13.3.08

VICHY


Desde a sua criação, a tradicional francesa VICHY se preocupa com a pele tratando-a não só de forma estética, mas como um órgão vivo. Desde então, o seu compromisso é compreender o funcionamento desse órgão e responder às necessidades naturais de todas as peles através do desenvolvimento de produtos de alta eficácia como creme anti-rugas, protetores solares, cremes firmadores com propriedades únicas e spray de água termal. A linha de produtos da marca VICHY é totalmente fabricada e desenvolvida com água termal da fonte São Lucas, que possui propriedades terapêuticas. 

A história 
A marca francesa VICHY é um dos exemplos pioneiros do saudável casamento entre medicina e cosmética. A associação ocorreu de forma acidental. No final da década de 1920, um industrial visionário chamado Georges Guérin, então presidente da Parfums Grenoville, sofreu uma queda e tratou os machucados e ferimentos com abluções, tratamentos a base de banhos, na água de Vichy, uma pequena estância termal localizada no centro da França, perto de Clermont-Ferrand, na região de Auvergne, seguindo recomendações do Doutor Prosper Haller, então dermatologista e diretor do centro termal de Vichy Thermal Establishment, e que já encarava a pele como um de nossos órgãos mais vitais. Surpreso pela rapidez de cicatrização de uma ferida em seu pulso, ele se deu conta das propriedades excepcionalmente tranquilizantes da água de Vichy, reconhecida pela comunidade médica por suas propriedades terapêuticas desde o século XVII, notavelmente pela sua capacidade de estimular os mecanismos de defesa natural do organismo da pele. Rica por conter 17 minerais e 13 oligoelementos, a fonte de São Lucas tem a mais alta concentração de minerais dentre todas as águas de Vichy.


Foi então que Guérin, contando com a indispensável ajuda do Doutor Haller, se tornou o primeiro a criar e desenvolver fórmulas distintas para uma linha de cosméticos destinados a diferentes tipos de pele, tendo como principal ingrediente a água termal da Fonte de São Lucas, nascida no coração da intocada região dos vulcões de Auvergne, formulada pela natureza e não reproduzível pela ciência. Depois de uma história milenar com 4.000 metros de profundidade, a água Vichy é enriquecida com 15 minerais e nutrientes minerais essenciais para a beleza da pele. Já nessa época, essa água termal era reconhecida por suas propriedades calmantes, anti-irritantes, estimulantes das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Era o surgimento oficial dos laboratórios VICHY no ano de 1931. Pioneiro no tratamento da pele, o Dr. Haller foi o primeiro a aplicar o rigor médico e os princípios dermatológicos no cuidado diário da pele saudável. O primeiro produto lançado no mercado foi um poderoso creme anti-rugas. A primeira linha de produtos dermocosméticos da marca se chamava Les Secrets de Vichy.


Ao longo dos anos outros produtos para tratamento da pele foram adicionados à linha, sempre desenvolvidos em estreita cooperação com cientistas e renomados médicos internacionais. O grande reconhecimento da marca na França chamou a atenção da compatriota L’Oréal que comprou a pequena empresa em 1955. A partir deste momento, a nova proprietária decidiu iniciar a distribuição dos produtos VICHY somente através de farmácias e drogarias. Além disso, iniciou o desenvolvimento de novos produtos. Em 1961, a empresa inaugurou uma moderna fábrica a 4 km das fontes termais, cujos benefícios faziam parte de seus produtos. A partir deste momento, os produtos com a marca VICHY foram introduzidos em vários importantes mercados mundiais. Em 1995 a marca adotou um novo posicionamento com o slogan “Vichy health is vital. Start with the skin”. Com produtos inovadores introduzidos no mercado, a VICHY também ajudou a consolidar o termo “cosmecêutico”, ou “dermocosmético”, que significa cosmético funcional ou cosmético de desempenho.


Os primeiros produtos da marca só desembarcaram nas grandes redes de farmácias e drogarias dos principais centros do sudeste e sul do Brasil em 2001, para ajudar a criar e estabelecer o mercado de dermocosméticos no país. A marca francesa também lançou uma linha de maquiagem corretiva (Dermablend) que não agride a pele, composta por pó fixador, base compacta, base fluída e corretivo. A promessa dessa linha era esconder cicatrizes pós-operatórias, olheiras, vitiligo, rosácea e melasma por até 16 horas sem necessidade de reaplicação. Em 2013 lançou o Idéalia Life Serum, um sérum multifuncional capaz de transformar a qualidade da pele, mesmo se afetada pelas agressões externas e excessos da vida cotidiana (como a fadiga, o estresse, a superexposição ao sol, poluição, fumaça de cigarro ou dieta desbalanceada). Mais recentemente, em 2017, a marca francesa lançou o MINÉRAL 89, primeiro produto desenvolvido para tornar mais forte a pele de quem está exposto à poluição, mudanças de clima ou outras agressões do dia a dia. Em sua fórmula a marca utilizou a combinação de dois ativos poderosos: a Água Termal Mineralizante de Vichy (concentrada a 89%) e o ácido hialurônico.


Hoje em dia, com décadas de experiência, a VICHY descobriu formas novas e eficazes para cuidar da saúde da pele. Para isso, costuma reunir profissionais de saúde, como por exemplo, dermatologistas, ginecologistas, farmacêuticos, alergistas, nutricionistas, médicos do esporte, fisioterapeutas e psicólogos, com o objetivo de desenvolver produtos para a pele de alto desempenho e alta tolerância. Com isso, a VICHY desenvolve produtos que previnem e corrigem problemas da pele em todos os níveis fisiológicos: hidratação, nutrição, antiidade, proteção solar, anticelulite, combate à queda de cabelos e diversos outros benefícios à pele. Esses produtos são criados levando em consideração o estilo de vida atual das mulheres e todos os fatores que podem influenciar a aparência e o toque da pele, como ambiente, raios UV, clima, estilo de vida, hábitos alimentares e estresse.


Os produtos 
A imensa gama de produtos da marca VICHY, produzidos para serem utilizados exclusivamente na pele, são inovadores tecnologicamente e com resultados comprovados. Todos os produtos são hipoalérgicos, tem sua eficiência testada e aprovada por dermatologistas e são testados em pele extremamente sensíveis. O diferencial da VICHY no mercado de dermocosméticos fica por conta da cosmeticidade de seus produtos. As texturas adaptadas aos diferentes tipos de pele e os perfumes da marca também se destacam, além do desempenho comprovado dos ativos presentes em suas fórmulas. Além disso, todos os produtos são fabricados em conformidade com regulamentos éticos que garantem que sejam seguros para o uso até nas peles mais sensíveis.


Entre os mais populares produtos da marca francesa estão: 
LiftActiv PRO: produto para estimular a firmeza e restaurar as fibras da pele. O produto preenche até mesmo as rugas incrustadas e melhora em 43% o índice clínico do envelhecimento pesquisado pela empresa, que usou 10 critérios de avaliação das rugas e 3 de firmeza da pele. O principal ativo na fórmula, um complexo ativo patenteado pela empresa, é a Fibrociclamida que reconstitui o estoque de fibras da pele, assegurando sua sustentação e lhe conferindo um aspecto uniforme e firme. 
Liftactivpro Essence: a fórmula contém Fibrociclamida, um complexo presente em todos os produtos Liftactivpro. Trata-se de uma associação de quatro ingredientes ativos para auxiliar a reconstituir o estoque de fibras da pele. Promove a inibição das enzimas colagenase e elastase, estimulando a síntese de novas fibras. 
Normaderm Night: dermocosmético retrator de poros que associa Zincadone A à tecnologia Infiltrante. Essa tecnologia exclusiva é constituída de partículas de poliamida porosas de dimensões minúsculas que permite ação profunda junto ao poro, graças a sua capacidade de introduzir-se ao longo do canal pilossebáceo. É através dessa porosidade que estas partículas têm capacidade de absorver dois ativos essenciais da fórmula para combater o excesso de sebo: LHA ou, esfoliante e antibacteriano e vitamina E, antioxidante e antiinflamatória. 
Bi-White: antimanchas facial que traz em sua fórmula vitamina C pura e ácido kójico, substância utilizada em clareamento. 
Thermal Water: água rica em sais minerais e oligoelementos que acalma as peles sensíveis e reforça sua defesa. 
Neovadiol: creme antienvelhecimento para o rosto e o pescoço e que possui em sua composição a badalada Fito-Flavona (contém soja, óleos vegetais à base de abricó, germe de arroz, cera de abelha, complexos antiradicais com polivitaminas), substância comprovadamente capaz de devolver a densidade da pele. 
Myokine: primeiro tratamento com Adénoxine de dermo-descontração para apagar as rugas. 
ProEven: produtos que tratam de manchas escuras e tom de pele irregular. 
Capital Soleil: uma completa linha de protetores solares, incluindo produtos para peles sensíveis. 
Dercos: uma linha de dermocosmético exclusiva para os fios de cabelo, cuja promessa é de nutrição e reparação da fibra capilar em apenas cinco lavagens.


Tratamentos dermocosméticos 
O objetivo da marca VICHY é restaurar e manter uma pele saudável, tratando ou prevenindo diversos problemas como a desidratação, o ressecamento cutâneo, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento. Para isso criou uma linha completa de produtos para o cuidado da pele contendo os ingredientes ativos mais inovadores que despontam de avançadas pesquisas farmacêuticas e dermatológicas. Periodicamente, dermo–consultoras da marca VICHY realizam nas drogarias e farmácias selecionadas um detalhado diagnóstico personalizado da pele através do uso do equipamento dermo–skin analysis e, em seguida, recomendam produtos específicos para as necessidades individuais de cada cliente. E com isso, a VICHY conquista consumidores e dermatologistas com uma abordagem que permeia o território da saúde, da dermocosmética e da beleza. Por isso, a marca VICHY está sempre em busca da pele ideal, desenvolvendo produtos de alto desempenho e alta tolerância, ouvindo seus clientes para responder às suas necessidades e expectativas de beleza desde que a empresa foi criada em 1931.


O instituto da pele 
Criado em 2008, em Vichy, dentro do Spa Vichy Les Célestins, o Instituto Vichy é um lugar único no mundo dedicado à saúde e beleza da pele. Oferece tratamentos adaptados para cada tipo de pele, combinando expertise em fisiologia cutânea e os melhores rituais de beleza. Neste local de serenidade e relaxamento, tudo é projetado para estimular a regeneração da pele. No instituto, a alguns passos de sua nascente de água, na cidade termal de Vichy, na França, esta água mineralizante encontrou sua vocação nos protocolos de tratamentos de beleza desenvolvidos e validados por especialistas para transformar, equilibrar e regenerar a pele para deixá-la mais forte. Cada ritual se baseia no Diagnóstico Personalizado da Pele e leva em consideração suas condições e estilo de vida para transformá-la gradualmente. Um dermo-analisador fornece seis análises completas da pele, critérios de medição, incluindo brilho, umidade e sinais de envelhecimento. O uso de ferramentas de medição precisas permite ao instituto recomendar tratamentos apropriados. Os protocolos de tratamento da VICHY combinam os ingredientes ativos e uma técnica de massagem projetada por fisioterapeutas para melhorar a resistência da pele.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1995 ocorreu a primeira modificação mais acentuada: VICHY LABORATOIRES escrito dentro de um quadrado azul. Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, mais sofisticada e moderna, que pode ser aplicada em preto ou cinza.


Os slogans 
Your ideal skin. 
Health is Beautiful. (2009) 
Health is vital. Start with your skin. (1995) 
A new generation of protection. 
Collaborates with your skin. 
Source de Beauté. (1961) 
Sua pele ideal. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1931 
● Fundador: Georges Guérin e Dr. Prosper Haller 
● Sede mundial: Vichy, França 
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean-Paul Agon 
● Presidente: Brigitte Liberman 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Dermo-cosméticos 
● Principais produtos: Cosméticos, água termal, maquiagens e protetores solares 
● Concorrentes diretos: La Roche-Posay, Avéne, Clinique, Biotherm, Uriage, Nuxe, Caudalie, Bioderma, ROC e La Mer 
● Slogan: Your ideal skin. 
● Website: www.vichy.com.br 

A marca no mundo 
A VICHY, marca de dermocosmético número 1 em vendas nas farmácias e drogarias na Europa, tem seus produtos distribuídos em 91.000 pontos-de-venda em mais de 60 países, alcançando aproximadamente 20 milhões de consumidores. Três produtos da marca são vendidos a cada segundo no mundo. Todos esses produtos, mais de 200 divididos em três linhas (skin care, body care e sun care), são produzidos em Vichy, pois trazem a água com propriedades terapêuticas desta estância na sua composição, enquanto as pesquisas são feitas em um moderno laboratório localizado na cidade de Paris. Nos Estados Unidos os produtos são vendidos exclusivamente em rede de drogarias como a CVS e a Walgreens. No Brasil, os produtos podem ser encontrados em mais de 500 farmácias e drogarias nas regiões sul, sudeste e centro–oeste. 

Você sabia? 
A VICHY testa suas inovações em mais de 200 ensaios clínicos em mais de 5.000 mulheres por ano para oferecer resultados visíveis e brilhantes que as mulheres esperam da marca há mais de 80 anos. 
A VICHY é uma das 10 maiores e mais importantes marcas do grupo L’Oréal


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/9/2019

9 comentários:

Carol disse...

Conmheci seu blog ao acaso e já está nos meus favoritos.

Vim pela história da BMW e fiquei sabendo de muitas coisas...

um abraço

Anônimo disse...

A Vichy faz testes em animais.....NAo uso....nao faco propagandaq...e acho que deveriam fazer o mesmo........

Abracos...Belo Blog....

Anônimo disse...

Olso falar muito bem sobre o produto. numca usei, mas gostaria de usar . mais primeiro quero sabera linha completa para pele oleosa . pois estou apostando toda a minha fé no retrator de poros da normaderm .por favor gostaria de ter o nome de toda linha . parabens a vcs e em breve serei uma nova consumudora vichy . abraços RUTE

Anônimo disse...

Olso falar... Bah, essa foi doída!!!
Seria do verbo olvir???
Quaquaquaqua

nivia disse...

usei o retrator de poros e não deu muito certo pra mim, senti minha pele mais oleosa ainda. o hidratante anti imperfeições dia esse já gostei.

Biomédica disse...

Não escrevo para dizer bem ou mal da marca, mas sim, pelo comentário escrito sobre " o uso de animais para testes" .

Por falta de informação, ou até mesmo, fontes que não são confiáveis, pessoas acabam cometendo o erro de acreditar que o uso de animais para pesquisa funciona de forma "torturante", então devemos entender antes como ocorre o procedimento, que neste caso, posso dizer com CONVICÇÃO, que o uso de animais para testes nas grandes empresas- como é o caso da L'OREAL, necessita seguir uma série de regras descritas em protocolos, que já foram aprovada de antemão pelo INMETRO, ANVISA, não é aleatoriamente que se faz uso de animais(ratos, coelhos e cachorros) os mais usados em análises experimentais , tem todo um tratamento, que é seguido à partir de protocolos descritos por profissionais da área,onde são vistos(peso diariamente do animal, a ração administrada também é pesada e etc...), ou seja, existe uma burocracia ENORME. Idependentemente do experimento ser para cosméticos ou não, JAMAIS, o(s) animal(is), será(m) submetido(s) a este tipo de tortura, até porque, estes são usados como FONTE DE PESQUISA, para que o possível experimento seja usado em humanos, se causasse qualquer problema significativo,não iria ter nenhum fundamento, foi-se o tempo que o uso de animais era totalmente aleatória, hoje graças a Ética humana, tais processos foram banidos, pode acreditar, empresas como essas não correriam este risco, além do que só para exemplificar um pouco, um rato custa em média cerca de R$ 16,00, geralmente para uma pesquisa não é usado apenas um, qual seria o objetivo de adqwuirir esses animais só para torturá-los?!.
É claro que infelizmente existem as empresas clandestinas que não seguem a risca esse tipo de padrão, além de propagar vídeos, e fakes, dizendo e/ou mostrando sobre os maus tratos em animais, como eu já procurei na internet e achei, não sei qual o fundamento dessas pessoas, mas enfim, estou aqui para esclarecer esse tipo de dúvida que muitos tem, e é uma pena que poucos tenham acesso a esse tipo de dúvida.
NOTA: Cursos como Toxicologia clínica, explicam mais detalhadamente sobre esse tipo de procedimento, caso aja um maior interesse.

(Pesquisadora e Biomédica)

Schneider disse...

Gostaria de parabenizar o site e todos seus visitantes. Extremamente educativo e interessante, creio que o site deva continuar crescendo e atendendo a demanda de milhares de pessoas que buscam maior conhecimento sobre as informações e histórias de suas marcas favoritas. Isso é fundamental para que o maior número de pessoas se tornem consumidores mais instruídos e exigentes, tendo maior embasamento antes de pagar por qualquer produto ou serviço.

Edna disse...

EU uso a base ViCky nude, do frasco preto. Pois eu tenho uma cicatriz de queimadura no rosto, e ela disfarça bem. Já até me perguntaram o que eu fiz para a mancha clarear. É uma maravilha!! Cobre as imperfeiçoes mesmo. Aliás uso muitos outros produtos desta marca. Super indico!

Joana disse...

Olá.
Gostei de ler seu artigo, interessante.
Obrigada por partilhar.