao mesmo tempo, absorva algumas características da madeira), J&B EXCEPCTION (um uísque puro malte envelhecido 12 anos vendido somente na França), J&B JET (um uísque envelhecido 12 anos, vendido especialmente na Coréia do Sul) e o J&B URBAN HONEY (introduzido em 2014 como um uísque com uma infusão de mel direcionado a um público jovem que aprecia misturá-lo com outros ingredientes).


Ações ousadas 
A marca J&B sempre foi reconhecida por suas ações de marketing extremamente ousadas. A Nightology Boat, lançado no verão de 2003, foi uma delas. A bordo de um gigantesco cargueiro com 80 metros de largura, que antes cruzava os mares da Europa e África transportando sal e areia, convertido em discoteca, a ação apresentava um espetáculo bem interessante e diferente: uma festa cheia de luz e som, com o público frequentador das noites míticas de Ibiza. Era um clube flutuante, uma pista de dança na água. O enorme sucesso, fez com que a ação fosse repetida em 2005 e 2006. E o melhor: não havia convites á vendas. A J&B realizou uma campanha global de promoção do evento. O resultado: mais de 400 pessoas, procedentes de 15 países dos cinco continentes foram para a Espanha vivenciar a incrível experiência.


A evolução visual 
A identidade visual da marca foi ao longo dos anos sendo simplificada apenas com as iniciais J&B.


Os slogans 
The world’s party whisky. (2011) 
Start a party. (2007) 
It’s a mixed up world with J&B. (1999) 
Appearances can J&B deceptive. (1992) 
Scotch of rare character. (1987) 
It whispers. (1982)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1929 
● Fundador: Justerini & Brooks 
● Sede mundial: Edimburgo, Escócia 
● Proprietário da marca: Justerini & Brooks Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Diageo plc.) 
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Ballantine’s, Cutty Sark, Grant’s, White Horse e Black & White 
● Ícones: O rótulo amarelo e vermelho e a garrafa verde 
● Slogan: The world’s party whisky. 
● Website: www.jbscotch.com 

A marca no mundo 
Atualmente os uísques da marca J&B são comercializados em mais de 150 países ao redor do mundo, sendo a 3ª marca de uísque escocês mais vendida no planeta, comercializando anualmente mais de 6 milhões de caixas. Os maiores mercados da marca são a Europa (onde J&B é líder), especialmente na Espanha, França e Portugal, a África do Sul e os Estados Unidos. A cada segundo duas novas garrafas de J&B são abertas no mundo. Desde 1997 a marca é de propriedade da britânica Diageo

Você sabia? 
O J&B RARE possui uma coloração clara, proveniente do contato do uísque com o barril de carvalho, com pouca adição de caramelo, diferentemente dos demais uísques do mercado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/8/2016

Um comentário:

PP disse...

Eu te amo, Cara! ajudo a lot no trabalho da facul.