16.10.19

JOMA


Desde um time de futebol iraniano, passando por uma equipe de ciclismo baseada no Oriente Médio, grandes jogadores de futebol, times tradicionais do futebol europeu e até equipes olímpicas, a marca espanhola JOMA oferece equipamentos tecnologicamente avançados para que os atletas alcancem sempre os melhores desempenhos e resultados. Justamente por isso, a marca ficou conhecida por suas coleções criativas e soluções inovadoras no mundo do esporte, desafiando gigantes globais do setor. 

A história 
Tudo começou no ano de 1965 na pequena cidade espanhola de Portillo de Toledo (próxima a Madri) quando o aprendiz de sapateiro, uma profissão tradicional na região, Fructuoso López (foto abaixo), então um jovem de apenas 22 anos, resolveu iniciar a produção e distribuição de calçados. Contando com apenas 8 funcionários, o jovem visionário começou a fabricar calçados esportivos (especialmente para atletismo) artesanalmente em sua própria casa. Ele resolveu batizar a modesta empresa de Fructuoso López Sociedad Anónima (que pouco depois adotaria o nome de JOMA, as iniciais de seu primeiro filho, JoManuel). Naquela época, quando poucas empresas se preocupavam ou investiam em controle de qualidade, ele provava a resistência dos couros, a adequação das formas e a firmeza das solas. Com os ganhos iniciais e mais um empréstimo, pouco depois, em 1968, a pequena empresa inaugurou uma fábrica de 500 m², aumentou para 20 o quadro de funcionários e direcionou seu foco em desenhar e fabricar calçados esportivos e de lazer.


Focada quase que exclusivamente na produção e desenvolvimento de tênis esportivos até então, a empresa inaugurou uma fábrica maior em 1980. Já com certa notoriedade no mercado espanhol, a JOMA foi convidada pela primeira vez para participar da feira esportiva ISPO em Munique, na Alemanha. O ano de 1981 foi marcado por um dos mais emblemáticos lançamentos da JOMA: o tênis de corrida 367. Em 1987, a empresa desenvolveu uma tecnologia de amortecimento excepcional que faria da JOMA uma empresa global: CPC (Control Press Chamber, em português seria algo como Câmara de Pressão de Controle), que passou a ser empregada em seus calçados esportivos e chuteiras e foi bastante elogiada por consumidores, atletas e críticos do segmento. O retorno financeiro foi tão grande que pouco tempo depois a empresa anunciava a construção da sua nova fábrica, que dessa vez, contava com 60.000 m², três linhas de produção completamente automatizadas e empregava mais de 300 trabalhadores. A JOMA enfim tornava-se uma grande empresa. Em 1988, Fructuoso López, que desde pequeno sempre gostou de esportes, percebeu que a imagem de um esportista era o melhor jeito de representar e divulgar a marca JOMA, e assim iniciou contratos de patrocínio com duas grandes estrelas do futebol espanhol: Martín Vázquez (Real Madrid) e Francisco (Sevilla). Visando se consolidar mais ainda no mercado espanhol, em 1989 a marca fechou contratos de patrocínio com mais três grandes jogadores da época: Emílio Butragueño (astro do Real Madrid), Miquel Soler e Txiqui Beriguistáin (atletas do Barcelona). Era o ingresso definitivo da marca no futebol profissional. Além disso, nessa época, a JOMA resolveu desenvolver mais fortemente vestuários e equipamentos esportivos.


Foi no início dos anos de 1990 que a JOMA iniciou sua estratégia de internacionalização de seus negócios, inaugurando sua primeira subsidiária na Alemanha, em 1992. Está época marcou também a atenção que a JOMA começava a dar para alguns esportes olímpicos, como ao patrocinar o atleta José Luis González, então recordista mundial de 1.500 metros. Além disso, ganhou visibilidade mundial nos Jogos Olímpicos de Barcelona, quando dois atletas patrocinados pela marca conseguiram resultados expressivos: Fermín Cacho medalha de ouro nos 1.500 metros e Alfonso Pérez ouro com a seleção espanhola de futebol. Dois anos mais tarde o que já estava se anunciando se concretizou: a JOMA era a marca espanhola líder em vendas no segmento de futebol na Espanha. Em 1996, após uma experiência bem-sucedida no mercado alemão, a próxima parada foi na América Latina, com a JOMA desembarcando oficialmente no México, onde começou a patrocinar tradicionais times de futebol, como por exemplo, o Puebla. Pouco depois, em 1997, JOMA se tornou a marca líder em futebol de salão no mercado espanhol, graças aos seus pioneiros produtos, que foram desenvolvidos segundo as indicações de jogadores e treinadores deste esporte.


Mas foi no ano de 1998 que a JOMA chamou a atenção do mundo. O jovem espanhol Fernando Morientes, então atacante do Real Madrid, entrou em campo calçando uma chuteira vermelha, que fazia parte de uma campanha publicitária da marca que se chamava “El color en el fútbol” (“cores no futebol”). A ação chamou a atenção da mídia mundial e a JOMA foi pioneira no lançamento de chuteiras coloridas, ousando desafiar o mundo negro dos calçados futebolísticos. Outro jogador de futebol patrocinado pela marca, Alfonso Pérez (então atacante do Real Betis), também passou a usar uma chuteira branca desenhada pela empresa. A partir desse momento, JOMA teve o domínio absoluto do mercado de chuteiras na Espanha por anos. Além disso, seu pioneirismo em colocar cores nas chuteiras seria adotado rapidamente por grandes marcas globais do segmento. Em 1999 a marca espanhola ingressou no voraz mercado americano através de uma subsidiária localizada em San Diego na Califórnia.


Em 2000 a empresa inaugurou uma subsidiária na China, ingressando assim em outro enorme mercado, então em desenvolvimento. O novo século começou muito bem para a JOMA, que fechou patrocínio de vestuário e equipamentos esportivos com a equipe do Sevilla e das seleções de Honduras e Costa Rica. Além disso, mais jogadores como Pavón, Helguera e Portillo, eram patrocinados pela marca. Nos anos seguintes a marca inaugurou subsidiárias em importantes mercados, principalmente futebolísticos, como Itália e Reino Unido. Pouco depois, em 2004, a JOMA resolveu investir no Oriente Médio com o patrocínio de quatro grandes equipes da primeira divisão dos Emirados Árabes Unidos. A JOMA voltou a ganhar destaque mundial em 2006 quando a equipe do Sevilla, patrocinada pela marca, conquistou sua primeira Copa da UEFA, e a Supercopa da Europa. Nesta época, o crescimento era tão absurdo que, em 2007, a JOMA já contava com 40 clubes de futebol e mais de 500 jogadores em seu portfólio de patrocínio. Em 2008, a marca resolveu apostar mais forte em outra modalidade esportiva, ao patrocinar o tenista Feliciano López.


Em 2013, a marca ingressou em novos mercados na Europa Oriental, além de relançar seus produtos em países difíceis, como Argentina e França. Ainda este ano, uma pesquisa apontou a JOMA como a terceira marca mais conhecida no segmento esportivo, atrás apenas da Nike e Adidas. E para se ter ideia desse enorme crescimento da JOMA, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, aproximadamente 10% dos mais de 11.000 atletas participantes usavam roupas e equipamentos da marca espanhola. No atletismo, a marca conseguiu uma grande visibilidade ultimamente através do patrocínio da Real Federação Espanhola (RFEA). Além disso, a marca espanhola acelerou o desenvolvimento e lançamento de tênis, chuteiras e vestuários com tecnologia de ponta, conquistando assim ainda mais consumidores e atletas.


Nos últimos anos a JOMA investiu muito em patrocínios de times de futebol, federações esportivas, comitês olímpicos, equipes de outros esportes e atletas. Entre os principais times de futebol que utilizam vestuário e equipamentos esportivos da marca espanhola estão Villarreal, Espanyol, Getafe e Leganés (Espanha), Torino, Sampdoria e Atalanta (Itália), Hoffenhein (Alemanha), Anderlecht (Bélgica), Swansea City (País de Gales) e Toulouse (França). Entre as seleções nacionais de futebol estão Romênia, Bulgária, Honduras, Cuba e Ucrânia. A JOMA também é fornecedora de equipamentos esportivos para os comitês olímpicos da Espanha, Portugal, Marrocos e Malta, além das federações de atletismo, rúgbi e basquete da Espanha. A JOMA também possui forte presença de patrocínio em equipes europeias de basquete, ciclismo e futebol de salão.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Após adotar um logotipo rústico em seus primeiros momentos, a JOMA apresentou em 1978 uma nova identidade visual, que ganhou uma nova tipografia de letra e uma águia como símbolo. Este logotipo seria usado durante décadas, com pequenas atualizações. Há poucos anos atrás, a marca espanhola adotou uma nova identidade visual que contém apenas o nome da marca na cor azul (pode ser aplicado também em preto ou branco com o fundo azul).


A JOMA sempre utilizou um J estilizado como símbolo, que aparece em muitos produtos, especialmente as chuteiras de futebol. Esse símbolo também foi modernizado ao longo dos anos.


Os slogans 
Entrena tu libertad. (2016) 
Exercise Your Freedom. (2016) 
Solo por Deporte. 
Respeto por el deporte. (2010) 
Alta Tecnología Deportiva. (década de 1990) 
All For Sport.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1965 
● Fundador: Fructuoso López 
● Sede mundial: Portillo de Toledo, Espanha 
● Proprietário da marca: Joma Sport S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: José Manuel López Gonzalez 
● Presidente: Fructuoso López 
● Faturamento: €200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 250 
● Presença global: 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Chuteiras, tênis, bolas e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Kelme, Lotto, Kappa, Errea, Legea, Macron, Umbro, Nike, Adidas, Puma, New Balance, Mitre e Under Armour 
● Ícones: A letra J estilizada 
● Slogan: Entrena tu libertad. 
● Website: www.joma-sport.com 

A marca no mundo 
Atualmente a JOMA, que está entre as dez marcas esportivas mais importantes do mundo, comercializa sua vasta gama de produtos em mais de 110 países através de distribuidores, varejistas e mais de 250 lojas próprias (em sua grande maioria localizada na Espanha e países do Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia). A empresa espanhola, que fatura €200 milhões por ano (valor estimado), oferece chuteiras, tênis, vestuário, bolas e equipamentos esportivos para futebol, futsal, tênis, ciclismo, rúgbi, vôlei, basquete, handebol e atletismo. Além disso, a marca oferece tênis e vestuários para corrida e ginástica, além de uma linha de roupas e acessórios casuais. Em todo o mundo, a JOMA fornece equipamentos esportivos para aproximadamente 300 equipes profissionais, seleções e federações, incluindo clubes das principais ligas da Espanha, Itália, França e Inglaterra, bem como associações esportivas e comitês olímpicos nacionais. A empresa fabrica seus produtos em países como China, Indonésia, Vietnã, México, Brasil e Argentina. 

Você sabia? 
Hoje em dia, aproximadamente 75% do faturamento da marca JOMA vem do exterior. Esse faturamento é dividido entre vestuários esportivos (55%) e calçados esportivos (45%), produto com o qual a empresa iniciou sua atividade. Os maiores mercados da marca são Espanha, Itália, Reino Unido, México e China. 
No Brasil a JOMA chegou em 2002 e patrocinou times como Paraná Clube, Ceará e Caxias, além de atletas como Ricardinho (campeão do mundo em 2002) e Léo Moura. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (El País), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/10/2019

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