25.8.06

MAPQUEST

Utilizando os produtos e serviços da MAPQUEST está ficando cada vez mais fácil saber onde você está, onde vai e como chegar lá. Além de indicações ponto a ponto, mapas e milhagem, esse atlas interativo contém informações para o planejamento de viagens, como dados sobre as cidades, hotéis, restaurantes, atrações e meteorologia. Ou seja, o MAPQUEST o levará de casa a casa, cidade a cidade ou de uma pequena Alameda em Vancouver a um aeroporto na Flórida e estimará quanto tempo você levará para chegar lá.
-
A história
O MAPQUEST é um serviço on-line que ajuda a encontrar mapas e endereços de lugares em quase todos os países do mundo. Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, a MAPQUEST não é uma empresa que surgiu recentemente acompanhando a onda de modernidade. Foi fundada em 1967 com o nome de Cartographic Services, uma divisão da R.R. Donnelley & Sons, na cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Nesta época a empresa produzia mapas de rotas que eram distribuídos gratuitamente em postos de gasolina nos Estados Unidos, facilitando assim a viagem de milhões de pessoas. Dois anos mais tarde, a empresa se mudou para a cidade de Lancaster na Pensilvânia. No ano de 1971 iniciou uma parceria histórica com a rede de hotéis Best Western, produzindo guias e mapas para seus hóspedes. Três anos mais tarde começou a desenvolver e produzir mapas para universidade, turistas e editores. Somente na década de 80 começou a atuar no setor da informática com a criação de um software com mapas para serem usados em computadores da Apple. Quando se tornou uma empresa independente, em 1994, adotou o nome de GeoSystems Global Corporation.
-
-
Mas, foi somente no dia 5 de fevereiro de 1996 que a empresa introduziu seu serviço de mapas e orientação on-line com a marca MAPQUEST. O novo serviço provou ser um enorme sucesso imediato, recebendo mais de 1 milhão de visitas no primeiro mês, criando assim uma nova indústria. Os aplicativos de mapeamento on-line agora se encontram às dezenas, mas o MAPQUEST ainda é o mais procurado. No final desta década, em 1999, a empresa adotou oficialmente o nome de MAPQUEST, em virtude da popularidade de sua marca na Internet, e resolveu abrir seu capital na Bolsa de Valores. Em 2000, com o enorme sucesso e grande perspectiva de crescimento nos próximos anos, a MAPQUEST foi adquirida pela AOL. No ano de 2003 lançou o primeiro serviço de mapas para celulares, chamado MAPQUEST MOBILE, onde através de uma assinatura é possível obter mapas e orientações usando um celular.
-
-
Essa linha ganhou novos produtos em 2005 com a introdução do MAPQUEST TRAFFIC (serviço para encontrar a melhor rota em um deslocamento, levando em consideração o trânsito) e MAPQUEST FIND ME (onde através de um celular habilitado para GPS, é possível fazer o download do aplicativo no telefone para ver exatamente onde você está em um mapa a qualquer momento, usar a função de busca local do MAPQUEST com base naquela localização, obter mapas e orientações de trajeto e permitir que outras pessoas, de sua escolha, saibam onde você está). No me de outubro de 2006, a MAPQUEST vendeu sua divisão de publicação (mapas rodoviários, guias de viagem e mapas locais) para se concentrar no desenvolvimento de seus serviços on-line.
-
-
Atualmente o MAPQUEST fornece inúmeros produtos e serviços, como o FindIt (encontre), que permite que você localize empresas em uma área em particular; Maps (mapas), que cria um mapa da localização com base no endereço, cidade, código postal ou coordenadas de longitude/latitude; o Driving Directions (instruções de percurso para motoristas), que gera uma rota com instruções de orientação para o percurso do Ponto A ao Ponto B com base no máximo de informações disponíveis do endereço; e o MapQuest LinkFree, que permite ao usuário fazer gratuitamente um link direto para mapas e orientações no site MapQuest.com. Além disso, oferece produtos comerciais para empresas que procuram adicionar busca, mapeamento e roteamento local a seus sites.
-
-
A evolução visual
No mês de setembro de 2008, a MAPQUEST remodelou sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, bastante similar ao antigo, mas em uma versão mais moderna e atual.
-
-
Mas essa identidade visual durou pouco. Em meados de 2010, como forma de combater a popularidade e liderança do rival Google Maps, a MAPQUEST modificou radicalmente a identidade visual da marca, tornando-a mais atrativa e divertida. O novo logotipo apresentou novidades radicais: a cor verde-clara e o símbolo com as iniciais M e Q.
-

Os slogans
Whatever your quest.
Where to go, how to get there!
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1967
● Fundador:
R.R. Donnelley & Sons
● Sede mundial: Denver, Colorado
● Proprietário da marca: AOL Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Tim Armstrong
● Presidente:
Brad Garlinghouse
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Usuários mensais: + 49 milhões
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 550
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Mapas on-line
● Ícones: Uma estrela vermelha com a letra M dentro
● Slogan: Whatever your quest.
● Website:
www.mapquest.com
-
A marca no mundo
O serviço on-line da MAPQUEST, que disponibiliza ao usuário mais de 150 milhões de mapas, recebe mais de 49 milhões de visitantes únicos mensalmente. O serviço abrange os Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha em nível de ruas e cobre o restante do mundo mapeado em nível de cidades. O MAPQUEST atualiza suas informações a cada três meses, com quaisquer dados novos ou corrigidos fornecidos por suas fontes. A marca está entre as dez mais valiosas da Internet no mercado americano e consolida-se para ser uma das principais marcas nos próximos anos.
-
Você sabia?
Diariamente o site MAPQUEST gera aproximadamente 5 milhões de mapas e 7 milhões de conjuntos de instruções de orientação.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 17/7/2010

Um comentário:

Edson disse...

Esse blog é um verdadeiro achado. Parabéns!!!