27.4.07

CERRUTI 1881

Duas gerações família italiana CERRUTI marcaram a história da moda, com uma grife que começou como uma pequena fábrica têxtil, depois virou casa de moda em Paris e conquistou o mundo do cinema.
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A história
O envolvimento do clã Cerruti com o mundo da moda começou no século 19, quando o patriarca Antonio Cerruti, juntamente com seus irmãos Stefano e Quintino, fundou em 1881 uma pequena fábrica têxtil chamada Lanifício Fratelli Cerruti na cidade de Biella, localizada norte da Itália e uma das mais tradicionais regiões têxteis do mundo. A criação de moda propriamente dita deu-se com o neto de seu Antonio. Antonio (Nino) Cerruti, com apenas 20 anos de idade teve que abandonar a universidade para assumir o comando dos negócios de sua família, uma tecelagem especializada em lãs de alta qualidade que funcionava em torno de uma velha fábrica. Como um autêntico visionário e homem de estilo, mas sem deixar o marketing de lado, ainda nos anos 50, como meio de promoção, encomendou quatro peças teatrais para as quais criou os figurinos. Em 1957, Nino abriu a Hitman, em Milão, com o conceito inovador de luxury ready-to-wear (do inglês, traduzido ao pé da letra, algo como “pronta entrega de luxo”), reunindo a rapidez das roupas de pronta entrega masculinas com o acabamento e a qualidade de alfaiataria.
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Ao contratar um jovem assistente, em 1961, Nino Cerruti não poderia prever que aquele era o início de uma das carreiras mais brilhantes do mundo da moda. O também italiano Giorgio Armani trabalhou por nove anos na empresa. Em 1963 lançou uma linha de malhas. Sempre com o objetivo de alcançar mais, em 1967 Nino Cerruti abriu seu próprio estúdio na Rue Royale em Paris para lançar sua primeira coleção focada no público masculino. Surgia assim a marca CERRUTI 1881 (nome dado ao ano de fundação da empresa de sua família), que rapidamente se tornou requisitada por importantes homens do mundo por seus impecáveis ternos. No final deste mesmo ano, em novembro, a marca inaugurou sua primeira boutique na badalada Place de la Madeleine, também em Paris.
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Seriam precisos, porém, ainda mais nove anos até que ele se aventurasse pela moda feminina. Suas coleções eram marcadas pelas roupas de corte clássico, elaboradas com tecidos de alta qualidade. A década de 70 também foi marcada pela primeira fase de expansão internacional da marca, especialmente para os Estados Unidos e o Japão. Nas décadas seguintes a marca CERRUTI inaugurou lojas nas principais metrópoles do mundo, além de lançar no mercado jeans, perfumes, óculos, relógios, instrumentos de escrita, etc.
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Neste período, inúmeros astros e estrelas se rederam ao enorme talento de Nino Cerruti como Jean-Paul Belmondo, Orson Welles, Sharon Stone, Tom Cruise e Harrison Ford - esse último, por sinal, tornou-se cliente fiel, depois de vestir ternos e óculos da marca no filme Força Aérea Um, em 1997. Em 2001, aos 70 anos, Nino Cerruti, mestre dos cortes clássicos, anunciou sua aposentadoria, despedindo-se emocionado das passarelas durante seu último desfile na semana da moda de Milão. Nos anos seguintes, o lugar de diretor criativo da marca foi assumido por novos nomes pouco conhecidos, mas com bagagem e talento para surpreender a cada nova coleção. Em 2006, a marca foi adquirida pelo fundo de investimento americano MatlinPatterson.
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Atualmente os produtos da grife são comercializados sob três linhas: CERRUTI (linha clássica), CERRUTI 1881 e 18CRR81 CERRUTI (linha esportiva e mais jovem). Nos acessórios, assim como nas roupas, a tônica de todas as coleções da CERRUTI é a elegância, mesmo em modelos que arriscam formas e cores mais modernas. São peças que literalmente “caem como uma luva” para homens e mulheres discretos e que não abrem mão da personalidade.
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A linha do tempo
1978

Lançamento do perfume masculino NINO CERRUTI.
1980
Lançamento da CERRUTI 1881 SPORT, uma linha com roupas esportivas para a prática do tênis, esqui e corridas.
1985
Lançamento do perfume masculino FAIR PLAY.
1987
Lançamento do perfume feminino NINO CERRUTI.
1990
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881.
1994
Lançamento dos primeiros instrumentos de escrita.
1995
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881.
1998
Lançamento do perfume feminino CERRUTI IMAGE.
2002
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881 AMBER.
2003
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881 EAU D’ETE.
2004
Lançamento do perfume masculino CerrutiSí.
2006
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881 BLACK.
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881 pour femme BLANC.
2008
Lançamento do perfume masculino L’EESSENCE de CERRUTI.
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Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1967
● Fundador: Antonio Cerruti
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: MatlinPatterson Global Advisors
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Florent Perrichon
● Diretor criativo: Jesper Borjesson (coleção masculina) e Richard Nicoll (coleção feminina)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 100
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento:
Moda
● Principais produtos: Roupas, acessórios, relógios e perfumes
● Ícones:
O perfume CERRUTI 1881
● Website:
www.cerruti.com
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A marca no mundo
Os produtos da marca CERRUTI são comercializados através de uma seleta rede de 100 lojas próprias espalhadas pelas principais cidades do mundo como Londres, Milão, Nova York, Moscou, Hong Kong, Tóquio e Munique, além das mais badaladas lojas de departamento.
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Você sabia?
Nino Cerruti manteve uma relação estreita com a sétima arte. Seu nome aparece nos créditos de figurinos de inúmeros sucessos de bilheteria - ao todo, são mais de 150 filmes - entre eles “As Bruxas de Eastwick”, “Uma Linda Mulher” e “Instinto Selvagem”.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 21/4/2010

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