22.5.09

CHOCOLAT DU JOUR

A marca CHOCOLATE DU JOUR faz jus ao status de produto de luxo que o chocolate alcançou. Seus chocolates gourmet, ou seja, produtos feitos com matéria-prima de alta qualidade, geralmente de procedência belga ou francesa, fabricados a partir de um cuidadoso e artesanal processo de produção, em delicadas formas que mais parecem pequenas obras de arte, se revelam a partir da degustação em uma rica experiência para os sentidos. A CHOCOLAT DU JOUR consolidou sua fama de fazer arte em chocolate e atender os paladares mais exigentes do mercado, comemorando ocasiões especiais com chocolate.

A história
Tudo começou com o interesse de Cláudia Landmann por chocolates finos. Ela viajava com freqüência para a Europa acompanhando o marido, o empresário sueco John Landmann, do ramo de cerveja (ele tem uma fábrica de malte). Ela voltava carregada de chocolates, especialmente trufas, e não se conformava de não encontrar no Brasil produtos de igual qualidade. Em uma dessas viagens, em busca do mais precioso e delicado dos segredos da receita das Truffes du Jour, feitas uma a uma, em pequeninas quantidades para garantir o raro e exclusivíssimo sabor, resolveu fazer um curso na escola de pâtisserie Ceria-Ipiat em Bruxelas na Bélgica, mas a idéia era apenas atender o consumo da família. O marido promovia jantares freqüentemente e Cláudia passou a servir suas trufas nestas ocasiões. -


Logo surgiram os pedidos e, em 1987, com a ajuda financeira do marido, inaugurou a primeira unidade da CHOCOLAT DU JOUR, que em português significa “chocolate do dia”, e isso porque todas as trufas eram feitas diariamente e deveriam ser consumidas em no máximo cinco dias. Suas deliciosas trufas, oferecidas ao público em São Paulo, conquistaram clientes muito especiais, principalmente pela qualidade e diferencial. Rapidamente, do mesmo “choco-néctar” e carinho presentes na criação das Truffes du Jour, surgiam mais chocolates, mais desejos e volúpia para todos os clientes.
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Nos anos seguintes a marca foi pioneira no país ao lançar vários outros produtos tentadores, como os pequenos pingos de chocolate com grão de café; o Abricot (damasco semi-coberto com chocolate); Choco Chaud (pó para chocolate quente), acompanhado da charmosa colher com chocolate na ponta; e a Choco Pop, uma pipoca coberta com chocolate. Em 2001, a empresa criou um departamento especial para atender clientes corporativos, uma espécie de cardápio direcionado às empresas, com uma grande seleção de chocolates, em vários tamanhos e sabores. Atualmente, os projetos são encomendados ou totalmente assinados pela CHOCOLATE DU JOUR, desde a fabricação de formas especiais para o chocolate até as embalagens.


Em 2002, ao completar 15 anos de vida, a CHOCOLAT DU JOUR ampliou suas atividades com a criação de uma loja virtual e o lançamento de barras para gourmets que gostam de cozinhar. No ano seguinte, inaugurou sua terceira loja no Shopping Iguatemi e lançou uma linha especial: a coleção 24 Kilates. Nela os bombons vinham em magníficas bombonnières e pratos filetados a ouro. Entre os produtos da linha estavam a garrafa de champanhe recheada de bombons em formato de rolha; a coleção zen, em que cada bombom trazia uma mensagem; e a coleção sweet baby, como por exemplo, uma mamadeira recheada de bombons, presente ideal para as visitas à maternidade. Em 2007, a marca introduziu no mercado mais uma novidade: Choco Frappé. O produto pode ser experimentado na loja dos Jardins, única que tem um mini-bar, ou levado para fazer em casa. O kit vem com uma coqueteleira e uma mistura especial de chocolate em pó e em lascas. Daí basta adicionar água, gelo e pronto. Recentemente, no luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, foi inaugurada a quarta loja da grife.


Nos últimos anos, uma dezena de novas chocolaterias finas se espalhou pela cidade de São Paulo. Embora o mercado ferva e se intensifiquem as ofertas, a CHOCOLAT DU JOUR continua triunfando repetidamente. Tanto que, pela nona vez seguida, é eleita a melhor da categoria. Quem já provou as jóias de cacau da marca sabe da legitimidade dessa consagração.

