Experimente ir a qualquer evento esportivo, quer seja uma partida de futebol, uma prova de automobilismo, uma maratona ou até mesmo uma academia de ginástica. Dificilmente não verá garrafinhas plásticas ou enormes galões laranja de uma “poção mágica” chamada GATORADE, produto que inventou e desenvolveu as chamadas bebidas isotônicas, e se tornou combustível oficial de milhões de atletas profissionais e amadores. Nenhum outro concorrente foi capaz, e dificilmente será, de roubar sua coroa nesta categoria, mercado no qual reina absoluto com enorme participação e proeminência. GATORADE é mais do que apenas um triunfo de marca. É um produto confiável com resultados cientificamente comprovados e aprovados pelos melhores atletas do mundo. Afinal, nenhuma outra bebida consegue hidratar, dar energia e matar a sede melhor que GATORADE.
A história
Tudo começou na década de 1960 quando o treinador do time de futebol americano da Universidade da Flórida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, em uma região de clima tropical, eram realizados sob intenso calor. Para melhorar o desempenho de seus atletas o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo professor adjunto de medicina, o nefrologista Dr. Robert Cade. Eram quatro médicos (Dr. Robert Cade, Dana Shires, Alejandro De Quesada e Jim Free) e um desafio: solucionar o problema da desidratação, que matava 25 jogadores de futebol americano anualmente naquela época. Em 1965 os estudos conduzidos por essa equipe de cientistas obteve como resultado uma bebida que proporcionava a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos com o suor, além de fornecer energia para os músculos em movimento na atividade física. As primeiras versões da bebida eram compostas por água, sódio, açúcar, potássio, fosfato e suco de limão.
O primeiro teste real da nova bebida aconteceu em uma partida de futebol americano universitário exatamente no dia 9 de setembro de 1965. Os “Baby Gators” (apelido do time de calouros da Universidade da Flórida) jogaram a tradicional partida contra o time B (principal). No primeiro tempo o time B derrotou os calouros, mas no segundo tempo, os novatos tinham muito mais energia - viraram o jogo, marcaram um touchdown e não perderam um ponto até o final. Durante a partida os novatos ingeriram a nova bebida e o time B, apenas água. O Dr. Cade batizou inicialmente sua nova fórmula de Seminole Fire Water, e observou que os resultados foram bons e satisfatórios. Ele então levou sua fórmula a uma conferência de atletas e preparadores físicos, e distribuiu a sua bebida para mais de 60 atletas na ocasião.
No dia 30 de novembro de 1966 a seção de esportes do jornal The Miami Herald, através de uma reportagem, introduziu a nova bebida para a imprensa e consequentemente à publicidade. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia Tech, na disputa do Orange Bowl, final do futebol americano universitário, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia os Gators, apelido do time da Universidade da Flórida, começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade. Contudo, a criação necessitava de um nome e a primeira sugestão foi Gator-Aid, algo como “Ajuda aos Gators”, tudo devido ao nome da equipe, Florida Gators. Apesar dessa primeira sugestão, ficou decidido que o nome deveria ser mais comercial e apelativo, devido ao interesse de colocar o produto no mercado. A nova bebida foi então batizada oficialmente como GATORADE (algo como “limonada dos Gators”), em homenagem ao time de futebol americano da universidade. Isto porque para amenizar o gosto desagradável da bebida os cientistas adicionaram suco de limão (“lemonade” em inglês).
O produto ganhou notoriedade pela conceituada revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators em consequência de não terem GATORADE (a frase que ele disse foi “We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). No dia 1 de julho de 1968, a mesma revista publicou um artigo, assinado pelo jornalista Gil Rogin, falando dos benefícios da nova bebida. “Equipes esportivas famosas vão ao delírio quando falam sobre o líquido verde-limão, opaco, com alguns atributos estranhos e sabor incomum”, dizia o texto inicial da reportagem de seis páginas. Era a publicidade e a exposição que o novo produto precisava. A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa alimentícia Stokely Van-Camp. A primeira providência tomada pela nova proprietária foi melhorar ainda mais o sabor da bebida, que não era dos melhores. Um especialista foi contratado e depois de algumas pesquisas, foram acrescentados 2% de açúcar à sua formulação. Finalmente no verão de 1968 GATORADE chegava às prateleiras dos supermercados no sabor original de Lemon-Lime (limão). No ano seguinte a bebida deixou o reduto da Flórida e começou a ser comercializada em cidades de outros estados americanos.
Em janeiro de 1970, uma nova fórmula de GATORADE chegava aos supermercados. Porém, a grande novidade não estava na bebida, e sim na embalagem. Pela primeira vez aparecia um símbolo que se tornaria ícone da marca: o raio. Esta década foi marcada por ações judiciais da Universidade da Flórida contra a Stokely Van-Camp, que foi obrigada a repassar 20% de royalties sobre o produto GATORADE. O produto começou a ser largamente distribuído e vendido somente em 1983, quando a Quaker Oats Company comprou a empresa e a marca GATORADE THIRST QUENCHER por US$ 220 milhões. No ano seguinte o produto começou a ser vendido no Canadá. O grande sucesso do produto deve-se também ao Gatorade Sports Science Institute conhecido como GSSI, que teve origem em 1985, na cidade de Barrington, estado de Illinois, para realizar pesquisas e desenvolver produtos ligados à área de nutrição esportiva e hidratação, ajudando atletas a melhorar seu desempenho e cuidar da saúde. Nesta década, jogadores de basquete, futebol americano, futebol da bola redonda, corredores e maratonistas, cada vez mais se via atletas e pessoas bebendo GATORADE. A bebida começava a se tornar um sucesso.
Em 1988 o produto chegou ao Brasil (com o slogan “A bebida número um para os atletas”) e a Itália, os dois primeiros mercados da marca fora da América do Norte. No ano de 1993 a marca foi introduzida na Austrália, Cingapura e México, acelerando assim sua expansão internacional. Pouco depois, em 1996, GATORADE já era comercializado em 45 países ao redor do mundo. Durante esta década o produto foi lançado em muitos mercados, disponível em várias embalagens como lata, saquinhos (versão pó) e garrafa, além de novos sabores, melancia, framboesa, maçã silvestre, tangerina, morango-kiwi e cereja foram alguns deles, ajudando a popularizar seu consumo em várias partes do mundo ao oferecer opções ao diversos gostos locais. Em 2001, com a compra da Quaker Oats pela PepsiCo por quase US$ 14 bilhões, GATORADE foi parar no enorme portfólio deste gigante, e nos anos seguintes diversificou sua linha com o desenvolvimento de produtos inovadores, além de ingressar em novos mercados, como por exemplo, Índia (2004) e Reino Unido (2008). Em 2010 a marca ampliou seu alcance ao lançar produtos à base de carboidrato e proteína que auxiliam na recuperação muscular após o exercício.
Se GATORADE nasceu no futebol americano, nada mais justo que permanecer por lá. E foi o que aconteceu em 2011, quando a marca renovou o contrato com a NFL (liga profissional) por 10 anos no valor de US$ 2 bilhões. Pouco depois, após um reposicionamento, a GATORADE passou de simples isotônico a uma marca de nutrição esportiva, presente ao lado de atletas profissionais e amadores do aquecimento à linha de chegada, incluindo produtos como proteína (na forma de shake pronto para o consumo, em pó e barras). Nos anos seguintes, como forma de atrair novos consumidores, reverter à queda nas vendas de isotônicos de uma forma geral e enfrentar pressão de novos concorrentes, como a água de coco, feita de ingredientes mais simples, a marca introduziu novos produtos, como por exemplo, a versão orgânica, primeira bebida esportiva a dar um passo em direção a ter menos ingredientes e eles serem mais naturais; à de baixo teor de açúcar; e a primeira versão de GATORADE totalmente sem açúcar e carboidratos.
Mais recentemente, em 2019, a marca lançou no mercado a linha GATORADE BOLT 24, bebida eletrolítica de baixa caloria destinada a atletas e que leva o nome de um de seus mais famosos garotos-propaganda, o corredor Usain Bolt. A nova bebida não tem adoçantes ou sabores artificiais (é feita à base de sal marinho e melancia, algo que a diferencia dos demais produtos da marca) e foi projetada para hidratação ininterrupta, ou seja, especificamente para ajudar atletas quando eles não estão jogando ou praticando atividade física. O produto foi lançado em três sabores (Manga Tropical, Mixed Berry e Morango com Melancia).
Hoje em dia sua fórmula contém a quantidade ideal de carboidratos, sódio e potássio, que estimulam a rápida absorção dos líquidos pelo organismo e ajudam a manter o equilíbrio do corpo. Além disso, GATORADE auxilia no fornecimento de energia para os músculos em movimento durante a atividade física. Por tudo isso, há mais de meio século, GATORADE tem estado presente em quase todos os grandes momentos do esporte ao redor do mundo, servindo de “combustível” para atletas de diferentes modalidades.
GATORADE acabou se tornando sinônimo de bebida esportiva (sports drink), e seu domínio é tamanho que nos Estados Unidos é a bebida isotônica oficial da NFL (Liga Profissional de Futebol Americano), MLB (Liga Profissional de Beisebol dos Estados Unidos), NBA (Liga Profissional de Basquete Americano), WNBA (Liga Profissional de Basquete Feminino), NHL (Liga Profissional de Hóquei no Gelo), Association of Volleyball Professionals (Associação Profissional de Vôlei), US Soccer Federation (Federação Americana de Futebol), MLS (Liga Profissional de Futebol) e muitas outras organizações e ligas universitárias americanas. Além disso, hidrata mais centenas de clubes do futebol mundial, entre os quais Barcelona, Liverpool, Manchester City, Juventus, Arsenal, Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. A marca também é parceira da UEFA Champions League.
A linha do tempo
1973
● Lançamento do GATORADE ORANGE, o produto com sabor de laranja.
1983
● Lançamento do GATORADE RED PUNCH, terceiro sabor do produto a ser introduzido no mercado.
● Lançamento dos sabores de suco de frutas e uva.
1987
● Lançamento do GATORADE LEMONADE, que seria relançado no ano de 2005.
1988
● Lançamento do sabor GATORADE CITRUS COOLER.
1995
● Lançamento dos sabores de melancia, framboesa e maçã silvestre.
1996
● Lançamento dos sabores de tangerina, morango-kiwi e cereja (Cherry Rush).
1997
● Lançamento do GATORADE FROST, uma versão mais light do produto original.
2001
● Lançamento da E.D.G.E (Ergonomically Designed Gatorade Experience), uma garrafa ergonométrica desenvolvida para permitir ao atleta ingerir o produto mesmo em atividade.
● Lançamento do GATORADE GIDS (GATORADE In-Car Drinking System), um sistema avançado de hidratação para pilotos de automobilismo.
● Lançamento do GATORADE PERFORMANCE SERIES, uma linha nutricional esportiva para atletas profissionais que incluía os produtos Gatorade Energy Bar (barra energética) e Gatorade Nutrition Shake (pó para o preparo de um shake).
2002
● Lançamento do GATORADE ICE (totalmente transparente) nos sabores (mais leves) de limão, laranja e morango; e do GATORADE Xtremo, direcionado para os consumidores latinos (oferecido nos sabores Tropical, Citrico e Mango), além da embalagem com 6 garrafas (conhecida como six-pack) menores, direcionadas para crianças entre 8-12 anos.
2003
● Lançamento do GATORADE X-FACTOR, mistura de dois sabores em uma única garrafa.
2005
● Lançamento do GATORADE ENDURANCE FORMULA, um produto com alta concentração de sódio e quatro outras substâncias perdidas com o suor durante a prática de atividade física.
● A tradicional garrafa de vidro disponível desde o ingresso da marca no Brasil em 1988 foi substituída por uma garrafa plástica de 500 ml, mais adequada ao contexto de consumo do produto.
2006
● Lançamento do GATORADE A.M., produto sem cafeína, com sabores especialmente desenvolvidos para serem consumidos pela manhã.
● Lançamento do GATORADE RAIN, uma versão mais leve e suave que a original.
2007
● Lançamento do GATORADE G2, o produto original com 50% menos calorias.
2008
● Lançamento do GATORADE TIGER, uma versão da bebida original formulada especialmente pelo golfista Tiger Woods. O novo produto teve os sabores escolhidos pelo astro do golfe: Red Drive (cereja), Cool Fusion (lima/limão) e Quiet Storm (uva). A linha continha 25% mais eletrólitos que a versão regular do produto.
2010
● Lançamento do G NATURAL, a bebida original feita com ingredientes 100% naturais como sal marinho, suco de fruta e adoçantes naturais.
