A Carl’s Jr.® é a rede de fast-food favorita da costa oeste americana por mais de 80 anos, conhecida por seus icônicos hambúrgueres grelhados. Esta preferência levou a marca a oferecer uma proposta com ingredientes frescos que resultam em uma explosão de sabores. E a sorridente estrela de seu logotipo é simpática e imediatamente reconhecida por milhões de consumidores como símbolo de boa alimentação, atendimento atencioso e ambiente aconchegante.
A história
Tudo começou quando o filho de um fazendeiro de Ohio, chamado Carl Nicholas Karcher (imagem abaixo) e sua mulher, Margaret, compraram no dia 17 de julho de 1941 um modesto carrinho de cachorro-quente por US$ 326 - US$ 15 em dinheiro e US$ 311 provenientes da penhora de seu automóvel modelo Plymouth Super Deluxe - e começaram a vender o popular lanche na cidade de Los Angeles na Califórnia. No primeiro dia de trabalho o casal faturou US$ 14.75. O carrinho - batizado de Carl’s Original Hot Dogs - estava localizado nas esquinas das ruas Florence e Western, na parte sul da cidade. O negócio cresceu, chegando a contar com quatro carrinhos de cachorro-quente e, no dia 16 de janeiro de 1945, o casal inaugurou o Carl’s Drive-In Barbecue na cidade de Anaheim, também no estado da Califórnia. O estabelecimento servia lanches rápidos - especialmente hambúrgueres, batatas-frita e milk-shake - aos clientes diretamente no carro e se tornou popular especialmente entre estudantes.
O sucesso do novo empreendimento levou a inauguração do primeiro restaurante com a marca Carl’s Jr.® em 1956 na própria cidade de Anaheim, seguida por uma segunda unidade pouco tempo depois na cidade de Brea, também na Califórnia. O novo restaurante de alimentação rápida - identificado por uma brilhante placa amarela em forma de estrela - oferecia em seu cardápio suculentos hambúrgueres, deliciosas batatas-frita e boas bebidas. O serviço era cortês e o ambiente agradável e muito limpo. O nome Carl’s Jr.® foi escolhido porque os estabelecimentos eram menores que o original Carl’s Drive-In Barbecue. Logo depois, o estabelecimento já dispunha de uma janela para atendimento no carro (o famoso Drive-Thru). Foi nesta época que surgiu a mascote da marca Carl’s Jr.®: uma animada estrela amarela sorridente chamada Happy Star. Na década de 1960 a rede ditou os padrões de qualidade para criar uma experiência única durante as refeições, sendo uma das pioneiras ao oferecer serviço de mesa, ambientes acarpetados e música ambiente em suas unidades.
Já em 1975, a rede inaugurava sua centésima unidade. Em 1977, com mais de 200 lojas espalhadas pela Califórnia, o Carl’s Jr®. tornou-se o primeiro restaurante de serviço rápido a oferecer bufês de saladas em todas as suas unidades. Nos anos seguintes a rede experimentou um forte período de expansão para outros estados americanos, incluindo a primeira unidade fora da Califórnia, inaugurada em 1979 na badalada cidade de Las Vegas. Em 1981, com 300 restaurantes em operação, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores e ganhou fôlego para a inauguração de novas lojas. Somente em 1984, ano em que adotou o sistema de franquia, a rede inaugurou sua primeira loja no estado do Texas, que com o tempo se transformaria em um dos mercados mais importantes e promissores da marca. Além disso, foi uma das primeiras redes de alimentação dos Estados Unidos a introduzir o pagamento com o sistema de cartão de débito.
Com o aumento da concorrência a Carl’s Jr.® começou a diversificar seu cardápio com a introdução de sanduíches campeões de vendas, como por exemplo, o Western Bacon Cheeseburger, um suculento hambúrguer grelhado com queijo, com adições inovadoras de molho barbecue e anéis de cebola crocantes, além de bacon, introduzido em 1988; uma linha de sanduíches de frango grelhado; e o famoso “all-you-can-drink”, no qual o cliente podia beber refrigerante à vontade. Com mais de 530 restaurantes em operação, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional no México em 1991. Foi também nesta década que a rede simplificou seu cardápio, focando-se em hambúrgueres, baixou os preços para se tornar mais competitiva e iniciou uma grande campanha publicitária para atingir um público mais jovem. Os comerciais da campanha eram estrelados por um desenho animado do fundador da empresa Carl Karcher e de sua mascote, a alegre e simpática estrelinha amarela Happy Star.
No início do novo milênio, em 2001, a rede introduziu em seu cardápio o The Six Dollar Burger, um saboroso hambúrguer feito com carne 100% de Angus (uma espécie de gado), duas fatias de queijo, alface, tomate, cebola vermelha, mostarda e ketchup. O sanduíche foi um verdadeiro sucesso e se tornou um dos itens mais vendidos do cardápio da Carl’s Jr.®, ganhando, nos anos seguintes, novas variações com bacon, pimentão, chilli e costela (Prime Rib Six Dollar Burger). A partir de 2005 a rede deu início a uma forte expansão internacional e se tornou uma das maiores rede de alimentação rápida dos Estados Unidos. Com isso, em 2011 a Carl’s Jr.® aventurou-se pela primeira vez no mercado canadense com a inauguração de uma loja na Colúmbia Britânica, seguida por outras unidades no país. Foi nesse mesmo ano que a rede introduziu de forma pioneira neste segmento o hambúrguer de peru grelhado.
No dia 29 de novembro de 2012, a rede americana inaugurou sua primeira unidade no Brasil, localizada dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A rede estreou com um cardápio que oferecia mais de 55 itens e 30 variações de sanduíches. A operação brasileira não foi bem-sucedida e a rede encerrou suas atividades no país cerca de seis anos depois, em 2018. Voltando um pouco no tempo, em agosto de 2016, a Carl’s Jr.® inaugurou sua primeira unidade na Índia, ingressando assim em outro enorme mercado global. Ainda nesse ano, a rede americana retornou ao mercado japonês (havia iniciado as atividades no país em 1989, mas encerrou as atividades em 1997).
A Carl’s Jr.® é especializada em hambúrgueres e sanduíches de frango, grelhados e preparados com ingredientes de primeira qualidade, adequados ao elevado padrão de exigência do mercado americano. Os itens de maior sucesso em seu variado cardápio são os hambúrgueres, como por exemplo, o feito com carne nobre (Angus Thickburger), o Famous Star® (um delicioso hambúrguer grelhado com queijo, alface, tomate, cebola fatiada, picles, molho especial e maionese em um pão com gergelim, que oferece ainda opções com dois ou três hambúrgueres, este último com impressionantes 1.190 calorias), o Big Carl® (introduzido em 2009 como concorrente do Big Mac no mercado americano) e o El Diablo (notável por seus ingredientes picantes, incluindo hambúrguer grelhado, fatias de bacon defumado com madeira de cerejeira, Jalapeños recheados, queijo Pepper Jack, rodelas de Jalapeño em conserva e molho ranch picante de Habanero). Outro item extremamente popular de seu cardápio, especialmente entre o público infantil, é a Chicken Stars™, porções de pequenos nuggets em forma de estrelas.
A rede também é popular por suas opções de café da manhã com um variado cardápio que inclui o gigantesco Monster Biscuit® (hambúrguer de linguiça, dois ovos fritos, tiras de bacon e queijo entre dois pães tostados). O sabor dos sanduíches (preparados na hora, incluindo hambúrgueres 100% de carne grelhada, tiras e sanduíches de frango empanados), aliado ao atendimento e a variada carta de bebidas repleta de opções, como os já citados milk-shakes artesanais (disponível nos sabores Chocolate, Baunilha, Morango e Oreo), garantem a fidelidade dos clientes da marca seja pelo serviço de entrega (delivery) ou mesmo pelas lojas decoradas de forma moderna e confortável.
Ao longo dos últimos anos, a Carl’s Jr.® não parou de lançar inovações - desde ser a primeira rede de fast-food a oferecer um hambúrguer à base de plantas em todos os seus restaurantes em 2019 até o lançamento do primeiro hambúrguer com infusão de CBD, canabidiol adicionado à sua receita. E mais recentemente, em 2024, com o anúncio que passaria a utilizar apenas ovos 100% livres de gaiolas em suas lojas nos Estados Unidos.
Uma das principais ferramentas de marketing da marca atende pelo nome de Star Diner™, um verdadeiro restaurante Carl’s Jr.® sobre rodas. Lançado em 2004, trata-se de um enorme caminhão equipado com uma cozinha completa (incluindo grelhas e refrigeradores) capaz de preparar os principais itens do cardápio da rede. Sua estreia aconteceu quando viajou da Califórnia para Utah para servir comida em uma festa pré-jogo de futebol americano entre as universidades de Utah e Texas. Atualmente o enorme caminhão é primeiramente utilizado para eventos e promoções da rede, viajando por algumas cidades americanas oferecendo refeições sempre quentes e saborosas, especialmente durante grandes eventos esportivos. O caminhão pode ser utilizado também para caridade, levando refeições a locais isolados ou áreas de desastres climáticos.
A rede Carl’s Jr.® é amplamente reconhecida entre milhões de americanos por sua simpática mascote Happy Star. Criada em 1956, essa sorridente estrelinha amarela - que aparece no logotipo da marca - se tornou um dos principais símbolos do segmento de fast-food nos Estados Unidos. Utilizada como elemento-chave na identidade visual da Carl’s Jr.®, a mascote é presença constante em materiais promocionais, embalagens, ambientação das lojas, ações de marketing e campanhas publicitárias. Happy Star já virou brinquedo como brinde de lanches infantis da rede e ganhou até versões em carne e osso, utilizadas para inaugurações de novas unidades e eventos diversos.
A Carl’s Jr.® é conhecida por seus anúncios publicitários polêmicos, que utilizam belas mulheres (apelidadas de “Burger Babe”) comendo seus lanches e esbanjando sensualidade em roupas, poses e situações provocativas e sugestivas. O primeiro comercial polêmico da marca (assista aqui) foi lançado em 2005 e tinha como protagonista Paris Hilton, que aparecia em um decotado e sensual maiô preto ensaboando e rastejando um Bentley (conheça essa história aqui) antes de dar uma grande mordida em seu hambúrguer e dizer a provocante frase “Isso é quente” (em inglês “That's hot”). Já a extravagante Kim Kardashian foi a estrela de outra campanha, mas teve que adaptar o cardápio, trocou o sanduíche pela saladinha com frango, pois não sabia pegar um lanche gigante com o apetite que a marca gosta de projetar. Outro exemplo foi a modelo Samantha Hoopes que aparecia vestida de biquíni nas cores da bandeira americana, em situações inusitadas, comendo o sanduíche em uma banheira de hidromassagem, na caçamba de uma mega-caminhonete, em um porta-aviões, no meio do rio Hudson (em Nova York) e ao lado da estátua da Liberdade.
Em 2015, foi a vez da bela modelo Charlotte McKinney, que aparecia caminhando de biquíni por uma feira de produtores com o slogan “All Natural” (Totalmente Natural, em uma tradução livre), para apresentar o novo hambúrguer de carne bovina totalmente natural da rede. Porém, essa abordagem provocativa gerou inúmeras críticas e acusações de sexismo por parte do público e de grupos de defesa dos direitos das mulheres, como o movimento “Food, Not Boobs!” (algo como “Comida, não peitos!”). Outras beldades como Kate Upton, Emily Ratajkowski, Heidi Klum, Sara Sampaio, Hannah Ferguson e Sara Jean Underwood também já apareceram nos provocativos anúncios da marca.
Em 2025, oito anos após reformular suas estratégias de publicidade e anunciar que não usaria mais modelos com pouca roupa em seus anúncios, focando-se, em vez disso, na qualidade dos alimentos e em uma imagem tipicamente americana, a Carl’s Jr.® trouxe de volta - em pleno Super Bowl (evento de maior audiência da TV americana) - seus icônicos anúncios com belas modelos de biquíni. O anúncio apresentava a influenciadora Alix Earle (foto abaixo) em uma campanha para o novo Hangover Burger da rede.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Desde 1956 a popular estrela amarela faz parte do logotipo da marca, inicialmente segurando um hambúrguer e um copo de refrigerante. A estrela foi simplificada e colocada acima do nome em 1975. A primeira remodelação significativa aconteceu em 1978, quando a estrela ganhou um novo design, mais simplificado (deixando de carregar nas mãos o hambúrguer e o copo de refrigerante). Em 1987, o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e novo posicionamento para a estrela amarela. Em 2006, o logotipo foi completamente redesenhado, a cor branca foi adicionada à paleta oficial, a estrela foi posicionada diagonalmente à esquerda e a frase “Charbroiled Burgers” passou a compor a arquitetura da marca. Em 2017 ocorreu outra remodelação radical que apresentou o nome da marca em preto e a estrela apareceu sem o rosto sorridente e com contorno preto. Não demorou muito para que a empresa percebesse que o personagem principal fazia parte da identidade da sua marca e, assim, ainda em 2017, a estrela sorridente estava de volta. Após passar por uma modernização em 2018 - quando foi adotada uma nova tipografia de letra - o atual logotipo foi apresentado em 2022 com a estrela amarela posicionada ereta com efeito tridimensional reforçado, incluindo o aumento da espessura das linhas vermelhas.
Feed your happy. (2020)
The Call of Carl’s. (2018)
Where the Food Is the Star. (2018)
Pioneers of the Great American Burger. (2017)
Eat Like You Mean It. (2013)
Just the way it is. (2011)
It’s How Guys Do Fancy. (2009)
More than just a piece of meat. (2009)
At Carl’s Jr.®, You’ve Got Taste. (2007)
It’s gonna get messy. (2006)
Eat right. Exercise more. (2004)
Don’t bother me...I’m eating. (2000)
Without us, some guys would starve. (2000)
If it doesn’t get all over the place, it doesn’t belong in your face. (1995)
Go for the food! (anos de 1990)
At Carl’s Jr.® You’ll Still Find Old-Fashioned American Values. (1985)
You’ve Got Taste. (1980)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 17 de julho de 1941
● Fundador: Carl e Margaret Karcher
● Sede mundial: Franklin, Tennessee, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Carl’s Jr. Restaurants LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária da CKE Restaurants Holdings Inc.)
● CEO: Joe Guith
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.728
● Presença global: 28 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 30.000
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Hambúrgueres, batatas-frita e milk-shakes
● Concorrentes diretos: McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Jack in the Box, Shake Shack, Five Guys, Whataburger, In-N-Out Burger, The Habit Burger & Grill e KFC
● Mascote: Happy Star
● Slogan: Feed your happy.
● Website: www.carlsjr.com
A marca no mundo
Uma das mais populares redes de alimentação rápida - baseada em hambúrguer - dos Estados Unidos possui mais de 1.000 restaurantes localizados em 551 cidades de 16 estados americanos. O estado da Califórnia é o mais importante e maior mercado da marca em solo americano - conta com mais de 630 restaurantes -, seguido por Arizona e Oregon. A rede ainda possui mais de 680 unidades em 27 países como México, Canadá, Indonésia, Austrália, China, Índia, Dinamarca, Turquia, Espanha, França, Reino Unido, Singapura e Malásia. Os sanduíches da Carl’s Jr.® estão entre os 10 melhores dos Estados Unidos no ranking da indústria de alimentos.
Você sabia?
● A rede Hardee’s®, fundada em e de setembro de 1960 e com mais de 2.000 restaurantes, é a “irmã gêmea” da Carl’s Jr.® na região sul e costa leste dos Estados Unidos, utilizando a mesma arquitetura de logotipo, cardápio, ambientação de restaurantes e comunicação. Essa rede foi adquirida em 1997 pela CKE, mesma proprietária da Carl’s Jr.®.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 19/11/2025
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Um comentário:
Kadu ,pela sua experiência no assunto, vc saberia me dizer qual agência detinha a conta publicitária do Shopping paulista na inauguração deste no finalzinho 1989? É que necessito do comercial de inauguração que passava em nov/dezembro de 89.
abs
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