6.6.06

NESQUIK


O achocolatado é uma excelente opção para ajudar no consumo do leite, alimento que é essencial para a fase de desenvolvimento vital para crianças crescerem de forma sadia, pois tem cálcio, proteínas e vitaminas. E a marca NESQUIK, com seu inconfundível e popular mascote, um simpático e divertido coelho, vem fazendo do leite uma alegria, como diz seu famoso slogan, há muitas décadas. 

A história 
O achocolatado em pó NESQUIK, no sabor de chocolate, foi desenvolvido pela empresa suíça Nestlé e lançado no mercado americano em 1948, inicialmente com o nome de “NESTLÉ’S QUIK” (escrito assim mesmo), sendo o primeiro produto em seu segmento no mundo. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pelo significado da palavra “quick”, que significa “rápido ou veloz”, sugerindo a forma instantânea de preparo do produto em contato com o leite. Rapidamente se tornou uma das marcas preferidas das famílias americanas, dando as mamães uma maneira rápida e fácil para criar um delicioso copo de leite com chocolate e, em meados dos anos de 1950, o produto foi introduzido no mercado europeu com o nome de NESQUIK (junção das três primeiras letras da palavra NESTLÉ com QUIK), que acabaria sendo adotado nos Estados Unidos somente em 1999.


Na década de 1970 o produto ganhou enorme popularidade em virtude de um simpático e sapeca coelhinho chamado QUICKY, que se transformou na animada e divertida mascote da marca, conquistando milhares de crianças pelo mundo afora com suas peripécias. O produto foi lançado no mercado brasileiro somente em 1980 sob o nome QUIK, direcionado ao público infantil e que oferecia opções de sabor ao consumidor. Foi também nesta década que surgiu o NESQUIK pronto para beber, uma deliciosa opção de sabor para levar na escola ou beber no lanche da tarde, fazendo com que o consumo da marca aumentasse muito nos anos seguintes. No ano de 2000 a fórmula do produto foi totalmente reformulada e fortificada com a adição de cálcio, vitamina C e outros minerais essenciais para um crescimento forte e saudável. Com isso, a marca reafirmou seu compromisso de oferecer uma alimentação saudável e essencial para o desenvolvimento das crianças.


Desde sua introdução, NESQUIK lançou no mercado vários sabores como chocolate, morango, banana, baunilha, caramelo e até “chocorango” (combinação de chocolate com morango). Além da versão pronta para beber, a marca se estendeu para outras categorias de produtos, como por exemplo, coberturas para bolos e sorvetes, cereais, barras de chocolate, sobremesas lácteas (incluindo a versão petit suisse, semelhante ao Danoninho), entre outras delícias. Em alguns países da Europa existe uma versão chamada NESQUIK PLUS, fortificada com 8 vitaminas (C, B3, E, B6, B1, B5, B9, D), fósforo, cálcio e magnésio. Já no mercado brasileiro, em 2005, o produto foi fortificado com um novo bloco de vitaminas e minerais essenciais, desenvolvido especialmente pela área de Nutrição da Nestlé, cujo objetivo era contribuir com as necessidades do crescimento das crianças mais novas. E mais recentemente, o produto passou a conter polpa natural de fruta de morango e cereais, corantes naturais, além de ser fonte de vitaminas e minerais. Nos últimos anos a marca vem retirando ou diminuindo gradativamente o açúcar e os corantes artificiais em sua formulação. Há poucos anos atrás a Disney escolheu NESQUIK como uma das bebidas oficiais dentro de seus divertidos parques temáticos, para a alegria de milhares de crianças.


A linha do tempo 
1954 
Lançamento no mercado do QUIK em pó sabor de banana. O sabor foi descontinuado em 1995 em muitos países, sendo vendido atualmente somente no Reino Unido. 
1959 
Lançamento no mercado do QUIK em pó sabor de morango
1979 
Lançamento do sabor em pó de baunilha
1981 
Lançamento da calda de chocolate com a marca NESQUIK. O sabor morango seria adicionado à linha de caldas em 1989. 
1983 
Lançamento do NESQUIK em pó sem açúcar, contendo adoçantes artificiais. 
1984 
Lançamento do NESQUIK READ-TO-DRINK, uma bebida no sabor chocolate pronta para beber. Outros sabores foram introduzidos no decorrer dos anos: morango (1987), banana (1990), baunilha e chocolate cremoso. Somente no mercado americano, esta linha oferece atualmente sete deliciosos sabores para a garotada. 
1989 
Lançamento do sabor cereja em pó. O produto, atualmente vendido somente na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, foi descontinuado em 1995 no resto do mundo. 
1993 
Lançamento do CEREAL NESQUIK, uma combinação de arroz, milho e achocolatado em pó, desenvolvido em parceria com a empresa General Mills. O produto é comercializado em aproximadamente 50 países. 
1997 
Lançamento do NESQUIK em pó sabor Cookies ‘n Cream
1998 
Lançamento do NESQUIK pronto para beber sem gordura
2001 
Lançamento das barras de cereais. 
2002 
Lançamento do sabor reforçado de chocolate (Triple Chocolate). 
2003 
Lançamento do sabor em pó Honeycomb (com mel). 
2004 
Lançamento do NESQUIK JUNIOR, especialmente desenvolvido para crianças a partir de 2 anos. 
2006 
Lançamento no verão do NESQUIK MAGIC STRAWS, canudinhos com sabores de chocolate e morango para tornar o ato de ingerir leite puro mais divertido e saboroso. 
2007 
Lançamento da nova fórmula de NESQUIK em pó com 33% menos de açúcar e sem a utilização de adoçantes artificiais. A antiga fórmula foi retirada totalmente de mercado no final deste ano. 
2010 
Lançamento do NESCAFÉ DOLCE GUSTO NESQUIK, cápsula para ser utilizada na popular máquina de bebidas rápidas para uso doméstico com o famoso e delicioso sabor do achocolatado. 
2014 
A marca se uniu com a organização de escoteiras dos Estados Unidos, conhecida como Girl Scouts of the USA (GSUSA), para lançar duas bebidas com sabores (pronta para beber) inspiradas nos famosos biscoitos vendidos pela organização de jovens americanas. Os produtos, disponíveis por tempo limitado apenas, combinavam leite desnatado com chocolate com dois dos mais populares sabores de biscoitos das meninas escoteiras: hortelã e caramelo com coco.


