3.9.06

AMIL


A AMIL é feita de seres humanos que acreditam na ideia de que é possível vencer a dor e a doença, e principalmente de que é possível levar esperança às pessoas. A grandeza dessa filosofia fez com que a AMIL fosse vista como um grupo de pessoas sonhadoras, pioneiras e, acima de tudo, apaixonadas pela medicina e pelo ser humano, cuja missão é ajudar milhões de brasileiros a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. 

A história 
A semente que deu origem a AMIL foi a Casa de Saúde São José, que, na época de sua aquisição pelo jovem médico recém-formado Edson de Godoy Bueno, em 1972, era uma pequena e quase falida clínica na cidade fluminense de Duque de Caxias, que, em apenas cinco anos, tornou-se a maior maternidade da iniciativa privada no estado, através da incorporação de outras unidades. Para administrá-las, foi criada a Empresa de Serviços Hospitalares (Esho), cuja finalidade era centralizar o controle de compras, faturamento, pessoal e tesouraria. Os recursos oriundos da Esho permitiram a criação da AMIL (Assistência Médica Internacional) no Rio de Janeiro, em 1978, ingressando no setor de medicina de grupo, oferecendo aos beneficiários do plano um serviço de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. No ano seguinte foi pioneira ao estabelecer consultas e exames sem limites, além de instalar de agências de atendimento perto de seus clientes.


Em 1982, a AMIL já era considerada uma das mais importantes empresas de assistência médica do país. Neste mesmo ano a empresa foi a primeira do mundo a criar um serviço de teleatendimento com médicos de plantão 24 horas. No ano de 1983 foi novamente pioneira no segmento ao criar o serviço de telemarketing (telefone com final 1.000, ligando o número ao nome da marca), que gerou enorme reconhecimento junto ao público. Pouco depois, em 1986, a AMIL ingressou no mercado paulista sob a liderança de Jorge Ferreira da Rocha. Em um curto espaço de tempo, a marca se consolidou também na maior cidade do país. Dois anos depois, foi elaborada uma ousada estratégia de crescimento baseada totalmente em um marketing agressivo, que comparava as vantagens e as facilidades da AMIL em relação à concorrência. Tal postura permitiu que a empresa conquistasse os maiores índices de crescimento de todo o segmento de saúde. Quase no final da década, em 1989, foi novamente pioneira ao conceder cobertura a doenças crônicas ou pré-existentes, além de ingressar nos mercados de Brasília e Curitiba.


O transporte aéreo de pacientes em estado crítico também foi uma inovação que a AMIL lançou no mercado brasileiro em 1993, com a criação do Amil Resgate Saúde, a mais completa e bem montada estrutura de resgate aéreo e terrestre da América do Sul. Modernas ambulâncias e bem equipados helicópteros estavam disponíveis para atender às mais complexas situações de emergência. Ao longo dos anos foram incorporados jatos e modernas bases de atendimento. Com bases localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o serviço já beneficiou mais de 220 mil pessoas através de uma moderna frota de jatos, helicópteros e ambulâncias.


No ano seguinte, a AMIL se tornou a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil. A atuação da empresa no mercado internacional consolidou-se em 1995, quando inaugurou uma filial em Austin, estado americano do Texas, conquistando assim a licença para operar no fechado mercado de saúde norte-americano.


Ainda neste ano, a empresa foi novamente pioneira e ousada com o lançamento da promoção “Carência Zero”, além de passar a oferecer um serviço inédito no mercado brasileiro que permitia a seus clientes a compra de medicamentos da Listagem Amil com descontos de até 50% sobre a tabela nacional de preços. Apontada como uma solução para o acesso da população aos medicamentos, o programa atendeu mais de 35 mil pessoas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, através de um convênio com a Farmalife, então rede de farmácias do grupo, vendida em 2007. Pouco depois, em 1997, a AMIL se tornou a primeira empresa do segmento a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta. Atualmente, de sua sede em Miami, ela centraliza as suas operações, sendo a única a oferecer realmente uma medicina sem fronteiras.


