22.11.19

IHOP


Pense em todas as suas lembranças calorosas e felizes de café da manhã, lanche e outras refeições, passadas com a família ou amigos. Assim é a rede americana IHOP, que enche de alegria a vida de milhões de pessoas com suas típicas panquecas americanas com várias opções de caldas e recheios. E, independentemente das gostosuras que se pede, há um ingrediente sempre presente: um sorriso. Por isso, qualquer um dos restaurantes da rede IHOP oferece aos consumidores uma deliciosa experiência gastronômica diária e acessível, com serviço acolhedor e amigável. Afinal, há mais de 60 anos a IHOP é o destino tradicional para um típico café da manhã americano para milhões de famílias. 

A história 
Tudo começou quando os irmãos Al e Jerry Lapin, com a ajuda do investidor Albert Kallis, decidiram criar um restaurante com ambiente amigável, aconchegante e onde as famílias pudessem saborear um típico café da manhã americano feito na hora o dia inteiro. A primeira loja foi inaugurada no dia 7 de julho de 1958 em Toluca Lake, um subúrbio da cidade de Los Angeles, na Califórnia. O novo restaurante foi batizado como The International House of Pancakes (em português “Casa Internacional das Panquecas”) justamente para comunicar a principal especialidade da casa: as tradicionais e deliciosas panquecas americanas (sempre fofinhas, com furinhos, douradas por fora e macias por dentro). A arquitetura do primeiro restaurante se tornaria um símbolo entre os americanos: o edifício tinha um teto com estrutura em A íngreme e um telhado azul distinto, além das paredes laranja (como mostra a foto abaixo). O sucesso foi quase imediato, afinal era difícil resistir às panquecas de buttermilk originais (que custavam 58 centavos de dólar duas unidades) e as inúmeras opções de caldas, além de outros itens de café da manhã como waffles, omeletes, torradas, as deliciosas panquecas de chocolate chip e, claro, sucos e a política de manter um bule cheio de café quente em todas as mesas. E como consequência desse enorme sucesso, em 1960, a empresa passou a operar com o sistema de franquias. Com isso, em dois anos o número de unidades aumentou para quase 50, localizadas em várias cidades americanas, especialmente no estado da Califórnia.


Em 1969 a rede inaugurou sua primeira loja fora do território americano, localizada no vizinho Canadá. No ano de 1973, de forma ousada, a marca lançou uma campanha de marketing introduzindo o termo IHOP (abreviação de seu nome, International House of Pancakes), usando um canguru animado em seus comerciais da época. Rapidamente o termo IHOP foi adotado informalmente pelos consumidores. Em 1978, a IHOP ingressou no mercado japonês com a inauguração de suas primeiras lojas no país. Durante duas décadas os restaurantes da IHOP eram reconhecidos pelos americanos por seus telhados em A. Mas esse estilo de construção foi descontinuado em 1978, quando a rede adotou uma arquitetura mais moderna e atraente. No início da próxima década, em 1983, com um novo executivo no comando, a empresa começou um processo de reestruturação para posicionar a rede como uma presença dominante no segmento de restaurantes familiares. Primeiro, foi realizada uma avaliação do bem-estar financeiro de cada uma de suas unidades, fechando as não lucrativas e iniciando um programa de reforma para o resto. Com isso começou a reformar as unidades de 88 lugares, abrindo espaço para lojas maiores e mais contemporâneas, com o dobro da capacidade de assentos e uma decoração discreta que era considerada mais agradável para refeições em família.


Nesta época, a IHOP era extremamente popular por seu incrível cardápio de café da manhã, que já incluía itens como o Original French Toast (parecido com uma rabanada: fatias de pão de forma em triângulo na chapa, cobertas com manteiga batida e polvilhadas com açúcar de confeiteiro) e Breakfast Sampler (um prato composto de dois ovos - mexidos ou fritos -, duas fatias de bacon, hash browns - batata ralada e frita -, duas linguiças de porco, duas fatias de presunto e duas panquecas de buttermilk). Porém, a rede resolveu ampliar seu cardápio para incluir também itens para almoço e jantar encontrados em redes de restaurantes semelhantes, como por exemplo, a Denny’s. Tudo para poder competir e se expandir no mercado. Usando slogans publicitários como “Man does not live by pancakes alone” (algo como “O homem não vive apenas de panquecas”) e “Good things cooking at breakfast, lunch, and dinner” (“Coisas boas para cozinhar no café da manhã, almoço e jantar”), a IHOP introduziu, em quatro anos, 26 novos itens de almoço e jantar em seu cardápio como saladas, sopas, sanduíches, carnes, tiras de frango fritas, entre outras delícias.


Ainda como parte dessa reestruturação, em 1985, a rede lançou mais um item de sucesso em seu cardápio de café da manhã: Rooty Tooty Fresh ‘N Fruity®, as deliciosas panquecas americanas com pedaços de frutas frescas, calda e chantilly. Os comerciais para divulgar o novo produto mostravam pessoas vestidas com máscaras de Groucho Marx porque estavam com vergonha de dizer o nome bobo em voz alta. Pouco depois, a IHOP começou a usar o ator Cliff Bemis em seus comerciais, fato que aumentaria ainda mais o reconhecimento da marca nos anos seguintes. No ano de 1993, a IHOP introduziu a primeira grande adição ao seu cardápio desde a década anterior ao apresentar a Country Griddle Cakes, em parceria com a Nabisco, e cujo produto de creme de trigo era o principal ingrediente das panquecas. Pouco depois, em 1995, a rede já abria mais de 50 novos restaurantes a cada ano nos Estados Unidos. Aproximadamente 90% das unidades eram franqueadas, com suas maiores concentrações de restaurantes na Califórnia, Flórida e Texas. Com isso, as vendas continuaram aumentando, posicionando a IHOP entre as líderes no mercado de refeições em família no mercado americano. O resultado de tudo isso pode ser visto em 1998, quando o faturamento da rede ultrapassou pela primeira vez a barreira dos US$ 1 bilhão. Nesta época o reconhecimento da marca entre os americanos excedia os 98%.


No mês de novembro de 2001 a rede atingiu um marco histórico: a inauguração de sua milésima loja, localizada na cidade de Layton, estado americano de Utah. Porém, nesse mesmo ano, o licenciado da marca IHOP no Japão encerrou seu contrato com a empresa, forçando a rede a fechar seus 32 restaurantes no país. Pouco depois, em 2003, a marca adicionou ao seu cardápio mais uma delícia irresistível: Stuffed French Toast (uma espécie de rabanada recheada). Pouco depois, uma franqueada da rede resolveu testar e incluir no cardápio os irresistíveis Funnel Cakes (feito com uma massa bastante líquida que é colocada dentro de um funil, despejada no óleo quente em movimentos circulares e depois polvilhada com açúcar de confeiteiro). Devido ao sucesso, em 2005 a IHOP resolveu apresentar essas delícias como uma oferta nacional por tempo limitado em seu cardápio. Em 2007, com a marca bem consolidada em território americano, a IHOP decidiu inaugurar sua primeira loja na América Latina, localizada na cidade de Monterrey no México (que se tornaria o segundo maior mercado da marca). Ainda este ano, a IHOP adquiriu por US$ 2 bilhões a rede de restaurantes casuais Applebee’s. Em 2010, a IHOP entendendo o anseio dos consumidores por alimentos mais saudáveis e com poucas calorias, lançou o cardápio SIMPLE & FIT, com muitos itens com menos de 600 calorias, além de dicas para atender às metas nutricionais localizadas em todo o cardápio.


Em 2011, a rede apresentou um novo formato de loja chamado IHOP EXPRESS (versão de serviço rápido e cardápio mais enxuto), para operar em locais como aeroportos, campus universitários, bases militares e centros de viagens. A primeira loja neste formato foi inaugurada na cidade de San Diego, na Califórnia. Além disso, através de licenciamento, a marca lançou a linha IHOP at HOME™, com itens clássicos de seu cardápio de café da manhã congelados, comercializados em grandes varejistas. Em agosto de 2012, a rede inaugurou sua primeira franquia em Dubai, como parte de uma grande expansão na região do Oriente Médio. Nos anos seguintes lojas foram inauguradas no Catar, Arábia Saudita e Kuwait. Mais recentemente, em 2019, pela primeira vez em sua história, a rede inaugurou três lojas na América do Sul, localizadas no Equador, iniciando assim seu plano de expansão pela região. Outra grande novidade desse ano foi o lançamento de um cardápio sem glúten composto por panquecas (feitas a partir de uma massa exclusiva que combina farinha de arroz, açúcar, leite, ovos e outros ingredientes sem glúten), waffles e pães (incluindo os de sua linha de hambúrgueres).


A rede também é popularmente conhecida por seu cardápio para crianças, onde uma das opções é a Create-A-Face Pancake (algo como “panqueca para desenhar um rosto”), um prato composto por uma panqueca de buttermilk com strawberry eyes (olhos de morango), whipped topping nose (um nariz de chantilly) e banana smile (um sorriso de banana). Tudo acompanhado de uma bisnaga de iogurte de morango light para dar um toque pessoal. A filosofia da IHOP é: “A vida cotidiana tem regras suficientes. Sentar-se para uma deliciosa e reconfortante refeição não deve ter nenhuma”. Dessa forma é que a marca americana, convida os clientes para sentarem às mesas e desfrutarem de momentos especiais com a família e amigos.


