16.9.15

ESTRELLA GALICIA


Se você acha que a Espanha não sabe fazer cerveja, ledo engano. Não somente os espanhóis sabem como fazem com uma qualidade excepcional. Toda essa competência é retratada pela centenária marca ESTRELLA GALICIA, que com seu sabor refrescante vem conquistando consumidores exigentes em muitos países do mundo. Consagradas no universo cervejeiro, as cervejas da marca espanhola são elaboradas especialmente para agradar a quem busca uma bebida produzida com excelência. 

A história 
Tudo começou no final do século XIX quando o senhor José María Rivera Corral retorna de sua imigração para o México e escolhe a cidade de La Coruña, na província espanhola da Galícia, para fundar seu novo empreendimento, batizado de La Estrella de Galicia. Além de fabricar gelo, a nova empresa também produzia um produto ainda pouco pipilar entre os espanhóis: a cerveja. Ele escolheu o nome de sua empresa e de sua cerveja como uma referência ao seu antigo negócio em Veracruz, La Estrella de Oro, que comercializava chocolate e farinha. A marca ESTRELLA GALICIA seria registrada em 1908. Já em 1913, a produção de cerveja se mostrava mais rentável que a de gelo, que acabou sendo interrompida.


Durante a década de 1920 o cenário do seguimento na Espanha era o seguinte: o número de cervejarias foi drasticamente reduzido, seja por falência ou processos de integração horizontal. As fusões foram resultados da necessidade de aumentar a produção para satisfazer uma procura cada vez maior dos consumidores. O consumo de cerveja em garrafa foi popularizado. A ESTRELLA GALICIA foi uma das poucas cervejarias a sobreviver, principalmente por ser capaz de realizar uma renovação tecnológica, modernização e expansão de sua fábrica. O resultado foi uma mudança significativa no processo de produção com a cerveja em barril (não pasteurizada) e engarrafada (pasteurizada). Com isso, o consumo da ESTRELLA GALICIA aumentou. Nessa época, iniciou-se o cultivo de lúpulo próprio como resposta à falta de abastecimento de matérias-primas. Em 1936, com a empresa já bem estabelecida, morreu José María Rivera Corral.


Seu filho e sucessor, Ramon Rivera Illade, formado em ciências comerciais em Hamburgo e um dos primeiros espanhóis a obter diploma de Mestre Cervejeiro, empreendeu várias transformações para adaptar a fábrica para os novos tempos. Durante a Guerra Civil Espanhola, houve um declínio nas vendas, que foi compensado pelas vendas para o exército do General Franco. Foi um período difícil para a cervejaria da Galícia. Depois de passar por mais dificuldades durante a Segunda Guerra Mundial, a ESTRELLA GALICIA retomou seu crescimento, assim como todo segmento de cervejas nacional. Com isso, no final dos anos de 1950 começou a remodelação da fábrica de Cuatro Caminos, que durou até 1962. Com isso, a ESTRELLA GALICIA automatizou os processos de produção, permitindo oferecer um produto consistente e com personalidade própria.


Dois anos mais tarde, com a morte de Ramon Rivera a terceira geração da família assumiu o comando dos negócios. Na década de 1960, o consumo de cerveja explodiu no mercado espanhol. Cada vez mais, a cerveja se tornava uma bebida popular, deixando de ser um produto exclusivo das classes médias. Com isso, a solução foi aumentar a produção através da introdução de mais avanços tecnológicos. Em 1967, a decisão de comprar um terreno na localidade de A Grela, na periferia da cidade, seria decisiva para o crescimento da ESTRELLA GALICIA. A decisão pesava sobre todas as vantagens de localização, sendo muito mais perto de potenciais mercados consumidores. A nova fábrica foi equipada com tecnologia avançada. A estratégia comercial era fortalecer o mercado galego.


O sucesso de vendas da marca na década de 1970 resultou no desenvolvimento de novos produtos e a produção alcançou a marca de 10 milhões de litros. Os resultados mais espetaculares foram alcançados com o lançamento da ESTRELLA GALICIA em lata no ano de 1979 e com a introdução no mercado galego da primeira cerveja extra em 1982. Outra novidade ocorreu em 1988 com o lançamento da primeira cerveja sem álcool da marca. Batizada inicialmente de ESTRELLA GALICIA SIN (hoje conhecida como ESTRELLA GALICIA 0,0) começou a ser fabricada em pequenas quantidades até meados dos anos de 1990, quando se desenvolveu a produção de cerveja a pressão sem álcool. O consumo de cerveja diminuiu com a adesão da Espanha à Comunidade Europeia e, posteriormente, durante os primeiros anos da década de 1990, devido à queda no turismo. Mas durou pouco tempo, pois a Espanha se tornou o terceiro maior produtor de cerveja da Comunidade Europeia, atrás apenas da Alemanha e Reino Unido. O consumo por pessoa melhorou consideravelmente e a ESTRELLA GALICIA aproveitou esse momento. Em 1993 a empresa lançou a 1906 Reserva Especial (uma cerveja tipo Vienna Lager), em comemoração ao ano em que a fábrica original foi inaugurada.


A transferência de comando dos negócios para a quarta geração ocorreu em 1999 e, até 2004, as vendas dobraram. O que contribuiu para este aumento, por um lado, foi o clima, que era muito favorável, com pequenos invernos rigorosos e verões quentes e, por outro, com a intensificação do turismo. Neste momento a região da Galícia ficou pequena e a empresa empreendeu a busca por novos mercados. Iniciou a expansão para o mercado nacional e, timidamente, internacional, quando foram dados os primeiros passos em países europeus, nos Estados Unidos e no México, nestes dois países através de acordos com distribuidores locais. Também ocorreu o lançamento de novas cervejas com formatos mais atrativos como a garrafa longneck, tampa abre-fácil ou o rótulo serigrafado.


