19.7.10

EXTRA

Eletrodomésticos, livros, celulares, eletroportáteis, móveis, dispositivos de informática, entre outros itens – todos com preços baixos e com ótimas condições de pagamento. Foi assim que a marca EXTRA construiu sua imagem de sucesso entre milhões de famílias brasileiras. Atualmente, a rede oferece tudo que a família precisa. Desde um sortimento completo de alimentos, até as maiores novidades de tecnologia, itens para casa e moda básica com estilo, garantindo sempre o melhor preço do mercado.
-
A história
A marca EXTRA nasceu da necessidade que o Grupo Pão de Açúcar tinha de reformular e modernizar o conceito de sua rede de hipermercados Jumbo, presente no mercado desde 1971. Eram grandes lojas, com amplo estacionamento, comercializando produtos alimentícios e não alimentícios, e vendiam de alface a helicóptero. A primeira unidade do EXTRA foi inaugurada em 1989 na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) no mesmo local onde antes operava uma loja do Jumbo, uma experiência que se estenderia a todos os outros hipermercados do grupo nos anos seguintes. Em 1990, antigos hipermercados Jumbo, em São Paulo, Paraná e Belo Horizonte, são adaptados à nova filosofia e passam a se denominar EXTRA. Em novembro deste mesmo ano é inaugurado o Extra Abolição em Campinas, que construído especialmente para este fim marcou uma segunda geração de hipermercados.
-
-
A marca EXTRA passou a ser a única bandeira de hipermercados do Grupo em 1993, quando marca Jumbo foi oficialmente desativada. Em 1997 o Extra João Dias, inaugurado no ano anterior, passou a funcionar 24 horas por dia, sendo o primeiro hipermercado do Brasil a ter este horário de funcionamento, facilitando a vida do cliente que passou a ter a possibilidade de fazer compras a qualquer hora do dia ou da noite. Ainda neste ano, com a aquisição do hipermercado Freeway no Rio de Janeiro, a bandeira EXTRA representou o primeiro passo do Grupo no setor de hipermercados em terras cariocas. Foi sob a bandeira EXTRA que, no ano de 2000, pela primeira vez o Grupo Pão de Açúcar lançou uma linha de produtos com marcas próprias. Esta linha contava aproximadamente 200 produtos, incluía itens perecíveis, mercearia e bazar; e hoje vendidos sob a marca Qualitá.
-
-
As farmácias próprias, batizadas de DROGARIA EXTRA, foram implantadas em 2001, no interior de duas lojas dos hipermercados em Mauá e Taboão, com o intuito de oferecer mais serviços aos clientes e inovar o mercado farmacêutico. Pouco depois, em 2002, a rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, Eletro, passa a operar sob a bandeira EXTRA ELETRO, agregando a força do nome EXTRA Hipermercados. No estacionamento do EXTRA de Mogi da Cruzes, na grande São Paulo, é inaugurado em 2004, o primeiro POSTO EXTRA, com bombas eletrônicas de combustível e equipamentos de última geração, ecologicamente corretos, licenciados e certificados pela Cetesb. Em 2005 foi inaugurado um novo conceito da loja EXTRA ELETRO, em Sorocaba: o de oferecer soluções integradas para a casa, de móveis a equipamentos como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
-
-
Em 2007, a marca expandiu sua atuação. Além de responder pelo formato de hipermercados dentro do Grupo Pão de Açúcar e pelas lojas de eletroeletrônicos, com a rede EXTRA ELETRO, passa a assinar um novo formato de supermercados com EXTRA SUPERMERCADO, que trazia a proximidade de uma loja de bairro e um sortimento alimentar completo. O segmento de lojas de conveniência/proximidade passou a ser atendido com a marca EXTRA FÁCIL, disponível somente no Estado de São Paulo.
-
-
A rede construiu sua história de sucesso baseada em: grandes ofertas, verdadeiros atrativos para os consumidores; facilidade de pagamento; e economia na compra. As promoções da rede variam de uma ocasião para outra, sendo que as datas comemorativas oferecem vantagens especiais aos consumidores. Além disso, a rede disponibiliza o CARTÃO EXTRA, que oferece benefícios ilimitados, incluindo o desconto de 25% na primeira compra, sem taxa de anuidade, várias datas de pagamento para o cliente escolher e até 40 dias para pagar.
-
-
As bandeiras
O EXTRA é uma rede de varejo completa que oferece vários formatos de loja para atender os consumidores com soluções para todos os momentos ou necessidades específicas, oferecendo variedade, qualidade, crédito, grandes marcas, atendimento simpático em um ambiente agradável, iluminado e confortável, sempre com muita economia:
Extra Hipermercado
Lojas amplas, com ambiente moderno e agradável, de fácil circulação e com amplo estacionamento, onde é possível encontrar grande variedade de produtos alimentícios e não alimentícios (as melhores marcas em eletroeletrônicos, eletrodomésticos e informática, além de moda têxtil, bazar para equipar a casa, itens para carro e muito mais). Oferece ainda atendimento e serviços diferenciados, como pagamento de contas, recarga de celular, lista de casamento, garantia própria e muito mais. São mais de 70 mil itens à disposição do consumidor. Para as crianças as lojas disponibilizam carrinhos menores para suas comprinhas; aos deficientes, carrinhos motorizados; bebês, carrinhos com bebê conforto e fraldário. São 105 lojas distribuídas em 15 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Extra Supermercado
