Não é exagero nenhum afirmar que sem a CAMICADO não há casamento no estado de São Paulo, tamanha sua influência nas listas de presentes de milhões de uniões matrimoniais. Através de um atendimento personalizado e um ambiente agradável, a rede CAMICADO tem como objetivo transformar o seu dia a dia e fazer de cada minuto um momento inesquecível em cada canto da sua casa. Afinal, a marca contém o maior mix de produtos para montar, decorar ou renovar a sua casa com estilo e qualidade, desde abridores de lata, toalhas a sofisticados faqueiros.
A história
Tudo começou em uma simples barraca de feira na cidade de São Paulo. Foi no meio de frutas, legumes e verduras que o filho de japoneses Minolu Camicado aprendeu a fazer negócios e vender. Foi então, que ele, cansado de armar e desarmar barracas, juntamente com as irmãs, Maria e Mariê, também feirantes, abriu uma modesta loja na popular região da Rua 25 de Março, em São Paulo, no ano de 1980. Tinham inicialmente a ideia de vender legumes, mas logo começaram a comercializar brinquedos. Nos anos seguintes o mix de produtos foi ampliado, passando também a comercializar pequenas quinquilharias domésticas e artigos para festa, em um local de corredores estreitos, prateleiras abarrotadas e preços pra lá de camaradas.
Em 1987 os irmãos resolveram investir em uma megaloja, com 1.500 m², exclusivamente para artigos de casa, no recém-inaugurado Shopping Lar Center, na zona norte de São Paulo. A loja colocava à disposição dos consumidores mais de 5.000 itens, de um simples abridor de latas a panelas, aparelhos de jantar e enxovais, e equilibrava a oferta de artigos de luxo com objetos de uso diário. A nova unidade da CAMICADO quebrou um tabu: retirou os balcões e espalhou copos, panelas, talheres e eletroportáteis em expositores no meio da loja, permitindo que os fregueses tocassem nos produtos. Apostou também em um tipo de atendimento diferente, o chamado varejo assistido, por meio do qual o cliente aciona o vendedor apenas quando acha necessário. Além disso, com preços competitivos e mix diversificado de produtos, a nova unidade atendia todas as necessidades de famílias que estavam montando, completando ou renovando suas casas. O sucesso da loja levou a abertura de uma segunda unidade no shopping Paulista em 1988, e uma terceira no shopping Eldorado em 1993. Neste momento a pequena rede comercializava artigos para decoração, utensílios domésticos, eletroportáteis, além de artigos para cama, mesa e banho. A impressão era de que em cada loja da rede podia-se encontrar de tudo, tamanha a variedade de produtos.
A CAMICADO HOUSEWARE, que adotou esse nome para se diferenciar da operação de “atacarejo” (suas lojas localizadas na Rua 25 de Março que vendiam brinquedos, utilidades domésticas e artigos para festa) deu um grande salto no final dos anos de 1990, quando os gigantes do setor, Mesbla e Mappin, fecharam as portas. Nesse momento, os irmãos perceberam uma situação extremamente singular para então tomar uma decisão não programada. Até este momento a rede tinha apenas quatro lojas. Em 2000, já eram 10 unidades localizadas nos principais centros comerciais da cidade. A partir deste momento, a rede iria se firmar como a “rainha” das listas de casamento, aumentando ainda mais sua popularidade entre os consumidores, já que os noivos podiam encontrar itens para todos os ambientes da casa, com qualidade e estilo. Além disso, as inúmeras opções de produtos e preços contribuíram para o sucesso da CAMICADO. A partir de 2003, a rede praticamente dobrou de tamanho e passou a figurar no topo da lista dos maiores clientes de empresas como a Schimdt, fabricante de louças, e Tramontina, produtora de panelas e utensílios domésticos. A primeira experiência da rede fora do território paulista aconteceu ainda em 2003 com a inauguração de uma loja-teste na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. Em maio de 2006, a empresa criou a divisão CAMICADO CORPORATE, cujo objetivo era atender exclusivamente o mercado corporativo como redes de restaurantes, hotéis, flats, bufês, hospitais e escritórios.
Em setembro de 2008 a rede reinaugurou sua primeira loja, instalada no Shopping Lar Center, na capital paulista, com uma novidade: era a primeira megastore da rede, com 1.500 m² e linhas de banho e cama vendidas exclusivamente nessa unidade. No final deste ano a rede se expandiu para outras cidades do país com a inauguração de lojas em Londrina e Porto Alegre. Estando sempre por dentro das novas tendências mundiais, a rede tinha a preocupação em atender todas as necessidades diárias que fazem parte da casa de seus consumidores. Do quarto a cozinha. Baseada nesse conceito surgiu os produtos exclusivos Stone Home (importado) e CAMICADO (nacional), além do Selo de Exclusividade, que garantia um produto com qualidade e criado especialmente para seguir o seu estilo.