● Lançamento da nova G SERIES, uma linha completa de produtos desenvolvida em colaboração com os melhores atletas para ajudar na hidratação, o que é fundamental para o desempenho em qualquer atividade física, ajudando os atletas antes, durante e após o exercício. A nova linha era composta pelos produtos Prime 01 (para ser consumido 15 minutos antes do início das atividades físicas, esta espécie de gel possuía alta concentração de carboidratos e vitamina B), Perform 02 (para ser consumido durante a atividade física, este produto, na verdade o isotônico tradicional, possuía em sua formulação potássio, sódio e carboidratos) e Recover 03 (para ser consumido após atividades física, era a primeira bebida líquida que possuía em sua formulação uma combinação de proteínas e carboidratos que ajudam nas recuperação muscular, repondo o glicogênio para preparar o atleta para o treino do dia seguinte).
● Lançamento da nova G PRO SERIES, uma completa linha de produtos voltada para atletas de alta performance. Esta linha possui produtos específicos para antes, durante e após a prática de atividade física de alto desempenho.
2011
● Lançamento do GATORADE G SERIES FIT, uma nova linha composta por três produtos desenvolvidos para a prática de exercícios físicos: pequenas barras energéticas (para ser consumida antes dos exercícios), isotônico leve (para ser consumido durante os exercícios) e um isotônico que ajuda na recuperação muscular (para ser consumido após os exercícios).
2016
● Lançamento do GATORADE ORGANIC, a versão orgânica da tradicional bebida sem ingredientes artificiais. Cada passo do processo de produção foi aprovado pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que visa garantir que os produtos orgânicos sejam mais naturais e menos danosos ao meio ambiente.
2017
● Lançamento do GATORADE G ACTIVE, bebida isotônica que alia ausência de calorias à presença de sais minerais para potencializar a hidratação.
● Lançamento do GATORADE GX, sistema de cápsulas de hidratação personalizáveis (por sabor, carboidratos e níveis de sódio) para otimizar o desempenho dos atletas.
2018
● Lançamento do GATORADE G2 LOWER SUGAR, bebida com considerável redução de açúcares.
● Lançamento do GATORADE ZERO, bebida totalmente sem açúcar e carboidratos.
● Lançamento do GATORADE FOOTBALL ENERGY, primeira bebida formulada com uma combinação de carboidratos e eletrólitos especificamente desenvolvida para jogadores de futebol, desde amadores até profissionais.
● Lançamento do GATORADE G ESSNTL, uma linha que inclui um pó isolado de soro de leite em três sabores e um pó de recuperação de proteína e carboidratos em duas variedades.
O ícone
Um dos principais ícones da marca é sua garrafa, que evoluiu ao longo dos anos, tanto em formato como em materiais, para proporcionar um melhor consumo do produto durante a realização de atividades físicas ou práticas esportivas. A garrafa original de GATORADE era vidro, mas passou a ser de plástico na década de 1990. E nos anos seguintes ganhou novos designs e formatos.
As pesquisas avançadas
Tudo começou em 1985 quando o Dr. Robert Murray fundou o Gatorade Exercise Physiology Lab, um laboratório de fisiologia Já a inauguração do GATORADE SPORTS SCIENCE INSTITUTE (conhecido pela sigla GSSI), que é uma instituição sem fins lucrativos, veio a seguir, em 1988, visando expandir o conhecimento e compartilhar informações sobre nutrição esportiva e ciência do exercício para melhorar o desempenho e bem-estar de atletas. Fundamentais para o desenvolvimento do GSSI foram as colaborações estabelecidas com os principais pesquisadores das universidades de Ohio State, Yale, Texas e Iowa. Conforme o GSSI continuou a crescer, estabeleceram-se parcerias com os melhores pesquisadores e formadores de opinião no mundo todo, ajudando o Instituto a cumprir sua missão de aumentar as pesquisas e educação no campo. Com sede em Barrington, estado de Illinois, o objetivo principal do GSSI é compartilhar informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte. Sua missão é ajudar os atletas a otimizarem sua saúde e performance através de pesquisas e ações educacionais sobre hidratação e ciência da nutrição.