É um supermercado de bairro completo com toda a qualidade e política de preços dos hipermercados EXTRA. Com foco no público direcionado às compras de reposição e de oportunidade, os destaques da loja são as seções de perecíveis e alimentos, valorizando o sortimento e o preço competitivo. Aliado à proximidade de atendimento da loja de vizinhança, o destaque também está nos itens de compra diária, nas seções de padaria, açougue, peixaria e hortifruti, além de produtos da cesta básica, limpeza e bazar, com utensílios para casa. Nessas lojas os clientes possuem vagas de estacionamento, além de serviço de correspondente bancário para pagamento de contas de água, luz, telefone, impostos e todos os boletos bancários pagáveis em bancos. Os clientes contam ainda com a vantagem de efetuar seus pagamentos até às 21h00, no dia do vencimento; além da recarga de celular diretamente no caixa; e entrega em domicílio. São 13 lojas distribuídas em 3 estados brasileiros: São Paulo, Ceará e Pernambuco.
Extra Fácil
Em operação desde outubro 2007, esse formato de loja tem como objetivos principais a praticidade e comodidade, resultando em uma experiência de compra conveniente e agradável; com serviços essenciais para o dia-a-dia, e com uma clara percepção de preço-qualidade. Com esse posicionamento, o EXTRA FÁCIL está localizado sempre próximo às residências, escolas, ou dos locais de trabalho, acompanhando o trajeto diário dos consumidores e possibilitando as compras dos produtos de necessidade diária, típicos do café da manhã ou da tarde, sobremesas e até mesmo itens para o almoço. Mesmo com uma área de vendas enxuta, com até 250m², o EXTRA FÁCIL oferece um sortimento de aproximadamente 3 mil itens entre produtos alimentícios, perecíveis e mercearia em geral, que são expostos em gôndolas baixas, permitindo a visualização de todas as seções. Há ainda à disposição dos clientes, fornos de microondas e máquinas de café expresso para consumo imediato. São 70 lojas no estado de São Paulo.
-
-
Extra Eletro
Especializadas em produtos eletroeletrônicos, as lojas também comercializam móveis e itens de bazar, com foco direcionado especialmente na excelência no atendimento ao consumidor.
Posto Extra
Os postos fazem parte da rede independente de Postos do Grupo Pão de Açúcar. São mais de 70 postos em todo o Brasil, onde quem abastece pode ficar sossegado, afinal, a bandeira trabalha somente com os maiores e melhores fornecedores do mercado. Todos combustíveis são testados 3 vezes antes de chegar no tanque do carro: o primeiro teste é feito na base de distribuição, o segundo logo que chega nos postos e o terceiro realizado por auditoria de laboratórios independentes.
Drogaria Extra
Nasceu em 29 de novembro de 2001, com a inauguração de sua primeira loja, no EXTRA em Taboão da Serra, São Paulo. Hoje, são mais de 80 lojas à disposição. Em cada uma delas, o consumidor encontra tudo para a saúde e o bem-estar da sua família: medicamentos de referência, genéricos, itens de perfumaria e produtos para cuidados pessoais, além de contar sempre com um farmacêutico de plantão, pronto para atender a família a qualquer momento. O slogan da marca é “Drogaria Extra. Especialista no bem estar da sua família”. Hoje, são mais de 104 lojas à disposição.
-
-
A evolução visual
Recentemente a imagem visual da marca EXTRA foi modernizada, ganhando uma nova tipografia e formas mais arredondadas.
-
-
Os slogans
Extra. O hipermercado da família brasileira.
O hipermercado da minha família.
Mais barato, mais barato, Extra.
Orgulho de ser brasileiro.
A qualidade da família brasileira.
-
-
O valor
Segundo a consultoria BrandAnalytics/Millward Brown, somente a marca EXTRA está avaliada em R$ 638 milhões, ocupando a posição de número 23 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1989
● Fundador:
Grupo Pão de Açúcar
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Pão de Açúcar
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho:
Abílio Diniz
● Diretor Presidente: Enéas Pestana
● Faturamento: R$ 12.2 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 638 milhões (2009)
● Lojas: 350 (englobando todas as bandeiras)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 30.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos:
Alimentos, produtos de higiene, eletrodomésticos, medicamentos
● Slogan: Extra. O hipermercado da família brasileira.
● Website:
www.extra.com.br
-
A marca no Brasil
A rede EXTRA, que atua sob vários modelos de lojas (hipermercado, supermercado, loja de conveniência, drogaria, posto de gasolina, além da loja virtual), possui 350 lojas em 15 estados brasileiros, correspondendo por mais de 50% das vendas líquidas do Grupo Pão de Açúcar. São 105 hipermercados, 13 supermercados, 70 lojas de conveniência, 104 drogarias e 55 postos, distribuídos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em São Paulo, o número de unidades do EXTRA é maior, marcando presença em Campinas, Sorocaba, Araraquara, Americana, São Vicente, Itú, Jundiaí, capital paulista, entre outras.
-
Você sabia?
Em uma madrugada chuvosa, no mês de maio de 1999, os hipermercados EXTRA de Curitiba, tiveram uma clientela bem humorada para atender. Com muita descontração famílias chegavam às lojas vestidas de pijama, incluindo chinelo e meia. Enfrentando olhares curiosos, vieram concorrer ao prêmio de 10 % de desconto ou um kit composto por edredom, lençol e travesseiro.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 19/7/2010

Nenhum comentário: