14.8.08

ECKO UNLTD.


Se você for uma pessoa descolada, ou tem amigos mais moderninhos, já deve ter ouvido o nome Eckō Unltd. Caso você não seja tão descolado assim, certamente já viu bonés, camisetas, mochilas ou moletons estampado com o logotipo de um rinoceronte vermelho, ícone de destaque no mercado da moda urbana no mundo inteiro. Com fortes raízes na cultura jovem e unindo com sucesso design, street, música, vídeo games e esportes radicais, a marca americana Eckō Unltd. conquistou milhões de fãs com sua moda despojada, irreverente e até transgressora. 

A história 
Os apaixonados por moda, com certeza, já ouviram falar em Marc Ecko. Ele é o empreendedor que a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite criou a grife Eckō Unltd. Nascido como Marc Louis Milecofsky nos subúrbios de Nova Jersey, ele, que era neto de alfaiate e cursava farmácia na Rutgers University para, munido apenas com um aerógrafo e muita criatividade, tingir camisetas na garagem da casa de seus pais no Brooklyn para vender aos colegas de faculdade. Logo, artistas como o diretor de cinema Spike Lee e Chuck D (músico do grupo de rap Public Enemy), ouviram falar de suas criações e passaram a vesti-las. O grafiteiro, então com apenas 20 anos, abandonou a faculdade e resolveu transformar sua arte em moda fundando, no dia 29 de junho de 1993, junto com sua irmã gêmea Marci Tapper e o amigo Seth Gerszberg, a marca de moda urbana *Eckō Unltd. (escrita inicialmente em letra minúscula e com asterisco mesmo) que contava apenas com uma linha composta por seis modelos de camisetas com estampas diferenciadas e alusões ao hip-hop. O nome da marca já demonstrava que suas criações no mundo da moda não teriam limites (“unltd.” é abreviação de ilimitado).


Em 1996, a marca lançou sua primeira coleção completa e o sucesso foi imediato. Com uma forte raiz na cultura jovem e hip-hop, a marca se transformou em um ícone para as novas gerações, sem fronteiras. Foi muito bem aceita a fusão de design, rua, vídeo game e esportes radicais. Em menos de uma década, as visões do agora designer Marc Ecko posicionaram com sucesso a Eckō Unltd., uma das marcas mais inovadoras e bem sucedidas no segmento urbanwear do mundo, que em 2002 ultrapassou os US$ 300 milhões em faturamento. Com o sucesso novos produtos surgiram como jaquetas de couro, roupas esportivas, tênis, mochilas, joias, óculos, relógios e a coleção de roupas infantis (lançada no outono de 2003).



A marca desembarcou no Brasil em meados de 2004. Uma das estratégias da marca para ampliar seu mercado no Brasil foi o investimento em ações de marketing. Além de um trabalho intenso em mídia impressa, focado em veículos de moda, a marca ainda contou espontaneamente com a preferência de muitos artistas e formadores de opinião em geral, o que ajudou a fortalecer ainda mais sua imagem no mercado. Ainda em 2004, a empresa lançou a MARC ECKO CUT & SEW, uma mistura de alfaiataria com a ousadia que sempre caracterizou a marca, que nasceu para atender as aspirações do consumidor com idade entre 20 e 35 anos, oferecendo produtos como blazers, camisas em tecidos nobres, calças sociais, coletes e acessórios. A Eckō Unltd. se tornou ainda mais conhecida nos anos seguintes após ser adotada por grandes nomes americanos, de rappers (como Usher, Sean “Diddy” Combs, Jay-Z e 50-cent) a jogadores de basquete. Com isso, ganhou um ar cool, e começou a fazer parte das marcas mais desejadas pela elite descolada.


Apesar disso, a empresa sentiu a forte crise que assolou o mercado americano a partir de 2008, obrigando Marc Ecko a vender, em 2009, 51% da marca para o grupo Iconix Brand, mesmo ano em que lançou sua primeira fragrância masculina. Com isso, a Eckō Unltd. e suas outras marcas receberam uma injeção de capital e passaram por uma enorme reestruturação, que incluiu o reposicionamento de cada uma delas, cujo portfólio foi ampliado para outras categorias de produtos. Em abril de 2011, a marca foi parar nas manchetes com uma estratégia de marketing inovadora. A Eckō Unltd. ofereceu 20% de desconto por toda a vida em qualquer mercadoria da marca a qualquer um que tatuasse um dos dois logotipos da marca (o rinoceronte ou o logotipo da Marc Ecko Cut & Sew, um par de tesouras que parecem com uma caveira humana) em qualquer lugar do corpo. Pouco depois, no mês de maio de 2013, o grupo Iconix Brand (proprietário de marcas como Joe Boxer, Pony, Umbro e Ocean Pacific) adquiriu o restante da empresa.



Um estilo de vida 
Acreditando no poder da diversificação e segmentação, a marca assinalou isto através da sua habilidade em atrair uma base de clientes muito versáteis. Nos últimos 10 anos, a Eckō Unltd. evoluiu de uma simples marca para uma empresa de estilo de vida, abrangendo uma linha completa de produtos masculino, feminino, infantil, artigos em couro, relógios, óculos, mochilas, malas e acessórios, calçados (masculinos, femininos e infantis) e fragrâncias. A marca conta com um número variado de peças, com destaque para a linha de jeanswear e a de bonés, uma das mais amplas do mercado com mais de 40 modelos. Há ainda camisetas, polos, moletons, malharia, acessórios e até roupa íntima. Os carros chefe são as camisetas masculinas e os jeans.



