30.12.09

PERNOD RICARD


Muito provavelmente você não conheça a empresa francesa PERNOD RICARD. Mas, certamente já consumiu alguma de suas marcas no segmento de bebidas alcoólicas. Afinal, quem nunca tomou um golinho ao menos da vodca ABSOLUT, dos uísques CHIVAS REGAL e BALLANTINE’S, do rum caribenho MALIBU, ou até mesmo, uma taça dos vinhos JACOB’S CREEK. Por isso, a empresa francesa te deseja um “Cheers”. 

A história 
A origem da empresa tem início no longínquo ano de 1797 quando o major Dubied, após comprar a fórmula de um revitalizante especial chamado “elixir de Absinto”, criado anos antes pelo Dr. Pierre Ordinaire, põe em funcionamento uma fábrica para produzir a bebida na cidade suíça de Couvet, junto com seu cunhado, Henri-Louis Pernod. A nova bebida de cor esverdeada era uma embriagante combinação da semente de anis perfumada (também conhecida como badiana) com a adição especial de “Artemisa absinthium”, a planta do absinto, além de outras plantas aromáticas.


Poucos anos mais tarde, em 1805, a companhia Pernod Fils foi criada em Pontarlier na França por Henri-Louis Pernod para produzir a bebida. Inicialmente conhecido por sua propriedade de aliviar a dor, o absinto rapidamente ganhou fama na França com a marca PERNOD, sendo chamado de “O absinto da alta sociedade parisiense”. Nas décadas seguintes os pedidos se multiplicaram, a produção cresceu e uma segunda fábrica foi inaugurada em 1871, mesmo ano em que a destilaria Hémard foi montada em Montreil-sous-Bois por Ariste Hémard. No ano seguinte, a empresa Pernod Père et Fils foi formada em Avignon por Jules-François Pernod. Tudo ia muito bem até que no dia 17 de março de 1915 um decreto ministerial baniu a produção do Absinto e a empresa foi forçada a fechar suas portas.


Em 1920, sob pressão dos destiladores, os licores de anis são legalizados novamente, embora em uma forma mais branda - um novo drinque de anis, mas “sem absinto”; e com isso os centros de produção de Pontarlier, Avignon e Montreil unem-se, em 1926, sob o nome Casa Hémard, Pernod Père et Fils e Pernod Fils Réunis. Em 1928 a empresa passou a se chamar Les Établissements Pernod. No período do pós-guerra, em 1959, a empresa adotou o nome PERNOD e uma marca global começava a ser estabelecida para seu produto. No mês de dezembro de 1975, o presidente da PERNOD Jean Hémard e Paul Ricard, um marselhês proprietário de uma empresa fundada em 1932 e também produtora de bebida a base de anis, sob o rótulo de pastis, nome extraído de uma expressão provençal que significa mistura ou confusão, decidiram unir suas forças para formar o grupo PERNOD RICARD. As marcas PERNOD e RICARD continuavam vivas e a tradicional bebida consumida no mundo inteiro. Neste mesmo ano, a nova empresa fez sua primeira aquisição ao comprar a Campbell Distillers na Escócia, iniciando assim o processo de diversificação de seus produtos com a venda de uísques.


A década de 1980 foi marcada por duas importantes aquisições: em 1988 a empresa francesa comprou a Irish Distillers (proprietária da marca de uísque irlandês Jameson); e no ano seguinte a australiana Orlando Wyndham (dona da marca dos famosos vinhos Jacob’s Creek). Em 1993, trabalhando em conjunto com empresas cubanas, a PERNOD RICARD criou e lançou no mercado mundial a marca de rum Havana Club International.


Com a chegada do novo milênio, a empresa intensificou o desenvolvimento de um dos mais completos portfólio do segmento, adquirido através de forte crescimento interno e de aquisições ambiciosas, como por exemplo, em 2001, quando comprou a divisão de bebidas alcoólicas e vinhos da canadense Seagram’s Wines and Spirits adicionando a sua linha de produto o uísque Chivas Regal, o conhaque Martell e o single malt The Glenlivet; a vodca polonesa Wyborowa, adquirida também em 2001; ou ainda em 2005, quando adquiriu a rival britânica Allied Domecq, agregando ao seu portfólio marcas de renome como o uísque Ballantine’s, o rum de coco Malibu, o gim Beefeater, e as champanhes Mumm e Perrier-Jouët, e se tornando uma das maiores companhias de bebidas alcoólicas do mundo, atrás apenas da InBev e da Diageo em vendas. Em 2008, a empresa francesa se tornou ainda mais gigante ao anunciar a compra da sueca V&S Group, proprietária da icônica marca de vodca Absolut. Nos Estados Unidos, com a aquisição de Absolut, a PERNOD RICARD se tornou a número 2 do mercado, maior produtor europeu, número 1 na Ásia e número 1 na América Central e Sul. Em todas essas aquisições foram gastos aproximadamente €20 bilhões. Mais recentemente, em 2014, anunciou que se tornou sócia majoritária da empresa que é proprietária da marca de tequila ultra-premium Avión (produzida no México).