A mascote 
Hoje mundialmente conhecido, o coelho nem sempre foi unanimidade como mascote do achocolatado NESQUIK. Na França e na Grécia, esse papel já coube a um monstrengo amarelo, o Groquik. Em Portugal, um saltitante canguru, batizado de Kangurik, foi por muito tempo associado à marca. Na Itália, a estrela dos anúncios do produto já foi um pote antropomorfo, conhecido como Mr. Nesquik. Todos esses personagens não resistiram à globalização e deram lugar à atual mascote da marca.


A história da mascote começou em 1973 nos Estados Unidos quando o personagem QUICKY BUNNY (um simpático coelho marrom com um enorme colar azul na forma da letra Q) foi escolhido para representar a marca e tornar o ato de “beber leite” mais divertido e único para as crianças. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pela proximidade com o som da palavra “quick”, que significa “rápido, veloz, ágil ou ativo”, sugerindo tanto a instantaneidade de preparo do produto, quanto às principais características do coelhinho que é o símbolo da marca. O personagem, inicialmente dublado pelo ator Barry Gordon, foi introduzido e apresentado ao público em comerciais de televisão com o popular jingle “It’s so rich and thick and choco-lick! But you can’t drink it slow if it’s Quik!”. Este jingle se tornou popular durante dez anos entre os consumidores americanos.


Não demorou muito para o personagem se tornar um dos preferidos das crianças, sendo extremamente popular nos dias de hoje. Com isso, a marca transformou a obrigação diária de beber leite em uma aventura divertida e irresistível para todas as crianças. Em 1989, a Nestlé decidiu que em prol do desenvolvimento mundial da marca, seria necessária uma abordagem uniforme e consistente e que, como tal, todos os mercados deveriam adotar o personagem como porta-voz (spokesman) da marca. Nos Estados Unidos a mudança ocorreu em 1999, quando o personagem passou a se chamar NESQUIK BUNNY. A letra em seu tradicional colar azul também passou por uma modificação: saiu o Q entrou o N. Além disso, o personagem passou a vestir uma camiseta amarela, calça jeans e, em algumas situações, também aparecia usando boné. Em 2005, a marca renovou o visual das embalagens com um coelhinho mais atual e com muito mais atitude.


E mais recentemente o tradicional personagem perdeu suas roupas, sendo apresentado ao natural, com seu tradicional pelo marrom. No Brasil a mascote ainda continua aparecendo com suas roupas. Acompanhe a evolução visual do personagem na imagem abaixo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. Especialmente a partir de 1999 quando a marca, outrora conhecida como NESTLÉ QUIK em alguns mercados, incluindo os Estados Unidos, Brasil, Canadá e México, assumiu uma identidade única e o nome de NESQUIK no mundo inteiro. O logotipo da marca passou a utilizar as cores amarela e azul como base de sua identidade.


Os slogans 
Great start to the day. (2015) 
They only grow up once. (2011) 
Come to your happy place. (2008) 
Happiness as is easy as Nesquik. 
Milk Made Fun! 
Chocolate milk? Think Quik! 
You can’t drink it slow if it’s Quik. 
Nesquik faz o leite ainda melhor! (2007, Brasil) 
Faz do leite uma alegria! (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1948 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Europa 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Achocolatados em pó, bebidas lácteas prontas e cereais 
● Concorrentes diretos: Toddy, Hershey’s, Nescau e Ovomaltine 
● Mascote: Nesquik Bunny 
● Slogan: Nesquik faz o leite ainda melhor. 

A marca no mundo 
Os produtos da marca NESQUIK são vendidos em mais de 100 países em todo mundo, sendo um dos líderes em sua categoria na maioria dos mercados em que atua. A cada minuto, crianças em todas as partes do mundo consomem nada menos que 15 mil copos de NESQUIK, cujo faturamento anual é superior a US$ 900 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/7/2016

5 comentários:

Sandra Silva disse...

Boa tarde!gostaria de saber se cá em portugal existe nesquick de morango em pó e onde achar ,desde ja agradeço sandra sarzano de macedo sansarzano@live.com.pt

Lupos ® disse...

olá amigo de portugual, eu sou maycon aki do brasil, não sei se os nesquik's chegam até ai mais aqui no Brasil se encontra em qualquer super mercado eh muito bom

Anônimo disse...

Faltou colocar o Quick edição limitada sabor alpino, um dos melhores achocolatados em pó que eu já tomei era muito bom,pena que durou pouco no mercado.

Anônimo disse...

Esse mesmo que queria,Quick chocolate alpino o sabor era incomparável.Meu sonho um dia prova-lo outra vez.

Gleison Mendonça disse...

O Nesquik sabor caramelo foi muito bom,uma pena que durou pouco. Quem provou não esquece jamais.