1.12.10

CENTAURO


A rede CENTAURO se transformou em uma vitrine para qualquer produto esportivo. Os mais recentes lançamentos de tênis, vestuário e equipamentos esportivos de última geração desfilam por suas prateleiras e displays, reunidos em um mesmo ambiente entretenimento e experimentação de produtos quando o assunto é esporte. Seja ele qual for.

A história
Tudo começou com Sebastião Bonfim Filho, um jovem de 28 anos, herdeiro de um varejista de tecido de Caratinga, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, e proprietário de uma fábrica falida de balanças, que tinha uma ideia na cabeça e apenas US$ 10.500 no bolso. Era início dos anos 80, consolidava-se nos Estados Unidos o interesse pela forma física e culto ao corpo e à saúde, e praticantes de running (corridas) literalmente invadiam ruas e parques. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, na vizinhança da badalada região da Savassi, em Belo Horizonte. A oferta de camisetas, calções, abrigos de moletom e tênis atraiu primeiro seus amigos, mas rapidamente a clientela cresceu. O jovem empreendedor escolheu o nome CENTAURO para seu novo negócio porque a criatura com corpo de cavalo e torso de homem tinha tudo a ver com o esporte. Soube depois que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, mas não recuou e manteve o nome de sua loja. Com apenas quatro funcionários, a pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas. Alta qualidade no atendimento, lançamento de produtos de última geração e padrão inovador nas instalações caracterizavam o empreendimento.


Mas o começo não foi fácil. No aprendizado sobre estoques o jovem empresário quase quebrou. Isto ocorreu em 1982. Como o inverno do ano anterior havia sido extremamente rigoroso, o empresário literalmente entupiu seu depósito de agasalhos esportivos da marca Adidas. Só que o frio não veio. Com as duplicatas vencendo, ele chamou uma costureira e lhe pediu que cortasse as mangas de seis agasalhos. No dia seguinte, vendeu todas. Repetiu a dose com todas as peças. Em poucas semanas, liquidou o estoque de aproximadamente mil agasalhos. Ao saber desse fato inusitado, um diretor da Adidas visitou a loja. “Gastamos milhares de dólares para desenvolver essa peça e o senhor manda cortar as mangas”, queixou-se ele, antes de deixar o local. Mas, no ano seguinte, a própria Adidas lançou uma linha de agasalhos com mangas curtas. Já em 1983, a CENTAURO inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping center, visando aproveitar o grande fluxo de pessoas. Nos anos seguintes, além de apostar na onda de cuidados com a saúde e o corpo, a CENTAURO firmou parcerias com grandes fabricantes esportivos para oferecer a seus clientes os mais modernos e avançados produtos. Em 1995, iniciou seu plano de expansão com a inauguração da primeira loja no Rio de Janeiro. A rede chegou a São Paulo, somente no fim de 1999, e iniciou uma transformação no varejo esportivo da capital.


Em menos de 20 anos, o jovem empreendedor se transformou no maior vendedor de artigos esportivos do Brasil. Em 2000, saíam das gôndolas de suas lojas aproximadamente 200 mil pares de tênis Nike e outros tantos da Adidas. Pelas caixas registradoras passavam 1.3 milhões de clientes. Nesta época a CENTAURO inaugurou a primeira loja no conceito superloja (megastore) de artigos esportivos do país. Localizada no Shopping West Plaza, em São Paulo, eram cerca de 2.300m², onde os consumidores podiam utilizar pequenas quadras de basquete, futebol e até um ringue de boxe – além de comprar produtos esportivos, é claro. A divisão dos produtos por modalidade esportiva foi outro modelo adotado pela rede. Os corredores da loja reproduziam uma pista de atletismo. O cliente passava do futebol ao tênis, do judô ao surfe, da ginástica aos esportes de aventura. Havia produtos com todo tipo de tecnologia e para todos os bolsos. Seguindo o exemplo de algumas grandes redes de livrarias e lojas de eletrodomésticos, a CENTAURO tinha um objetivo claro: proporcionar lazer aos clientes para que passassem o maior tempo possível na loja, e gastassem mais.


O sucesso deste conceito de loja foi tamanho, que a rede, em pouco mais de um ano, inaugurou mais cinco unidades em São Paulo. Disponibilizando aos clientes calçados esportivos das melhores marcas e produtos para futebol, natação, corrida, basquete, ciclismo, surfe, tênis, artes marciais, moda casual e fitness, a CENTAURO cresceu vertiginosamente a partir de 2006 inaugurando lojas em vários estados brasileiros. De 44 unidades, em pouco mais de quatro anos a CENTAURO quase triplicou de tamanho em número de unidades. Além disso, marcas consagradas como Nike, Mizuno e Adidas ganharam espaços exclusivos em suas lojas, o que aumentou ainda mais o fluxo de amantes do esporte a procura dos melhores equipamentos e materiais para praticar atividades físicas.


Hoje em dia, com a missão de democratizar o esporte no país, a CENTAURO investe pesado no patrocínio de grandes eventos como a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro/Série B, os Ralis Mitsubishi Outdoor; mais de 50 corridas de rua; além do tenista Marcelo Melo e do piloto da Eurocup Formula Renault 2.0 Guilherme Silva e dos uniformes dos árbitros da Conmebol. Em maio de 2013 a rede anunciou a aquisição de uma cota para se tornar patrocinador oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.


A loja conceito
Em 2008, a rede inaugurou sua primeira loja conceito no badalado shopping Cidade Jardim em São Paulo. O espaço trazia a marca da inovação, tanto na arquitetura e layout, quanto na gama de produtos oferecidos e no atendimento aos clientes. Suas paredes eram escamadas e a iluminação diferenciada garantia o charme da loja. Outro grande diferencial era a disposição da pista de atletismo, marca registrada da rede CENTAURO, que saia do chão, subia pelas paredes e espalhava-se pelo mobiliário. Em seus 515m², além do mezanino com mais 212m², estavam expostos os mais exclusivos produtos esportivos das mais consagradas marcas. A loja primava pela excelência e exclusividade. Oferecia artigos top de linha e lançamentos. A loja contava ainda com um lounge, onde era possível receber com conforto clientes e que podia ser utilizado também para eventos, como tarde de autógrafos, exposições ou outras atividades vinculadas ao esporte.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1981
● Fundador: Sebastião Bonfim Filho
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo SBF
● Capital aberto: Não
● Presidente: Sebastião Bonfim Filho
● Faturamento: R$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 170
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Tênis, vestuário, materiais e equipamentos esportivos
● Concorrentes diretos: Decathlon, Bayard, Paquetá Esportes e Netshoes (on-line)
● Ícones: A pista de atletismo interna de suas lojas
● Slogan: Seu esporte, nossa paixão.
● Website: www.centauro.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a CENTAURO, maior rede em artigos esportivos da América Latina, possui aproximadamente 170 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros, tendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como seus maiores mercados. A grande maioria de suas lojas está localizada dentro de shopping centers. A rede ainda conta com um consolidado comércio eletrônico.

Você sabia?
Atualmente, a cada cinco anos, novos layouts e padrões visuais são definidos e todas as lojas, inteiramente remodeladas.
No final de 2012, a gestora GP Investimentos anunciou um investimento de R$ 450 milhões na aquisição de aproximadamente 30% do Grupo SBF, empresa que detém 100% da varejista de produtos esportivos CENTAURO.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 20/5/2013

3 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Renzo disse...

Empresa bacana , so não entendo por que a a sede fiscal da mesma foi para SP? É mais uma empresa de MG que coloca sua sede em SP. Algo difícil de entender.

Miami Ram disse...

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