27.1.11

GROUPON

Veja sua cidade pelo ponto de vista do GROUPON. Ofertas novas e diversificadas todos os dias em restaurantes, entretenimento, SPA, moda, e viagens incríveis com até 80% de desconto. Imagine os prazeres de um Day-SPA ou um jantar completo em um restaurante descolado pela metade do preço. Um verdadeiro incentivo para as pessoas levantarem do sofá e experimentarem algo excitante em suas cidades. Tudo por um preço imbatível.
-
A história
A história começou em 2008 quando um jovem empreendedor da cidade de Chicago, chamado Andrew Mason, que havia lançado uma plataforma online para fazer petições e angariar apoio para todos os tipos de causas, aproveitando a “onda” do comércio eletrônico social nos Estados Unidos, e com a ajuda de seu ex-patrão, Eric Lefkofsky, que lhe emprestou US$ 1 milhão, criou um modelo de negócio pioneiro no mundo: um clube de compras coletivas on-line, uma evolução do conceito de cupom de desconto. Batizado de GROUPON (uma junção das palavras Group e Coupon), o site foi ao ar em novembro deste mesmo ano oferecendo descontos diários de até 80% em estabelecimentos nas áreas de gastronomia, bem-estar e entretenimento para os residentes da cidade de Chicago. A primeira promoção oferecida pelo GROUPON foi 50% de desconto em pizzas de um restaurante da cidade.
-
-
A operação funcionava assim: o GROUPON credenciava empresas que apresentavam seus serviços ou produtos no site por 24 horas e informava aos consumidores cadastrados sobre a promoção, que se comprada por um número determinado de pessoas estaria disponível a todos que adquiriram. O GROUPON dividia o valor cobrado pela compra com a empresa parceira (cinemas, academias e restaurantes, entre outros), e o cliente ganhava o desconto.
-
-
Rapidamente o novo negócio se tornou o lugar ideal para quem procurava boas experiências com descontos incríveis, e foi ampliado para outras cidades americanas como Boston, Nova York, Atlanta, Miami e Oklahoma, além de Toronto no Canadá. Depois do enorme sucesso no mercado americano, a empresa resolveu colocar em ação um plano de expansão internacional em abril de 2010, que começou com a aquisição da concorrente MyCityDeal, a maior do gênero na Europa. Dois meses depois partiu para a América Latina, abrindo operações no Chile, na Argentina, na Colômbia, no México e no Brasil (inicialmente com o nome de Clube Urbano), além de ingressar no Japão, Rússia, China e recentemente na Índia. O resultado: o GROUPON se espalhou por dezenas de cidades do planeta, oferecendo descontos incríveis para milhões de usuários cadastrados. Em números, o crescimento da empresa em 2010 foi fantástico: de 3 milhões de usuários passou para mais de 50 milhões, e o faturamento cresceu 600% em relação ao ano anterior.
-
-
Com isso, o GROUPON se tornou a empresa de crescimento mais rápido da história, à frente de Google, Amazon e Facebook. Já em valor de mercado estimado, já que não possui capital aberto na Bolsa de Valores, a única empresa a superar a marca de US$ 1 bilhão mais rápido que o GROUPON foi o YouTube. Recentemente a empresa anunciou que completou sua campanha junto a investidores para obtenção de fundos. O site de compras coletivas usará os US$ 950 milhões obtidos para aprimorar sua estrutura, expandir seus negócios e remunerar empregados e investidores. O novo modelo de negócios criado pelo GROUPON a cada dia conquista espaço no mundo por trazer praticidade aos consumidores, preços convidativos e a oportunidade de experimentar novos serviços e produtos.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2008
● Fundador: Andrew Mason
● Sede mundial: Chicago, Illinois
● Proprietário da marca:
Groupon, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Andrew Mason
● Presidente: Rob Solomon
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Usuários:
+ 50 milhões
● Presença global:
35 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 3.100
● Segmento: Comércio eletrônico
● Principais produtos:
Clube de compras coletivas
● Principais concorrentes: Living Social, BuyWithMe e Peixe Urbano (Brasil)
● Slogan: Get your group on.
● Website: www.groupon.com
-
A marca no mundo
Atualmente o GROUPON, maior site de compras coletivas do mundo, está presente em 35 países do mundo, englobando 500 cidades com mais de 50 milhões de usuários cadastrados. No Brasil são ofertas diárias em mais de 50 cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife, Natal, Belo Horizonte, Campinas e muitas outras, disponíveis para aproximadamente 1 milhão de usuários cadastrados. São Paulo já é o terceiro mercado para a empresa, ficando atrás de Paris e Londres. Alguns números comprovam o sucesso do GROUPON: mais de 20 milhões de vouchers vendidos no mundo; faturamento global superior a US$ 500 milhões; mais de US$ 1.1 bilhões de dólares economizados pelos clientes desde sua criação; e 98% das ofertas atingem o número mínimo de pessoas necessário.
-
Você sabia?
O recorde de vendas do GROUPON é de 19.850 ingressos para um passeio de barco em Chicago vendido com 52% de desconto. No Brasil um dos maiores sucessos foi a venda em apenas um dia de 2 mil pacotes para um fim de semana em uma pousada de Ilha Bela, no litoral Norte de São Paulo, cuja diária incluía hospedagem e jantar para um casal por R$ 110.
A operação brasileira só perde para a dos Estados Unidos em número de recomendações espontâneas diárias do site, uma das ferramentas mais eficientes para a divulgação desse tipo de negócio.
O fundador da empresa foi apontado como uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela revista americana Fast Company.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 27/1/2011

5 comentários:

Jana disse...

Então hoje já bateu novo record....
UM anuncio de rodizio....

bjs

Raphaela disse...

OLá,

Site muito bom! Mas faltam grandes marcas brasileiras como Carmim, Victor Hugo...

Mahh Ruiz disse...

Realmente os sites de compra coletivas ganharam a confiança do brasileiro. Pena que só agrava a mania exuberante do brasileiro de consumismo.

Anônimo disse...

Parabens pelo blog.... Mas faltam muitas marcas brasileiras, algumas delas é a Havan, O Baú da Felicidade... Obrigado e parabéns novamente

Marco Antônio disse...

acho muito interessante essa marca