28.7.06

DELTA AIR LINES


Milhões de passageiros transportados. Voos para centenas de destinos diferentes em todo o mundo. Uma enorme frota de modernos aviões. Um verdadeiro gigante dos ares. Essa é a DELTA AIR LINES, quem diria, uma empresa caipira, que atualmente é a segunda maior companhia aérea norte-americana em voos no Atlântico Norte, o mercado mais disputado e prestigioso na aviação comercial mundial. Afinal, quem transporta centenas e centenas de passageiros por dia entre dezenas de países, deve saber uma ou duas coisas sobre aviação.

A história
Em meados da década de 1920, uma praga na lavoura de algodão ameaçava devastar a economia de todo o sul dos Estados Unidos, uma região eminentemente agrícola. Mas foi justamente esta praga, um castigo que vinha dos céus, que acabou criando uma empresa que, pelos três quartos de século seguintes, faria fama, fortuna e encheria os céus do sul dos Estados Unidos de aviões, não de carunchos. No dia 30 de maio de 1924, Collett Everman Woolman e seu parceiro B.R. Coad, fundaram uma empresa de combate e pulverização de praga, operando dois aviões do modelo Curtiss Jenny. De passagem pela área, um homem de negócios nova-iorquino, George Post, viu a atividade e gostou da ideia. Em pouco tempo, convenceu seus empregadores, a Huff-Daland Airplanes, a fundar uma empresa especializada na mesma atividade. Nascia a Huff-Dalland Dusters, baseada em Macon, estado da Geórgia. Em 1925, Woolman, que não só era entusiasta da aviação como engenheiro agrônomo, foi trabalhar nesta empresa. Baseada então na cidade de Monroe, era a empresa onde Woolman mexia seus cordéis junto ao governo para conquistar subsídios oficiais para a operação de transporte de correios.



Finalmente, em 1927, ele conseguiu assegurar o direito de explorar os serviços de pulverização em Lima, no Peru. E para lá se foi, vivendo na América do Sul por este período. De volta a Monroe, ele convenceu investidores locais a comprar os aviões da Huff-Daland. Afinal, era uma empresa yankee operando bem no coração Confederado e isso não podia ficar assim. A comunidade local tratou de corrigir esta disparidade e após efetivamente comprar os quase 25 aviões da Huff-Daland (então a maior frota de aeronaves de uma empresa privada em todo o mundo), nascia uma nova companhia aérea, batizada com um nome absolutamente sulista, como convinha: em homenagem ao delta do Rio Mississippi, no dia 13 de setembro de 1928, na cidade de Monroe, estado da Louisiana, foi fundada a DELTA AIR SERVICE. Três aeronaves Travel Air 4000, com capacidade para cinco passageiros, formavam a frota inicial. Logo em seguida, dois Travel Air S-6000B foram adquiridos. O primeiro serviço regular da empresa decolou no dia 17 de junho de 1929, ligando Dallas, no Texas, a Jackson, no Mississippi, com escalas em Shreveport e Monroe, na Louisiana, transportando cinco passageiros e um piloto. Era o início do transporte de passageiros.



Somente no dia 18 de junho de 1930 é que a cidade de Atlanta seria integrada à malha aérea, juntamente com Birmingham, no Alabama. Mas para operar lucrativamente naqueles anos, era preciso assegurar os contratos dos correios. A empresa perdeu uma concorrência aberta pelo Governo Norte-Americano. A vencedora foi uma empresa que nos próximos 80 anos viria a ser uma de suas principais concorrentes: a American Airlines. A perda do contrato fez com que Woolman e sua empresa passassem os anos seguintes mais dedicados à caça de carunchos do que à caça de passageiros. Em 1934, o governo abriu nova concorrência na área, a Rota 24: Dallas-Monroe-Birmingham-Atlanta-Charleston. Desta vez, vitória da DELTA, que adquiriu seis Stinson SM 6000B para prestar estes serviços. A vitória deu novo ímpeto à empresa, que começou a expandir seus serviços pela região. Mas havia forte competição: empresas como a Chicago & Southern e a Eastern, sem falar na própria American Airlines, disputavam passageiros com a DELTA. Para aumentar suas chances, Woolman adotou o caminho de oferecer as mais modernas aeronaves: começou a reequipar sua empresa com aeronaves Lockheed Vegas e Model 10s, mais rápidos que o Boeing 247 usado pelos concorrentes.



Somente em 1940 a DELTA adquiriu seus primeiros Douglas DC-2, em uma ligação com o fabricante que perdura até hoje. Foi com a entrada em serviço dos DC-2 que surgiu na DELTA a necessidade de um terceiro tripulante a bordo: a aeromoça, como eram chamadas na época as comissárias. Em 15 de março de 1940, decolou o primeiro voo com a presença de Miss Laura Wizark, uma ex-enfermeira, como era praxe na indústria então. Com a Segunda Guerra Mundial, a companhia aérea experimentava a possibilidade de ampliar serviços com os milhares de DC-3 que estavam sendo produzidos na época. Em 1941, a DELTA empregava 400 pessoas, voava com cinco DC-3 e cinco Lockheed 10s e neste mesmo ano, mudou sua sede de Monroe para a cidade de Atlanta, no estado da Geórgia. Durante o conflito mundial, a DELTA auxiliou o país com a modificação de mais de mil aeronaves, fazendo reparos de motores e instrumentos, e treinando pilotos e mecânicos do exército. Com o fim da guerra, o Governo Norte-Americano, senhor das decisões em uma indústria totalmente regulamentada, autorizou a empresa a voar até Miami e Chicago. Em 18 de dezembro de 1945, a companhia mudou sua razão social oficialmente para DELTA AIR LINES, ao invés de Delta Air Corporation, nome utilizado nos anos anteriores. Ainda este ano, a empresa foi reconhecida pelo National Safety Council por mais de 300 milhões de milhas e 10 anos de voos sem fatalidades de passageiros ou tripulação. Neste ano ocorreu uma curiosidade: a DELTA foi a primeira companhia aérea a transportar vegetais vivos (160 mil pés de tomate). Nesta época a empresa recebeu seus primeiros quadrimotores, os C-54 Skymasters, versões militares dos conhecidos Douglas DC-4. Adaptados para transportar passageiros, entraram em serviço para Miami e Chicago em 6 de março de 1946. Este ano foi marcado pelo início do serviço de carga regularmente programado e pelo embarque do passageiro de número um milhão.



Em 1949, a companhia iniciou o primeiro serviço com classe econômica: passagens com descontos em voos noturnos entre as cidades de Chicago e Miami. Em primeiro de maio de 1953, o Civil Aeronautics Board, órgão regulador da aviação comercial norte-americana, transferiu as rotas da Chicago & Southern Air Lines para a DELTA, efetivamente iniciando um processo de fusão, só concluída em 1956. Este foi um período de grande crescimento para a empresa, com o ingresso em vários mercados do nordeste e região central do país. Todo este crescimento na época, porém, não colocava a DELTA ainda entre as quatro grandes empresas do país, conhecidas como “Big Four” (United, TWA, Eastern e American Airlines). A Pan Am, outro gigante, só operava voos internacionais. Se não era a maior, a DELTA era ágil: foi a primeira a receber e colocar em operação dois tipos de jatos: os Convair 880 e os Douglas DC-8 de 119 lugares. Em 1961, a empresa passou a conectar a Califórnia ao Caribe com o primeiro serviço para Montego Bay (Jamaica) e Caracas (Venezuela). Em 1966, a empresa encerrou as operações da divisão de pulverização de colheitas.
 

