22.2.18

PROSEGUR


A PROSEGUR protege com eficiência e segurança bens e patrimônios de milhões de pessoas e empresas em muitas partes do mundo. Desde os serviços de coleta e suprimento, transporte e custódia de cédulas, moedas, bilhetes de loteria, cheques, joias, obras de arte e objetos especiais com alto valor agregado, até vigilância e monitoramento, os clientes se sentem seguros com a empresa espanhola. 

A história
Tudo começou quando Herberto Juan Gut Beltramo, que nasceu na cidade argentina de Rosário, chegou à Espanha no final de 1975 com o aval e US$ 25 mil da família Juncadella, que possuía uma empresa de transporte de valores e segurança, para estudar o mercado espanhol e analisar as possibilidades de abrir uma filial. Os serviços de segurança privada, incluindo a segurança de transporte de dinheiro e o fornecimento de guardas de segurança, se mostraram populares depois da queda do regime autoritário de Franco, em 1975, e Herberto Gut aproveitou este momento para fundar a PROSEGUR no dia 14 de maio de 1976. A PROSEGUR começou suas atividades como uma empresa de segurança privada, inicialmente com um foco especial em usinas de energia, instalações industriais e centros comerciais. No ano seguinte, apostando na implantação de serviços em novos segmentos de mercado, a empresa passou a oferecer a atividade de vigilância.


Já em 1980 a empresa iniciou sua expansão internacional com a abertura de uma filial em Portugal. Pouco depois, em 1982, a PROSEGUR iniciou uma fase de expansão e consolidação no mercado espanhol através da aquisição de pequenas empresas locais. Em 1987, a PROSEGUR tornou-se a primeira companhia de segurança da Espanha a vender ações em uma oferta pública inicial na Bolsa de Valores de Madri. No início da década seguinte, em 1992, a empresa criou a divisão de alarmes, oferecendo proteção monitorada para residências e empresas. A matriz espanhola ingressou oficialmente no mercado da América do Sul em 1995 quando adquiriu 50% das atividades de vigilância da Juncadella na Argentina, Chile e Uruguai. Em meados de 1997, Herberto faleceu em um trágico acidente de automóvel na cidade de Madri.


Em 2001, a PROSEGUR comemorou 25 anos de atividade ingressando no enorme mercado francês. Ainda este ano, ao adquirir o restante da Juncadella, a empresa espanhola absorveu seus 23.500 funcionários nas filiais do Brasil, Peru, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile e Uruguai. Em 2007, dando continuidade a sua política de aquisições para reforçar as diversas áreas de negócio, a PROSEGUR adquiriu - na área de vigilância, logística de valores e gestão de numerário - a empresa colombiana Thomas Greg & Sons. No ano de 2011, a empresa iniciou uma nova etapa em sua internacionalização ingressando na Ásia (Índia e Cingapura) e na Alemanha. No ano seguiste passou a oferecer serviços de segurança para o enorme mercado chinês. Pouco depois, em 2013, ingressou no mercado australiano através da aquisição da segunda maior empresa de transporte de valores do país, a divisão australiana da Chubb Security por €95 milhões. No ano seguinte, ampliou sua oferta de produtos com o lançamento dos serviços no segmento de Cibersegurança. Mais recentemente, em 2016, quando comemorou 40 anos de serviços prestados, a PROSEGUR ingressou em um novo mercado: África do Sul.


Atualmente a PROSEGUR, terceira maior empresa privada do mundo em soluções integrais de segurança, apesar de sua visão global atua localmente, operando de acordo com as particularidades de cada mercado, já que o setor é altamente regulado e varia de acordo com a legislação de cada país. A PROSEGUR oferece uma completa gama de serviços como: Gestão de Caixas Eletrônicos (pioneira neste segmento para as principais instituições financeiras, assumindo toda a cadeia de funcionamento como abastecimento e reposição de dinheiro, monitoramento e controle de saldo, fechamento contábil e checagem de operação, custódia das chaves, manutenção e central de monitoramento), Gestão de Numerário (realiza a classificação e processamento de dinheiro com a mais avançada tecnologia, integrando as atividades de transporte de valores e gestão de numerário em um mesmo serviço), Vigilância Ativa (presencial armada ou desarmada, com cães, rondas internas e controle de acesso), Alarmes (serviços de monitoramento com alarmes, com e sem fio, para proteger estabelecimentos comerciais e residências), Transporte de Cargas Especiais (que se diferencia pelo alto nível de segurança que oferece, além de contar com a facilidade de reunir em uma única solução todas as etapas e serviços que demandam o transporte de cargas com alto valor agregado) e Transporte Internacional (serviço porta a porta que inclui suporte aos trâmites aduaneiros e a gestão de todos os documentos necessários).


