5.7.09

MUCILON


A partir do 6º mês de vida da maioria dos bebês brasileiros, há mais de cinco décadas, MUCILON é o cereal indicado para o início de uma variação na dieta. Afinal, que nunca comeu mingau feito com ele? Além de saboroso, MUCILON é saudável porque tem sais minerais e é fonte de 9 vitaminas, que contribuem para o desenvolvimento adequado das crianças. 

A história 
A marca MUCILON surgiu em 1960 quando a empresa suíça Nestlé lançou no Brasil um cereal vitaminado e instantâneo à base de arroz para auxiliar as mães no momento de oferecer uma alimentação balanceada aos seus bebês a partir do 6º mês de vida, momento da introdução de novos alimentos na dieta (a criança está apta a aceitar a alimentação semi-sólida), que acabaria desempenhando um papel estratégico na trajetória da empresa no país. Uma suposição para o nome do novo produto na época seria a seguinte: as cinco primeiras letras de mucilagem (substância gelatinosa que contém proteína e polissacarídeos, obtida especialmente de invólucros de sementes) se uniam a uma marca de cereal da empresa.


Suas primeiras latas, que vinham com uma colher dosadora, continham a definição “Produto especial para o preparo rápido de mucilagem de arroz”. Elaborado para crianças com mais de seis meses de idade, o produto é apontado, hoje em dia, como um dos responsáveis pela consolidação da categoria baby food (comida de bebê) no mercado brasileiro. Antes de papinhas, que só surgiriam em 1968, e outros alimentos infantis serem industrializados em alta escala, os cereais MUCILON já ajudavam pais e mães em tarefas como estimular a mastigação de seus bebês, ensiná-los a comer com colher ou mesmo introduzir novos sabores e textura em seus cardápios. Nos anos seguintes a marca MUCILON se consolidou no mercado como um produto confiável e de alta qualidade, ganhando a versão de milho no ano de 1982.


A partir do início do novo milênio, a marca introduziu no mercado vários produtos novos, como por exemplo, o Mucilon Lácteo, primeiro cereal completo, pois já tem leite no cereal infantil (é só adicionar água), além de renovar e reforçar seu perfil nutricional com o enriquecimento de ferro de alta absorção dos sabores tradicionais de arroz e milho, que passavam a ter uma combinação adequada de ferro de alta absorção e vitamina C, que potencializa a absorção de ferro pelo organismo. Em 2005, para comemorar os 45 anos da marca, MUCILON lançou no mercado três modelos de latas litografadas, nos tons ouro, prata e bronze, com diversas ilustrações antigas, como a primeira lata do produto e outras imagens utilizadas pela Nestlé na época. Em 2007, a consagrada linha de cereais infantis cresceu com o lançamento de dois novos sabores: Multicereais (receita saborosa, nutritiva e inédita no segmento, composta pela combinação de Arroz, Milho e Trigo) e Arroz & Aveia (um cereal que soma os benefícios do arroz aos da aveia, contendo cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras). As novas receitas agregavam variedade ao cardápio infantil e ofereciam praticidade para as mães no momento de complementar a dieta de crianças a partir do 6º mês de vida.


No ano seguinte, MUCILON mais uma vez inovou seu portfólio de cereais infantis com o lançamento Mucilon NutriProtect®, primeiro produto do mercado a oferecer o benefício real de proteção e nutrição, uma vez que contava com NutriProtect®, uma combinação de nutrientes exclusiva da Nestlé que contém em sua formulação, ferro de alta absorção, zinco e 13 vitaminas (entre as quais A e C), indispensáveis para o adequado funcionamento do sistema imunológico da criança. O revolucionário produto chegava ao mercado nos sabores Arroz, Milho, Multicereais e Arroz & Aveia, em embalagens diferenciadas que visavam atender diferentes necessidades: lata de 400 gramas e sachês individuais, de 230 gramas.


Em 2008 a marca apresentou ao mercado duas grandes novidades: o novo Mucilon Lácteo, um cereal de trigo com leite (basta adicionar água); e Mucilon pronto para beber, estreando uma nova categoria de produtos, a de Bebidas Lácteas à Base de Cereais Infantis para crianças a partir do 6º mês, disponível nos sabores original, frutas sortidas e banana e pêssego. Mucilon Prontinho é uma combinação ideal entre cereal infantil e leite, especificamente desenvolvido para atender às necessidades nutricionais do lactente a partir do 6º mês, na medida adequada, e também com beneficio único de proteção através do NutriProtect®. Inédito no país, o novo produto está disponível em embalagens cartonadas da Tetra Pak e não necessita de preparo nem de refrigeração, bastando abrir a embalagem e servir no copo para o bebê. Em 2012, a linha ganharia a versão chocolate, primeira bebida que combina leite, cereal e cacau na medida certa.


A Nestlé, sabendo da importância da nutrição no desenvolvimento das crianças e o papel de uma flora intestinal saudável no reforço da imunidade, renovou em 2011 sua linha de cereais infantis e trouxe uma inovação na fórmula do produto com o Mucilon NutriProtect®+, uma combinação exclusiva que, além de vitaminas e minerais, vem com o probiótico Bifidus BL®, importante para uma flora intestinal saudável e uma alimentação equilibrada dia após dia.


MUCILON, importante a cada etapa 
O cereal infantil MUCILON é indicado como alimento complementar para crianças a partir do 6º mês de vida. O produto foi desenvolvido especialmente para agradar o paladar das crianças em fase de descobertas de novos alimentos e apresenta sabor levemente adocicado e textura suave. O exclusivo sistema de produção, implantado pela Nestlé para essa categoria de produtos, resulta ainda em um alimento de fácil digestão para a criança. A praticidade é outro ponto importante. Por ser alimento pré-cozido, seu preparo é fácil e rápido: não precisa ir ao fogo, basta diluir o produto em leite, conforme as instruções da embalagem. MUCILON faz parte do Programa de Nutrição Nestlé, que visa proporcionar às crianças a nutrição necessária para um desenvolvimento adequado nos primeiros anos de sua vida, quando elas estão em um período de rápido crescimento e desenvolvimento. O Mucilon Arroz e o Mucilon Milho são indicados para crianças que estão aptas a aceitar a alimentação semi-sólida contribuindo para o desenvolvimento do lactente. Já o Mucilon Multicereais e Mucilon Arroz & Aveia são indicados para crianças de que estão variando o cardápio, pois a introdução de novos alimentos estimula a aprender os processos de mastigação e deglutição de alimentos mais sólidos.


A mascote 
Há mais de uma década, um simpático ursinho azul, com ares infantis e jeito tenro, faz parte da comunicação da marca. Batizado de Bo, ele ganhou tanta importância que foi parar nas embalagens e campanhas publicitárias de MUCILON, além de estrelar livros educativos. Até ursinho de pelúcia já foram dados como brindes em promoções realizadas pela marca. Bo, antes conhecido como “ursinho azul da Nestlé”, foi criado nos anos de 1970 para se tornar símbolo de todos os alimentos infantis da Nestlé, especialmente as famosas Papinhas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Nas últimas remodelações, o logotipo da Nestlé foi atualizado e pequenas mudanças aconteceram.


As tradicionais latas de MUCILON também evoluíram ao longo do tempo. A primeira lata, totalmente laranja, foi sendo atualizada e, a partir de 2002, a simpática mascote da marca passou a fazer parte do rótulo.


Nos anos seguintes as latas ganharam cores mais vivas e maior presença da mascote.


Os slogans 
Seu filho merece o melhor. 
Fortalece o seu amor. (2014) 
Pequenas barriguinhas, grande nutrição.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1960 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Juan Carlos Marroquín 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Nutrição 
● Principais produtos: Cereais infantis e bebidas lácteas 
● Concorrentes diretos: Vitalon, Nutribom, Cremogema e Meu Bijuzinho 
● Mascote: Bo (ursinho azul) 
● Slogan: Mucilon da Nestlé. Seu filho merece o melhor. 

A marca no Brasil 
MUCILON, um dos produtos mais importantes da categoria Baby Food da Nestlé e que oferece uma completa linha de cereais infantis que atende às necessidades nutricionais do desenvolvimento da criança, é vendido em todo território nacional. 

Você sabia? 
Uma única refeição de MUCILON fornece mais de 50% das necessidades diárias de ferro recomendadas para crianças entre 6 e 12 meses. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Pais & Filhos), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/10/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

o site está d+... informações completas para quem ama o mundo das marcas!

Anônimo disse...

Faltou falar sobre o mascote.