A companhia aérea era agora uma empresa fortíssima em toda costa leste dos Estados Unidos e na região sudeste. Durante o final dos anos de 1960 e toda a década seguinte, o crescimento da DELTA foi gradual e contínuo. Em 1972, absorveu a endividada Northeast Airlines e se tornou a maior transportadora em Nova York e Boston, com rotas diretas de Nova York e da região da Nova Inglaterra para a Flórida. Esta compra foi decisiva para colocar a empresa de Atlanta no “Big Team” das grandes companhias aéreas domésticas. Mais que isso: colocou a DELTA em posição privilegiada na briga feroz que travava com a Eastern, até então a maior empresa da costa leste e líder nas ligações norte-sul. Nesta época, Atlanta já era o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo e metade dos passageiros voavam pela DELTA AIR LINES. Em 1977, já sentindo os ventos liberalizantes que começavam a soprar em Washington, a empresa foi agraciada com o direito de voar entre Atlanta e Londres, seu primeiro serviço internacional de longo curso. O voo inaugural aconteceu no dia 30 de abril de 1978, seguido logo depois por voos para Frankfurt. Com a desregulamentação do setor de aviação nos Estados Unidos neste mesmo ano, a DELTA soube explorar bem as oportunidades: comprou a Southern, sua competidora local em Atlanta. Em 1979, a DELTA foi a primeira companhia aérea do mundo a embarcar um milhão de passageiros em uma cidade em um mês (Atlanta no mês de agosto). Na década de 1980, a companhia aérea continuou crescendo: comprou a Western Airlines em 1987 por US$ 860 milhões, passando a cobrir toda a costa oeste, até então pouco servida pela empresa. Em 1988 a companhia aérea passou a operar no continente asiático.



Com essas ações, a DELTA passou a ser a quarta maior companhia aérea norte-americana, quinta maior em todo o mundo e finalmente, uma empresa de âmbito nacional em todos os mercados. Com as dificuldades encontradas pela PanAm, em 1991 resolveu adquirir o controle das operações da tradicional empresa aérea. O plano original era transformá-la em sua subsidiária para a América Latina, mas, com a difícil situação financeira da PanAm, a DELTA saiu do negócio e a empresa quebrou. Muitos ativos, como a frota, as rotas e 7.800 funcionários acabaram nas mãos da DELTA, que com os direitos de tráfego da antiga empresa, literalmente invadiu a Europa. Não menos prestigiosa, a operação de Ponte Aérea entre Washington-New York-Boston, um dos orgulhos (e galinha dos ovos de ouro) da PanAm foram transformados na divisão Delta Shuttle. Em 1996, invadiu a América do Sul, chegando ao Brasil em 1997. Apesar do tamanho a companhia aérea vivia com problemas financeiros, especialmente depois dos atentados terroristas de 2001, chegando a pedir concordata em 2005. Depois de 19 meses de uma enorme e dolorosa reestruturação a companhia aérea voltou a ser lucrativa em 2007, conseguindo assim sair da concordata.


A surpreendente recuperação da DELTA não parou por aí. No dia 14 de abril de 2008, anunciou uma enorme fusão com a Northwest Airlines, criando assim a maior empresa aérea do planeta. A nova companhia aérea tinha um valor na Bolsa de Valores de US$ 17.7 bilhões. Para entrar em vigência, o acordo teve que ser aprovado pelas autoridades que avaliaram que a fusão não causaria danos à concorrência do setor, criando assim a maior linha aérea dos Estados Unidos, financeiramente segura, com capacidade de investir em seus empregados e em seus clientes e criada para progredir em um mercado cada vez mais competitivo. Com a fusão a DELTA teve acesso a mais de 400 destinos em 105 países, com um volume de negócios de US$ 35 bilhões, uma frota de 800 aeronaves e aproximadamente 75 mil empregados. A partir de 2010 a fusão foi concluída, e todas as aeronaves da Northwest Airlines passaram a voar com as pinturas e o logotipo da, agora, gigante DELTA AIR LINES. Nesta época, a empresa anunciou a maior atualização de produto em uma década, tudo para aprimorar a experiência do cliente, incluindo a instalação de novas poltronas/cama e telas de vídeos nos assentos em todas as aeronaves de fuselagem larga; renovação e construção de novos Delta Sky Clubs (salas Vips em aeroportos); e adição de assentos First Class em voos domésticos da linha principal.
 

A DELTA AIR LINES com seu HUB principal na cidade de Atlanta e secundários em Los Angeles, Cincinnatti e JFK em Nova York, há muito descobriu o valor de uma rede de empresas aéreas regionais para alimentar estes voos. Por isso, em 1984 fundou uma operação conhecida como DELTA CONNECTION, formada por várias empresas menores que operam serviços regionais e feeders.
 

Para a DELTA qualquer passageiro merece se sentir em casa, mesmo quando estiver viajando. Ser bem recebido, desde antes de chegar ao seu destino. Sentir-se bem cuidado, mesmo que esteja ocupado, cuidando de outras coisas. Cada passageiro merece chegar renovado, mesmo após um voo curto. Ter espaço para ficar confortável, mesmo após uma escala de muitas horas. Aproveitar o seu tempo, mesmo em uma viagem longa. Para tudo o que cada passageiro merece, e mais, a DELTA AIR LINES se orgulha em oferecer uma variedade de experiências e produtos exclusivos incomparáveis a bordo: Delta One Suites (oferece uma experiência mais privada e personalizada, com uma porta em cada suíte, para maior privacidade e conforto. Cada suíte possui um assento totalmente reclinável, com acesso direto ao corredor e mais espaços para o armazenamento de itens pessoais, além de telas de entretenimento maiores e almofadas confortáveis aprimoradas com “memory foam”), Primeira Classe (serviço personalizado de um comissário de bordo exclusivo, serviço Sky Priority® - oferece uma série de serviços especializados nos aeroportos como prioridade de check-in, tratamento prioritário de bagagem e prioridade de embarque - durante todo o voo e uma experiência de viagem atenciosa, do início ao fim), Delta Premium Select (oferece mais espaço pessoal com até 96 centímetros de altura, 47 centímetros de largura do assento, 17 centímetros de reclinação e apoios de pernas e cabeça ajustáveis), Delta Comfort+ (além de até 4 polegadas de espaço extra para pernas, o assento oferece espaço exclusivo no compartimento superior apenas para itens pessoais) e Main Cabin (oferece telas de alta definição do sistema de entretenimento gratuito de assento, tomadas nos assentos em todas as fileiras e maior capacidade no compartimento superior de bagagens).



A linha do tempo
1935
Ofereceu o primeiro voo noturno com o modelo Stinson Model A, a primeira aeronave da DELTA com dois pilotos.
1944
Primeira aeronave DC-3 convertida para atuar no transporte de carga.
1955
Pioneira na utilização de hub e spoke (onde determinada cidade é escolhida para ser o centro de distribuição de voos, fazendo com que os passageiros mudem de avião no aeroporto selecionado como hub). Ou seja, aviões programados trazem os passageiros ao aeroporto hub, onde são conectados com outros voos da DELTA.
Inauguração da rota entre Atlanta e Nova York.
1956
Radares foram instalados no nariz de todos os aviões da companhia aérea.
1959
Primeira companhia aérea a utilizar a aeronave Douglas DC-8.
1961
Realiza seu primeiro voo sem escala entre as cidades de Atlanta e Los Angeles.
1962
Ativa o sistema eletrônico SABRE para reservas “instantâneas”.
Um DC-8 da DELTA é o primeiro avião comercial a voar a rota Los Angeles-Atlanta em menos de três horas (2 horas 57 minutos e 11 segundos).
1970
Incorpora a sua frota o primeiro Boeing 747.
1971
Início da operação da DELTA DASH (serviço de carga para pacotes pequenos).
1975
Primeira companhia aérea a oferecer seu próprio serviço aéreo expresso, um serviço garantido de alta prioridade chamado DELTA AIR EXPRESS.
1980
Desenvolvimento do sistema de reservas por computador (CRS).
1981
Lançamento do seu programa de fidelidade (Frequent Flyer Program) que passou a chamar-se Delta SkyMiles em 1995. Atualmente é considerado o maior programa de milhagem do planeta com mais de 91 milhões de membros.
1984
Início dos voos para o Havaí.
1985
Foi apontada como companhia aérea oficial da Walt Disney World.
1987
Início do serviço pelo Oceano Pacífico, de Atlanta para Portland, em Oregon, para Tóquio.
1990
É a primeira companhia aérea a oferecer o serviço do jato MD-11 nos Estados Unidos.
1998
É a primeira companhia aérea a instalar desfibriladores automáticos a bordo de todas as suas aeronaves.
A primeira classe e a executiva tornam-se apenas uma em voos internacionais com luxuosos assentos chamados BusinessElite®.
2000
Fundou a aliança de companhias aéreas globais SkyTeam juntamente com a Korean Air, AeroMéxico e Air France, oferecendo aos clientes diversos destinos, voos e serviços em todo o mundo.
2002
Avanços da tecnologia proporcionam conveniência aos clientes com quiosques no check-in, expansão nos sistemas de informação de portões e check-in virtual no site.
2003
É a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a oferecer informação de voo em áudio pré-gravado no portão do aeroporto.
2006
Lançamento do seu primeiro voo para a África do Sul, entre Atlanta e Johannesburg via Dakar, no Senegal.
2008
Torna-se a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a anunciar Wi-Fi a bordo da sua frota de linha principal doméstica.
2009
Se tornou a única companhia aérea americana a voar para os seis continentes com a introdução de um voo direto partindo de Los Angeles para a cidade de Sydney na Austrália.
2017
O voo inaugural da aeronave Airbus A350 da DELTA, de Detroit para Tóquio, chegou ao aeroporto internacional de Narita no dia 31 de outubro.



As rotas
A DELTA oferece a seus clientes serviços para mais destinos do que qualquer outra companhia aérea global. Juntas, DELTA AIR LINES e DELTA CONNECTION, operam rotas para 306 destinos em mais de 50 países. A DELTA AIR LINES adicionou mais rotas internacionais do que outras companhias aéreas nos últimos dois anos e é líder mundial de transporte entre os Estados Unidos e Europa, com voos para mais de 38 destinos transatlânticos. Para a América Latina e Caribe, oferece mais de 450 voos semanais para diversos destinos diferentes. As alianças de mercado também permitem que os clientes da DELTA acumulem e aproveitem as milhas no programa SkyMiles em mais de 15.000 voos oferecidos pela a aliança global SkyTeam e seus parceiros.


O espírito DELTA
No início da década de 1980, a recessão jogou as companhias aéreas americanas em uma situação ainda mais delicada. Aquelas que contraíram enormes dívidas, tentando expandir rapidamente seus serviços, se encontravam a beira da falência. Em questão de anos, começaram a fechar. A diretoria da DELTA AIR LINES, ao invés de demitir funcionários, pediu a eles que, juntos, encontrassem uma maneira de sair da tempestade. A resposta não poderia ser mais eloquente: os funcionários fizeram uma verdadeira caixinha, retirando de suas próprias economias, e levantaram US$ 30 milhões. Com esse dinheiro, em 1982, pagaram à vista por um Boeing 767-200 que a empresa encomendara. Batizado desde então de The Spirit of Delta (“O espírito da Delta”), ele ainda é o orgulho da companhia e simboliza a união dos empregados e da administração.
 

A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo de sua história. O tradicional logotipo da companhia aérea, composto por um triângulo em azul, branco e vermelho (semelhante a uma asa de aeronave em formato de flecha), foi adotado somente em 1959. No decorrer dos anos esse logotipo passou por outras muitas modificações. Em 2000 a empresa apresentou um novo logotipo, que tinha como principais mudanças a exclusão das palavras “Air Lines” e uma pequena alteração nas tonalidades das cores. A última alteração ocorreu em 2007, quando a empresa apresentou sua nova identidade visual, depois de passar quase dois anos em concordata. O novo logotipo marcava o renascimento do gigante americano e apresentava o tradicional triângulo todo em vermelho, além de uma nova tipografia de letra (com o nome da marca escrito em maiúscula).


Os slogans
Keep Climbing. (2010)
Good Goes Around. (2005)
On Top of the World. (1995)
You’ll love the way we fly. (1994)
Ready When You Are. (1992)
The Best Get Better. (1987)
We Love To Fly, And It Shows. (1987)
Delta gets you there. (1984)
Delta is the Best. (1980)
Airlines Are the Same. Only People Make the Difference. (1980)
Delta Is My Airline. (1974)
Fly the best with Delta. (1972)
That’s the Delta Spirit DELTA. (1970)
The Airline Run by Professionals. (1970)
Delta is ready when you are. (1968)
The Best Thing That Ever Happened to Air Travel. (1966)
The Air Line with the Big Jets. (1961)
None Faster. None Finer. To and Through the South. (1948)
Airline of the South. (1940)
Speed, Comfort and Safety. (1929)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 13 de setembro de 1928
● Fundador: Collett Everman Woolman
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Delta Air Lines Inc.
● Capital aberto: Sim
● CEO: Edward Bastian
● Presidente: Glen Hauenstein
● Faturamento: US$ 39.6 bilhões (2016)
● Lucro: US$ 4.37 bilhões (2016)
● Valor de mercado: US$ 34.8 bilhões (novembro/2017)
● Frota: 847 aviões
● Destinos: 306
● Passageiros transportados: 164.154.000 (2017)
● Presença global: 52 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 80.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação cargueira e comercial
● Slogan: Keep Climbing.
● Website: pt.delta.com

A marca no mundo
Uma das maiores companhias aéreas do mundo, suas 847 aeronaves (das quais 656 próprias) servem mais de 306 cidades em 52 países, empregando 81 mil pessoas (destas aproximadamente 9 mil são pilotos), transportando mais de 164 milhões de passageiros (2016) e faturando US$ 39.6 bilhões (2016). Atualmente, a companhia aérea realiza em média 6.200 voos por dia. A DELTA conta ainda com mais de 45 Delta Sky Clubs (salas vips) espalhadas por vários aeroportos do mundo. Os seus maiores hubs de operação são o Aeroporto Internacional de Atlanta, o Aeroporto Internacional de Salt Lake City, o Aeroporto Internacional de Cincinnati/Northern Kentucky e o Aeroporto Internacional John F. Kennedy.

Você sabia?
A DELTA concentra mais de 75% do tráfego na região de Atlanta, com mais de 1.000 voos diários para 217 destinos. E olha que Atlanta possui o aeroporto com maior número de passageiros no mundo.
No setor doméstico, a empresa reagiu à “impertinência” das empresas low-cost e fundou sua própria versão, batizada de Delta Express. Começou operando em 1º de outubro de 1996, com nada menos que 54 Boeing 737-200, e ligava principalmente a cidade de Orlando na Flórida com destinos na Costa Leste e no Meio-Oeste americano. Em 2003 a empresa foi substituída pela SONG que, três anos depois, foi totalmente absorvida pela DELTA AIR LINES.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/11/2017

Um comentário:

Ernandes disse...

Não é a tôa que a Delta estará explorando mais um nicho comercial importante atraves de seus novos vôos para o Norte e Nordeste do Brasil. Além de ganhar muito dinheiro, favorecerá o progresso dessas regiões que atualmente para uma viagem aos EUA teremos que ir pra Sao Paulo e agora será de forma direta e rápido. Já pensou voce almoça em Fortaleza (CE) e Janta em Nova York. PARABENS DIREÇÃO DA DELTA PELA ACERTADA DECISÃO. Voces vou ganhar bastante com isso.