1.11.10

TAEQ


Que tal deixar o seu dia a dia mais saudável? Foi assim que a marca TAEQ se tornou um verdadeiro sucesso, oferecendo aos seus consumidores uma nova proposta: viver bem e com equilíbrio. Pioneira em democratizar a alimentação saudável no Brasil, através de um portfólio, que vai do café da manhã ao jantar, a TAEQ se dedica a simplificar o universo da alimentação saudável e facilitar a tomada de decisão de milhões de consumidores. 

A história 
O sucesso das marcas próprias no Brasil pode ser contado antes e depois do surgimento da TAEQ. Tudo começou em meados de 2005, quando o Grupo Pão de Açúcar encomendou uma pesquisa de mercado que apontou diversas tendências. Entre as quais, que havia um tipo de consumidor procurando levar uma vida mais saudável. A empresa então chegou a uma conclusão: de que havia espaço para criar uma categoria de produtos com este foco. Na época, marca própria no Brasil era percebida como uma marca de segunda linha, que basicamente competia por preço. Por isso, o Grupo Pão de Açúcar decidiu criar uma marca que seria aspiracional, que fosse desejada pelo consumidor. Após muita pesquisa e planejamento - e um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões -, em tempo recorde, nasciam os primeiros produtos com a marca TAEQ focados em bem-estar, saúde e qualidade de vida. O nome que batizou a nova marca era um neologismo a partir das palavras orientais “TAO” (caminho, equilíbrio) e “EKI” (energia vital). A intenção era tornar a marca um sinônimo de vida em equilíbrio, como dizia seu slogan original.
  

Os produtos da marca TAEQ estrearam nas lojas Pão de Açúcar (conheça essa outra história aqui) no dia 14 de setembro de 2006. Inicialmente foram ofertados aproximadamente 200 itens, dos quais 120 de alimentos (incluindo orgânicos, diet/light e funcionais), e cerca de 80 modelos de roupas e acessórios esportivos nos segmentos de natação, ioga, fitness, ciclismo e corrida. Para os consumidores entenderem a proposta de valor da nova marca, no final deste mesmo ano, a empresa inaugurou uma loja exclusiva TAEQ dentro do supermercado Pão de Açúcar em Alphaville, localizado em Barueri, na Grande São Paulo. A loja contava com atendentes para consultoria pessoal, que prestavam orientações detalhadas e atendimento personalizado.
   

Em pouco tempo, a TAEQ passou a ser reconhecida por muitos consumidores como a melhor solução de bem-estar, integrando alimentação saudável e prática de atividades físicas, chegando ao ponto de extrapolar a categoria onde surgiu e ser reconhecida como uma marca diferenciada. Com isso, a gama de produtos foi ampliada. Surgiu então a linha Casa (com pratos, toalhas, xícaras, louças, copos, entre outros), produtos de higiene, cuidados com as roupas e bem-estar, que incluía velas e perfumaria, além de itens ligados à pequenos rituais como chás e café da manhã. Na sequência, em 2008, ocorreu o lançamento do segmento Beleza, que envolvia cuidado com os cabelos, rosto e corpo, com produtos como toalhas, sabonetes, xampus, condicionadores, óleo para banho e cremes hidratantes. De maneira inusitada, em parte desta linha, os principais ingredientes eram apresentados em breves informativos que introduziam origem ou curiosidades sobre plantas e ingredientes, acompanhados de suas respectivas ilustrações.
   

Em 2010, os produtos alimentícios já eram os campeões de venda da TAEQ: a barrinha de cereais era a segunda mais vendida do Brasil e a primeira no grupo Pão de Açúcar; já o arroz integral era o segundo que mais vendia no grupo, seguido pelo isotônico. Em 2012, a TAEQ começou a focar seu segmento de atuação no setor de alimento saudáveis - que já vinha sendo fortalecido com itens orgânicos e frescos - e tomou a decisão de fechar as 15 lojas que vendiam roupas e acessórios para a prática de esportes e estavam localizadas dentro dos supermercados da empresa, em algumas capitais do país. A operação foi descontinuada depois que a empresa constatou, por meio de estudos, que deveria focar os investimentos da marca TAEQ na área de alimentos saudáveis, incluindo o lançamento de sucos e néctares orgânicos. Essa estratégia foi intensificada a partir de 2013, quando a TAEQ se reposicionou no mercado, incluindo remodelação do logotipo e das embalagens, adequação de portfólio e campanha de comunicação - sendo que, pela primeira vez em sua história, a marca lançou um filme publicitário para a televisão.
  

Como resultado do reposicionamento, foram privilegiados produtos naturais, integrais e orgânicos, incluindo o lançamento de barra de frutas, pratos prontos congelados, pacotes de frutas desidratadas e verduras processadas. Pouco depois, a TAEQ descontinuou sua linha casa e beleza e passou a focar exclusivamente em alimentação saudável. Nos anos seguintes a linha de produtos foi ampliado e, em 2020, a TAEQ lançou uma linha de congelados veganos, entre os quais hambúrguer de berinjela, quibe de mandioquinha com batata doce e amêndoas e kafta de feijão fradinho com quinoa e especiarias. No ano de 2021, em uma atitude ousada, mas necessárias, em virtude da pandemia, a TAEQ passou a vender seus produtos também no aplicativo de entrega Rappi (conheça essa outra história aqui).
   

Pouco depois, em 2022, a TAEQ resolveu testar sair dos supermercados da rede e começou a ser vendida em máquinas de autoatendimento (chamadas vending machines) estrategicamente localizadas em espaços públicos, como parques, academias e até outlets. As máquinas de autoatendimento vendem uma variedade de produtos saudáveis da marca, como sucos, snacks, iogurtes e outros itens de consumo imediato. O pioneirismo em sustentabilidade da TAEQ pode ser comprovado recentemente, em 2023, com o lançamento do leite zero lactose em embalagem de polietileno de cana-de-açúcar e das cápsulas de café orgânico biodegradáveis.
  

Hoje em dia a TAEQ oferece uma grande variedade de itens práticos que podem ser consumidos em todas as refeições, desde o café da manhã, passando pelo almoço, o lanchinho da tarde até o jantar. Entre as opções estão sucos, leites, chás, pães, frutas, snacks, barras de cereal, barras de proteína, tapiocas, verduras, legumes, massas, arroz, farinhas, geleias, molhos, pastas de amendoim, entre outros produtos saudáveis.
  

O sucesso 
A TAEQ se tornou um case de marketing no segmento de marcas próprias no mercado brasileiro, amparada por um enorme investimento em marketing, que se concentrava justamente nos pontos-de-venda. A marca ganhou participação nos tablóides do grupo Pão de Açúcar, nos folhetos de ofertas, gôndolas exclusivas em diversas lojas e uma exposição favorecida com muito material de merchandising no ponto-de-venda. Mas a marca também fez publicidade em mídias tradicionais, na internet, e chegou a patrocinar maratonas do grupo Pão de Açúcar. Além de lojas próprias e do conceito in store, TAEQ chegou a contar ainda com uma loja itinerante (uma carreta com aproximadamente 20m² que estava sempre presente nas maratonas realizadas e patrocinadas pelo grupo para fazer exposição e venda dos produtos da marca).
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por poucas remodelações ao longo de sua história. A primeira remodelação aconteceu em 2013, quando o logotipo ganhou nova forma e uma silhueta humana em seu interior, mas manteve a mesma tipografia de letra. O atual logotipo foi adotado em 2023 e apresentou um novo formato, nova tipografia de letra e um tom de verde um pouco mais claro.
  

O logotipo da TAEQ também pode ser aplicado em branco sob um fundo verde-claro, cor tão associada á marca.
  

Os slogans 
Saudável descomplicado! (2023) 
A escolha de quem escolhe ser saudável. (2016) 
Conquiste sua vida. (2013) 
Vida em equilíbrio. (2007)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 14 de setembro de 2006 
● Criador: Grupo Pão de Açúcar 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Companhia Brasileira de Distribuição 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rafael Russowsky 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Marcas própria 
● Principais produtos: Alimentos e bebidas 
● Concorrentes diretos: Member’s Mark (Sam’s Club), Carrefour, St Marche, Chef (Assaí), Momento Mambo, Natural One e Da Terrinha 
● Slogan: Saudável descomplicado! 

A marca no Brasil 
Atualmente a linha de produtos com a marca TAEQ, composta por mais de 400 itens (entre bebidas e alimentos, com ingredientes saudáveis, orgânicos e até opções veganas), é comercializada em todas as lojas do Grupo (Pão de Açúcar e Mercado Extra, incluindo espaços exclusivos dedicados à marca), atingindo mais de 710 pontos-de-venda em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A TAEQ também se expandiu para fora dos supermercados da rede, sendo vendida em máquinas de autoatendimento e com presença em e-commerces e outros formatos de negócio, como aplicativos de entrega. 

Você sabia? 
 A TAEQ já teve presença internacional. Isto aconteceu em 2010, quando o grupo francês Casino (conheça essa história aqui) - então acionista do Pão de Açúcar - levou a marca para a Colômbia através das lojas da rede de supermercado Éxito, que era parceira do Casino na América Latina. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é dinheiro, Época Negócios, Embalagem Marca, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/10/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa sua pesquisa sobre essa marca, me ajudou bastante!

Unknown disse...

Parabéns!!
Gostaria de saber mais sobre a procedência do salmão da Taeq?

Anônimo disse...

Por favor quero saber mais a respeito da produção dos chás da Taeq, pois quero consumir algo que realmente tenha qualidade. Muito obg!

Anônimo disse...

Bastante esclarecedor!
Profissional em Loja de Comunicação Visual, Sao Paulo - SP