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A linha de produtos
A exclusiva e deliciosa linha de produto da grife, que é comercializada em apenas quatro lojas com ambientes que proporcionam uma experiência sensorial completa e um atendimento personalizado, é formada por trufas, chocolates e outras perdições tentadoras derivadas do cacau.
Trufas: expostas nas vitrines das lojas, são feitas, como diz o nome da grife, no próprio dia. Há dez sabores, entre eles a Champagne (chocolate ao leite com um suave toque de champanhe, envolta em açúcar de confeiteiro), Croquant (com casquinha de chocolate crocante que contrasta com o recheio meio-amargo), Noir (tradicional, de chocolate meio-amargo, envolta em pó de cacau), Cognac (de chocolate meio-amargo, com um toque de conhaque), Maracujá (o sabor adocicado do chocolate branco, contrasta com a acidez do maracujá), Capuccino (suave combinação de canela, café e chocolate), Caipirinha (o tradicional drinque brasileiro, a base de cachaça, ganhou uma deliciosa versão com chocolate branco, para equilibrar a acidez do limão) e Mel (uma verdadeira doçura: mel e chocolate ao leite em equilíbrio perfeito).
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Bombons: esculpidos tal qual uma obra de arte, chamam atenção pela combinação de sabores como o Abricot (damascos semi-cobertos com chocolate meio-amargo), Amandes (bombom de chocolate ao leite recheado com uma amêndoa torrada), Au Lait (chocolate ao leite puro), Blanc (chocolate branco puro), Secret (chocolate nougat com floquinhos coberto com chocolate branco), Cacau (chocolate amargo, com 70% de cacau), Café (recheio de chocolate nougat com café e cobertura de chocolate meio-amargo), Croquant (chocolate ao leite com crocante a base de castanha de caju), Gianduja (massa de avelãs + 1 avelã torrada com cobertura de chocolate meio-amargo), Krispis (bombom de chocolate ao leite e flocos de arroz), Marzipan (massa de amêndoas selecionadas e açúcar), Noir (chocolate meio-amargo puro), Nougat (chocolate ao leite recheado com uma massa de avelãs), Fascination (bombom de chocolate ao leite recheado com caramelo e nozes), Sensation (bombom de chocolate ao leite com recheio de caramelo), Passion (bombom de chocolate ao leite com recheio de paçoca), Mariage (camadas de marzipan intercaladas com chocolate Nougat), Felicite (chocolate Noir com recheio de Nougat Feullietè), Mystere (chocolate Au Lait com aroma de mel), Melicia (combinação de mel, nozes, especiarias e chocolate ao leite) e Extase (Nougat com cobertura Noir).
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Cacau Pratigi: O chocolate do cacau Pratigi tem aroma frutado e levemente ácido, que proporcionam uma experiência sensorial marcante, com sabor intenso, utilizando 43,5% de cacau. Elaborado com cacau cultivado no Baixo - Sul da Bahia, em Fazendas Reunidas Vale do Juliana, localizada em uma Área de Proteção Ambiental, é um produto certificado pela Rainforest Alliance, uma instituição reconhecida mundialmente, empenhada em preservar a biodiversidade.
Choco Mix: Deliciosas combinações de nozes e frutas secas com chocolate como o Choco Pistache (pistache levemente salgado coberto com chocolate Noir e envolto em pó de cacau), Choco Pomme (maçãs verdes levemente desidratadas com leve toque de chocolate Noir), Choco Dâmia (macadâmias cobertas com chocolate Noir Croquant e envoltas do pó de cacau), Choco Amandes (amêndoas caramelizadas com mel, cobertas com chocolate ao leite e envoltas em pó de cacau), Orangette (lasquinhas de laranja cristalizadas, delicadamente cobertas com chocolate meio-amargo) e Chocoberry (morango seco coberto com chocolate).
Choco Pop: Pipocas doces crocantes cobertas com o delicioso e exclusivo chocolate ao leite.
Galinha dos Ovos de Ouro: Representa de certa forma nossos sonhos mais fantásticos. E de tanto sonhar, virou realidade, só que de um jeito mais gostoso: ela vem recheada de ovinhos do melhor chocolate ao leite e Nougat.
Choco Chaud: Chocolate quente com lasquinhas de chocolate.
Pinguinhos: Deliciosos pingos de chocolate nas versões Noir, Café, Au Lait (ao leite) e Croquant (crocante).
Sweet Baby: Deliciosa linha de chocolates para dar como presente composta por Álbum Girl e Boy (47 bombons sortidos decorados com pequenos laços de fitas e com letras, formando a frase Sweet Baby. Os 12 bombons ficam na capa do álbum, nos lugares reservados para retratos mensais do bebê em seu primeiro ano de vida. Ao centro um espaço para uma imagem maior. Ao invés das páginas que padronizam as recordações, a CHOCLAT DU JOUR optou por um álbum com plásticos, para que cada página possa ser personalizada pela mãe) e as Latas It’s A Girl/Boy (lata com bombons sortidos nos sabores Krispis, Nougat e Croquant).
Theobroma: Uma das exclusividades da grife, lançada em 2004, é uma barra de chocolate redonda de 600 gramas, enriquecida com pasta de avelã, acompanhada de uma cúpula de acrílico que conserva o sabor e uma pinça também de acrílico para servir as lascas. Depois, quando a barra de chocolate acabar existe a possibilidade de comprar o refil. A palavra grega Theobrama significa “o alimento dos deuses”. Nada mais apropriado.


Delícias exclusivas
Os chocolates da grife tem tratamento de jóias. O trabalho de “ourives” começa com a escolha dos ingredientes para os cerca de 80 produtos da loja. Os chocolates que fazem o blend da marca são produzidos na Bélgica e no Brasil, sem conservantes, e as receitas jamais são reveladas pelas butiques ou pelos chefs. Nozes, avelãs e frutas secas ingredientes que contribuem para deixar as iguarias ainda mais especiais, provêm de países como Chile, Turquia e Estados Unidos. Tudo é produzido em pequenos lotes, conforme a demanda. As delicadas Truffes du Jour, um dos destaques da marca, são produzias diariamente e não contêm conservantes. Uma pequena equipe corta o chocolate, prepara os recheios e embala os bombons, com o carinho e a paciência de uma produção artesanal. Os flocos de ouro, que vão sobre o doce de marzipan com chocolate, são colocados um a um. As tulipas de chocolate usadas como base para servir sorvete são embaladas também manualmente.


A sofisticação das receitas é proporcional à apresentação impecável dos produtos. As latas douradas - cor presente em quase todas as embalagens e no luxuoso ambiente das lojas - são ícones da grife e lembram delicadas caixas de jóias, inovando no jeito de oferecer chocolate. Páscoa, Dias dos Namorados, Dia das Bruxas, Natal, cada data festiva é lembrada com embalagens especiais, novas receitas e misturas criativas.


A marca conta também com serviços diferenciados como a Linha Maternidade (uma coleção especial de doces lembranças para serem oferecidas as visitas na maternidade), atendimento a festas e casamentos (a apresentação dos chocolates é impecável e o sabor inigualável) e o Clube do Chocolate (através de uma assinatura, trimestral ou semestral, o associado recebe no início de todo mês um chocolate diferente, acompanhando de uma explicação para que possa saboreá-lo com todos os seus sentidos. Além disso, tem isenção na taxa de entrega para São Paulo nas compras online, acesso em primeira mão aos lançamentos da marca e uma sacola térmica para que possa transportar seus chocolates com todo cuidados que eles merecem).


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1987
● Fundador: Cláudia Landmann
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: A família Landmann
● Capital aberto: Não
● Presidente: Cláudia Landmann
● Diretora de Marketing: Patrícia Landmann
● Faturamento: R$ 2.2 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 4
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 90
● Segmento: Chocolates
● Principais produtos: Chocolates de luxo e trufas
● Ícones: As Truffes du Jour

A marca no Brasil
A exclusiva CHOCOLAT DU JOUR possui apenas quatro lojas, todas localizadas em São Paulo. A especialidade da grife são as trufas fabricadas artesanalmente e o sabor mais desejado é o Nougat (uma mistura de leite com avelãs). O período de Páscoa representa aproximadamente 25% do faturamento da empresa. - -


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas). -

Última atualização em 30/3/2011

Um comentário:

Blog - util.necessario - Ana disse...

Este eu só conhecia o sabor.
Meu pai fala que todos os dias pela manhã você deve pensar:
O que vou fazer de melhor para minha firma hoje???
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/