22.5.09

CHOCOLAT DU JOUR


Paixão por chocolate. Este é o sentimento por traz de cada criação assinada pela Chocolat du Jour em três décadas de história. A marca brasileira, apesar do nome francês, faz jus ao status de produto de luxo que o chocolate alcançou. Seus chocolates gourmet, ou seja, produtos feitos com matéria-prima de alta qualidade e fabricados a partir de um cuidadoso e artesanal processo de produção, em delicadas formas que mais parecem pequenas obras de arte, se revelam a partir da degustação em uma rica experiência para os sentidos. A Chocolat du Jour consolidou sua fama de fazer arte com cacau e atender os paladares mais exigentes do mercado, comemorando ocasiões especiais com o melhor chocolate. 

A história 
Tudo começou em 1985 com o interesse de Cláudia Landmann por chocolates finos. Ela viajava com frequência para a Europa acompanhando o marido, o empresário sueco John Landmann, do ramo de cerveja e proprietário uma fábrica de malte. Ela voltava carregada de chocolates, especialmente trufas, e não se conformava de não encontrar no Brasil produtos de igual qualidade. Em uma dessas viagens, em busca do mais precioso e delicado dos segredos da receita das Truffes du Jour, feitas uma a uma, em pequeninas quantidades para garantir o raro e exclusivíssimo sabor, resolveu fazer um curso na escola de pâtisserie Ceria-Ipiat em Bruxelas na Bélgica, mas a ideia era apenas atender o consumo da família. O marido promovia jantares frequentemente e Cláudia passou a servir suas trufas nestas ocasiões.


Logo surgiram os pedidos e, em 1987, com a ajuda financeira do marido, inaugurou no bairro do Itaim em São Paulo a primeira unidade (era fábrica e loja tudo junto) da Chocolat du Jour, que em português significa “chocolate do dia”, e isso porque todas as trufas eram feitas diariamente, o que garante que sejam consumidas no auge do seu frescor. Sua primeira criação, a Truffe du Jour Noir, um chocolate de sabor delicado e textura cremosa, elaborado com ingredientes frescos e de alta qualidade. Suas deliciosas trufas, oferecidas ao público em São Paulo, conquistaram clientes muito especiais, principalmente pela qualidade e diferencial. Rapidamente, do mesmo “choco-néctar” e carinho presentes na criação das Truffes du Jour, surgiam mais chocolates, mais desejos e volúpia para todos os clientes. O sucesso foi tanto que em 1990 a marca inaugurou a segunda loja no sofisticado bairro dos Jardins, levando seus chocolates finos a um público exigente.


Nos anos seguintes a marca se tornou pioneira no país ao lançar vários outros produtos tentadores, como por exemplo, os pequenos pingos de chocolate com grão de café; o Abricot (damasco semi-coberto com chocolate); Choco Chaud (pó para chocolate quente), acompanhado da charmosa colher com chocolate na ponta; e a Choco Pop, uma pipoca coberta com chocolate lançada em 2002. Ainda em 2002, ao completar 15 anos de vida, a Chocolat du Jour ampliou suas atividades com a criação de uma loja virtual e o lançamento de barras de chocolate para gourmets que apreciam a arte da culinária. No ano seguinte, inaugurou sua terceira loja no badalado Shopping Iguatemi em São Paulo e lançou uma linha especial: a coleção 24 Kilates. Nela os bombons vinham em magníficas bombonieres e pratos filetados a ouro. Entre os produtos da linha estavam à garrafa de champanhe recheada de bombons em formato de rolha; a coleção zen, em que cada bombom trazia uma mensagem; e a coleção sweet baby, como por exemplo, uma mamadeira recheada de bombons, presente ideal para as visitas à maternidade.


Em 2007, a marca introduziu no mercado mais uma novidade: Choco Frappé. Atualmente o produto pode ser experimentado em três unidades da rede, que possuem Choco Bar (onde é possível degustar deliciosas bebidas a base de chocolate e cafés), ou levado para fazer em casa. O kit vem com uma coqueteleira e uma mistura especial de chocolate em pó e em lascas. Daí basta adicionar água, gelo e pronto. Ainda este ano a empresa firmou parcerias com os melhores produtores de cacau fino do Brasil para desenvolver sua receita exclusiva de chocolate 100% nacional. E o resultado pode ser visto em 2009, quando a marca criou um chocolate autoral, com cacau de origem brasileira. Era o surgimento da linha Bean to Bar. Nos anos seguintes, para continuar a inovar nos produtos, sem deixar a tradição de lado, a Chocolat Du Jour sempre apostou em novos sabores e ingredientes, como por exemplo, a caixinha chamada explosão de sabores, com ingredientes exóticos e brasileiros, como jabuticaba, castanha de caju e flor de sal com cacau.


Em 2014, a marca trouxe Oriol Balaguer, renomado chef pâtissier catalão, para assinar uma linha exclusiva de Páscoa, marcada por técnicas e combinações ousadas, além do visual surpreendente. Pouco depois, em 2015, a marca lançou o Choco Chá, uma infusão com a amêndoa torrada de cacau brasileiro, com aroma de chocolate fresco. A bebida é vendida em embalagens para viagem ou para ser consumida na própria loja. Recentemente a excelência de seu chocolate foi reconhecida internacionalmente por importantes premiações, em que concorrem produtores de chocolate fino de todo o mundo: a “Academy of Chocolate Awards” e “The International Chocolate Awards” em 2016. A Chocolat du Jour foi premiada sete vezes, sendo o Bombom Caramelo com Flor de Sal premiado pelos dois júris. Nos últimos anos, uma dezena de novas chocolaterias de luxo se espalhou pela cidade de São Paulo. E embora o mercado ferva e se intensifiquem as ofertas, a Chocolat du Jour continua triunfando repetidamente. Tanto que, por inúmeras vezes seguidas, foi eleita a melhor da categoria. Quem já provou as joias de cacau da marca sabe da legitimidade dessa consagração.


A linha de produtos 
A exclusiva e deliciosa linha de produto da grife, que é comercializada em apenas quatro lojas com ambientes que proporcionam uma experiência sensorial completa e um atendimento personalizado, é formada por trufas, chocolates (incluindo a linha normal, diet e orgânica), fondues e outras perdições tentadoras derivadas do cacau. Entre os produtos mais populares da marca estão: 
Trufas: expostas nas vitrines das lojas, são feitas, como diz o nome da grife, no próprio dia. Há aproximadamente dez sabores, entre os quais a Champagne (chocolate ao leite com um suave toque de espumante, envolta em açúcar de confeiteiro), 70% Cacau (a intensidade do chocolate 70% cacau, do recheio a cobertura, para paladares mais exigentes), Croquant (por fora, um delicioso crocante a base de castanhas caramelizadas, e por dentro, toda cremosidade da ganache de chocolate meio-amargo 53% cacau), Blanc (chocolate branco com recheio delicioso de ganache e cobertura que desmancha na boca), Cachaça (chocolate meio-amargo 53% cacau, com um toque de cachaça envelhecida), Noir (chocolate meio-amargo 53% cacau e uma fina cobertura de cacau em pó) e Au Lait (inteira de chocolate ao leite). 
Bombons: esculpidos tal qual uma obra de arte, chamam atenção pela combinação de sabores e texturas como, por exemplo, o Abricot (damascos semi-cobertos com chocolate meio-amargo), Amandes (bombom de chocolate ao leite recheado com uma amêndoa torrada), Au Lait (chocolate ao leite puro), Blanc (chocolate branco puro), Café (recheio de chocolate nougat com café e cobertura de chocolate meio-amargo), Croquant (chocolate ao leite com crocante a base de castanha de caju), Marzipan (massa de amêndoas selecionadas e açúcar), Noir (chocolate meio-amargo puro), Nougat (chocolate ao leite recheado com uma massa de avelãs) e Paçoca (paçoca coberta com chocolate ao leite). 
Bean To Bar: barras de chocolate do cacau Pratigi, que tem aroma frutado e levemente ácido, proporcionando uma experiência sensorial marcante, com sabor intenso. Elaboradas com cacau cultivado no Baixo - Sul da Bahia - em Fazendas Reunidas Vale do Juliana, localizada em uma Área de Proteção Ambiental, é um produto certificado pela Rainforest Alliance, uma instituição reconhecida mundialmente, empenhada em preservar a biodiversidade. 
Choco Snack: biscoitos de polvilho cobertos com chocolate ao leite. 
Choco Pop: pipocas caramelizadas cobertas com o delicioso e exclusivo chocolate ao leite. 
● Choco Amandes: saborosas amêndoas caramelizadas com mel, cobertas com chocolate ao leite e envoltas em pó de cacau. 
Choco Damia: deliciosas macadâmias levemente salgadas, caramelizadas e recobertas de chocolate ao leite. 
Orgânico: a linha traz a intensidade do chocolate com 60% cacau. Sem glúten, sem lactose e produzidos com ingredientes 100% orgânicos, os produtos contam com a certificação do IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico - e carregam todo o frescor e qualidade da Chocolat du Jour. 
Choco Chaud: chocolate em pó com lasquinhas de chocolate para preparar um cremoso chocolate quente. 
Choco Letras: bombons quadrados com letras estampadas no sabor Nougat Au Lait, sendo possível formar nomes e frases. 
Galinha dos Ovos de Ouro: um dos maiores ícones da marca representa de certa forma nossos sonhos mais fantásticos. E de tanto sonhar, virou realidade, só que de um jeito mais gostoso: ela vem recheada de ovinhos do melhor chocolate ao leite e Nougat. 
Theobroma (imagem abaixo): uma das exclusividades da grife, lançada em 2004, é uma barra de chocolate redonda de 550 gramas, enriquecida com pasta de avelã, acompanhada de uma cúpula de acrílico que conserva o sabor e uma pinça também de acrílico para servir as lascas. Depois, quando a barra de chocolate acabar existe a possibilidade de comprar o refil. A palavra grega Theobrama significa “o alimento dos deuses”, uma homenagem à crença Maia de que o cacau era um presente dos deuses. Nada mais apropriado para um produto que custa aproximadamente R$ 800.


Delícias exclusivas 
As pequenas delícias da Chocolat du Jour irão deixar os momentos entre família ou amigos ainda mais gostosos. Perfeitas para festas, jantares, uma tarde de filmes ou quando a imaginação pedir. Os chocolates da grife tem tratamento de joias. O trabalho de “ourives” começa com a escolha dos ingredientes para os mais de 100 produtos da marca. Os chocolates que fazem o blend da marca são produzidos na Bélgica e no Brasil, sem conservantes, e as receitas jamais são reveladas pelas lojas ou pelos chefs. Nozes, avelãs e frutas secas ingredientes que contribuem para deixar as iguarias ainda mais especiais, provêm de países como Chile, Turquia e Estados Unidos. Tudo é produzido em pequenos lotes, conforme a demanda. As delicadas Truffes du Jour, um dos destaques da marca, são produzias diariamente e não contêm conservantes. Uma pequena equipe corta o chocolate, prepara os recheios e embala os bombons, com o carinho e a paciência de uma produção artesanal. Os flocos de ouro, que vão sobre o doce de marzipan com chocolate, são colocados um a um. As tulipas de chocolate usadas como base para servir sorvete são embaladas também manualmente.


A sofisticação das receitas é proporcional à apresentação impecável dos produtos. As latas douradas - cor presente em quase todas as embalagens e no luxuoso ambiente das lojas - são ícones da grife e lembram delicadas caixas de joias, inovando no jeito de oferecer chocolates. Páscoa, Dias dos Namorados, Dia das Bruxas, Natal, cada data festiva é lembrada com embalagens especiais, novas receitas e misturas criativas.


A marca conta também com serviços diferenciados como a Linha Maternidade (uma coleção especial de doces lembranças para serem oferecidas as visitas na maternidade), atendimento a festas e casamentos (a apresentação dos chocolates é impecável e o sabor inigualável) e o Clube do Chocolate (através de uma assinatura, trimestral ou semestral, o associado recebe no início de todo mês um chocolate diferente, acompanhando de uma explicação para que possa saboreá-lo com todos os seus sentidos. Além disso, tem isenção na taxa de entrega para São Paulo nas compras online, acesso em primeira mão aos lançamentos da marca e uma sacola térmica para que possa transportar seus chocolates com todo cuidados que eles merecem).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1987 
● Fundador: Cláudia e John Landmann 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Du Jour Chocolate Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Manoel Landmann 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 4 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 250 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Chocolates de luxo e trufas 
● Concorrentes diretos: Kopenhagen, Mendoá, Premium Chocolates e Lindt 
● Ícones: As Truffes du Jour 
● Slogan: Para nós, fazer chocolate é uma arte. 

A marca no Brasil 
A exclusiva Chocolat du Jour, que surpreende ao oferecer um chocolate fino, comparável aos melhores do mundo, possui apenas quatro lojas, todas localizadas na cidade de São Paulo. A especialidade da grife são as trufas fabricadas artesanalmente e o sabor mais desejado é o Nougat (uma mistura de leite com avelãs). O período de Páscoa representa aproximadamente 25% do faturamento da empresa. 

Você sabia? 
Em 2001, a Chocolat du Jour criou um departamento especial para atender clientes corporativos, uma espécie de cardápio direcionado às empresas, com uma grande seleção de chocolates, em vários tamanhos e sabores. Atualmente, os projetos são encomendados ou totalmente assinados pela Chocolat du Jour, desde a fabricação de formas especiais para o chocolate até as embalagens. A empresa já desenvolveu produtos personalizados para eventos, ações de relacionamento e programas de fidelidade de grandes marcas, como Microsoft, Bradesco, Itaú, Hotéis Hilton e Azul (onde bombons são distribuídos para passageiros da classe executiva sempre ao fim das viagens em uma pequena caixa com uma mensagem de agradecimento pela escolha de voar com a companhia aérea). 
A Chocolat du Jour oferece diversas opções deliciosas de chocolates Kosher, que atendem aos critérios da lista LKB (amarela) de kashrut, sob supervisão de rabinos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/8/2017

Um comentário:

Blog - util.necessario - Ana disse...

Este eu só conhecia o sabor.
Meu pai fala que todos os dias pela manhã você deve pensar:
O que vou fazer de melhor para minha firma hoje???
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/