3.9.06

FRENCH'S


A FRENCH’S, deliciosa mostarda tipo americana e inconfundível por sua embalagem amarela cheia de curvas, é preferida e apreciada por milhões de consumidores ao redor do mundo, sendo ideal para dar aquele gostinho todo especial a diferentes receitas. Não importa a ocasião, churrasco, piqueniques, lanches, a mostarda FRECH’S ilumina o momento em cada mordida. 

A história 
O nome FRENCH’S tem sido uma excelência no desenvolvimento de comidas e condimentos desde 1880 quando Robert Timothy French abriu a empresa R.T. French Company para comercializar pimenta na cidade de Rochester, estado de Nova York. Porém, foram seus filhos, George e Francis, que com uma visão empresarial aguçada conduziram a empresa o topo do mercado alimentício americano. Em 1904, Francis notou que a mostarda era muito desconhecida do público em geral e resolveu lançar uma versão cremosa de cor amarela forte, resultado da adição de açafrão ao molho, o que melhorou a cor e a apresentação. O produto foi apresentado oficialmente com o nome de French’s Cream Salad Mustard na renomada Feira Mundial de St. Louis (St. Louis World Fair), acompanhada de outra invenção que ficaria famosa e seria seu companheiro inseparável: o cachorro-quente (conhecido pelos americanos como o bom Hot Dog).


A mostarda FRENCH’S foi um sucesso imediato, sendo presença constante em sanduíches, especialmente o cachorro quente, vendidos aos milhares em estádios esportivos. Somente no ano de 1915 surgiu o logotipo chamado Pennant, uma espécie de flâmula vermelha, em virtude da sua estreita ligação com o beisebol e por ser um símbolo da celebração americana. Até 1921, o produto era um sucesso devido à propaganda boca a boca. Deste momento em diante, a marca começaria a utilizar a publicidade e propaganda como meio de divulgação de seus produtos. Em 1926 o negócio foi vendido por US$ 3.8 milhões para a empresa inglesa J. & J. Colman, uma grande produtora de mostarda. Esta empresa seria a predecessora da atual proprietária da marca, a Reckitt Benckiser.


A FRENCH’S experimentou a primeira extensão de marca em 1933 com o lançamento das cebolas fritas (FRENCH’S FRIED ONIONS), e logo depois, em 1935, com a introdução das famosas batatas palhas (FRENCH’S POTATO STICKS). Em 1941 a marca introduziu no mercado o seu famoso molho Worcestershire (conhecido tradicionalmente como molho inglês). Nos anos seguintes, a marca continuou ampliando sua linha de produtos com o lançamento de muitas novidades, como por exemplo, o sabor Sweet Onion (mostarda com leve toque de cebola) em 1971; a embalagem Squeeze, introduzida em 1974; a mostarda apimentada (Spicy Brown) em 1982; a mostarda tipo Dijon (feita com vinho Chardonnay) em 1983; além de outros inúmeros e deliciosos sabores como Honey (mostarda com mel), Horseradish (mostarda com raiz forte lançada em 2005), e mais recentemente a Honey Dijon (mostarda Dijon com leve toque de mel) e a Sweet n’ Zesty (uma mostrada de baixa caloria com um toque de cebola). Mais recentemente, a FRENCH’S lançou seu ketchup, livre de xarope de milho, conservantes, sabores artificiais, corantes e glúten.


Mas afinal, qual o segredo da mostarda FRENCH’S? Seu segredo está na matéria-prima: as sementes de mostarda são colhidas no mais alto grau de maturação. Os ingredientes naturais, sem conservantes e corantes artificiais, garantem textura cremosa e um sabor intenso, rico e incomparável. Sua receita original de 1904 tem ainda açafrão, páprica e alho. É por essas razões que a FRENCH’S CLASSIC YELLOW é um ícone de seu segmento entre os americanos.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, conhecido como Pennant (em português “flâmula”), surgiu em 1915 e passou por modernizações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais moderno e impactante.


Os slogans 
Friends. Family. French’s. (2012) 
America’s favourite mustard. (2007) 
The only thing French in French’s is the name. (2003) 
Nothing cuts the mustard like French’s. (2002) 
Smile! You’ve got French’s. (1999) 
We make your life delicious. (1980) 
A mostarda preferida dos americanos. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1904 
● Criador: George e Francis French 
● Sede mundial: Chester, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The French’s Food Company LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Reckitt Benckiser Group plc.) 
● CEO: Rakesh Kapoor 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Mostardas e condimentos 
● Concorrentes diretos: Heinz, Hellmann’s, Hunt’s, Plochman’s, Colman’s e Grey Poupon 
● Ícones: A tradicional embalagem amarela com curvas 
● Slogan: Friends. Family. French’s. 
● Website: www.frenchs.com 

A marca no mundo 
A marca FRENCH’S, líder no segmento de mostarda no competitivo mercado americano com mais de 40% de participação, comercializa sua linha de produtos, composta também por molhos e ketchups, em mais de 60 países ao redor do mundo. Todos os anos são vendidos mais de 130 milhões de potes de mostarda FRENCH’S no mundo inteiro. Somente no mercado americano, a marca oferece mais de 10 variedades de mostarda. 

Você sabia? 
A FRENCH’S é uma das mais respeitadas marcas do setor de alimentos nos Estados Unidos, alcançando 98% de reconhecimento por parte dos consumidores. 
A marca teve como mascote o Hot Dan the Mustard Man, um simpático menino gorducho que fez sucesso nas décadas de 1940 e 1950. Hoje em dia a marca tem como mascote o The French’s Mustard Man, um pote amarelo de mostarda animado que percorre os Estados Unidos divulgando a FRECH’S e seus produtos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/5/2016

2 comentários:

Rudá Biondi disse...

Esta mostarda é muito boa mesmo! paarabens pelo blog
abraço

Limites Infinitos Ed Wilson disse...

Muito bom artigo. Valeu!!