As estrelas do cardápio 
A IHOP é conhecida por suas famosas e deliciosas panquecas americanas. A original é chamada de buttermilk (feita com soro do leite coalhado), servida com uma calda doce (espécie de mel) e uma pequena bola de sorvete de baunilha, disponível em duas opções de tamanho: Full Stack (cinco unidades) e Short Stack (três unidades). O cardápio da rede oferece as tradicionais panquecas americanas em várias combinações como: CINN-A-STACK® (recheio de canela entre as panquecas), New York Cheesecake (pedaços de cheesecake e morangos), Strawberry Banana (com pedaços de banana e morango, calda de morango e chantilly), Harvest Grain ‘N Nut® (cheias de aveia, amêndoas e nozes, cobertas com manteiga batida), Cinnamon Apple (maçã com canela), Strawberry (morango), Chocolate Chocolate Chip (panquecas de chocolate cobertas com uma calda de chocolate e pequenos pedaços de chocolate), Cupcake (com confeitos coloridos e chantilly), Double Blueberry (com pedaços de mirtilo, calda quente de mirtilo e chantilly) e Mexican Tres Leches (calda de baunilha e doce de leite com chantilly). Além disso, em cada mesa dos restaurantes estão disponíveis à vontade as quatro caldas mais populares: morango, blueberry, Old Fashioned (tradicional das panquecas) e Butter Pecan (feito de noz Pecan).


As estrelas da IHOP também se transformaram em uma potente ferramenta de marketing compondo edições limitadas de cardápios temáticos para datas comemorativas, como por exemplo, o Natal, Dia das Bruxas, o Dia dos Namorados, etc. Para o Natal a rede sempre cria itens temáticos, como por exemplo, em 2018, quando introduziu um cardápio baseado no personagem Grinch (aquele ser verde rabugento que tenta arruinar o Natal) com itens como Grinch’s Green Pancakes (panquecas verdes com creme de queijo doce, confeitos vermelhos em forma de corações e chantilly verde) e Minty Who Hot Chocolate (chocolate quente com xarope de menta coberto com chantilly verde e confeitos em forma de corações vermelhos).


Já para 2019, a marca está oferecendo um cardápio inspirado no The Elf on the Shelf® (a famosa lenda dos ajudantes do Papai-Noel), composto por Jolly Cakes (panquecas verdes com pequenos cereais em forma de bolas natalinas vermelhas e verdes com marshmallow e glíter comestível), Oh What Funnel Cakes (pequenos pedaços de massa frita em forma de espiral, levemente polvilhados com açúcar de confeiteiro e cobertos com morangos, chantilly e confeitos cintilantes), Holiday Ham & Sausage Omelette (omelete recheado de presunto e linguiça em cubinhos, pimentão assado, cebola, hash brown e queijo, coberto com mais presunto, linguiça, cheddar e molho de queijo) e Merry Marshmallow Hot Chocolate (chocolate quente aromatizado com xarope de marshmallow tostado e coberto com creme e granulados verdes e vermelhos).


Outro cardápio por tempo limitado que fez muito sucesso foi criado para a comemoração do Dia das Bruxas de 2019. Baseado na popular Família Addams, a rede deu um toque terrivelmente delicioso à alguns itens clássicos do cardápio, adicionando “teias” de xarope de chocolate Hershey’s e glacê branco, cobertura de chantilly violeta e muito mais. Eram panquecas cobertas com glacê de cupcake, calda de chocolate e cobertura de chantilly violeta; milk-shake de chocolate com cobertura violeta de chantilly; e chocolate quente de marshmallow tostado com cobertura de chantilly violeta e fios de calda de chocolate.


Outra tradição que a crianças adoram na IHOP no Dia das Bruxas são as Scary Face Pancakes, onde é possível criar rostos assustadores ou fantasmagóricos com uma tradicional panqueca americana, cobertura cremosa de chantilly, nariz de morango, além do biscoito mini Oreo (olhos), milho doce e outros ingredientes. As panquecas com rostos assustadores são uma maneira de levar diversão e criatividade às refeições para as crianças nesta data do ano.


Fazendo o bem com panquecas 
A IHOP costuma sempre utilizar seu maior ícone, as deliciosas e irresistíveis panquecas americanas, para realizar campanhas e eventos beneficentes. A principal delas teve sua primeira edição realizada no ano de 2006 e foi batizada de NATIONAL PANCAKE DAY (em português “Dia Nacional das Panquecas”). Como as pessoas nunca dizem não a uma deliciosa pilha de panquecas grátis, essa campanha se tornou um verdadeiro sucesso que passou a ser realizada anualmente. A IHOP sempre pediu aos clientes que considerassem uma doação para a rede de hospitais da Children’s Miracle Network (que cuida de crianças gravemente doentes e feridas) ou uma instituição de caridade local designada em troca do café da manhã gratuito (um prato com três panquecas americanas). Esses esforços já levantaram mais de US$ 34 milhões em fundos filantrópicos. O evento também é realizado no México, Canadá, Guam e Porto Rico.


