27.8.06

GROLSCH

Quando se fala em cerveja inglesa se pensa em Ale, irlandesa lembra-se do tipo Stout, belga vem à cabeça o tipo Lambic. Mas quando se fala em cerveja holandesa logo vem à mente o tipo Lager. E nenhuma cerveja deste tipo é mais conhecida mundialmente que a marca GROLSCH com sua exclusiva e inconfundível garrafa e sua excelência na fabricação desde 1615, utilizando água de nascente natural e um longo período de maturação, que resultam em um sabor característico e encorpado.

A história
A autêntica e tradicional cerveja holandesa GROLSCH PREMIUM LAGER surgiu em 1615, lançada pela cervejaria “De Klok” (que depois viria a se chamar Grolsch Brewery), fundada por Willem Neerfeldt na região de Groenlo, sendo elaborada somente com ingredientes naturais. Era uma cerveja encorpada, de cor clara, qualidade superior e sabor inconfundível. As quatro principais razões para a qualidade desta cerveja eram o malte, a cevada, a água e o tempo de maturação. O responsável por seu surgimento foi o mestre cervejeiro Peter Cuyper da região de Grolle, localizada próximo à fronteira com a Alemanha. Nesta época a cerveja era vendida somente em barris.


Muito tempo depois, em 1897, ocorreu o surgimento, do que viria a se tornar o ícone da marca GROLSCH: a garrafa chamada de “Swingtop” com sua tradicional e inconfundível tampa de porcelana no tamanho de 16 oz (450 ml). A garrafa era, e ainda é, de fácil abertura, necessitando apenas de dois dedos para abri-la. O surgimento da garrafa possibilitou o consumo da GROLSCH em qualquer lugar, incrementando sua participação de mercado e aumentando muito sua procura por parte dos consumidores. Além disso, a nova tampa mantinha a qualidade e o frescor da cerveja.


A cerveja começou a ser exportada em 1946. Na década de 50, a GROLSCH cunhou o famoso slogan “Craftsmanship is Mastery”, que durante anos faria parte de sua comunicação. A década de 70 foi marcada pelas primeiras exportações da cerveja GROLSCH (em garrafas e latas) para os Estados Unidos, e, em 1977, para o Reino Unido. No ano de 1995 a GROLSCH foi eleita a cerveja oficial da Família Real Holandesa, única a conseguir este feito. Ainda neste mesmo ano foi considerada a melhor cerveja do mundo. Nos anos seguintes a marca ampliou seu portfólio de cervejas com o lançamento da Grolsch Premium Blonde Lager (uma versão mais fraca, com apenas 4.2% de graduação alcoólica e 30% menos calorias que a versão regular, que resulta em um sabor mais delicado e floral), Grolsch Amber Ale (cerveja tipo Ale produzida com os melhores ingredientes naturais, resultando em um sabor encorpado e adocicado) e a Grolsch Premium Weizen (cerveja de trigo comercializada pela primeira vez na Holanda para celebrar a inauguração da nova cervejaria da marca em Enschede).


No final de 2005, a marca introduziu no mercado holandês o famoso barril de 6 litros direcionado para o mercado doméstico. Foi neste mesmo ano que a cervejaria lançou sua maior e mais ousada aposta, direcionada para o mercado americano: a Grolsch Premium Light, uma cerveja com 30% menos calorias e apenas 3.7% de teor alcoólico que a versão original. Outra novidade da marca holandesa foi a Grolsch Lemon 2.5, uma cerveja com um toque delicado de limão e apenas 2.5% de teor alcoólico.


No dia 19 novembro de 2007, a Royal Grolsch NV, segunda maior cervejaria da Holanda, atrás apenas da Heineken, foi comprada por €816 milhões pela SABMiller. Neste mesmo ano a cervejaria lançou sua nova garrafa retornável, batizada de Crown Seal: totalmente verde, com a marca GROLSCH impressa diretamente no vidro e um gargalo um pouco maior (resultando em 10% a mais de líquido do que a garrafa anterior). Para comemorar o lançamento a GROSLCH introduziu uma campanha que tinha como slogan “Beer may be seen again”. Outra novidade foi a garrafa com as novas tampas swing-top (volteadoras) um ícone da nova identidade visual da cerveja, criada em homenagem aos 111 anos da marca. Para o desenvolvimento do novo design das garrafas foi levado em conta o desejo da marca em disseminar o uso da tampa volteadora na Holanda e no mercado externo. O layout contemporâneo da embalagem buscou posicionar o produto entre o público jovem. Foi também criado um novo modelo de engradado para 16 garrafas.


Sempre ousada e criativa em suas ações de marketing, em 2010, a marca lançou o novo serviço “Grolsch Köel Hotline”, que oferecia a troca de cervejas quentes por geladas O serviço consistia de uma carreata de motos com pilotos vestidos a caráter, que desfilam por áreas bastante movimentadas, levando na boleia geladeiras repletas de GROLSCH na temperatura ideal para serem bebidas. Recentemente, em 2012, a marca introduziu no mercado um novo layout para suas embalagens, que retratam fielmente os valores da GROLSCH: independência, autenticidade, herança artesanal e um posicionamento premium. Hoje em dia, a marca GROLSCH, além da sua linha regular de cervejas, também possui uma linha de cervejas especiais e sazonais, entre as quais a Grolsch Herfstbok, com seu sabor encorpado, forte e adocicado.


O ícone
O principal ícone da marca GROLSCH surgiu no ano de 1897: SWINGTOP, uma garrafa de abertura fácil com tampa de porcelana, reconhecida internacionalmente há mais de 200 anos. “A melhor garrafa para a melhor cerveja”, como dizia a empresa, foi criada por Theo de Groen. A cor da garrafa inicialmente era verde, mas depois se transformou em marrom/âmbar somente para o mercado doméstico holandês. Somente em 1966 a garrafa passou pelas primeiras e pequenas modificações estéticas, apenas para acompanhar a modernidade dos tempos, mas manteve suas características peculiares. A última modificação ocorreu em 2008 quando a garrafa ganhou um formato mais longilíneo e um melhor grip, o que tornou muito mais fácil segurá-la.


A evolução visual
O logotipo da marca holandesa passou por algumas modificações ao longo dos anos até adquirir a imagem atual. Ser feita com dois tipos de lúpulos explica o fato do símbolo acima do nome da marca.


Os slogans
Untraditional since 1615.
(2009, Reino Unido)
Excellence in brewing since 1615.
Beer may be seen again.
(2007)
Craftsmanship is Mastery.


Dados corporativos
● Origem:
Holanda
● Lançamento:
1615
● Criador:
Peter Cuyper
● Sede mundial:
Enschede, Holanda
● Proprietário da marca:
SABMiller plc
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
J. Meyer Kahn
● CEO:
Graham Mackay
● Faturamento: €600 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 70 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados:
Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Cervejaria
● Principais produtos:
Cervejas tipo Lager
● Concorrentes diretos: Heineken, Holsten, Beck’s e Stella Artois
● Ícones: A garrafa Swingtop
● Slogan:
Excellence in brewing since 1615.
● Website: www.grolsch.com

A marca no mundo
A cerveja GROLSCH é a número na categoria lager na Holanda e muito conhecida e apreciada mundialmente, sendo consumido anualmente mais de 200 milhões de litros e aproximadamente 200 milhões das tradicionais garrafas Swingtop. Somente a Inglaterra tem permissão para fabricar a famosa cerveja fora da fábrica na Holanda, sendo exportada para mais de 70 países. Os maiores mercados internacionais da marca são a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, França, Austrália e Nova Zelândia.

Você sabia?
A cerveja GROLSCH PREMIUM LAGER responde por aproximadamente 95% das vendas de toda a cervejaria.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 17/3/2012

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