19.7.10

CLEAR


O tempo em que caspa era sinônimo de vergonha, constrangimento e cabelos ressecados e sem brilho acabou. A marca CLEAR, através de uma linha de xampus e condicionadores com fórmulas avançadas, devolveu a milhões de pessoas no mundo a autoconfiança e o poder do movimento sem o medo das temidas caspas. Combatendo à caspa desde a primeira lavagem CLEAR proporciona 365 dias por ano de tranquilidade. Isto porque a marca investe em estudos e pesquisas sobre o couro cabeludo com um único objetivo: encontrar novas soluções em xampus e condicionadores para cuidar da saúde dos cabelos, deixando-os lindos e hidratados. 


A história 
Tudo começou no final dos anos de 1960 quando os centros de desenvolvimento de novos produtos da Unilever (conheça essa outra história aqui) em Xangai (China) e Bangkok (Tailândia) iniciaram o desenvolvimento de um xampu anticaspa. Após anos de intensas pesquisas os cientistas finalmente criaram uma fórmula eficaz no combate e prevenção da caspa. Foi então que, no ano de 1975, o xampu CLINIC ALL CLEAR, foi introduzido no mercado italiano. Em 1982 a marca foi reposicionada no mercado e adotou o nome CLEAR. A partir de então a marca começou a ser lançada em outros mercados, como por exemplo Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia.
   

Durante mais de uma década a marca CLEAR ficou confinada ao mercado italiano e à países do sudeste asiático, onde se tornou extremamente popular, principalmente por sua eficácia. Foi então que a empresa anglo-holandesa decidiu que era chegada a hora de afrontar a marca líder no mundo na categoria anticaspa, a Head & Shoulders (conheça essa história aqui) da Procter & Gamble (saiba mais aqui), e tornar CLEAR uma marca global. Para isso a empresa investiu milhões de dólares para aperfeiçoar ainda mais a fórmula do produto. O resultado foi uma nova fórmula exclusiva que removia a caspa com o uso regular do xampu, prevenia a coceira causada pela caspa, reduzia a queda devido à quebra, nutria o couro cabeludo, diminuía o ressecamento e ainda limpava e refrescava. E como contava com propriedades condicionantes, a nova fórmula do xampu ainda deixava os cabelos lindos e hidratados.
   

Depois de criar novas e modernas embalagens CLEAR foi relançada mundialmente no ano de 2007 em alguns países, incluindo o Brasil, os Estados Unidos e região do Oriente Médio, oferecendo uma completa linha de xampu e condicionadores, não só para o combate da caspa, mas também para o tratamento dos cabelos de uma forma geral. Por exemplo, para o público masculino, mais propenso ao problema da caspa, a CLEAR disponibilizava as variantes Queda Control (combatia também a queda de cabelo), Dual Effect 2 em 1 (aliava os benefícios do xampu com a maciez do condicionador, hidratando cabelos normais a secos, além de diminuir a coceira causada pela caspa no couro cabeludo) e Maximum Fresh (proporcionava uma sensação refrescante graças à presença de mentol em sua formulação).
   

Já as mulheres, que possuem o couro cabeludo mais sensível, CLEAR oferecia as versões Renovação e Anticoceira (especificamente desenvolvida para aliviar a coceira dos cabelos normais causada pela caspa), Óleo Control (xampu e condicionador cuja fórmula continha ativo biomineral, que controlava a oleosidade e oferecia maciez aos cabelos), Queda Defense (xampu e condicionador para cabelos quebradiços) e Suavidade & Brilho (unia o tratamento eficaz no combate à caspa com saúde e beleza para os fios, pois além de atuar no couro cabeludo, agia também na raiz e nos fios deixando-os hidratados, resistentes e quatro vezes mais macios).
  


Todos os xampus e condicionadores da marca agiam desde a primeira lavagem, garantindo 100% de eficácia no controle da caspa. Além disso, contavam com a eficiente tecnologia Cleartech, uma formulação à base de silicone que proporcionava, além do eficiente combate à caspa, maior proteção, suavidade e resistência aos fios. Já o ingrediente Vita ABE trazia uma combinação exclusiva do agente anticaspa Zinco Piritiona, óleo de semente de girassol, nutrientes para o couro cabeludo e aminoácidos que deixavam os fios mais macios.
   

Rapidamente a marca CLEAR ganhou expressivas participações de mercado em vários países, especialmente nos emergentes, onde a Unilever sempre teve uma forte presença. Mas para tornar a CLEAR uma marca global, a Unilever sabia que era preciso investir em marketing. Milhões de dólares foram despejados em patrocínios de grandes eventos e amostras em salões de beleza; assim como na escolha de garotos-propaganda famosos, como por exemplo, o jogador português Cristiano Ronaldo.
  

Em 2011, a marca apresentou duas novas tecnologias para seus xampus e condicionadores: Nutrium 10 (linha feminina) e Pro Nutrium 10 (linha masculina). Desenvolvidas em parceria com renomados dermatologistas, essas novas fórmulas eram complexos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ativos reparadores do couro cabeludo e ingredientes para o cuidado da fibra capilar. Esta fórmula avançada penetrava nas três camadas da epiderme do couro cabeludo fortalecendo e melhorando sua condição, além de nutrir o cabelo e ajudar a prevenir a queda pela quebra. Já para o mercado brasileiro a marca apresentou a linha Fusão Herbal, que utilizava em sua formulação ervas indígenas da Amazônia, como erva mate e quillaja.
  

Sempre investindo em pesquisas, recentemente a marca lançou o revolucionário Bio-Booster, uma tecnologia inovadora que combina cuidados com o couro cabeludo e com a pele. Enriquecido com Guar potencializado para aumentar a distribuição da proteção anticaspa pelo couro cabeludo, Bio-Booster também contém o primeiro antimicrobiano, a nicotinamida (vitamina B3), para fortalecer as defesas naturais do couro cabeludo, e aminoácidos para manter o couro cabeludo hidratado e saudável. Outras novidades recentes da marca são as ampolas de tratamento contra quedas de cabelo; um gel fixador com propriedades para o controle da caspa (2021); o único shampoo para cabelo e barba, com ação tripla (limpa, hidrata e fortalece), lançado também em 2021; os primeiros xampus clinicamente comprovados para reduzir a queda de cabelo do couro cabeludo em 30 dias (introduzidos em 2022); e a primeira fórmula anticaspa clinicamente comprovada alimentada por concentrado de niacinamida, oferecendo 100% de proteção contra o retorno da caspa.
  

A marca também oferece a linha CLEAR SPORTS, criada em 2019 em parceria com Cristiano Ronaldo e Marta, especificamente desenvolvida para quem pratica esportes, removendo a sujeira e suor que afetam o couro cabeludo e causam caspa; e a linha CLEAR DETOX, indicado para a remoção da oleosidade e nutrição para o couro cabeludo e que utiliza ingredientes como pepino, kiwi e chá verde (poderosos antioxidantes para limpeza diária, além de ajudarem a hidratar os cabelos), além de gengibre, sementes de chia e açafrão-da-terra (que combatem as bactérias e a inflamação em um detox contra os efeitos da poluição).
  

A CLEAR entendeu que o couro cabeludo masculino é diferente do feminino, e percebendo a necessidade de soluções distintas, a marca criou o primeiro xampu anticaspa personalizado para homens e para mulheres. Oferecendo várias versões (incluindo para Pós Alisamento Químico), cada fórmula possui combinações adaptadas às necessidades específicas dos homens e das mulheres. São 365 dias sem caspa, sem coceira e sem oleosidade para os homens e cabelos mais bonitos e hidratados, sem caspa, sem coceira e sem ressecamento para as mulheres.
   

Expert na eliminação da caspa 
CLEAR é expert nos cuidados com o couro cabeludo e no tratamento da caspa, realizando constantes investimentos em tecnologia e pesquisas com o consumidor. Esses diferenciais fazem de CLEAR a principal marca do mercado anticaspa brasileiro líder do segmento. Suas exclusivas e avançadas tecnologias, atuam no combate à caspa desde a primeira lavagem. Sua fórmula com vitaminas e minerais, atua profundamente no couro cabeludo e cabelo, prevenindo sintomas como coceira, quebra e ressecamento, proporcionando fios saudáveis e bonitos.
  

A comunicação 
Há anos a CLEAR implementa um plano de marketing para atrair os fãs de futebol e um público mais jovem com o intuito de aumentar seu faturamento em vários mercados globais. A marca investe muito em patrocínios de grandes eventos e na contratação de embaixadores famosos, como por exemplo, os jogadores Cristiano Ronaldo, Neymar Jr., Richarlison; a jogadora Marta; as modelos Heidi Klum e Miranda Kerr; o piloto Kimi Raikkonen; o ator e pop star coreano Rain Hawks; a cantora Nicole Scherzinger; a atriz indiana Ileana D’cruz; a apresentadora Angélica; o ator Rodrigo Lombardi; e a atriz Paolla Oliveira (esses três últimos para o mercado brasileiro). Os pesados investimentos em marketing também fizeram com que a CLEAR se tornasse a primeira marca de cosmético a estar presente no seleto círculo da Fórmula 1 através do patrocínio do piloto brasileiro Lucas Di Grassi e da escuderia Virgin Racing.
   

E Cristiano Ronaldo, reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, desde 2009 é o principal porta-voz da marca CLEAR, chegando a colaborar no final de 2020 com a marca para co-criar o Clear Men Legend Shampoo by CR7, apresentando uma fórmula de gel com sal marinho.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Até 2007, a marca CLEAR remodelou seu logotipo várias vezes, adotando diferentes tipografias de letra e mantendo sempre a cor azul.
   

Porém, foi a partir de 2007, quando a marca foi relançada globalmente, que a CLEAR resolveu realizar uma remodelação radical em sua identidade visual. O novo logotipo apresentou a cor preta e uma tipografia de letra mais fina e refinada. Depois de passar por uma modernização em 2011, o atual logotipo foi adotado em 2014 e apresentou uma tipografia de letra ligeiramente diferente da anterior, criando assim um visual mais limpo e sofisticado.
  

Em Portugal a marca é comercializada com o nome de LINIC e na Grécia como ULTREX. Nesses mercados, apesar de nomes diferentes, a arquitetura gráfica e visual, incluindo logotipo e design de embalagens, segue a da marca CLEAR.
  

Os slogans 
Nothing To Hide. (2013) 
No dandruff just soft hair. 
Zero Dandruff. Just fabulous hair. 
Nada a esconder. (Brasil)
   
Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1975 
● Criador: Unilever 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Unilever plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Hein Schumacher 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Xampus anticaspa e condicionadores 
● Concorrentes diretos: Head & Shoulders, Selsun Blue, Pantene, L’Oréal, Neutrogena, Pert Plus e Nizoral 
● Slogan: Nothing To Hide. 

A marca no mundo 
Atualmente a marca CLEAR, composta por uma linha formada por xampus e condicionadores com benefícios específicos para eliminar a caspa e prevenir seus sintomas, é comercializada em aproximadamente 60 países ao redor do mundo, com forte presença na Ásia, Oriente Médio e Norte da África. A CLEAR cresceu consistentemente nos últimos anos e atualmente é a marca de xampu masculino nº 1 do mundo, e o xampu anticaspa nº 1 em três dos maiores mercados de cuidados com os cabelos da Unilever: Sudeste Asiático, Itália e Brasil, onde possui mais de 40% de participação de mercado (Fonte: A/C Nielsen). Hoje em dia a marca oferece linhas para tratamento completos dos cabelos como Cuidado Diário, Queda de Cabelo, Controle da Coceira, Antioleosidade e Hidratação, além da linha Sports. 

Você sabia? 
Aproximadamente 1 bilhão de pessoas já experimentaram algum xampu ou condicionador da marca CLEAR. 
Mundialmente, o best-seller da CLEAR é o xampu Clear Men Cool Sport Menthol, um produto desenvolvido para remover, resistir e prevenir a caspa enquanto proporciona uma sensação refrescante que mantém o cabelo e o couro cabeludo frescos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/8/2023 

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3 comentários:

Lotus Boutique disse...

gostei bastante!

Lotus Boutique disse...

Muito bom, gostei bastante espero novidades

Gi disse...

Esse era o melhor que pena que não fabrica mais. Esse e o clear women São tops da linha.