As marcas 
Atualmente a PERNOD RICARD detém um enorme e diversificado portfólio de marcas de bebidas ao redor do mundo. As mais importantes são: 
ROYAL SALUTE (uísque super premium e exclusivo) 
THE GLENLIVET (um dos mais conhecidos e consumidos uísques single malt do mundo) 
CHIVAS REGAL (uísque que vende uma garrafa por segundo no mundo) 
BALLANTINE’S (segunda marca de uísque mais consumida do mundo e líder absoluta de mercado em mais de 18 países) 
SOMETHING SPECIAL (uísque escocês) 
JAMESON (uísque irlandês mais famoso do mundo, vendido em 120 países) 
● 100 PIPPERS (uísque escocês) 
PASSPORT (uísque totalmente produzido e envelhecido na Escócia e engarrafado no Brasil) 
NATU NOBILIS (o mais nobre dos uísques brasileiros) 
SEAGRAM’S (uma das marcas de gim mais populares do mundo) 
BEEFEATER (gim inglês comercializado em 100 países) 
MARTELL (uma das marcas de conhaque francês mais antiga do mundo) 
PRESIDENTE (conhaque francês) 
PERNOD aux extraits d’absinthe (absinto) 
PERNOD (licor de anis) 
RICARD (licor de anis e segunda marca de bebida alcoólica mais vendida da Europa) 
KAHLÚA (licor mexicano de café mais vendido do mundo em sua categoria) 
SOHO (licor de lichia) 
HAVANA CLUB (rum cubano) 
MALIBU (rum de coco caribenho comercializado em mais de 120 países) 
MONTILLA (rum brasileiro extremamente popular) 
WYBOROWA (vodca polonesa triplamente destilada) 
ABSOLUT (vodca sueca e segunda marca mais consumida do mundo no segmento) 
LUKSUOWA (vodca polonesa à base de batata) 
ORLOFF (um das vodcas mais consumidas no Brasil) 
MUMM (champanhe que vende anualmente 8 milhões de garrafas) 
PERRIER-JOUËT (uma das marcas de champanhe mais exclusivas do mundo) 
JACOB’S CREEK (vinhos australianos comercializados em mais de 70 países) 
CAMPO VIEJO (vinhos espanhóis) 
GRAFFIGNA (vinhos argentinos) 
BRANCOTT ESTATE (vinhos da Nova Zelândia) 
KENWOOD (vinhos californianos) 
OLMECA (tequila super premium) 
AVIÓN (tequila ultra premium) 
JANEIRO (cachaça exportada para mais de 23 países no mundo) 
SÃO FRANCISCO (cachaça) 
AMARO RAMAZZOTTI (bitter italiano) 
SUZE (bitter francês) 
BECHEROVKA (bitter de ervas da República Checa)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1975 
● Fundador: Jean Hémard e Paul Ricard 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Alexandre Ricard 
● Faturamento: €7.94 bilhões (2014) 
● Lucro: €2.05 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: €24.2 bilhões (setembro/2015) 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 18.500 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques, vodcas, licores, conhaques e vinhos 
● Concorrentes diretos: Diageo, Brown-Forman, Rémy Cointreau, Davide Campari, Bacardi Limited, LVMH e Constellation Brands 
● Slogan: Créateurs de convivialité. 
● Website: www.pernod-ricard.com 

A marca no Brasil 
A história da empresa francesa no Brasil começou a ter um verdadeiro peso em 2001 com a compra mundial de parte da Seagram Co., que havia ingressado no mercado brasileiro em 1966 ao adquirir a Destilaria Medelin no Rio de Janeiro, para produzir bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos e derivados. Até então, a afiliada brasileira tinha uma pequena estrutura, porém já contava com um histórico considerável no desenvolvimento de destilados e vinhos no país. Atualmente a PERNOD RICARD possui um escritório central em São Paulo e duas unidades fabris, sendo a matriz na unidade de Suape (Pernambuco), dedicada ao blending e engarrafamento dos destilados Ron Montilla, uísques Passport, Teacher’s, Natu Nobilis, Blender’s Pride e Wall Street, e a vodca Orloff, que recentemente ganhou uma linha com sabores. Em Resende funciona a destilaria, o envelhecimento, o blending e o engarrafamento dos mesmos produtos de Suape, além da Cachaça Janeiro, Cachaça São Francisco, rum Malibu, dentre outros.


A marca no mundo 
Atualmente a PERNOD RICARD, empresa co-líder de mercado no segmento de destilados e vinhos, com presença marcante em mais de 70 países, e a número 1 no segmento de produtos Premium, possui um enorme e variado portfólio de bebidas alcoólicas vendidas em mais de 150 países ao redor do mundo. As marcas mais importantes, em termos de vendas, são Absolut, Ballantine’s, Jameson, Ricard, Malibu, Havana Club e Chivas Regal. No mundo, anualmente, a empresa comercializa um total de 91 milhões de caixas* de destilados e 25 milhões de caixas* de vinhos. A empresa francesa possui 101 fábricas espalhadas por 23 países. 
*caixas de 9 litros 

Você sabia? 
O sucesso da empresa é devido, em grande parte, ao seu variado portfólio, um dos mais fortes e completos do mercado com marcas nacionais e importadas, muitas delas líderes de categoria e extremamente reconhecidas pelos consumidores, nos seguintes segmentos: uísques, vodcas, cachaças, vinhos, licores, rum, brandy, ice, espumantes e champanhes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/9/2015

4 comentários:

Dream disse...

Realmente uma empresa grandiosa e com alto padrão de qualidade. Não temos como deixar de apreciar seus distintos produtos, eu particularmente admiro a vodca Absolut. Aproveitem todo o portifólio!
Karla Paes

Anônimo disse...

Eu particularmente tive um problema com um produto dessa renomada empresa, não da parte dela, mas acho que adiquiri um produto falsificado, entrei em contato com a mesma,prontamente vieram retirar o produto em minha residência para análise.
Muito interessante o zelo com cliente. muito bom...

Paulo Vasconcelos disse...

é incrivel ver um sonho se tornar numa anababesca potência de mercado, isso nos inspira a acreditar que nossos sonhos também podem se tornar realidade, parabéns a essa grandiosa Empresa.

Anônimo disse...

consumo conhaque, coquetel composto DOMECQ há mais de 40 anos, e até hoje a fórmula é a mesma, muito saborosa, parabéns, continuem assim........severinomangabeira@yahoo.com.br