24.8.09

VILEBREQUIN

VILEBREQUIN. Para muitos o nome de uma peça de automóvel. Para os mais descolados, uma famosa grife francesa de bermudas coloridas conhecida por suas estampas inusitadas que envolvem temas tropicais e por usar um tecido exclusivo de secagem rápida. A VILEBREQUIN é presença constante nos melhores e mais badalados balneários do mundo com suas bermudas masculinas, que se tornaram um hit por suas estampas exclusivas e design contemporâneo.

A história
A história começou em Saint-Tropez, badalado balneário e paraíso dos milionários europeus no sul da França, no ano de 1971, quando o jovem visionário Fred Pryskel, sentado no terraço do célebre café Sénequier, divertia-se recortando uma toalha de mesa xadrez em algodão com o intuito de criar, em poucas tesouradas, um calção de banho simples e elegante que fosse apropriado para nadar nas belas praias da região. Após algumas tentativas, resolveu utilizar tela de vela de barcos, um material que garantia secagem ultra-rápida. Foi o surgimento do conhecido boxer-short, o primeiro calção de banho, que chamava a atenção não somente pela estampa como também pelo corte diferenciado, bem diferente aos encontrados na época, e batizado de VILEBREQUIN (nome em francês do eixo central do motor), devido à paixão do criador por corridas de automóveis.


Depois de pesquisar vários tecidos, ele inicialmente começou a produzir seus calções e bermudas em pequena escala, e os vendia somente na chique Riviera Francesa, conquistando a admiração dos freqüentadores regulares e celebridades da badalada Saint-Tropez. Nos anos seguintes, a grife francesa tornou-se ícone fashion por aliar modelagens inovadoras à tecidos de secagem rápida, que se tornaram marca registrada da VILEBREQUIN. Não demorou muito para que suas bermudas de cores fortes e temas florais fossem vistas em abundância nas mais concorridas praias européias. Nas décadas seguintes a marca conquistou sofisticadas celebridades européias com suas cores vibrantes e estampas divertidas em calções e shorts de banho para homens.


Em 1995 a marca novamente revolucionou o mercado ao introduzir o conceito “Like father, like son” (“Tal Pai, Tal Filho”), alimentando o imaginário dos homens em seu desejo de cumplicidade com os filhos. O conceito, incorporado ao universo da marca, apresentava coleções idênticas de bermudas para ambos, adulto e infantil (a partir de 2 anos), se tornando imediatamente ícone e objeto de desejo pelo mundo afora. Apesar do imenso sucesso que a VILEBREQUIN fazia nos balneários mais badalados e chiques do mundo, a primeira loja da marca foi aberta somente em 1996 na França. Luxo, elegância e descontração são os temas que permeavam a decoração da loja. Além disso, vidro e madeira clara acolhiam perfeitamente as cores vibrantes e a riqueza dos estampados.


Foi neste mesmo ano que a marca introduziu no mercado mais dois exclusivos modelos de calção de banho: Okoa, uma bermuda mais longa e com design mais fashion que a tradicional; e Master, mais curto e confortável. Até a virada do milênio, várias outras lojas foram inauguradas em muitas localidades, como em 1999, quando foi aberta a loja conceito em Nova York; além de unidades em Genebra, Paris, Cannes, Marselha e Lyon. Nesta década a VILEBREQUIN expandiu sua linha de produtos introduzindo toalhas de praia, óculos de sol, camisetas, camisas pólos, bonés, chapéus, calças de abrigo, moletons e, mais recentemente uma linha de prêt-à-porter para o inverno, composta por camisas de linho, calças e até malhas de cashmere. Em 2007, o Fashion Fund One comprou a VILEBREQUIN por aproximadamente US$ 120 milhões.


No ano seguinte, a VILEBREQUIN chegou ao Brasil com a inauguração de uma loja própria no badalado shopping Iguatemi em São Paulo. E não demorou muito para que outra unidade fosse inaugurada no Rio de Janeiro. Atualmente, as coleções da marca são super limitadas: apenas 200 estampas diferentes, que tornam seus shorts reconhecíveis a metros de distância, são confeccionadas e divididas em 16 modelos de diferentes corte. Os temas mais freqüentes são inspirados na fauna – com preferência pelas tartarugas – e na flora, mas listras e xadrezes também são utilizados. O campeão de vendas no mundo é o modelo Moorea, mais largo e com amarração na cintura, desenhado nos primórdios da marca.


Além disso, a VILEBREQUIN investe na variedade. Para não espantar homens mais conservadores, por exemplo, investe em peças lisas, com mais de 50 diferentes cores. As peças, confeccionadas com um tipo de algodão especial, com toque de pele de pêssego, desenvolvido com exclusividade para a marca com o objetivo de priorizar o conforto, têm um sistema de ilhoses que evita a imagem de bermuda inflada ao sair da água, e um compartimento vedado do tamanho do bolso traseiro para guardar pertences. Não é a toa que a VILEBREQUIN é a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo da praia. Adorada por celebridades como George Clooney, Tom Cruise, David Beckham, Andrea Casiraghi, Leonardo di Caprio, Brad Pitt, Hugh Grant, Robert De Niro, Príncipe William, Barack Obama e Nicholas Sarkozy, que prefere os modelos lisos para ir à praia, muito bem acompanhado da bela primeira-dama Carla Bruni.


Dados corporativos
● Origem:
França
● Fundação: 1971
● Fundador:
Fred Pryskel
● Sede mundial: Genebra, Suíça
● Proprietário da marca: Fashion Fund One
● Capital aberto: Não
● Chairman: Pierre-Alain Blum
● CEO & Presidente: Hans Ouwendjik
● Diretor criativo: Zaza de Brito
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 153
● Presença global:
50 países
● Presença no Brasil: Sim (3 lojas)
● Maiores mercados: França, Estados Unidos e Itália
● Funcionários: 500
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Bermudas e calções de banho
● Ícones: As bermudas floridas e estampadas
● Website: www.vilebrequin.com

A marca no mundo
Atualmente a badalada marca francesa, única a se dedicar exclusivamente a linha praia e lazer para o homem, está presente em aproximadamente 50 países ao redor do mundo e conta com mais de 150 lojas próprias localizadas em cidades chiques e badaladas como Saint-Tropez, Paris, Capri, Milão, Londres, Lisboa, Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles. Suas roupas e acessórios como óculos de sol e toalhas de praia também são comercializados em dois mil pontos de venda como aeroportos e nas mais badaladas lojas de departamento do mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/4/2011

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