26.7.10

ÁGUA SÃO LOURENÇO

Uma refeição inesquecível é feita de convidados especiais, pratos bem preparados e bebidas bem escolhidas. Com mais de um século de história a SÃO LOURENÇO é sinônimo de uma água pura, leve e naturalmente gasosa. Uma água mineral sofisticada que por suas propriedades naturais se tornou a companheira ideal para a gastronomia.
-
A história
Um vale cercado por montes suaves, no encontro de três rios, que já fora disputado palmo a palmo por bandeirantes e temidos índios Cataguases. Foi nesse cenário, que em 1826, Antonio Francisco Viana encontrou, nas terras de seu pai, uma nascente de água naturalmente gasosa e cristalina, à qual foram atribuídos diversos poderes de cura. Ao tomar conhecimento sobre essas terras, em 1890, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga, filho de uma tradicional família mineira do Território da Campanha de Princesa, adquiriu o terreno e fundou a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, fazendo com que a água mineral SÃO LOURENÇO fosse a primeira a ser engarrafada na América Latina. O nome da empresa foi escolhido em homenagem ao seu pai, que no ano de 1927 daria nome ao município de São Lourenço, ao sul de Minas Gerais. Depois de dois anos, foi inaugurada a primeira fonte de água natural gasosa. Em 1905, o empresário Afonso França comprou as terras do comendador, assumindo a exploração das nove fontes de água mineral locais. Ele construiu prédios, adquiriu maquinário e divulgou em todo o país as qualidades turísticas da região e o poder de suas águas.
-
-
Após inúmeras sucessões, a companhia foi assumida, em 1929, por Francisco de Souza Costa, que procedeu com a captação definitiva das fontes Gasosa, Magnesiana, Alcalina, Ferruginosa, Vichy e Sulfurosa, em um trabalho que levou 25 anos. Em 1935, sob nova presidência, foi estabelecida a zona de proteção às fontes, a construção do Balneário, a criação do pavilhão da fábrica, o término do lago, além de grandes transformações no sistema de engarrafamento das águas minerais SÃO LOURENÇO. Entre as décadas de 30 e 50, a cidade passou a ser freqüentada pela alta sociedade brasileira, artistas e políticos. Os ricos e elegantes, que eram atraídos pela beleza da região e pela fama de suas águas minerais, contribuíram para divulgar a marca SÃO LOURENÇO pelo país afora.
-
-
Nesta época também, as charmosas garrafinhas verdes da água mineral SÃO LOURENÇO passaram a ser presença constante dos bons momentos à mesa, sendo perfeita para quem desejasse enriquecer a experiência da degustação. Isto porque, antes de brotar na Fonte Oriente, ela atravessa rochas ricas em substâncias, como o carbonato e o sulfato de cálcio. Esses minerais se diluem na água, enriquecendo-a. As condições geográficas e geológicas da região que modificam a água é que fazem a água mineral SÃO LOURENÇO ter um sabor leve, agradável e um frescor natural, tornando-a assim a água da boa mesa. No ano de 1974, a tradicional empresa francesa de águas minerais Perrier, comprou a marca SÃO LOURENÇO, aprimorando o engarrafamento das águas e sua comercialização.
-

-
Quando a Perrier foi adquirida pela Nestlé em 1992, a marca SÃO LOURENÇO passou a fazer parte do portfólio da empresa suíça. De lá para cá, a fábrica foi ampliada e a linha de produtos da marca cresceu. Suas duas versões, água mineral natural (rótulo azul) e água mineral gasosa natural (rótulo vermelho), ganharam diferentes tipos de embalagens, como em vidro e PET (Politereftalato de Etileno), e tamanhos (300 ml, 510 ml e 1.25 litros).
-
-
O parque das águas
O Parque das Águas é um dos cartões de visita da cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, desde 1935. Um ponto turístico que permite ao visitante passar momentos relaxantes e agradáveis em contato direto com a natureza. Seu terreno de 370 mil m² é repleto de belos jardins, alamedas e bosques. Além disso, por toda a sua extensão é possível encontrar inúmeras áreas de recreação ao ar livre, nove fontes de água mineral - cada uma com sua propriedade - e um lago com 90 mil m², em que a água tranqüila permite passeios de pedalinho e barco. Uma das atrações principais do parque fica por conta do Centro Hidroterápico. Popularmente chamado de Balneário, ele é um verdadeiro espaço de relaxamento com banhos termais, duchas escocesas, saunas, massagens, tratamentos de pele e muitos outros serviços para o bem-estar do visitante. Em 1936 a visita ao local passou a ser cobrada. No aspecto turístico o desenvolvimento foi alcançado em sua plenitude, registrando-se um crescente aumento no número de freqüentadores e tornando-se necessária a implantação de um novo parque, anexado ao existente. O Parque II - como foi chamado - foi implantado em 1986, com um projeto de urbanização de uma área de mais de 60 mil m². Além disso, houve a captação de duas novas fontes – as de número 7 e 8. A fonte de número 9 apareceu somente em 1992. Devido a uma forte enchente em 2000, o parque e sua fábrica foram completamente destruídos. A empresa começou, então, um programa de reconstrução dessas áreas. Em 2008, o Balneário foi reinaugurado. Atualmente o parque é administrado pela Nestlé Waters, que também realiza a captação, o engarrafamento e a distribuição da água mineral SÃO LOURENÇO para o Brasil e para o mundo. O parque fica aberto diariamente, das 8h às 17h20, e o seu ingresso custa R$ 5,00.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1890
● Fundador: Bernardo Saturnino da Veiga
● Sede mundial:
São Lourenço, Minas Gerais, Brasil
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● Presidente (Brasil): Ivan Zurita
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 400
● Segmento:
Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Águas minerais
● Ícones: O parque das águas
● Slogan: A água da boa mesa.
● Website:
www.nestle.com.br/portalnestle/parquedasaguas/
-
A marca no Brasil
Atualmente a água mineral SÃO LOURENÇO, uma das melhores do mundo, é comercializada em supermercados e bons restaurantes e bares de todo o país, sendo encontrada em embalagens de vários tamanhos.
-
Você sabia?
Na Itália, São Lourenço é o santo padroeiro dos forneiros e cozinheiros, o que talvez explique a lendária afinidade entre a água mineral SÃO LOURENÇO e as artes da boa mesa.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 26/7/2010

6 comentários:

Anônimo disse...

é verdade que essa água é recomendada para quem sofre de transtorno bipolar?

Anônimo disse...

é sim.....ela possui uma boa quantidade de Litio, que regula o bom humor....

Anônimo disse...

Essa água é a melhor que já tomei.

Anônimo disse...

É boa, mas não se equipara a S.Pellegrino. Mas já é um orgulho ao Brazil. Ainda mais as que tomamos direto à fonte, cujo sabor é mui mais apurado. Sem duvidas, a melhor água brasiliena.

Arenalab disse...

Não sobre a água que não conheço, mas sobre o blog em si. Grande idéia, excelênte trabalho, ajudou muito em uns projetos e certamente me tornarei visitante ativo.

Valeu

Anônimo disse...

"Entre as décadas de 30 e 50 a cidade passou a ser frequentada pela alta sociedade brasileira"

Hoje em dia a cidade recebe excursões de "duristas" mal educados, ignorantes e porcos que deixam as ruas imundas no domingo a tarde quando voltam para os seus lugares de origem. È lamentável.