27.7.10

CAMICADO


Não é exagero nenhum afirmar que sem a CAMICADO não há casamento no estado de São Paulo, tamanha sua influência nas listas de presentes de milhões de uniões matrimoniais. Através de um atendimento personalizado e um ambiente agradável, a rede CAMICADO tem como objetivo transformar o seu dia a dia e fazer de cada minuto um momento inesquecível em cada canto da sua casa. Afinal, a rede CAMICADO contém o maior mix de produtos para montar ou renovar a sua casa com estilo e qualidade, desde abridores de lata de R$ 1 a sofisticados faqueiros que podem custar mais de R$ 3.000.

A história
Tudo começou em uma simples barraca de feira na cidade de São Paulo. Foi no meio de frutas, legumes e verduras que o filho de japoneses Minolu Camicado aprendeu a fazer negócios. Foi então, que ele, cansado de armar e desarmar barracas, juntamente com as irmãs, Maria e Mariê, também feirantes, abriu uma loja na popular região da Rua 25 de Março, em São Paulo, no ano de 1980. Tinham inicialmente a ideia de vender legumes, mas logo começaram a comercializar brinquedos. Nos anos seguintes o mix de produtos foi aumentado, passando também a comercializar pequenas quinquilharias domésticas e artigos para festa, em um local de corredores estreitos, prateleiras abarrotadas e preços camaradas.


A primeira loja dedicada exclusivamente para artigos de casa foi inaugurada pelos três irmãos no shopping Lar Center em 1987, em São Paulo, dando origem a um novo negócio. A ideia, desde o começo, foi criar um conceito inédito no varejo brasileiro: uma loja só de artigos para casa, nem muito sofisticada nem muito popular, com preço competitivo e mix diversificado de produtos, que atendia todas as necessidades de famílias que estavam montando ou completando suas casas. O sucesso da loja levou a abertura de uma segunda unidade no shopping Paulista em 1988, e uma terceira no shopping Eldorado em 1993. Neste momento a pequena rede comercializava artigos para decoração, utensílios domésticos, eletroportáteis, além de artigos para cama, mesa e banho. A impressão era de que em cada loja da rede podia-se encontrar de tudo.


A CAMICADO HOUSEWARE, que adotou esse nome para se diferenciar da operação de “atacarejo” (suas lojas localizadas na Rua 25 de Março que vendiam brinquedos, utilidades domésticas e artigos para festa) deu um grande salto no final dos anos 90, quando os gigantes do setor, Mesbla e Mappin, fecharam as portas. Nesse momento, Minolu percebeu uma situação extremamente singular para então tomar uma decisão não programada. Até este momento a rede tinha apenas quatro lojas. Em 2000, já eram 10 unidades localizadas nos principais centros comerciais da cidade. A partir deste momento, a rede iria se firmar como a “rainha” das listas de casamento, aumentando ainda mais sua popularidade entre os consumidores. Além disso, as inúmeras opções de produtos e preços contribuíram para o sucesso da CAMICADO. Desde 2003, a rede praticamente dobrou de tamanho e passou a figurar no topo da lista dos maiores clientes de empresas como a Schimdt, fabricante de louças, e Tramontina, produtora de panelas e utensílios domésticos. A primeira experiência da rede fora do território paulista aconteceu ainda em 2003 com a inauguração de uma loja na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. Em maio de 2006, a empresa criou a divisão CAMICADO CORPORATE, que atende exclusivamente o mercado corporativo como redes de restaurantes, hotéis, flats, bufês, hospitais e escritórios.


Em setembro de 2008 a rede reinaugurou sua primeira loja, instalada no Shopping Lar Center, na capital paulista, com uma novidade: era a primeira megastore da rede, com 1.500 m² e linhas de banho e cama vendidas exclusivamente nessa unidade. No final deste ano a rede se expandiu para outras cidades com a inauguração de lojas em Londrina e Porto Alegre. Estando sempre por dentro das novas tendências mundiais, a rede tinha a preocupação em atender todas as necessidades diárias que fazem parte da casa de seus consumidores. Baseada nesse conceito surgiram os produtos exclusivos Stone Home (importado) e CAMICADO (nacional), além do Selo de Exclusividade Camicado, que garante um produto com qualidade e criado especialmente para seguir o seu estilo.


O sucesso da CAMICADO chamou a atenção da gaúcha Renner, que no início de abril de 2011 comprou a rede, então com 27 unidades, por R$ 165 milhões. Controle rígido de custos, novo formato de lojas (onde produtos são agrupados por estilos), novo posicionamento de mercado e treinamento de funcionários. A ideia dos novos proprietários é que a rede tenha 125 lojas até 2020. Além disso, a rede aposta no cartão Renner (que já são aceitos em suas lojas) para expandir ainda mais suas vendas e crescer neste segmento.


A evolução visual
Há pouco tempo atrás a CAMICADO apresentou sua nova identidade visual. No novo logotipo o símbolo à esquerda do nome foi abolido e as duas letras A perderam seus traços centrais.


Os slogans
Casa com seu estilo. (2012)
A marca da sua casa.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1980
● Fundador: Minolu Camicado
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Lojas Renner S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: José Galló
● Faturamento: R$ 165 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 33
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Utensílios para casa e artigos de cama, mesa e banho
● Concorrentes diretos: Tok&Stok, ETNA e MMartan
● Ícones: As listas de casamento
● Slogan: Casa com seu estilo.
● Website: www.camicado.com.br

A marca no Brasil
A CAMICADO, maior vendedora de panelas, copos, faqueiros, toalhas e de uma infinidade de produtos para casa no Brasil, possui 33 lojas em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, mais o Distrito Federal), que atendem mais de 2.3 milhões clientes todos os anos. Cada loja da rede tem em média 8.000 itens que refletem as principais tendências mundiais em funcionalidade e design. Anualmente a rede CAMICADO vende mais de 3.3 milhões de copos, 3 milhões de talheres, 1.3 milhões de pratos, 550 mil panelas e 350 mil toalhas. As vendas para casamentos representaram mais de 25% do faturamento da rede e a operação de comércio online responde por outros 15%.

Você sabia?
O excelente desempenho da rede fica evidente no sucesso das suas lojas entre os noivos. Dos mais de 51 mil casamentos registrados na capital paulistana todos os, aproximadamente 40 mil fazem sua lista de presentes na CAMICADO.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 16/7/2012

Um comentário:

Izabela Bonisegna disse...

Poxa, Adorei me ajudou muito