A partir de 2002, a AMIL cresceu rapidamente através de inúmeras aquisições como da Amico Saúde (2002); a carteira de clientes pessoas físicas da Porto Seguro e da SEMIC (2006); a Blue Life, a Medcard e a CliniHauer, todas em 2007; a Ampla, a Life System (dois hospitais) e a Casa de Saúde Santa Lúcia em 2008. Pouco depois, em 2009, em uma ação ousada de mercado a AMIL comprou uma de suas maiores concorrentes, a Medial, pela qual pagou R$ 612 milhões por 52% das ações. A operação consolidou a posição de liderança da AMIL no mercado brasileiro de planos de saúde. Com o negócio, a fatia de mercado da empresa no estado de São Paulo, o mais rico do país, quase dobrou, de 7.9% para 15.1%. Em todo o Brasil, a fatia saltou de 6.2% para 10.1%, atingindo 4.2 milhões de beneficiários em saúde e outros 986 mil em planos dentais. Em 2010, adquiriu a ASL - Assistência à Saúde Ltda. - e a Saúde Excelsior, impulsionando suas operações no nordeste, além de iniciar atividades em Belo Horizonte. E o crescimento não parou. Em 2011, a AMIL adquiriu os hospitais Samaritano e Pasteur, ambos localizados no Rio de Janeiro, e a operadora Lincx Sistemas de Saúde.


O ano de 2012 foi um marco na história da empresa. Mesmo após diversas realizações em mais de 30 anos de uma rica e inovadora história, esse ano será sempre lembrado como o da venda de boa parte da empresa (90%) por R$ 9.9 bilhões para o UnitedHealth Group, maior empresa americana do setor de saúde com atuação em mais de 126 países, para criar a maior plataforma global de atendimento de qualidade em saúde. Esta associação deu um impulso financeiro para a AMIL, que em 2013, cruzou o Oceano Atlântico e adquiriu o Grupo HPP Saúde, de Portugal, do qual fazem parte seis hospitais e duas clínicas. A AMIL tem uma grande experiência em programas de gestão da saúde. Pioneira nesse tipo de iniciativa, com o lançamento do Programa Amil Qualidade de Vida (PAQV), em 1993, a empresa vem aperfeiçoando, ano a ano, esse trabalho entre as empresas-clientes. Entre os programas de gestão de saúde ativos, estão os que englobam o atendimento domiciliar a idosos, o apoio as gestantes de alto risco, a identificação precoce de doenças crônicas e de câncer de mama, a orientação a pacientes com alta hospitalar e a prevenção do declínio funcional de idosos, entre outros.


A linha do tempo 
1995 
Criação do Programa Amil de Medicamentos, que oferecia descontos em produtos farmacêuticos aos beneficiários dos planos. 
Criação do conceito de Carência Zero. 
1997 
Lançamento do PLANO CONTINENTS, que dava direito a atendimento médico de emergência em mais de 200 países. A AMIL foi a primeira empresa do segmento a oferecer rede de cobertura de assistência à saúde fora do Brasil aos beneficiários de seus planos. 
Criação da DIX SAÚDE, voltada para microempresas e as classe B e C. 
1999 
Inauguração do primeiro TOTAL CARE no Rio de Janeiro, um conceito ousado e inovador de atendimento composto por completos centros de diagnóstico e tratamento para pacientes com doenças crônicas que necessitam de cuidados e acompanhamento médico especiais. No ano seguinte, a AMIL inaugurou a unidade de São Paulo. Em um curto espaço de tempo o conceito tornou-se um sucesso, melhorando a qualidade de vida de milhares de clientes. Anualmente as seis unidades do Total Care atendem mais de 350 mil pacientes. 
2001 
Início de uma estratégia de Excelência Médica, que buscava integrar todos os seus diferenciais, criando uma eficiente rede de serviços que tinha como principal objetivo prolongar e preservar a vida dos seus clientes. 
2002 
Com o lançamento da intranet, a AMIL ingressa na era virtual de sua comunicação interna. Notícias das empresas do grupo em tempo real, consulta de convênios, classificados e informações de saúde e bem-estar ficam disponíveis a um simples toque do mouse. 
2004 
Início do conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapeia e trata o risco dos beneficiários ou clientes, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia. Resultado de investimentos nos mais avançados recursos da tecnologia da informação, que permitem cruzar e comparar dados estatísticos, a Gestão de Saúde Amil é capaz de definir padrões de risco e detectar problemas de saúde antes mesmo que eles se manifestem. 
2005 
Lançamento da UCP (Unidade de Correção Postural), trazendo novos conceitos na área de prevenção e tratamento das patologias posturais. A metodologia da UCP tem conseguido reverter quadros clínicos graves, evitando até a realização de cirurgias. 
2006 
Lançamento do AMILGUINHO, um ônibus itinerante totalmente preparado para proporcionar cuidado oftalmológico e odontológico às crianças carentes de 2 a 12 anos. 
2008 
Criação do Sistema Integrado de Saúde, que consiste em uma rede de Unidades Avançadas, dotadas de infraestrutura completa e localizadas estrategicamente, que apoiam os hospitais da sua rede preferencial, absorvendo os casos de baixa e média complexidade. Quatro anos depois, em 2012, o Sistema Integrado de Saúde foi apresentado e discutido, na Harvard Business School, como um exemplo de inovação. 
2010 
Criação da Diretoria de Sustentabilidade e do seu primeiro fruto: o programa Amil Gerações. A partir daí, foram instituídos mecanismos que viabilizaram o engajamento dos colaboradores em iniciativas como a redução do consumo de água e energia, a coleta seletiva e a automação dos processos. 
2012 
Por acreditar no diálogo como principal meio para resolver eventuais divergências e aperfeiçoar suas práticas, a AMIL criou, em 2012, o serviço de Ouvidoria, um ano antes desse departamento se tornar obrigatório às operadoras de planos de saúde. 
2014 
Lançamento, em janeiro, do MOVIMENTO SAÚDE 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil. O programa já impactou diretamente aproximadamente 2 mil mães/gestantes e mais de 2 mil crianças de 6 a 12 anos. Atualmente, a AMIL possui mais de 1 milhão de crianças com até 11 anos de idade como beneficiárias.


Uma cidade dedicada à saúde 
Em 2014 a empresa inaugurou na cidade do Rio de Janeiro o AMERICAS MEDICAL CITY, uma cidade médica cuidadosamente planejada e projetada para atender a todas as necessidades de pacientes e médicos em um só lugar. Um modelo de solução integrada para a saúde com atendimento de todas as demandas em prevenção, diagnóstico, tratamento clínico ou cirúrgico e reabilitação. Um conceito pioneiro e inovador em vários aspectos: no tamanho e na modernidade de suas instalações, no tratamento de excelência oferecido aos pacientes, nas tecnologias de última geração empregadas, na filosofia de como se relacionar com os médicos e no conceito de sustentabilidade que orientou todo o projeto.


Em 72.000 m² de área construída, incorpora o Hospital Samaritano e o Hospital Vitória, em um total de 494 leitos, 16 salas cirúrgicas e 11 leitos Day Hospital. Entre os destaques estão o Centro de Cirurgia Robótica e duas salas híbridas para procedimentos minimamente invasivos. O paciente também conta com um Centro de Diagnóstico para a realização de exames laboratoriais e de imagem e um Centro de Oncologia completo. O complexo ainda é formado pelo Centro Médico e seus 252 consultórios, clínicas e lojas de conveniência, além do Centro de Treinamento, que capacita profissionais no que há de mais inovador na medicina mundial, com foco em procedimentos minimamente invasivos.


O gênio por trás da marca 
Nascido em Guarantã, uma pequena cidade próxima a Bauru, no interior paulista, Edson de Godoy Bueno perdeu o pai aos 5 anos de idade e trabalhou de engraxate e vendendo frutas na estação ferroviária quando criança para ajudar nas despesas domésticas. Sua história começaria a mudar quando, aos 14 anos, ele desmaiou depois de um fardo de algodão cair em sua cabeça, enquanto brincava em um armazém. Atendido pelo único médico da cidade, o Dr. Moacyr Junqueira, ele decidiu que queria fazer medicina. O menino que não gostava de estudar agora amava os livros, começou a dar aulas particulares, terminou os estudos em escola pública e, aos 28 anos, formou-se pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Foi a partir deste momento, já recém-formado, que o primeiro acaso lhe daria a sorte de conhecer sua habilidade como empreendedor. Bueno trabalhava em uma pequena casa de saúde em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, quando recebeu a proposta de assumir a operação, que estava afundada em dívidas, sem dinheiro nem para pagar os médicos. E começou a pôr em prática seu modelo de gestão, promovendo algumas mudanças: o pré-natal da casa de saúde, que ficava no alto de um morro, dificultado o acesso para as gestantes, passou a ser realizado em um consultório logo no início da subida da rua. Para vencer a concorrência, a casa de saúde se especializou e passou a funcionar apenas como maternidade, dando atenção também ao pós-parto. Além disso, para ajeitar as finanças, ele passou a vender lanches de mortadela aos pacientes e acompanhantes e oferecer transporte de Kombi para transportá-los para casa. Deu certo e a casa de saúde, aos poucos, voltou a ser lucrativa. Anos depois, já com quatro clínicas em sua direção, ele se entusiasmou ao olhar o balanço financeiro da Golden Cross e decidiu criar o embrião do que se tornaria a maior empresa de plano de saúde do país. A ideia, mais um telefone fácil de decorar, junto de serviços até então inovadores, como a de ter um helicóptero para resgate, fez com o que a AMIL se tornasse um sucesso.


A evolução visual 
A marca AMIL já se tornou um ícone na área de saúde no Brasil. Ao longo do tempo, a logomarca vem evoluindo, acompanhando as mudanças no mundo, transmitindo modernidade, seriedade e toda a solidez de uma empresa que tem como principal objetivo levar o melhor da medicina aos seus milhões de clientes. A primeira modificação ocorreu no ano de 1999, quando adotou definitivamente a cor azul com o pingo da letra i em vermelho e passou a conter um símbolo. Pouco depois, em 2001, uma nova mudança: o símbolo do DNA estilizado e colorido foi incorporado ao logotipo para representar a ligação intrínseca da empresa com a vida e também a sua sintonia permanente com os maiores avanços da medicina. Mais recentemente, em 2008, a AMIL apresentou uma nova versão de seu logotipo com uma tipografia de letra diferente e o símbolo do DNA mais esticado.


As identidades visuais dos produtos também seguem as linhas e padrões da marca mãe.


Para serviços como TotalCare, HomeCare e OncoCare foram desenvolvidas assinaturas específicas seguindo o DNA da marca AMIL.


Os slogans 
O maior plano de saúde do país. (2013) 
Sua vida é a nossa vida. (2008) 
Medicina é a nossa vida. (2006) 
Uma empresa que liga pra saúde. 
Autoridade Médica. 
Seu sorriso ainda tem muitas conquistas pela frente. (Amil Dental)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Edson de Godoy Bueno 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Amil Assistência Médica Internacional S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da UnitedHealth Group Incorporated) 
● CEO: Edson de Godoy Bueno 
● Faturamento: R$ 11 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Clientes: 6.3 milhões 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 21.000 
● Segmento: Saúde 
● Principais produtos: Planos de assistência médica e dental 
● Concorrentes diretos: Bradesco Saúde, SulAmérica, Unimed, Golden Cross, Porto Seguro, Prevent Senior, NotreDame Intermédica e Omint 
● Ícones: Amil Resgate Saúde 
● Slogan: O maior plano de saúde do país. 
● Website: www.amil.com.br 

A marca no mundo 
A AMIL é a maior empresa de medicina de grupo do Brasil, de acordo com a ANS, atendendo a mais de 6.3 milhões de beneficiários (cerca de 4.2 milhões em planos de assistência médica e 2.1 milhões em planos odontológicos) e mais de 264 mil empresas-clientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal. A AMIL também é a empresa de medicina de grupo com a maior rede credenciada do país, contando com 2.102 hospitais; mais de 27.000 consultórios e clínicas médicas; 20 mil médicos; 5.000 dentistas; e 7.736 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens. Esses números incluem as unidades da rede preferencial do Grupo Amil, composta por um complexo médico-hospitalar, 31 hospitais, 42 unidades avançadas e centros médicos, seis unidades do Total Care (centro avançado, voltado para o tratamento de doenças crônicas) e um centro médico do Amil Resgate Saúde. Anualmente a empresa realiza mais de 26.8 milhões de consultas, aproximadamente 502.000 internações, 67 milhões de exames e uma média de 12.000 partos. A AMIL ainda está presente nos Estados Unidos e Portugal. Atualmente oferece uma ampla variedade de planos médico-hospitalares para empresas de grande, médio e pequeno porte e micro empresas, bem como planos a pessoas físicas de todos os segmentos de renda, propiciando aos seus beneficiários acesso a hospitais, clínicas, laboratórios e médicos criteriosamente escolhidos. 

Você sabia? 
O Amil Resgate Saúde oferece um completo sistema de transporte aeromédico, que conta com profissionais de nível internacional e com unidades que são verdadeiras UTIs móveis, realizando, em média, 350 atendimentos por via terrestre e 80 transportes aéreos por mês, totalizando aproximadamente 5.200 missões por ano. Por toda a sua excelência, o Amil Resgate Saúde foi o primeiro serviço de resgate, fora dos Estados Unidos, a ser certificado pela Joint Commission International, a mais importante instituição de avaliação do mundo em qualidade médica. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/5/2015

3 comentários:

Anônimo disse...

Os produtos Amil foram especialmente desenhados
para prestar o melhor atendimento ao cliente
nos momentos em que ele mais precisa.
A regulamentação dos planos de saúde,
que veio garantir benefícios comuns a todos,
faz ressaltar ainda mais os diferenciais
que só a Amil tem a oferecer.
MAIS INFORMAÇÕES LIGUE TEL:21 2544-8127 / 2533-9490 / 2533-4500 JOSÉ TEIXEIRA

MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.portaldaassistenciamedica.hpg.ig.com.br/

Anônimo disse...

Como conseguir a visita do Amilguinho na escola municipal do Rio, em que trabalho?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu me lembro da época em que a Amil fazia anúncios publicitários em que as ambulâncias importadas que usava apareciam em destaque.