19.7.10

CLEAR


O tempo em que caspa era sinônimo de vergonha, constrangimento e cabelos ressecados e sem brilho acabou. A marca CLEAR, através de uma linha de xampus e condicionadores com fórmulas avançadas, devolveu a milhões de pessoas no mundo a autoconfiança e o poder do movimento sem o medo das temidas caspas. Combatendo à caspa desde a primeira lavagem CLEAR proporciona 365 dias por ano de tranquilidade. Isto porque a marca investe em estudos e pesquisas sobre o couro cabeludo com um único objetivo: encontrar novas soluções em xampus e condicionadores para cuidar da saúde dos cabelos, deixando-os lindos e hidratados. 

A história 
Tudo começou no final dos anos de 1960 quando os centros de desenvolvimento de novos produtos da Unilever em Xangai (China) e Bangkok (Tailândia) iniciaram o desenvolvimento de um xampu anticaspa. Após anos de intensas pesquisas os cientistas criaram uma fórmula eficaz no combate e prevenção da caspa. Foi então, que em 1972, o xampu CLINIC ALL CLEAR, foi introduzido em apenas quatro mercados mundiais: Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Durante mais de três décadas a marca ficou confinada a países do sudeste asiático, onde se tornou extremamente popular, principalmente por sua eficácia. Foi então que a empresa anglo-holandesa decidiu que era chegada a hora de afrontar a marca líder no mundo na categoria anticaspa, a Head & Shoulders da Procter & Gamble; e tornar CLEAR uma marca global. Para isso a empresa investiu milhões de dólares para aperfeiçoar ainda mais a fórmula do produto.


O resultado foi uma nova fórmula exclusiva que removia a caspa com o uso regular do xampu, prevenia a coceira causada pela caspa, reduzia a queda devido à quebra, nutria o couro cabeludo, diminuía o ressecamento, e ainda limpava e refrescava. E como contava com propriedades condicionantes, a nova fórmula do xampu ainda deixava os cabelos lindos e hidratados. Depois de criar novas e modernas embalagens, a marca, agora rebatizada com o nome CLEAR, foi relançada mundialmente em alguns países, incluindo Brasil, Estados Unidos e na região do Oriente Médio, no ano de 2007, oferecendo uma completa linha de xampu e condicionadores.


Para o público masculino, mais propenso ao problema da caspa, a CLEAR disponibilizava as variantes Queda Control (combate também a queda de cabelo), Dual Effect 2 em 1 (alia os benefícios do xampu com a maciez do condicionador, hidratando cabelos normais a secos, além de diminuir a coceira causada pela caspa no couro cabeludo) e Maximum Fresh (proporciona uma sensação refrescante graças à presença de mentol em sua formulação). Já as mulheres, que têm o couro cabeludo mais sensível, tinham a disposição as versões Renovação e Anticoceira (especificamente desenvolvida para aliviar a coceira dos cabelos normais causada pela caspa), Óleo Control (xampu e condicionador cuja fórmula contém ativo biomineral, que controla a oleosidade e oferece maciez aos cabelos), Queda Defense (xampu e condicionador para cabelos quebradiços) e Suavidade & Brilho (une o tratamento eficaz no combate à caspa com saúde e beleza para os fios, pois além de atuar no couro cabeludo, age também na raiz e nos fios deixando-os hidratados, resistentes e quatro vezes mais macios).


Todos os xampus e condicionadores da marca agiam desde a primeira lavagem, garantindo 100% de eficácia no controle da caspa. Além disso, contavam com a eficiente tecnologia Cleartech, uma formulação à base de silicone que proporcionava, além do eficiente combate à caspa, maior proteção, suavidade e resistência aos fios. Além disso, o ingrediente Vita ABE, trazia uma combinação exclusiva do agente anticaspa Zinco Piritiona, óleo de semente de girassol, nutrientes para o couro cabeludo e aminoácidos que deixavam os fios mais macios. Rapidamente a marca CLEAR ganhou expressivas participações de mercado em vários países, especialmente nos emergentes, onde a Unilever tem uma forte presença.


Mas para tornar a CLEAR uma marca global, a Unilever sabia que era preciso investir em marketing. Milhões de dólares foram despejados em patrocínios de grandes eventos e amostras em salões de beleza; assim como foram escolhidos garotos-propaganda famosos, como por exemplo, o jogador português Cristiano Ronaldo, o ator e pop star coreano Rain Hawks e a cantora Nicole Scherzinger. Além disso, a CLEAR se tornou a primeira marca de cosmético a estar presente no seleto círculo da Fórmula 1 através do patrocínio do piloto brasileiro Lucas Di Grassi e da escuderia Virgin Racing. Atualmente, além de Cristiano Ronaldo, a modelo Heidi Klum, o piloto Kimi Raikkonen da escuderia Lotus (da qual a marca é patrocinadora) e da atriz Paolla Oliveira (para o mercado brasileiro) são embaixadores da marca.


Em 2011 a marca apresentou duas novas tecnologias para seus xampus e condicionadores: Nutrium 10 (linha feminina) e Pro Nutrium 10 (linha masculina). Desenvolvidas em parceria com renomados dermatologistas, essas novas fórmulas são complexos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ativos reparadores do couro cabeludo e ingredientes para o cuidado da fibra capilar. Esta fórmula avançada penetra nas três camadas da epiderme do couro cabeludo fortalecendo e melhorando sua condição, além de nutrir o cabelo e ajudar a prevenir a queda pela quebra. Mais recentemente, para o mercado brasileiro, a marca lançou a linha Fusão Herbal, que utiliza em sua formulação ervas indígenas da Amazônia, como erva mate e quillaja. Oferecendo várias versões (incluindo para Pós Alisamento Químico), cada fórmula possui combinações adaptadas às necessidades específicas dos homens e das mulheres. São 365 dias sem caspa, sem coceira e sem oleosidade para os homens e cabelos mais bonitos e hidratados, sem caspa, sem coceira e sem ressecamento para as mulheres. A marca também lançou no mercado ampolas de tratamento contra quedas de cabelo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Na mais recente a marca adotou uma nova tipografia de letra, mais arredondada. O novo logotipo é utilizado, por enquanto, em alguns mercados globais, como por exemplo, nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e na Austrália, onde a linha feminina foi renomeada para Clear Scalp & Hair Beauty Therapy e a masculina para Clear Men Scalp Therapy.


Dados corporativos 
● Origem: Ásia 
● Lançamento: 1972 
● Criador: Unilever 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Michael Treschow 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Xampus anticaspa e condicionadores 
● Concorrentes diretos: Head & Shoulders, Selsun Blue, L’Oréal Elvive e Neutrogena 
● Slogan: No dandruff just soft hair. 

A marca no mundo 
Atualmente a marca CLEAR, composta por uma linha formada por mais de 20 versões de xampus e condicionadores com benefícios específicos para eliminar a caspa e prevenir cada um dos sintomas provocados por ela, é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo. A marca é líder de mercado em sua categoria na Itália, Tailândia, Indonésia e Vietnã, entre outros países da Ásia. 

Você sabia? 
Aproximadamente 1 bilhão de pessoas já experimentaram algum xampu ou condicionador da marca CLEAR. 
No mercado brasileiro a marca é líder do segmento de xampu anticaspa com 42% de participação (Fonte: A/C Nielsen). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/10/2013

2 comentários:

Lotus Boutique disse...

gostei bastante!

Lotus Boutique disse...

Muito bom, gostei bastante espero novidades