1.11.10

TAEQ

Que tal deixar o seu dia a dia com mais bem-estar e equilíbrio? Foi assim que a marca TAEQ se tornou um verdadeiro sucesso, oferecendo aos seus consumidores uma nova proposta: viver bem e com equilíbrio em todos os momentos da vida.
-
A história
A história das marcas próprias no Brasil pode ser contada antes e depois do surgimento da TAEQ. Tudo começou em meados de 2005, quando o Grupo Pão de Açúcar encomendou uma pesquisa de mercado que apontou diversas tendências. Entre elas, que havia um tipo de consumidor procurando levar uma vida mais saudável. A empresa então chegou a uma conclusão: de que havia espaço para criar uma categoria de produtos com este foco. Na época, marca própria no Brasil era percebida como uma marca de segunda linha, que basicamente competia por preço. Por isso, o Grupo Pão de Açúcar decidiu criar uma marca que seria aspiracional, que fosse desejada pelo consumidor. Após muita pesquisa e planejamento, e um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, em tempo recorde, nasciam os primeiros produtos com a marca TAEQ focados em bem-estar, saúde e qualidade de vida. O nome que batizou a marca é um neologismo a partir das palavras orientais “TAO” (caminho, equilíbrio) e “EKI” (energia vital). A intenção era tornar a marca um sinônimo de vida em equilíbrio, como diz seu slogan.
-
-
Os produtos da marca própria da empresa estrearam nas lojas Pão de Açúcar em setembro de 2006. Inicialmente foram ofertados aproximadamente 200 itens, dos quais 120 de alimentos (incluindo orgânicos, diet/light e funcionais), e cerca de 80 modelos de roupas esportivas nos segmentos de natação, ioga, fitness, básica, ciclismo e corrida. Para os consumidores entenderem a proposta de valor da marca, no final deste mesmo ano, a empresa inaugurou uma loja exclusiva TAEQ dentro do supermercado Pão de Açúcar em Alphaville, localizado em Barueri, na Grande São Paulo. A loja contava com atendentes para consultoria pessoal, que prestavam orientações detalhadas e atendimento personalizado. Nos anos seguintes, TAEQ passou ser reconhecida por muitos consumidores como a melhor solução de bem-estar, integrando alimentação saudável, prática de atividades físicas, beleza e cuidados com a casa, chegando ao ponto de extrapolar a categoria onde surgiu e ser reconhecida como uma marca diferenciada. Com isso, a gama de produtos foi ampliada. Surgiu então a linha Casa, com produtos de higiene, cuidados com as roupas e bem-estar, que incluía velas e perfumaria, além de itens ligados a pequenos rituais como chás e café da manhã. Na seqüência, em 2008, ocorreu o lançamento do segmento Beleza, que envolvia cuidado com os cabelos, rosto e corpo, produtos para homens e acessórios para banho e cabelo. De maneira inusitada, em parte desta linha, os principais ingredientes são apresentados em breves informativos que introduzem origem ou curiosidades sobre plantas, acompanhados de suas respectivas ilustrações.
-
-
Atualmente a marca TAEQ está dividida em cinco segmentos, representados por logotipos coloridos:
Nutrição (cor verde-escuro): Apresenta ingredientes diferenciados e receitas inovadoras. Opções leves e equilibradas, com baixos teores de gordura e muito saborosas – tudo muito fácil, para o consumidor ter uma vida mais saudável e feliz. A linha oferece enorme quantidade de alimentos com barras de cereais, cafés, água de coco, carnes, chás, congelados, doces, sobremesas, frios, laticínios, gelatinas, geléias, massas, molhos, sucos, sorvetes, sopas, sanduíches, pães e alimentos de soja.
Orgânico (cor verde-claro): Além de uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, esta linha oferece diversas outras opções de produtos alimentícios, como arroz, azeite, açúcar, chá, castanha, mel e muito mais.
Casa (cor salmão): Para desenvolver os produtos que criam um clima especial em casa, esta linha inspira-se na função primordial de um lar, que é acolher. As boas vibrações, conforto para recarregar as energias e beleza para contemplar. A linha oferece pratos, toalhas, xícaras, louças, copos entre outros.
Esporte (cor cinza): Uma linha de roupas e acessórios esportivos com tecnologia e muito conforto para as mais diversas práticas.
Beleza (cor azul-clara): A linha posta na combinação exótica de ingredientes surpreendentes, aliando cuidados de beleza às essências e texturas que mexem com os sentidos. A linha oferece produtos para banho e pós=banho como toalhas, sabonetes, xampus, condicionadores, óleo para banho, cremes hidratantes, entre outros.
-
-
Os produtos alimentícios são os campeões de venda: a barrinha de cereais é a segunda mais vendida do Brasil e a primeira no grupo Pão de Açúcar. O arroz integral é o segundo que mais vende no grupo, seguido pelo isotônico, lançado em 2008. O quarto produto mais vendido são os cookies, seguido das geléias. Entre não alimentos, o destaque fica por conta das louças brancas, toalhas e um travesseiro feito com fibra natural. TAEQ se tornou um case de marketing no segmento de marcas próprias, amparada por um enorme investimento em Marketing, que se concentra justamente no ponto-de-venda. A marca tem participação nos tablóides do grupo, nos folhetos de ofertas, gôndolas exclusivas em todas as lojas e uma exposição favorecida com muito material de merchandising no ponto-de-venda. Mas a marca também faz publicidade em mídias tradicionais, na internet, e patrocina as maratonas do grupo Pão de Açúcar. Além das lojas próprias e do novo conceito in store, TAEQ conta ainda com uma loja itinerante. É uma carreta com aproximadamente 20m² que está sempre presente nas maratonas realizadas e patrocinadas pelo grupo para fazer exposição e venda dos produtos da marca. A carreta estaciona ainda nas lojas onde não há lojas exclusivas da TAEQ.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 2006
● Fundador: Grupo Pão de Açúcar
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Pão de Açúcar
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: Abílio Diniz
● Presidente: Enéas Pestana
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Lojas: 14
● Segmento:
Bens de consumo
● Principais produtos:
Alimentos, roupas, cosméticos e produtos para o lar
● Slogan: Vida em equilíbrio.
● Website: www.taeq.com.br
-
A marca no Brasil
Atualmente a linha de produtos com a marca TAEQ, composta por mais de 1.500 itens, é comercializada em todas as lojas do Grupo (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), atingindo mais de 600 pontos-de-venda. A marca também possui espaços exclusivos de venda dos produtos TAEQ e já conta com catorze lojas exclusivas distribuídas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília.
-
Você sabia?
Como bem-estar e sustentabilidade são conceitos que andam juntos, cada vez mais produtos da marca utilizam a “Embalagem Verde Taeq”, produzida a partir do material coletado nas estações de reciclagem do Grupo Pão de Açúcar e que, além de ser sustentável, cumpre também uma função social ao longo do processo.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 2/11/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa sua pesquisa sobre essa marca, me ajudou bastante!

Valci Gonçalves disse...

Parabéns!!
Gostaria de saber mais sobre a procedência do salmão da Taeq?

Anônimo disse...

Por favor quero saber mais a respeito da produção dos chás da Taeq, pois quero consumir algo que realmente tenha qualidade. Muito obg!