13.3.08

VICHY


Seus produtos atendem a um nicho de mercado significativo: as pessoas que já tem pele saudável, mas desejam otimizar os resultados de tratamentos diários. Creme anti-rugas, protetores solares, cremes firmadores com propriedades únicas e spray de água termal. A linha de produtos da marca francesa VICHY é totalmente produzida com água termal da fonte São Lucas, que possui propriedades terapêuticas.

A história
A marca francesa VICHY é um dos exemplos pioneiros do saudável casamento entre medicina e cosmética. A associação ocorreu de forma acidental. Em 1931, um industrial visionário chamado Georges Guérin, então presidente da Parfums Grenoville, sofreu uma queda e tratou os machucados e ferimentos com abluções, tratamentos a base de banhos, na água de VICHY, estância termal localizada no centro da França, perto de Clermont-Ferrand, na região de Auvergne, seguindo recomendações do Doutor Haller, médico e diretor do centro termal de Vichy Thermal Establishment, e que já encarava a pele como um de nossos órgãos mais vitais. Surpreso pela rapidez de cicatrização de uma ferida em seu pulso, ele se deu conta das propriedades excepcionalmente tranquilizantes da água de VICHY, reconhecida pela comunidade médica por suas propriedades terapêuticas desde o século XVII, notavelmente pela sua capacidade de estimular os mecanismos de defesa natural do organismo da pele. Rica por conter 17 minerais e 13 oligoelementos, a fonte de São Lucas tem a mais alta concentração de minerais dentre todas as águas de VICHY.


Foi então que Guérin, contando com a ajuda do Doutor Haller, se tornou o primeiro a criar fórmulas distintas para uma linha de cosméticos destinados a diferentes tipos de pele, tendo como principal ingrediente a água termal da Fonte de São Lucas, nascida no coração dos vulcões de Auvergne, formulada pela natureza e não reproduzível pela ciência. Essa água termal era reconhecida por suas propriedades calmantes, anti-irritantes, estimulantes das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Era o surgimento dos laboratórios VICHY. O primeiro produto lançado no mercado foi um poderoso creme anti-rugas.


Ao longo dos anos outros produtos para tratamento da pele foram adicionados à linha, sempre desenvolvidos em estreita cooperação com cientistas e renomados médicos internacionais. O grande reconhecimento da marca na França chamou a atenção da compatriota L’Oréal que comprou a empresa em 1955. A partir deste momento, a nova proprietária decidiu iniciar a distribuição dos produtos VICHY somente através de farmácias e drogarias. Além disso, iniciou o desenvolvimento de novos produtos. Em 1995 a marca adotou um novo posicionamento com o slogan “VICHY health is vital. Start with the skin”. Com produtos inovadores introduzidos no mercado, a VICHY também ajudou a consolidar o termo cosmecêutico, ou dermocosmético, que significa cosmético funcional ou cosmético de desempenho. Os primeiros produtos da marca só desembarcaram nas grandes redes de farmácias e drogarias dos principais centros do sudeste e sul do Brasil em 2001. Criado em 2008, em Vichy, dentro do Spa Vichy Les Célestins, o Instituto Vichy é um lugar único no mundo dedicado à saúde e beleza da pele. Oferece tratamentos adaptados para cada tipo de pele, combinando expertise em fisiologia cutânea e os melhores rituais de beleza. Neste local de serenidade e relaxamento, tudo é projetado para estimular a regeneração da pele.


Hoje em dia, com anos de experiência, a VICHY descobriu formas novas e eficazes para cuidar da saúde da pele. Para isso, costuma reunir profissionais de saúde, como por exemplo, dermatologistas, ginecologistas, farmacêuticos, alergistas, nutricionistas, médicos do esporte, fisioterapeutas e psicólogos, com o objetivo de desenvolver produtos para a pele de alto desempenho e alta tolerância. Esses produtos são criados levando em consideração o estilo de vida atual das mulheres e todos os fatores que podem influenciar a aparência e o toque da pele, como ambiente, raios UV, clima, estilo de vida, hábitos alimentares e estresse.


Os produtos
A imensa gama de produtos da marca VICHY, produzidos para serem utilizados exclusivamente na pele, são inovadores tecnologicamente e com resultados comprovados. Todos os produtos são hipoalérgicos, tem sua eficiência testada e aprovada por dermatologistas e são testados em pele extremamente sensíveis. Entre os mais populares produtos da marca estão:
LiftActiv PRO: produto para estimular a firmeza e restaurar as fibras da pele. O produto preenche até mesmo as rugas incrustadas e melhora em 43% o índice clínico do envelhecimento pesquisado pela empresa, que usou 10 critérios de avaliação das rugas e 3 de firmeza da pele. O principal ativo na fórmula, um complexo ativo patenteado pela empresa, é a Fibrociclamida que reconstitui o estoque de fibras da pele, assegurando sua sustentação e lhe conferindo um aspecto uniforme e firme.
Liftactivpro Essence: A fórmula contém Fibrociclamida (Patente Registrada), um complexo presente em todos os produtos Liftactivpro. Trata-se de uma associação de quatro ingredientes ativos para auxiliar a reconstituir o estoque de fibras da pele. Promove a inibição das enzimas colagenase e elastase, estimulando a síntese de novas fibras.
Normaderm Night: dermocosmético retrator de poros que associa Zincadone A à tecnologia Infiltrante. Essa tecnologia exclusiva é constituída de partículas de poliamida porosas de dimensões minúsculas que permite ação profunda junto ao poro, graças a sua capacidade de introduzir-se ao longo do canal pilossebáceo. É através dessa porosidade que estas partículas tem capacidade de absorver dois ativos essenciais da fórmula para combater o excesso de sebo: LHA ou, esfoliante e antibacteriano e vitamina E, antioxidante e anti-inflamatória.
Bi-White: anti-manchas facial que traz em sua fórmula vitamina C pura e ácido kójico, substância utilizada em clareamento.
Thermal Water: água rica em sais minerais e oligoelementos que acalma as peles sensíveis e reforça sua defesa.
Novadiol: creme antienvelhecimento para rosto e pescoço, que possui em sua composição a badalada Fito-Flavona (contém soja, óleos vegetais à base de abricó, germe de arroz, cera de abelha, complexos antiradicais com polivitaminas), substância comprovadamente capaz de devolver a densidade da pele.
Myokine: primeiro tratamento com Adénoxine de dermo-descontração para apagar as rugas.
Capital Soleil: uma completa linha de protetores solares, incluindo produtos para peles sensíveis.
Dercos: uma linha de dermocosmético exclusiva para os fios de cabelo, cuja promessa é de nutrição e reparação da fibra capilar em apenas cinco lavagens.


Tratamentos dermocosméticos
O objetivo da marca VICHY é restaurar e manter uma pele saudável, tratando ou prevenindo diversos problemas como a desidratação, o ressecamento cutâneo, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento. Para isso criou uma linha completa de produtos para o cuidado da pele contendo os ingredientes ativos mais inovadores que despontam de avançadas pesquisas farmacêuticas e dermatológicas. Periodicamente, dermo–consultoras da marca VICHY realizam nas drogarias e farmácias selecionadas um detalhado diagnóstico personalizado da pele através do uso do equipamento dermo–skin analysis e, em seguida, recomendam produtos específicos para as necessidades individuais de cada cliente.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1995 ocorreu a primeira modificação mais acentuada: VICHY LABORATOIRES escrito dentro de um quadrado azul. Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, mais sofisticada e moderna.


Os slogans
Health is Beautiful.
Health is vital. Start with your skin. (1995) 
A new generation of protection.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1931
● Fundador: Georges Guérin e Dr. Haller
● Sede mundial: Vichy, França
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jean-Paul Agon
● Presidente: Brigitte Liberman
● Faturamento: US$ 550 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Dermocosméticos
● Principais produtos: Cosméticos, água termal e protetores solares
● Concorrentes diretos: La Roche-Posay, Avéne, Uriage, Caudalie e La Mer
● Slogan: Health is Beautiful.
● Website: www.vichy.com.br

A marca no mundo
A VICHY, marca de dermocosmético número 1 em vendas nas farmácias e drogarias na Europa, tem seus produtos distribuídos em 90.000 pontos de venda em mais de 60 países, alcançando aproximadamente 20 milhões de consumidores. Todos os produtos, cerca de 200 divididos em três linhas (skin care, body care e sun care), são produzidos em Vichy, pois trazem a água com propriedades terapêuticas desta estância na sua composição, enquanto as pesquisas são feitas em um moderno laboratório localizado na cidade de Paris. Nos Estados Unidos os produtos são vendidos exclusivamente em rede de drogarias como a CVS e a Walgreens. No Brasil, os produtos podem ser encontrados em mais de 450 farmácias e drogarias nas regiões sul, sudeste e centro–oeste.

Você sabia?
A VICHY é uma das 10 maiores e mais importantes marcas do grupo L’Oréal.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 19/7/2013

8 comentários:

Carol disse...

Conmheci seu blog ao acaso e já está nos meus favoritos.

Vim pela história da BMW e fiquei sabendo de muitas coisas...

um abraço

Anônimo disse...

A Vichy faz testes em animais.....NAo uso....nao faco propagandaq...e acho que deveriam fazer o mesmo........

Abracos...Belo Blog....

Anônimo disse...

Olso falar muito bem sobre o produto. numca usei, mas gostaria de usar . mais primeiro quero sabera linha completa para pele oleosa . pois estou apostando toda a minha fé no retrator de poros da normaderm .por favor gostaria de ter o nome de toda linha . parabens a vcs e em breve serei uma nova consumudora vichy . abraços RUTE

Anônimo disse...

Olso falar... Bah, essa foi doída!!!
Seria do verbo olvir???
Quaquaquaqua

nivia disse...

usei o retrator de poros e não deu muito certo pra mim, senti minha pele mais oleosa ainda. o hidratante anti imperfeições dia esse já gostei.

Biomédica disse...

Não escrevo para dizer bem ou mal da marca, mas sim, pelo comentário escrito sobre " o uso de animais para testes" .

Por falta de informação, ou até mesmo, fontes que não são confiáveis, pessoas acabam cometendo o erro de acreditar que o uso de animais para pesquisa funciona de forma "torturante", então devemos entender antes como ocorre o procedimento, que neste caso, posso dizer com CONVICÇÃO, que o uso de animais para testes nas grandes empresas- como é o caso da L'OREAL, necessita seguir uma série de regras descritas em protocolos, que já foram aprovada de antemão pelo INMETRO, ANVISA, não é aleatoriamente que se faz uso de animais(ratos, coelhos e cachorros) os mais usados em análises experimentais , tem todo um tratamento, que é seguido à partir de protocolos descritos por profissionais da área,onde são vistos(peso diariamente do animal, a ração administrada também é pesada e etc...), ou seja, existe uma burocracia ENORME. Idependentemente do experimento ser para cosméticos ou não, JAMAIS, o(s) animal(is), será(m) submetido(s) a este tipo de tortura, até porque, estes são usados como FONTE DE PESQUISA, para que o possível experimento seja usado em humanos, se causasse qualquer problema significativo,não iria ter nenhum fundamento, foi-se o tempo que o uso de animais era totalmente aleatória, hoje graças a Ética humana, tais processos foram banidos, pode acreditar, empresas como essas não correriam este risco, além do que só para exemplificar um pouco, um rato custa em média cerca de R$ 16,00, geralmente para uma pesquisa não é usado apenas um, qual seria o objetivo de adqwuirir esses animais só para torturá-los?!.
É claro que infelizmente existem as empresas clandestinas que não seguem a risca esse tipo de padrão, além de propagar vídeos, e fakes, dizendo e/ou mostrando sobre os maus tratos em animais, como eu já procurei na internet e achei, não sei qual o fundamento dessas pessoas, mas enfim, estou aqui para esclarecer esse tipo de dúvida que muitos tem, e é uma pena que poucos tenham acesso a esse tipo de dúvida.
NOTA: Cursos como Toxicologia clínica, explicam mais detalhadamente sobre esse tipo de procedimento, caso aja um maior interesse.

(Pesquisadora e Biomédica)

Schneider disse...

Gostaria de parabenizar o site e todos seus visitantes. Extremamente educativo e interessante, creio que o site deva continuar crescendo e atendendo a demanda de milhares de pessoas que buscam maior conhecimento sobre as informações e histórias de suas marcas favoritas. Isso é fundamental para que o maior número de pessoas se tornem consumidores mais instruídos e exigentes, tendo maior embasamento antes de pagar por qualquer produto ou serviço.

Edna disse...

EU uso a base ViCky nude, do frasco preto. Pois eu tenho uma cicatriz de queimadura no rosto, e ela disfarça bem. Já até me perguntaram o que eu fiz para a mancha clarear. É uma maravilha!! Cobre as imperfeiçoes mesmo. Aliás uso muitos outros produtos desta marca. Super indico!