Nos últimos anos a ESTRELLA GALICIA intensificou seus esforços para aumentar ainda mais sua participação no mercado espanhol, principalmente com o lançamento de campanhas publicitárias nacionais. Além disso, ampliou exponencialmente seu portfólio com o lançamento de novos produtos como ESTRELLA GALICIA LIGHT (com menos da metade do álcool e um terço menos das calorias, que resultou em uma cerveja um pouco mais suave, ligeiramente menos amarga e com uma cor pálida característica das cervejas Pilsen), SHANDY ESTRELLA GALICIA (cerveja tipo Lager aromatizada com um toque de limão e leve teor alcoólico), 1906 RED VINTAGE (se caracteriza por suas notas de malte tostado, espuma cremosa e compacta, com bolhas muito pequenas, baseada em uma antiga receita da “Especial Extra” também conhecida como “La Colorada”, produzida pela empresa anteriormente) e ESTRELLA GALICIA PILSEN (cerveja muito refrescante e mais fácil de beber). Outra estratégia adotada pela marca foi o lançamento de edições especiais, sazonais e limitadas, como por exemplo, ESTRELLA GALICIA XACOBEU (uma cerveja 100% malte de cor pálida), ESTRELLA GALICIA SELECCIÓN (uma cerveja com um caráter forte e tonalidade escura, introduzida em 2012) e ESTRELLA DE NAVIDAD (disponível apenas para as festas de Natal, utiliza em sua produção lúpulo próprio cultivado nos terrenos que a empresa possui no Centro de Investigações Agrárias de Mabegondo em La Coruña. A cada ano rótulos comemorativos são lançados). A expansão internacional também foi expandida com as cervejas da marca chegando a países como China, Japão, Filipinas e Rússia.


O resultado desta forte expansão internacional da marca foi que ESTRELLA GALICIA chegou ao solo brasileiro no ano de 2011, inicialmente com suas cervejas sendo importadas. Mas em 2014, com a grande receptividade das cervejas espanholas, passou a fermentar e engarrafar a bebida (inicialmente apenas na embalagem de 600 ml, recipiente preferido dos brasileiros e que só existe por aqui) na fábrica da Conti, localizada em Cândido Mota, no interior de São Paulo, com matéria-prima importada da Espanha. Até o mestre-cervejeiro, responsável por acompanhar a produção, é espanhol. Foi a primeira vez que a marca foi produzida fora da cidade de La Coruña, no noroeste da Espanha. O portfólio atual conta com garrafas de 600 ml e latinhas de 269 ml, produzidas no Brasil, e longneck de 330 ml e 200 ml (conhecida como ESTRELLA GALICIA MINI), importadas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Foi em 2006 que a marca apresentou uma nova identidade visual com seu tradicional formato oval e uma nova tipografia de letra. Mais recentemente o logotipo foi apenas atualizado.


As tradicionais garrafas de ESTRELLA GALICIA também evoluíram no decorrer dos anos. Antes denominada LA ESTRELLA GALICIA, as garrafas bojudas ganharam um formato mais longilíneo em 1998. O atual design foi adotado a partir de 2006.


Os slogans 
Felices cerveceros desde 1906. 
Cerveceros desde 1906. 
Exageradamente buena. (2012) 
Deberíamos conocernos. (2011)


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1906 
● Fundador: José María Rivera Corral 
● Sede mundial: La Coruña, Galícia, Espanha 
● Proprietário da marca: Hijos de Rivera SAU 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Corporación Hijos de Rivera S.L.) 
● Presidente: Santiago Ojea Rivera 
● Faturamento: €450 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 550 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Estrella Dam, Ámbar, Sagres, Birra Moretti, Heineken, Budweiser e Stella Artois 
● Ícones: A estrela do logotipo 
● Slogan: Felices cerveceros desde 1906. 

A marca no mundo 
Com uma produção de mais de 175 milhões de litros de cerveja ao ano, a ESTRELLA GALICIA vem se posicionando de maneira extremamente sólida no mercado espanhol e está avançando rapidamente em países como Austrália, China, Rússia, Estados Unidos, Brasil, entre muitos outros. A cerveja é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo. O carro chefe da empresa é a cerveja ESTRELLA GALICIA ESPECIAL (produzida continuamente desde 1906). 

Você sabia? 
A ESTRELLA GALICIA ESPECIAL não leva milho ou outros cereais em sua formulação, diferentemente da maioria das cervejas populares, cuja proporção de cereais não maltados na composição pode chegar a 40%. O processo se completa com uma cepa de levedura exclusiva, que chega a cada mês de um banco da Alemanha. 
Em 2015, a ESTRELLA GALICIA foi premiada como a melhor cerveja espanhola do ano no concurso New York International Beer, no West Club de Manhattan. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, EmbalagemMarca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/9/2015

2 comentários:

Larissa Lima Godencio disse...

Muito legal esse blog. Aqui tem quase todo tipo de empresa que você pesquisar!
Você poderia colocar alguma coisa sobre a Tv Cultura, Sbt e a dtc? Eu já procurei em todo lugar, mas além da wikipédia (nada confiável) não tem nenhum site com informação.

Ewerton Ramos disse...

Qual a fonte utilizada na marca?