3.3.10

PAPAIZ

A PAPAIZ sempre ofereceu aos brasileiros uma ampla gama de soluções para garantir qualidade e segurança e, conseqüentemente, satisfação total de seus clientes. Por isso, seu slogan “O seu mundo bem guardado” reflete a filosofia de uma empresa preocupada em acompanhar as tendências do mercado e que alia design, estilo e beleza com a qualidade e a segurança da marca.
-
A história
A história da empresa começou em 1947 quando o italiano Luigi Papaiz, que havia freqüentado um curso de técnico industrial em um colégio de padres salesianos, inaugurou uma pequena atividade mecânica para a fabricação de válvulas de pressão para gases líqüidos, algo raro à época, na cidade de Bolonha. Como eram muitas as dificuldades da economia na Europa após a Segunda Guerra Mundial, em 1952 ele decidiu, em conjunto com seu primo Giovanni Brunetta, imigrar para a América do Sul em busca de melhores oportunidades de desenvolvimento. Chegou a São Paulo trazendo algumas máquinas como bagagem e fundou a PAPAIZ na Vila Prudente, iniciando assim a fabricação e o fornecimento de fechaduras para indústrias de móveis, o que permitiu impulsionar o crescimento inicial da empresa. Amparado sempre na filosofia de direcionar recursos para o desenvolvimento do negócio, através do contínuo investimento em máquinas e equipamentos industriais de última geração, bem como promover uma constante valorização do elemento humano, a PAPAIZ cresceu e começou a prosperar no mercado brasileiro.
-
-
Posteriormente, em 1967, a empresa iniciou a fabricação de cadeados, que viria se tornar seu principal produto, e na década de 70, passou a produzir também fechaduras residenciais, com destaque para a fechadura tetra-chave de alta segurança. Nos anos seguintes a empresa foi crescendo e adicionando novos produtos a sua linha, até a inauguração das modernas instalações industriais situadas na cidade de Diadema (São Paulo) em 1982. A chegada do novo milênio marcou o ingresso da PAPAIZ no segmento de esquadrias padronizadas, com o lançamento de uma completa coleção de portas e janelas de alumínio, para oferecer ao mercado produtos mais elaborados que atendessem necessidades mais complexas dos consumidores.
-
-
Uma das recentes realizações e motivo de orgulho para a empresa foi a criação da Papaiz Nordeste, situada na cidade de Salvador (Bahia), para onde foi transferida a fabricação das linhas de cadeados e fechaduras para móveis no ano 2000. Em 2007, a PAPAIZ inovou ao lançar no mercado novas embalagens para sua linha de cadeados, com o objetivo de facilitar a escolha do consumidor na hora da compra, deixando-a mais atrativa, moderna e informativa. Com foco no mote “a PAPAIZ tem o cadeado ideal para você”, o novo design fortalecia a identidade da empresa e, ao mesmo tempo, permitia uma flexibilidade para a diferenciação das linhas, facilitando o reconhecimento do produto.
-
-
Ainda este ano, como resultado de quase um ano e meio de trabalho chegou ao mercado a de cadeados “Fun” e os cadeados coloridos, em embalagens bem desenhadas. A linha fashion tinha duas estampas diferentes e a fonte de inspiração para os modernos cadeados foi a grife italiana Pucci - conhecida por suas estampas super coloridas. Pouco depois, como impulso para que os cadeados transformem-se em objeto de desejo, a PAPAIZ lançou no mercado a linha futebol de cadeados, com emblemas dos times de futebol do São Paulo, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Vasco.
-
-
Recentemente, em 2009, a PAPAIZ resolveu aliar segurança à beleza, design e estilo, ampliando sua linha de produtos ao oferecer opções de cadeados e maçanetas para diversos públicos e tribos, que pudessem ser não só um simples item de segurança, mas também um acessório de estilo. Assim nasceu a linha Collezione, composta por peças exclusivas como a maçaneta Massima, o cadeado Fashion e o cadeado Fashion Segredo, todos eles com estampas florais e coloridas assinadas pela designer Adriana Barra. Outra grande novidade foi o lançamento dos cadeados da linha Comics, criados para crianças e adolescentes, que trazem os primeiros personagens licenciados: a coreaninha Pucca e o herói Ben 10. Como resultado dessas parcerias com nomes de destaque do design brasileiro a PAPAIZ fez com que os itens de segurança, aos poucos, se transformassem em objetos de desejo, resguardados de modo seguro e harmonioso.
-
-
Hoje em dia carro-chefe da marca é o cadeado, oferecido em muitos modelos: há os tradicionais, com haste normal ou longa, para ambientes corrosivos (maresia e umidade), e há também os divertidos, chamados de “Fun”, que são divididos nas linhas Color (são oito cores), Futebol (da seleção brasileira e mais oito times brasileiros), Fashion (quatro modelos), Bike (especial para bicicletas, em cinco cores) e Segredo (com números).
-
-
Campanhas que fizeram história
Em 2009 a PAPAIZ lançou “Com esses ninguém mexe”, uma campanha bem humorada, com muita animação e uma mensagem que apresenta toda a qualidade e eficiência dos produtos, com a clara finalidade de aproximar a marca do consumidor brasileiro. A campanha representou mais uma ação no sentido do rejuvenescimento da marca e manutenção de sua liderança no mercado.
-
-
Em todos os filmes da campanha (eram 10 ao todo) os cadeados ganham vida e viram personagens caracterizados de pequenas histórias. No filme “Tropa de Choque”, por exemplo, a animação mostra os cadeados perfilados, caracterizados como “soldados” e um superior passando a tropa em revista. O cadeado comandante questiona: "CR30, qual é a sua função CR30?", e ouve como resposta que é proteger os ambientes mais agressivos. Depois o comandante diz em tom descontraído: "É isso aí garoto, pega um pega geral".
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1952
● Fundador:
Luigi Papaiz
● Sede mundial:
Diadema, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Papaiz
● Capital aberto:
Não
● Diretora superintendente: Sandra Papaiz
● Faturamento: R$ 280 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas:
2
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
1.500
● Segmento:
Ferragens
● Principais produtos:
Cadeados, fechaduras e dobradiças
● Slogan:
O seu mundo bem guardado.
● Website:
http://www.papaiz.com.br/
-
A marca no mundo
A PAPAIZ, que produz hoje cadeados, fechaduras residências, fechaduras móveis e dobradiças, é uma das marcas líderes do mercado brasileiro, exportando seus produtos para mais de 40 países ao redor do mundo. A linha fashion já representa 12% do faturamento total de R$ 135 milhões da divisão de cadeados.
-
Você sabia?
Só a PAPAIZ oferece 10 anos de garantia na maioria de seus produtos, que já atendem à nova norma de cadeados ABNT NBR 15271.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 3/3/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom,anos atras precisei comprar uns 5 cadeados grandes e pra economizar comprei aquele preto que até esqueci a marca,menos de um mes ele depois de aberto ja nao fechava fiquei com raiva joguei tudo fora e fui comprar os Papaiz estão lá até hoje debaixo de chuva sol e neblina,estão como novos.

Adilson disse...

A Papaiz eu recomendo sou chaveiro e sempre uso os produtos papaiz, pela qualidade e durabilidade!!