20.6.06

MINUTE MAID

Uma bebida à base de suco de laranja igual ao espremido na hora, com a praticidade de um produto pronto para beber. A marca MINUTE MAID, líder mundial em sucos de frutas naturais, especialmente de laranja, está presente em muitas geladeiras e mesas de cafés da manhã ao redor do mundo.

A história
Tudo começou em 1945 quando após três anos de pesquisas utilizando o método de embalagem à vácuo para sucos de laranja concentrado em pó, o National Research Corporation (NCR) da cidade de Boston, fundou a empresa Florida Foods Corporation, com o executivo Jack Fox no comando, para produzir e vender o produto até então inédito. Com um contrato lucrativo com o governo americano em mãos, cerca de US$ 750 mil, a nova empresa começou a fornecer suco de laranja em pó para abastecer as tropas do exército em pleno período da Segunda Guerra Mundial. Porém, com o fim do conflito o governo americano cancelou o contrato e a empresa não queria perder todo o investimento feito na enorme fábrica. Era preciso encontrar outra alternativa para seu produto.



Foi então que decidiu vender suco de laranja concentrado e congelado para o público em geral, através de um processo que eliminava 80% da água, deixando o suco muito mais saboroso. Agora que a empresa tinha um novo produto era preciso um nome que seduzisse os consumidores. E o nome escolhido, sugestão de uma agência de publicidade da cidade de Boston foi MINUTE MAID. Afinal, além da empresa ter sua origem na cidade de Boston, famosa pelo “Minutemen” (como são chamados os milicianos da guerra de independência dos Estados Unidos), o nome refletia a conveniência e o rápido preparo do produto.


Finalmente no dia 15 de abril de 1946 o primeiro carregamento de suco de laranja da marca MINUTE MAID era enlatado com gelo e sal na fábrica localizada na cidade de Plymouth, estado americano da Flórida, principal produtor de laranja do país. Enquanto isso, todos os funcionários da empresa estavam se esforçando ao máximo para produzir cerca de 2.500 caixas de suco de laranja que haviam sido vendidas para um comerciante de alimentos na cidade de Washington, e seriam distribuídas no restaurante The Hot Shoppe. Porém, eles enfrentavam a grande dificuldade de transformar o suco de laranja enlatado em um produto comercial. Foi então que Jack Fox resolveu encher de gelo a caçamba de um caminhão e colocar latas de MINUTE MAID para serem distribuídas de graça de porta em porta em sua cidade natal, Hingham, localizada no estado americano de Massachusetts. Não demorou muito para o produto estar nas prateleiras das lojas e supermercados da cidade e arredores. E rapidamente sumir. Era o começo de um enorme sucesso.


Em 1948, o produto foi apresentado através do popular programa de rádio Bing Crosby, que sempre elogiava seu sabor fresco, tornando-se nacionalmente conhecido. Nos anos seguintes os sucos MINUTE MAID já estavam disponíveis em muitas cidades americanas fazendo um enorme sucesso devido ao seu sabor rico e concentrado, muito similar ao suco feito na hora. Em 1960 o sucesso do produto chamou a atenção de outras grandes corporações, e a empresa, que se chamava agora THE MINUTE MAID COMPANY, foi comprada pela poderosa The Coca-Cola Company. No ano seguinte, além de se beneficiar do eficiente sistema de distribuição da nova proprietária, um novo método de produção ressaltava ainda maior o frescor e o sabor do suco.


Em 1965, alterou o desenho de suas embalagens para se destacar de seus competidores, introduzindo as novas embalagens na cor preta. Na década seguinte a empresa iniciou a chamada “Juices War” (“Guerra dos Sucos”), uma verdadeira batalha pelo mercado americano de sucos naturais entre a MINUTE MAID e a TROPICANA, pertencente a rival PepsiCo. A marca MINUTE MAID começou a se desenvolver para todos os lados e vários segmentos, e em 1984 a gama de produtos já era enorme: além do tradicional suco de laranja, possuía suco de laranja com menor grau de acidez, suco de laranja com mais polpa, suco de laranja e abacaxi, suco de tangerina, suco de maça, suco de uva, limonada e sucos de frutas misturadas. Em 1996, uma parceria com a francesa Danone, possibilitou a produção e distribuição dos sucos em muitos países do continente europeu, mercado até então inexpressivo para a marca americana.


A marca ingressou no mercado brasileiro em 2006, depois da compra da empresa Suco Mais (fundada em 2002) pela The Coca-Cola Company no ano anterior. Não demorou muito para assumir o nome MINUTE MAID MAIS, em fevereiro de 2006, lançando no mercado brasileiro uma linha de sucos com 15 opções de sabores de frutas 100% naturais e com alto teor de polpa. Porém, com a compra da Del Valle, os sucos de frutas no Brasil passaram a ter nova identidade e ostentar a marca mexicana. Recentemente, em 2010, a marca lançou no mercado americano suas novas embalagens, muito mais modernas.


A linha do tempo
1969
Lançamento da maior embalagem de sucos do mercado na época contendo 16-ounce (meio litro).
1973
Lançamento do suco de laranja MINUTE MAID READ-TO-DRINK (pronto para beber).
1980
A marca se expande além do suco de laranja com o lançamento dos sabores LEMONADE (limão) e FRUIT PUNCH (mistura de várias frutas, entre elas maçã, abacaxi e pêra).
1987
Lançamento da embalagem de 1 litro do suco pronto para beber e do suco de laranja enriquecido com Cálcio, uma grande novidade na época.
1989
Lançamento do suco de laranja sem polpa.
1990
Lançamento do MINUTE MAID JUICES TO GO, uma linha de sucos prontos para beber em convenientes garrafas plásticas individuais.
1997
Lançamento do MINUTE MAID PREMIUM 100% PURE, uma linha de suco de laranja com sabor e refrescância muito similar a um preparado na hora.
2003
Lançamento do suco de laranja fortificado com Cálcio e vitamina D.
2004
Lançamento do MINUTE MAID LIGHT, uma linha de sucos com baixas calorias.
Lançamento do MINUTE MAID HEART WISE, suco de laranja contendo esteróis de plantas, que ajudam a baixar o colesterol. Tornou-se o primeiro suco de laranja com propriedades de redução do colesterol clinicamente comprovadas.
2006
Lançamento do MINUTE MAID ORANGEADE, suco feito com laranjas naturais.
Lançamento da MINUTE MAID FRUIT FALLS, uma água com sabor de frutas contendo apenas 5 calorias, direcionadas para crianças.
2007
Lançamento do MINUTE MAID MULTI-VITAMIN, sucos naturais enriquecidos com 16 vitaminas e minerais essenciais para uma boa nutrição.
Lançamento do MINUTE MAID ACTIVE, suco de laranja enriquecido com Glucosamina, substância que ajuda na prevenção de várias doenças.
Lançamento, no Brasil, do MINUTE MAID MAIS LARANJA CASEIRA, o primeiro néctar pronto para beber feito com gominhos da laranja fresca, contendo 67% de suco natural, a mais alta concentração do mercado.
2010
Lançamento do MINUTE MAID ENHANCED JUICES, uma nova linha de sucos de frutas enriquecidos com ingredientes nutricionais.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações. A mais recente delas, ocorrida em 2009, o logotipo ganhou ares mais modernos e um visual que remete ao “natural”.


Os slogans
Your Hometown Juice Brand. (2009)
There’s Goodness in Every Minute.
For moms who know.
(2003)
Someone had their Minute Maid today. (2002)
The feeling lasts all day. (2001)
Squeeze the day. (2000)
Nobody squeezes juice the way we do. (1984)
Make sure. Make it Minute Maid. (1980)
Light on Calories. Loaded with Taste. (Minute Maid Light)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1945
● Criador: National Research Corporation
● Sede mundial: Sugar Land, Texas
● Proprietário da marca:
The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
E. Neville Isdell
● Presidente:
J. Alexander M. Douglas Jr.
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 15
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos:
Sucos de frutas
● Principais concorrentes: Tropicana, Del Valle e Ocean Spray
● Slogan: Your Hometown Juice Brand.
● Website: www.minutemaid.com

A marca no mundo
Atualmente a linha de produtos da marca MINUTE MAID, que oferece mais de 100 sabores e variedades, é comercializada em 100 países ao redor do mundo. A empresa tem 2.200 funcionários e 15 fábricas, sendo seis delas nos Estados Unidos, duas no Canadá e unidades em países como Porto Rico, África do Sul, França, Espanha, Holanda, Japão e Brasil.

Você sabia?
Os sucos e bebidas da MINUTE MAID são vendidos sob a marca CAPPY em países da Europa Central e FRUITOPIA na Alemanha.
No México existe uma linha de leites e bebidas derivadas com a marca MINUTE MAID NUTRI+.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/6/2011

Um comentário:

Marinila disse...

Gostaria de fazer uma solicitação. Estou fazendo uma tese de doutorado na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, e deverei utilizar o suco de laranja Minute Maid associado a uma substância que será testada. Para tanto necessito saber exatamente a composição do suco incluindo a presença ou não de conservantes, antioxidantes...
Agradeço a atenção, Marinila
Calderaro Munguba Macedo E-mail: marinilamunguba@yahoo.com.br