Uma campanha ousada 
No mês de junho de 2018, para apresentar sua nova linha de hambúrgueres Black Angus (batizada de Ultimate Steakburgers), a IHOP lançou uma premiada campanha publicitária anunciando nas redes sociais que trocaria temporariamente seu nome para IHOb (com o “B” significando Burgers). Era uma maneira ousada da marca demonstrar que levava seus hambúrgueres tão a sério quanto suas icônicas panquecas. Após o anúncio, os usuários das redes sociais criticaram a estratégia de marketing da IHOP como um “fracasso épico” e pediram que as pessoas responsáveis fossem demitidas o mais rápido possível. Outras redes de restaurantes responderam zombando da IHOP no Twitter. Apesar de qualquer mudança inicial de nome da IHOP ter gerado inúmeras críticas nas redes sociais, a rede alegou ter notado um aumento significativo nas vendas de hambúrgueres: quatro vezes mais nas três semanas seguintes.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original da marca possuía o formato de uma placa sinalizadora, muito comum em cabanas ou chalés nas montanhas. A primeira remodelação ocorreu em 1982, quando o novo logotipo, apesar de manter o antigo esquema de cores, apresentou um design mais suave e simplificado, além da exclusão da expressão THE do nome da marca. Foi nessa identidade visual que a palavra “restaurant” apareceu pela primeira vez. Em 1992 foi apresentado um novo logotipo com as cores azul e vermelho, uma nova diagramação e tipografia de letra. Foi somente em 1994 que a marca passou a utilizar oficialmente o nome IHOP (termo usado em suas campanhas publicitárias desde 1973). O novo logotipo também manteve o familiar esquema de cores (vermelho, branco e azul), mas com novos tons. No mês de junho de 2015 a marca resolveu atualizar radicalmente sua identidade visual. O novo logotipo continha uma curva (vermelha) abaixo do nome da marca, semelhante a um sorriso (onde as letras O e P representam os olhos, enquanto a “perna” do P serve como o nariz). Além disso, a palavra “restaurant” foi removida. Esse logotipo é popularmente conhecido como IHOP SMILE.


Os slogans 
Spreading Happiness Since 1958. (2016) 
Eat up every moment. (2016) 
Come together over breakfast at IHOP. (2014) 
Every day is pancake Day. (2013) 
Everything you love about breakfast. (2012) 
Make it an IHOP Day. (2011) 
Come hungry. Leave happy. (2003) 
Nobody does breakfast like IHOP does breakfast. (1985) 
Where there’s a whole wide world to choose from. (década de 1970) 
Just for the fun of it. (1969)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 7 de julho de 1958 
● Fundador: Al Lapin Jr., Jerry Lapin e Albert Kallis 
● Sede mundial: Glendale, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: International House of Pancakes LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Dine Brands Global Inc.) 
● Presidente: Jay Johns 
● Faturamento: US$ 3.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.836 
● Presença global: 17 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 38.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Panquecas, omeletes, torradas, sanduíches, saladas, sucos e cafés 
● Concorrentes diretos: Denny’s, Waffle House, Shoney’s, Golden Corral, Bob Evans, Perkins e Cracker Barrel 
● Ícones: As panquecas americanas 
● Slogan: Spreading Happiness Since 1958. 
● Website: www.ihop.com 

A marca no mundo 
Atualmente a IHOP possui mais de 1.830 restaurantes espalhados por 50 estados americanos e mais 15 países como Porto Rico, Canadá, México (segundo maior mercado da marca), Guatemala, Panamá, Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar, Índia, Tailândia e Equador. A maioria das lojas funciona 24 horas por dia. A IHOP oferece 65 opções diferentes de café da manhã frescos e preparados na hora, além de uma ampla seleção de deliciosos pratos e lanches para o almoço e jantar. Por ano a rede serve mais de 900 milhões de panquecas, 230 milhões de ovos, 130 milhões de xícaras de café, 35 milhões de libras de bacon, salsicha e presunto, além de 14 milhões de galões de suco de laranja. 

Você sabia? 
A receita das tradicionais panquecas de buttermilk da IHOP é única, por isso é um segredo comercial muito bem guardado. 
A equipe culinária da IHOP cria por ano, em média, 50 novos itens de cardápio e ofertas por tempo limitado. 
Inicialmente a IHOP era um local de acesso popular para as estrelas de Hollywood, incluindo Doris Day, Milton Berle e Jimmy Stewart. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), CNN, sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/11/2019

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