O sucesso da CAMICADO chamou a atenção da gaúcha Renner, que no início de abril de 2011 comprou a rede, então com 27 unidades, por R$ 165 milhões. Controle rígido de custos, novo formato de lojas (onde produtos são agrupados por estilos), novo posicionamento de mercado e treinamento de funcionários. Com essas medidas, nos anos seguintes a CAMICADO cresceu no mercado inaugurando novas lojas por grandes cidades do país. Além disso, a rede apostou na aceitação do Cartão Renner em suas lojas para expandir ainda mais suas vendas e crescer neste segmento tão competitivo. A partir de 2013 a rede começou a dividir seus lançamentos por coleções, apresentando produtos por lifestyle e, pesquisando tendências em semanas de moda, desfiles e comportamento.
Em 2015, a CAMICADO começou a operar sua loja na internet para oferecer mais de 3.500 produtos aos consumidores que não contavam com lojas físicas próximas. Até então, o site oferecia entregas limitadas a cidades onde a rede tinha operações, além do serviço de lista de noivas. Com isso, a varejista se tornou referência para listas de casamento e apostou cada vez mais em itens de marca própria para ganhar público e sustentar a abertura de novas lojas. Em 2017 a CAMICADO inaugurou novas unidades em Barueri, Teresina e Salvador. A partir de um novo conceito, estas lojas já contavam com espaço exclusivo para noivas e suas listas de presentes. Fora o setor para presentes, outros pontos trabalhados nos novos estabelecimentos foram uma iluminação mais adequada para exposição dos produtos e um espaço maior para circulação dos clientes. As novas unidades, com o objetivo de atrair clientes e amantes da culinária, também passaram a contar com o Espaço Gourmet, um ambiente moderno criado para aulas e oficinas gastronômicas (hoje presente em 70% das lojas da rede).
Hoje em dia, as lojas da rede CAMICADO são inspiradas no novo conceito da marca, que propõe um mix de peças atuais, exclusivas e agrupados por lifestyle para que o consumidor consiga visualizar melhor os produtos. O objetivo da marca é que as vendas sejam, cada vez mais, consultivas e, para isso, o investimento em treinamento é fundamental. Para atender uma demanda cada vez mais qualificada e exigente, também aposta na integração dos canais de vendas - o omnichannel. Hoje já é possível o consumidor comprar na internet e retirar em uma das unidades da rede à sua escolha.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo de sua história. No final dos anos de 1990, a CAMICADO apresentou sua nova identidade visual. No novo logotipo o símbolo à esquerda do nome foi abolido e as duas letras A perderam seus traços centrais. Além disso, a palavra “houseware” foi adicionada abaixo do nome da marca. Há alguns anos atrás a marca retirou a palavra “houseware” de seu logotipo.
Os slogans
Casa com seu estilo. (2012)
A marca da sua casa.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1980
● Fundador: Minolu, Maria e Mariê Camicado
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Camicado - Maxmix Comercial Ltda.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Lojas Renner S.A.)
● CEO: Fábio Faccio
● Faturamento: R$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 113
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Varejo (houseware)
● Principais produtos: Utensílios para casa e artigos de cama, mesa e banho
● Concorrentes diretos: Tok & Stok, ETNA, Preçolandia, Daiso, Spicy, Presentes Mickey, Zelo e MMartan
● Ícones: As listas de casamento
● Slogan: Casa com seu estilo.
● Website: www.camicado.com.br
A marca no Brasil
A CAMICADO, rede de lojas especializada em casa e decoração, é a maior vendedora do mercado brasileiro de panelas, copos, faqueiros, toalhas e de uma infinidade de produtos para casa. A rede possui 113 lojas em 22 estados brasileiros, que atendem mais de 3 milhões clientes todos os anos. Cada loja da rede tem em média 8.000 itens que refletem as principais tendências mundiais em funcionalidade e design, entre artigos de decoração, utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e organização. Atualmente, aproximadamente 40% do mix de produtos vendidos pela CAMICADO é desenvolvido pela própria empresa. Por ano a rede vende mais de 3.6 milhões de copos, 3.5 milhões de talheres, 1.6 milhões de pratos, 600 mil panelas e 500 mil toalhas. As vendas para casamentos representaram mais de 25% do faturamento da rede e a operação de comércio online responde por outros 15%.
Você sabia?
● O excelente desempenho da rede fica evidente no sucesso das suas lojas entre os noivos. Dos mais de 50 mil casamentos registrados na capital paulistana todos os anos, aproximadamente 40 mil fazem lista de presentes na CAMICADO.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico, Estadão, Meio Mensagem e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/12/2019
3 comentários:
Poxa, Adorei me ajudou muito
legal, passa confiança.
Uma Empresa que passa confianca para seus clientes internos e externos, uma ótima empresa para trabalhar!
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