5.9.11

MAPFRE

Há mais de sete décadas a MAPFRE vem construindo uma trajetória de sucesso baseada em seu principal objetivo: o desenvolvimento de soluções em seguros, produtos financeiros e serviços, que garantam mais qualidade de vida para seus clientes em todo o mundo. A condição de atuação internacional da MAPFRE é fundamental para proporcionar cobertura a pessoas físicas e empresas em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

A história
Tudo começou na Espanha em 1933 quando um grupo de proprietários de pequenas áreas agrícolas se uniu para a formação da MAPFRE (uma abreviação de Mutualidad de la Agrupación de Propietários de Fincas Rústicas de España). A nova empresa, na verdade uma cooperativa, tinha como principal objetivo prestar assistência a trabalhadores acidentados. Na década de 40 a empresa passou a oferecer seguro saúde, o que, nos anos seguintes, quase levou a MAPFRE a falência. Depois de saneada em meados dos anos 50, a empresa voltou a crescer em território espanhol. No início dos anos 70 a MAPFRE se converteu oficialmente em um grupo segurador, oferecendo uma ampla gama de produtos, como por exemplo, seguros de automóveis, seguros pessoais e serviços para empresas.


Pouco depois, em 1975, a empresa criou sua divisão de resseguros. Dois anos mais tarde, a empresa iniciou sua internacionalização firmando diversas parcerias. No início dos anos 80, a MAPFRE ingressou no segmento de serviços financeiros de crédito. Além disso, em 1984, a MAPFRE iniciou oficialmente suas operações na América Latina com o começo de suas operações na Colômbia. Pouco depois, em 1986, são abertas subsidiárias em Lisboa e Milão, além do início das operações no Paraguai e Chile. Nos cinco anos seguintes a MAPFRE fortalece sua expansão internacional com seu ingresso em novos mercados mundiais, especialmente na América Latina.


A empresa espanhola iniciou suas atividades no Brasil em 1992 quando começou o processo de incorporação do Grupo Segurador VERA CRUZ, operação concluída em 1996. A integração dos valores e culturas de ambas as empresas mostrou-se sinérgica: o conhecimento do mercado local e o bom relacionamento conquistado pela VERA CRUZ com os corretores foram potencializados pela experiência internacional e pela solidez da MAPFRE. Como resultado, o mercado de seguros brasileiro ganhou empresas ágeis, modernas e inovadoras, capacitadas para oferecerem produtos competitivos e adequados à realidade e às necessidades locais. Em 2005 a empresa espanhola iniciou a venda de seguros de viagens. Recentemente, em 2010, a empresa espanhola constituiu uma aliança estratégica com o Banco do Brasil no segmento de seguros.


Atualmente a MAPFRE supera as expectativas de seus clientes com produtos inovadores, processos e serviços de alta qualidade e credibilidade, preços justos, atendimento eficaz e personalizado. A empresa espanhola ainda amplia e fortalece resultados mútuos com seus corretores, parceiros de distribuição, difundindo seu amplo portfólio de produtos, com relacionamento segmentado, atuação nacional e multicanal. Além disso, a empresa oferece o CLUB MAPFRE, um programa onde todo segurado tem acesso a um mundo de benefícios e vantagens exclusivas, como descontos especiais em estacionamentos, cursos, academias e muito mais.


A evolução visual
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da MAPFRE, conhecido como “trébol”, passou por pequenas alterações, apenas para acompanhar a evolução dos tempos.


Os slogans
A seguradora diferente. (Brasil)
Aseguramos su calidad de vida.


Dados corporativos
● Origem:
Espanha
● Fundação: 1933
● Fundador: Proprietários espanhóis de pequenas áreas agrícolas
● Sede mundial: Majadahonda, Madri, Espanha
● Proprietário da marca: Mapfre S.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
José Manuel Martínez
● CEO: Ricardo Blanco
● Faturamento: €20.4 bilhões (2010)
● Lucro: €933.5 milhões (2010)
● Lucro: €7.2 bilhões (setembro/2011)
● Clientes: + 71 milhões
● Presença global: + 44 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 35.800
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos:
Seguros, resseguros e serviços financeiros
● Principais concorrentes: Allianz, AIG e ING
● Slogan: A seguradora diferente.
● Website: www.mapfre.com

A marca no mundo
Atualmente a MAPFRE, que atua nos segmentos de seguros (automóveis, motocicletas, vida, patrimonial, entre outros) resseguros, financeiros e de serviços, está presente em mais de 44 países ao redor do mundo, prestando seus serviços para mais de 71 milhões de clientes através de 51 mil corretores e mais de 5.000 pontos de serviço, alcançando faturamento superior a €20 bilhões em 2010. Além disso, a empresa é líder absoluta no mercado espanhol e detém posições de destaque em toda a Europa e América Latina. Por reunir uma grande rede de seguradoras e possuir acordos com empresas dos Estados Unidos, Ásia e Europa, a empresa se torna capaz de oferecer serviços sem fronteiras. No Brasil a empresa possui 122 sucursais próprias e conta com 12.300 corretores ativos e mais de 15 milhões de segurados.

Você sabia?
O tenista Rafael Nadal é um dos principais atletas patrocinados pela empresa espanhola.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/9/2011

2 comentários:

reconquistar disse...

belissimo blog - parabens

J.Vitam disse...

Parabens pelo site muito bom.