23.9.15

DICK'S SPORTING GOODS


A DICK’S SPORTING GOODS é uma autêntica rede de loja de artigos esportivos que oferece uma ampla variedade de marcas e equipamentos, vestuário e calçados para a prática de uma infinidade de esportes e atividades ao ar livre. Varas de pesca, calçados para correr, tacos de beisebol, barracas para acampar, equipamentos para futebol, raquetes de tênis, bolas de vôlei, luvas de boxe, arco e flecha. Não importa qual o seu esporte, nas enormes lojas da DICK’S SPORTING GOODS você irá encontrar tudo o que precisa para praticar o que você gosta. 

A história 
Tudo começou quando Richard Stack, um jovem de apenas 18 anos que tinha o apelido de Dick, trabalhava em uma pequena loja de artigos militares na cidade de Binghamton, estado de Nova York. Ávido pescador, Dick passou para o proprietário da loja uma lista de produtos necessários para ingressar no segmento da pesca comercial. Depois que Dick apresentou suas sugestões, o proprietário lhe disse que ele era apenas um garoto e não tinha a mínima ideia do que estava fazendo. Dick chateado foi para a casa de sua avó e disse a ela o que tinha acontecido. A avó lhe perguntou quanto custaria para abrir uma loja neste segmento. Dick disse que custaria US$ 300. Em seguida, ela foi até o pote de biscoitos onde guardava suas economias, deu a ele US$ 300 e disse: “faça você mesmo”.


Dick então usou o dinheiro e sua ética de trabalho incansável para abrir uma pequena loja em Binghamton no ano de 1948. O estabelecimento vendia tudo que um pescador precisava, desde roupas até equipamentos, como varas e iscas. Além disso, comercializava equipamentos para acampar e caçar. Foi somente a partir de 1958 que a loja iniciou a diversificação de sua linha de produtos, abrangendo também outros esportes e atividades ao ar livre, como basquete, beisebol e golfe. Em 1970 uma segunda loja foi inaugurada em Vestal, também no estado de Nova York. A DICK’S CLOTHING & SPORTING GOODS, como era chamada na época, conquistou consumidores fiéis através de um ótimo atendimento, uma grande variedade de produtos e preços competitivos. No final desta década, em 1977, o filho do fundador, Edward Stack, que havia começado a trabalhar na empresa aos 13 anos, comprou de seu pai as duas lojas então existentes. Seu plano era expandir a rede, não somente geograficamente, mas com novos formatos de lojas e torná-la uma empresa com presença nacional.


Especialmente a partir da década de 1980 a empresa inaugurou novas lojas em outros estados americanos, especialmente na costa leste do país. E não foi só. As novas unidades eram enormes (conhecidas como Big Box), ofereciam uma infinidade de equipamentos, acessórios, roupas e calçados das mais renomadas marcas para diversas práticas esportivas e atividades ao ar livre. As lojas eram divididas por seções (esportes), bem organizadas, permitiam aos consumidores testarem alguns produtos e com atendimento especializado. Além disso, a empresa iniciou o desenvolvimento de marcas próprias para algumas categorias de produtos. Em 1994 a rede já operava 22 lojas em quatro estados do país (Pensilvânia, Connecticut, Nova York e Massachusetts). O crescimento foi acelerado no ano seguinte com a inauguração simultânea de lojas em importantes mercados americanos.


No mês de abril de 1999 a empresa adotou oficialmente o nome de DICK’S SPORTING GOODS. No início do novo milênio e já com faturamento superior a US$ 1 bilhão, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores em outubro de 2002, o que acelerou ainda mais sua expansão nacional. Em 2003 já eram 233 lojas em 32 estados americanos. Outra iniciativa foi lançar um programa de fidelidade para os consumidores mais frequentes. Além disso, procurou disponibilizar cada vez mais mercadorias infantis e também expandir o departamento feminino com quase o triplo da quantidade de equipamentos, vestuário e calçados. Com isso, a DICK’S SPORTING GOODS passou a atender toda a família. A empresa também apresentou um novo design para suas lojas, que incluía decorações específicas para cada departamento, música ambiente e televisões que passavam instruções sobre os produtos ou transmitiam importantes eventos esportivos.


Nos anos seguintes a empresa continuou aumentando sua oferta de produtos, inaugurando novas lojas, além de lançar uma nova versão de seu comércio eletrônico. O site da DICK’S SPORTING GOODS oferece aos clientes, por exemplo, toda a linha de calçados para golfe FootJoy, uma seleção que seria impossível estocar em uma loja física. O consumidor pode fazer a compra no website da rede e optar pela retirada em uma de suas lojas.


Nos últimos anos a marca ganhou ainda mais popularidade ao investir pesado no patrocínio e apoio de importantes eventos esportivos e times americanos de diversas modalidades. Um de seus grandes projetos nessa área foi dar o nome do estádio (naming rights) da equipe de futebol Colorado Rapids. O estádio batizado de Dick’s Sporting Goods Park está localizado na cidade de Commerce City, no estado do Colorado. A marca é uma das patrocinadoras oficiais do Comitê Olímpico Americano para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1948 
● Fundador: Richard “Dick” Stack 
● Sede mundial: Coraopolis, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dick Sporting Goods, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2002) 
● CEO: Edward Stack 
● Faturamento: US$ 6.81 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 344.2 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 5.9 bilhões (setembro/2015) 
● Lojas: 620 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Equipamentos, vestuários e calçados esportivos 
● Concorrentes diretos: L.L. Bean, Foot Locker, The Sports Authority, Big 5 Sporting Goods, Cabela’s e Bass Pro Shops 
● Slogan: Every Season starts at Dick’s Sporting Goods. 

A marca nos Estados Unidos 
A DICK’S SPORTING GOODS possui aproximadamente 620 lojas em 46 estados americanos, com maciça presença na costa leste do país. Com faturamento de US$ 6.81 bilhões em 2014, a empresa ainda é proprietária da Golf Galaxy, uma varejista especializada na vendas de equipamentos e acessórios para golfe com 75 lojas em 29 estados americanos; e da Field & Stream, uma dúzia de lojas especializadas em pesca, caça e atividades ao ar livre. 

Você sabia? 
A DICK’S SPORTING GOODS compra produtos de 1.200 marcas e empresas diferentes. A maior fornecedora é a Nike. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/9/2015

Nenhum comentário: