10.5.07

CLINIQUE

Hoje em dia, a missão da CLINIQUE permanece a mesma desde sua fundação: desenvolver os melhores e mais eficazes produtos para que todos os tipos e tons de pele possam ser aperfeiçoados. Os seus produtos – todos eles meticulosamente testados e cuidadosamente formulados, utilizando as mais recentes tecnologias e ingredientes provenientes de todos os cantos do mundo - são feitos com base nas necessidades de cada pessoa e apurados através do diagnóstico personalizado feito pelo computador CLINIQUE, presente em todos os balcões e estandes da marca no mundo.

A história
A marca de cosméticos CLINIQUE foi criada um ano após a editora da revista Vogue americana Carol Phillips ter entrevistado o Dr. Norman Orentreich, um dos mais conhecidos e respeitados dermatologistas de Manhattan. Ao explicar a sua filosofia de cuidados da pele, o médico transmitiu uma idéia muito simples, mas que viria revolucionar a indústria da beleza: que a pele ideal pode ser criada. Nesta época, a maioria das pessoas pensava que, para se ter uma boa pele, era indispensável ter bons genes. Mas o artigo que resultou daquela entrevista, intitulado “Can Great Skin Be Created? A Dermatologist Tells How It Can and How It Can’t Be”, marcou o início de uma nova era, em que se tornou explícito o fato de que ninguém está condicionado à pele com a qual nasceu. Em outras palavras, todas as peles, até as mais saudáveis, podem ser melhoradas, principalmente através da utilização de produtos cosméticos adequados.


Convencida de que a filosofia do Dr. Orentreich cativaria mulheres de todo o mundo, a visionária família Lauder, proprietária da empresa Estée Lauder Companies, cujo foco sempre foi desenvolver tecnologias para cosméticos que apresentem resultados efetivos, contratou-o, assim como a Carol Phillips, para dar vida àquele conceito, através da criação de uma nova linha de produtos. Batizada de CLINIQUE, a nova linha, que nasceu pelas mãos de Leonard Lauder, foi lançada no mercado americano em agosto de 1968 na sofisticada loja de departamento Saks Fifth Avenue em Manhattan. A marca nasceu com o lançamento do mundialmente conhecido Sistema dos 3-Passos para Os Cuidados da Pele (conhecido hoje como Beleza em 3 Tempos): um sistema diário de limpeza (com o sabonete facial), esfoliação (com a loção tônica Clarifying) e hidratação (com a emulsão hidratante Dramatically Different Moisturizing), para o qual foram utilizadas fórmulas exatamente iguais às prescritas no consultório do Dr. Orentreich.


A CLINIQUE foi, assim, a primeira marca de cosméticos criada por um dermatologista e orientada para a consumidora, a oferecer produtos Alergicamente Testados (Hipoalergênicos), 100% Sem Perfume e a incentivar mulheres a desempenharem um papel ativo no melhoramento da sua própria pele. Com o sucesso desse sistema de tratamento para a pele, uma grande novidade para o segmento na época, a CLINIQUE ganhou notoriedade mundial. Outro fator importante para sucesso inicial da marca era o fato de todos os produtos serem baseados em pesquisas e relacionados às descobertas de médicos dermatologistas. A marca foi desenvolvida baseada na filosofia que consiste em responder às necessidades específicas de cada tipo de pele. A loção Dramatically Different Moisturizing continua a ser o hidratante mais vendido no mundo até os dias de hoje. A cada quatro segundos é vendido um frasco da loção.


Com o sucesso do sistema inicial a CLINIQUE lançou produtos complementares para os cuidados com a pele, entre eles cremes, loções, hidratantes, máscaras faciais e demaquilantes. Em meados da década de 70, em 1975, a CLINIQUE introduziu no mercado sua primeira fragrância, chamada de Aromatics Elixir, desenvolvida especificamente para pessoas que possuíam alergia a perfumes. Em meados dessa década a marca iniciou o lançamento de produtos voltados para os cuidados dos cabelos como xampus (inclusive com fórmula anti-caspa), condicionadores e fixadores.


Dentre muitos produtos revolucionários lançados pela marca, os mais famosos são: a fragrância Happy (introduzida em 1997), que se tornou um enorme sucesso em vendas; Stop Sings (lançado em 1999), um creme anti-rugas; o creme Anti-Gravity Firming Lift (lançado em 2000); o Blushing Blush Powder Blush, um blush que define facilmente as maçãs do rosto e oferece um visual 100% natural, composto de um pó refinado a laser e pigmentos intensos, sem fragrância e dermatologicamente testado, que ainda conta com um pincel de pelo de pônei, que se molda às maçãs do rosto e oferece contorno mais fácil; o Super Defense Triple Action Moisturizer SPF 25 (lançado no mercado em 2005), uma loção protetora em três formulações diferentes para vários tipos de pele, que não somente hidrata e protege contra os raios UV como também neutraliza os efeitos negativos dos raios UVA/UVB através de um coquetel antioxidante, protegendo a pele contra os efeitos nocivos do sol e da poluição; o Anti-Blemish Solutions, produtos de grande eficácia na remoção de acne em fórmulas com ingredientes suaves; as bases CLINIQUE, com 13 e 125 tonalidades que garantem um acabamento impecável, oferecendo texturas naturais ou mate, translúcidas e leves ou opacas; e o Chubby Stick Moisturizing Lip Colour Balm, um hidratante labial com fórmula nutritiva para deixar o lábios coloridos naturalmente, sucesso de vendas nos Estados Unidos.


Mas mesmo a mais forte das marcas precisa se reinventar, especialmente em uma época que enfrenta a concorrência de diversas marcas novas assinadas por médicos conceituados. A CLINIQUE então resolveu investir num direcionamento mais focado no público jovem para a sua linha de cuidados faciais Three-Step. Além disso, em 2010 a marca lançou no mercado uma nova linha de cosméticos, com dois cremes faciais e uma base, batizada de Even Better Clinical. Os produtos consumiram cinco anos de pesquisa para conseguir o que soa revolucionário: equilibrar os pigmentos da pele, tornando a cor mais uniforme e teoricamente mais bonita, acabando com a hiper-pigmentação da pele e diminuindo as manchas decorrentes de acnes. O lançamento dessa nova linha coincidiu com a abertura da terceira loja exclusiva da marca no mundo e o lugar escolhido foi o shopping Morumbi, em São Paulo.


Service Center
O espaço, uma espécie de reduto da beleza para melhor atender aos admiradores da marca, foi criado com base no conceito “A Nova Experiência Clinique”, um programa mundial da marca focado no diagnóstico de pele oferecido gratuitamente pelas consultoras da CLINIQUE, reconhecidas pelo impecável jaleco branco. Por meio do Computador Clinique, desenvolvido por dermatologistas da empresa com o objetivo de descobrir o tipo de pele da cliente, e pelo Espelho Diagnóstico, ferramenta que permite uma análise mais profunda da pele, consultoras, através de um atendimento personalizado, estão presentes diariamente para diagnosticar o tipo de pele das clientes (oleosidade, linhas de expressão e sensibilidade) e orientá-las sobre suas necessidades e os produtos mais indicados. Esses espaços contam ainda com profissionais à disposição para dar dicas sobre maquiagem. Mais de 300 itens da linha CLINIQUE estão disponíveis nos chamados Service Center. O conceito de Service Center nasceu em 1996, na Austrália. A primeira unidade no Brasil foi inaugurada em 2007 no badalado Shopping Iguatemi. Atualmente a marca possui mais de 280 unidades de Service Center espalhadas pelo mundo.


Mas a estratégia da CLINIQUE não se limita ao ponto de venda. A marca criou o Centro de Bem Estar da Pele em parceria com o Weill Cornell Medical College, que reúne eventos e pesquisas sobre a fisiologia da pele, para estreitar o relacionamento da marca com os principais formadores de opinião do mercado: os médicos dermatologistas.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1968
● Criador: Estée Lauder e Dr. Norman Orentreich
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca:
Estée Lauder Companies, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: William P. Lauder
● Presidente: Lynne Greene
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 4 + 280 (Service Center)
● Presença global: 135 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Produtos para o cuidado da pele e maquiagens
● Principais concorrentes:
Vichy, La Roche-Posay, Avéne e Biotherm
● Ícones: O sistema de tratamento Beleza em 3 Tempos
● Slogan: Allergy Tested. 100% Fragrance Free.
● Website: www.clinique.com

A marca no Brasil
No Brasil, há mais de cinco anos, a marca vem realizando projetos para introduzir seus produtos as consumidoras brasileiras. Através do Service Center, um espaço planejado para o total conforto da cliente, de maneira que ela tenha uma grande proximidade com os produtos e com a consultora, a CLINIQUE demonstra que sabe realmente tratar bem, não somente da pele, como também dos consumidores. Somente em 2008 a marca desembarcou com força total no Brasil. E para isso utilizou ações ousadas como a parceria com a Drogaria Onofre para criar o conceito de store in store (loja dentro da loja) a partir do qual a CLINIQUE tem um espaço fechado dentro das mega lojas da rede de drogaria. A primeira loja a adotar o novo conceito da CLINIQUE foi a unidade da Avenida Paulista, esquina com a Bela Cintra, em São Paulo.


Para adequar apenas uma unidade para receber a loja CLINIQUE, que trouxe todo o conceito e experiência da renomada marca nova-iorquina para dentro da Drogaria Onofre, foi necessário um investimento de R$ 500 mil. A cifra mostra o cuidado com que foi tratado o projeto, inédito no Brasil, de se ter uma loja de uma marca exclusiva dentro de um ambiente multimarcas. Para a CLINIQUE é a consolidação de uma estratégia que já vem sendo adotada no Brasil á muitos meses, de tornar seus produtos conhecidos e acessíveis às brasileiras. Atualmente a marca americana possui mais de 75 pontos de venda no país, além da inauguração recente de suas duas primeiras lojas exclusivas.


A marca no mundo
Sua linha de produtos, composta por mais de 300 itens, é comercializada em 135 países ao redor do mundo, fazendo da marca CLINIQUE uma das líderes mundiais na produção e comercialização de produtos de tratamento, maquiagem, cabelos e fragrâncias de prestígio. Os produtos da marca estão disponíveis em diversas perfumarias, drogarias, lojas de departamentos, Service Centers ao redor do mundo e nas únicas quatro lojas próprias da marca (localizadas em Nova York, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro). A CLINIQUE é a marca número 1 de cosméticos em lojas de departamento dos Estados Unidos e Canadá. A cada 3.5 segundos um produto da marca é vendido no mundo. A CLINIQUE registrou em 2010 US$ 1.3 bilhões em vendas nas linhas de cuidados com a pele e US$ 600 milhões em maquiagem somente no mercado norte-americano.

Você sabia?
Antes de lançar qualquer produto a CLINIQUE o testa 12 vezes em 600 pessoas diferentes. Se algum desses 7.2 mil testes apresentarem qualquer tipo de reação alérgica, o lançamento é cancelado e a fórmula, repensada. Esse procedimento já se tornou quase um mantra entre os funcionários da empresa. A CLINIQUE não revela o quanto investe em pesquisa e desenvolvimento, mas essa é de longe sua maior preocupação – o que a torna uma das grifes de cosméticos mais desejadas do mundo.
A CLINIQUE não produz cremes para combater celulite, pois suas pesquisas sobre o tema não chegaram a resultados satisfatórios.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/8/2011

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