Entre os produtos mais populares da PROSEGUR estão: Caixa Fácil (um produto revolucionário de guarda e aferição de valores, desenvolvido após extensa pesquisa, é composto por um cofre inteligente com blindagem reforçada e com o que existe de mais atual em tecnologia de reconhecimento de cédulas e segurança Uma vez depositado no cofre, o risco sobre os valores passa a ser integralmente da PROSEGUR) e o CataMoeda (um serviço inovador para solucionar o problema da falta de troco de maneira criativa, trazendo benefícios para o varejo e para os consumidores, que convertem suas moedas esquecidas em poder de compra).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O tradicional logotipo amarelo continha o globo terrestre e a letra S, em alusão a segurança que blinda seus serviços. A primeira modificação significativa ocorreu em 1996 e somente na América do Sul, onde a empresa argentina Juncadella era proprietária da marca: o logotipo se tornou redondo, ganhou novas cores (verde e vermelho) e o nome da marca. Seis anos depois, em 2002, quando a PROSEGUR da Espanha adquiriu as operações da América do Sul, o logotipo voltou as suas raízes visuais com a utilização da tradicional cor amarela. O atual logotipo da marca foi apresentado em 2005: o globo terrestre ganhou um design mais moderno. O tradicional globo terrestre pode ser aplicado do lado esquerdo ou acima do nome da marca.


Os slogans 
Seguridad de Confianza. 
Security you can trust. 
Você pode confiar.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: Herberto Juan Gut Beltramo 
● Fundador: 14 de maio de 1976 
● Sede mundial: Madri, Espanha 
● Proprietário da marca: Prosegur Compañía de Seguridad S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Helena Revoredo Delvecchio 
● CEO: Christian Gut Revoredo 
● Faturamento: €3.9 bilhões (2016) 
● Lucro: €185 milhões (2016) 
● Valor de mercado: €3.8 bilhões (fevereiro/2018) 
● Presença global: 17 países
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 168.000 
● Segmento: Segurança e logística 
● Principais produtos: Logística de valores e soluções integradas de segurança e alarmes 
● Concorrentes diretos: Brinks, Protege, G4S e Loomis 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Seguridad de Confianza. 
● Website: www.prosegur.com.br 

A marca no Brasil 
A PROSEGUR chegou ao Brasil em 1981, quando ainda fazia parte do Grupo argentino Juncadella e foi apenas em 2001, que a matriz espanhola comprou a PROSEGUR no Brasil. No decorrer dos anos a empresa cresceu no país e passou a ter forte presença nas regiões sul, sudeste e centro-oeste e posteriormente na região nordeste do país. Em 2005, adquiriu os ativos das empresas de transporte de valores Preserve e Transprev. Com essa incorporação e o crescimento das equipes a empresa tornou-se a líder de mercado neste setor no país. Em 2011 a empresa ingressou para o setor de grandes eventos e foi escolhida para prestar a segurança da edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, além de ser escolhida pela FIFA a primeira empresa de segurança privada a realizar a segurança de jogos amistosos da seleção brasileira em Goiânia e Belém. No ano seguinte, a PROSEGUR consolidou sua presença na região sudeste com a aquisição da Transbank e no nordeste com a aquisição da Nordeste Transporte de Valores. Com uma frota própria de 1.700 carros-fortes, distribuídos em mais de 100 filiais, a empresa atende seus clientes com agilidade e rápida resposta a qualquer demanda de transporte com a máxima eficiência.


A marca no mundo 
Com mais de 165 mil funcionários, a PROSEGUR oferece soluções globais de segurança em 17 países na Europa (Alemanha, Espanha, Portugal e França), Ásia (China, Cingapura e Índia), América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai), África (África do Sul) e Oceania (Austrália). Com faturamento de €3.9 bilhões em 2016, a empresa possui mais de 9 mil veículos e carros-fortes, mais de 100 mil guardas e vigilantes, 500 mil câmeras de monitoramento, 425 mil alarmes instalados, além de gerenciar mais de 100 mil caixas automáticos. A empresa é líder de mercado no Brasil, na Espanha e em todos os países da América Latina onde está presente. Os carros-fortes da empresa transportam anualmente mais de US$ 500 bilhões. 

Você sabia? 
No mês de abril de 2017, bandidos fortemente armados realizaram um mega-assalto a sede da transportadora de valores em Ciudad del Este no Paraguai. Armados com fuzis, entre eles o modelo .50 que derruba até helicóptero, os ladrões explodiram a entrada da empresa e trocaram tiros com vigilantes. Segundo autoridades e a empresa, os bandidos levaram mais de US$ 9 milhões. 
A eficiência só se consegue com investimento sério em inovação. Cada um dos sistemas de segurança que a empresa desenvolve foi testado previamente em uma de suas 600 bases operacionais em todo o mundo. Desta forma, a PROSEGUR o máximo de rendimento e eficácia antes de seu lançamento ao mercado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico e El País), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/2/2018

Nenhum comentário: