24.8.06

CIF


A marca Cif é uma autoridade mundial em limpeza doméstica há mais de quarenta anos, ajudando milhões de donas de casa a remover sujeiras e gorduras com uma completa linha de produtos revolucionários e eficazes. Com produtos para todos os ambientes, é possível limpar, desengordurar e desinfetar qualquer superfície com o mínimo esforço. Por isso, dê o brilho impecável para a sua casa com Cif.



A história 

A marca Cif foi lançada primeiramente na França no ano de 1969 pela empresa Unilever como um produto multiuso para limpeza diária, inaugurando uma nova categoria neste segmento. De início foi introduzido com o conceito “Powerful cleaning without scratching” (em português, “Poder de limpeza sem esfregar”) e o produto direcionado para limpeza de cozinhas e banheiros. No decorrer da década seguinte, o produto foi lançado em muitos países da Europa (na Inglaterra e Irlanda foi introduzido em 1974) sob vários nomes como Jif, Viss, Vif e Vim, por razões fonéticas e de marca registrada, o que acabaria dificultando a construção de uma marca global nos próximos anos. Rapidamente a marca Cif se tornou a preferida das donas de casa como grande aliada no combate e remoção de sujeiras.


Na década de 1980 a marca ingressou em importantes mercados como Japão, Austrália, América Latina e Europa Central, expandindo-se globalmente e se tornando uma das mais poderosas no segmento de limpeza doméstica. Foi nesta década que a marca Cif começou a expandir sua linha de produtos com o lançamento de desengordurantes, saponáceo cremoso (este introduzido em 1979), limpa vidros, panos de limpeza, limpadores para sujeira pesada, entre outros itens. As embalagens também sofreram alterações no decorrer do tempo, surgindo borrifadores, pistolas, frascos e pastilhas que facilitavam a aplicação e utilização do produto em qualquer ocasião e lugar. Em 1988 a marca foi introduzida em alguns países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Paraguai. 




No Brasil, a marca foi lançada oficialmente no mês de setembro de 1995, com a introdução do Cif Perfect, o primeiro desengordurante do mercado nacional que, por meio de uma formulação exclusiva, permitia a eliminação de gorduras dos mais diversos tipos de superfícies, de maneira rápida e sem esforço. Desde então, a linha de produtos Cif foi sendo ampliada no mercado brasileiro de forma consistente com o lançamento das versões Desengordurante (possui nova fórmula com avançada tecnologia que entrega 2x vezes mais poder de limpeza que o produto líder de mercado), Saponáceo Cremoso (contém um alto poder de limpeza e milhares de micropartículas que ajudam a remover facilmente até as sujeiras mais difíceis), Limpa Vidros (com poder concentrado de limpeza para manter vidros, plásticos, acrílicos, fórmicas e espelhos com aparência brilhante), Banheiro (desenvolvido para a limpeza do banheiro, removendo sujeiras como sabão, maquiagem, pasta de dente e resíduos de calcário) e Tira-Limo (recomendado para limpeza e desinfecção das superfícies, cuja fórmula contém cloro que remove manchas causadas por fungos). Mais recentemente, no Brasil, a marca apresentou novas fórmulas na linha Especialistas, que conta com o conceito Ultra Rápido, capaz de remover rapidamente a sujeira pesada de diferentes ambientes da casa.



No ano de 1997 os produtos Cif foram introduzidos nos países bálticos. A partir de 2001, como forma de construir uma marca única no continente europeu Jif passou a ser comercializado como Cif na Inglaterra, Irlanda, Holanda, além de Hong Kong. Ainda neste ano a marca lançou o revolucionário Cif OxyGel, uma nova geração de limpadores que traziam como principal novidade a formulação com o exclusivo Oxigênio Ativo, que gerava micro-bolhas que desprendiam a sujeira por completo, resultando em uma remoção rápida e com menos esforço. Além da formulação diferenciada, sua embalagem trazia um formato inovador, anatômico e fácil de manusear para a categoria, sendo também o primeiro produto, no segmento multiuso, que oferecia gatilho, muito mais prático, porque facilitava e direcionava a aplicação. O novo produto rapidamente se tornou um enorme sucesso e foi lançado em vários países ao redor do mundo.




Em 2005, a marca novamente revolucionou o segmento com o lançamento do Cif Power Cream, um poderoso limpador multiuso cremoso em spray. Em 2008, foi lançado um dos mais recentes sucessos mundiais da marca, o Cif Actifizz, primeiro limpador multiuso com tecnologia efervescente que remove a sujeira instantaneamente. Em 2012, lançou a linha Cif PowerPro Naturals, cujos produtos proporcionam uma limpeza poderosa com formulações derivadas da natureza, especialmente plantas. A marca também expandiu sua atuação com o lançamento de uma linha de lavadores de roupa em Portugal e luvas de borracha para lavar-louça na Índia.


Hoje em dia, com uma linha completa ideal para áreas delicadas e até para uma limpeza pesada, Cif oferece produtos inovadores e parceiros do dia a dia para manter a casa sempre brilhando. Sua reconhecida fórmula é capaz de limpar rapidamente toda a casa, tornando a rotina de limpeza muito mais fácil. A marca acredita que faxina é coisa do passado, por isso constantemente traz inovações que irão facilitar a vida dos consumidores, para que eles possam aproveitar seu tempo com o lado bom da vida, em uma casa sempre limpa e cheirosa.



A evolução visual

O logotipo da marca Cif passou por pequenas modificações no decorrer dos anos, a última ocorrida em 2002 quando adquiriu uma aparência mais moderna e vibrante.


Os slogans 
Always a beautiful ending. (2014, Reino Unido) 
Always a great result. (2013, Reino Unido) 
That’s the beauty of Cif. (2006, Reino Unido) 
Because your home is for living, not just for cleaning. (2001, Reino Unido) 
Powerful cleaning without scratching. (1969) 
Máxima limpeza, mínimo esforço. (Brasil)



Dados corporativos

● Origem: França

● Lançamento: 1969

● Criador: Unilever

● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda

● Proprietário da marca: Unilever N.V. 

● Capital aberto: Não

● CEO: Paul Polman

● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado)

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 51 países

● Presença no Brasil: Sim

● Segmento: Limpeza 

● Principais produtos: Limpadores multiuso, desengordurantes e sapólios 
● Concorrentes diretos: Mr. Clean, Easy-Off Bang, Mr. Músculo, Harpic, Veja e Bombril (Brasil)

● Ícones: A cor verde

● Slogan: Máxima limpeza, mínimo esforço.

● Website: www.ciflimpadores.com.br 

A marca no mundo

Atualmente a marca Cif, autoridade mundial em limpeza doméstica e limpador multiuso mais vendido do planeta, tem seus produtos vendidos em mais de 50 países com faturamento anual superior a US$ 1.3 bilhões. É uma das marcas mais importantes da empresa Unilever. A região de mais rápido crescimento da marca hoje em dia é a Ásia. Já a Índia é o maior mercado global da marca. Cif não é comercializado nos Estados Unidos.



Você sabia?

● O produto é conhecido e comercializado com diferentes nomes dependendo dos países, como por exemplo, na Índia e no Canadá onde é chamado de Vim, Viss na Alemanha, Jif na Malásia, Austrália, Nova Zelândia e países nórdicos, e Handy Andy na África do Sul. 
A marca Cif tem o orgulho de apoiar a manutenção de um dos principais monumentos do mundo, o Cristo Redentor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/5/2015

2 comentários:

hebe disse...

gostaria de saber se houve alguma proibiçao do uso de oxy gel - limpador com oxigenio da marca cif - porque nao o encontro mais em nenhum supermercado de minha cidade - araraquara/sp . agradeço,
hebe j.nogueira

Maria Isabel disse...

Parabéns! Produto excelente, excelente!!!!