O ícone 
O logotipo do rinoceronte não apareceu durante o início da marca. Na verdade, só surgiu depois que a marca participou do primeiro M.A.G.I.C. Show (Evento da indústria fashion realizado na cidade de Las Vegas). Naquele momento Marc Ecko percebeu que sua grife precisava ter um logotipo, afinal a Eckō Unltd. utilizava apenas seu nome como identidade visual. Com uma visão agressiva e ousada, percebeu que todos os seus competidores tinham uma mesma linha de linguagem muito similar ao logotipo original da Eckō Unltd.: apenas o nome escrito em letras à mão de grafiteiros (denominadas “tag”). Foi então que surgiu a história do rinoceronte, baseada em uma pequena estátua de madeira em forma de rinoceronte que seu pai tinha. Então pensou: rinocerontes são meio pré-históricos, até meio que mitológicos. Apesar de grande e desajeitado, é um animal muito ágil quando corre - muito parecido com a empresa dele. Além disso, o rinoceronte é um sobrevivente, é um animal muito leal, forte e único. Mas, o mais importante sobre ele: é o único animal de quatro patas que não se move para trás, somente caminha e olha pra frente. Pronto, surgia um ícone do mundo da moda urbana. O rinoceronte representava tudo o que Marc Ecko queria transmitir com a sua marca: fortaleza, lealdade, inteligência e originalidade. Mas, acima de tudo, uma visão voltada para o futuro. A partir deste momento o RHINO virou um ícone da marca, aplicado em diversos estilos, cores e tamanhos nos produtos, cartazes, luminosos, catálogos e até em intervenções na cidade e nos mais diversos espaços urbanos, além de festas e eventos musicais, que fizeram do rinoceronte um ícone na comunicação da marca.


A evolução visual 
O logotipo da marca americana passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca alterou sensivelmente sua identidade visual. O novo logotipo manteve o símbolo do rinoceronte, porém menor, aboliu o asterisco no início do nome (que passou a ser escrito em letras maiúsculas) e ganhou uma nova tipografia de letra. Mais recentemente a identidade visual foi alterada novamente: o nome voltou a ser escrito em letras minúsculas com uma nova tipografia e tudo na cor vermelha.



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 29 de junho de 1993 
● Fundador: Marc Ecko, Seth Gerszberg e Marci Tapper 
● Sede mundial: South River, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: IP Holdings Unltd. LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Iconix Brand Group Inc.) 
● CEO: Robert Galvin 
● Estilista: Marc Ecko 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 100 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Moda urbana 
● Principais produtos: Camisetas, bonés, calças jeans, mochilas e relógios 
● Concorrentes diretos: Everlast, DC Shoes, Vans, Element, No Fear, Red Nose, New Era e Von Dutch 
● Ícones: O rinoceronte vermelho 
● Slogan: We are Unlimited. 
● Website: www.ecko.com

A marca no mundo 
Os produtos Eckō Unltd. estão disponíveis em aproximadamente 100 lojas próprias espalhadas pelos Estados Unidos e outros países, além de cinco mil pontos de vendas como grandes varejistas e lojas de departamento. A linha de produtos está disponível internacionalmente através de vários distribuidores e lojas multimarcas em regiões como Canadá, Brasil, Europa Ocidental, Inglaterra, Austrália, Coréia do Sul, México, Oriente Médio, Hong Kong e Japão. 

Você sabia? 
A simpatia por rinoceronte é tamanha que Marc Ecko, durante anos, ajudou a manter gastos do zoológico de San Diego onde “patrocinava” um rinoceronte indiano órfão nomeado por ele como Baby Ecko. Além disso, doava quantias significativas para a organização não governamental International Rhino Foundation, que trabalha para salvar espécies de rinocerontes em risco de extinção. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites de moda (Pure Trend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/11/2018

13 comentários:

DiGO disse...

Ecko A Malhor de 2009 Roupas Muito LINDAS !!!

Anônimo disse...

A melhor marca do mundo!!!!!!!

Anônimo disse...

Ecko a melhor marca do mundo!!!

Anônimo disse...

esqueceu de citar a Red...

Anônimo disse...

A MELHOOR ...

All Norton Bovarro disse...

tem imensas informações úteis aqui nestes poste, mas podiam também colocar o designer do próprio logótipo.
Agradeço
Comprimentos

Anônimo disse...

mto louca...curto p caramba!!!

tatá disse...

adorei as informacoẽs meu parabens

Anônimo disse...

estava acostumado a comprar produtos d marca somente em multimarcas brasileiras. Ao entrar em uma loja própria nos EUA, percebi que a marca se adequa mais aos mexicanos, com suas roupas quadriculadas, formatos grandes, bermudas e calças caindo, etc. A intenção da marca é esta mesmo? Quando seu estudo fala sobre grafite e rapper, vejo isso bem caracterizado nas estampas, mas não nos tecidos...

Anônimo disse...

Isso sim é moda descolada

Marluce Reis disse...

Renovadora, ousada e ao mesmo tempo toda original, com um perfil único e exclusivo para quem curti ficar arrojado e ao mesmo tempo à vontade, 👏👏👏👏💙

Unknown disse...

Coleção 2010/11 a melhor de todos os tempos

Indonésia Ingred Modas Fashion disse...

Marca linda e perfeita sucesso nos mercados. Parabéns! Eu sonho que a minha marca Indonésia tenha um grande sucesso também.