Mundialmente, mais de 110 mil profissionais ligados às áreas de medicina, nutrição e esporte, recebem informações e as publicações elaboradas pelo GSSI em aproximadamente 145 países. O instituto é assessorado por cinco grupos compostos por renomados cientistas, pesquisadores, médicos, técnicos, treinadores, nutricionistas e esportistas de vários países representando todos os continentes - os Advisory Boards (comitês científicos), e por um grupo especializado em medicina esportiva, chamado Sports Medicine Review Board. Os grupos regionais, chamados de Board of Advisors in Science and Education (BASE), são compostos por representantes de vários países.
Além dos laboratórios próprios em fisiologia, bioquímica, composição corporal e desempenho no exercício, situados em Barrington, o GSSI também inaugurou seu primeiro laboratório satélite na IMG Academies, em Brandenton, estado da Flórida, em 2011. O objetivo é atender um amplo espectro de atletas e ter acesso regular aos atletas no campo de jogo. O laboratório IMG estuda o efeito do clima quente em diversos esportes como o futebol americano, futebol, tênis e golfe. O mais novo laboratório satélite do GSSI foi inaugurado em 2012 na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, onde o foco é no atletismo, triatlo e vários esportes coletivos na Europa. Hoje em dia a principal atribuição do GSSI é estudar as necessidades e características de atletas e praticantes de atividade física no mundo todo, assessorando no desenvolvimento do produto através de pesquisas que comprovam a associação do consumo da bebida com melhora de performance e rendimento.
Um erro para entrar na história
É possível uma marca com esmagadora liderança de mercado na maioria dos países onde atua resolver fazer um reposicionamento total? Sempre é possível, e foi isso que GATOPRADE fez e se deu mal. Aconteceu em janeiro de 2009 quando a GATORADE apresentou uma nova campanha que anunciava não somente uma nova atitude, mas também as novas embalagens e nomes de variantes da marca: Gatorade Fierce foi renomeado como Bring It, Gatorade X-Factor tornou-se Be Tough, Gatorade AM passou a ser chamado de Shine On, Gatorade Rain recebeu o nome de No Excuses. Além disso, Gatorade Tiger passou a dar ênfase no benefício (“Focus”) e o GATORADE regular foi abreviado apenas como “G”. Apenas a linha de baixas calorias G2 manteve a mesma nomenclatura. A criação das novas embalagens foi desenvolvida pela agência TBWA/Chiat/Day e a campanha de lançamento estrelada por diversas celebridades do esporte americano, como o ex-boxeador Muhammad Ali, a tenista Serena Williams, o jogador de basquete Dwyane Wade, o jogador de beisebol Derek Jeter, entre outros. Porém, após uma acentuada queda nas vendas, essa enorme confusão de nomes e produtos acabou tendo vida curta e, em 2010, a linha foi completamente reposicionada no mercado.
Marketing estrelado
Alguns fatos e eventos consagraram de uma vez por todas as condições de ícone da marca GATORADE. O primeiro deles ocorreu em 1969, quando a marca desembolsou US$ 25.000 para se tornar patrocinadora oficial da Liga de Futebol Americano Profissional (NFL), considerada a mais popular dos Estados Unidos. Outro evento importante ocorreu em 1987 quando o popular time de futebol americano do New York Giants venceu o Super Bowl XXI, evento esportivo mais importante dos Estados Unidos. Nesta temporada os jogadores, liderados por Jim Burt e Harry Carson, começaram a comemorar vitórias importantes com um banho de GATORADE no técnico Bill Parcells momentos antes do final das partidas. Este ato, apelidado de “GATORADE DUNK”, acabou virando uma tradição em toda vitória importante dentro do futebol americano, espalhando-se rapidamente para todos os times universitários e profissionais, dando grande visibilidade espontânea ao produto e a marca.
O outro fato marcante aconteceu em 1991 quando então astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 13.5 milhões, tornando-se garoto-propaganda da marca. E exatamente no dia 8 de agosto de 1991, o comercial “Be Like Mike” fazia sua estreia na TV americana apresentando Michael Jordan como novo embaixador da marca. O vídeo da campanha inspirava milhões de fãs de basquete a partir de um desafio alegre e muito “simples”: seja como Mike. Nos Estados Unidos o sucesso da campanha tornou-se uma manifestação para perseguir a evolução de todas as formas. E o comercial elevou a imagem de Michael Jordan a um novo patamar e o colocou como um dos maiores ícones da publicidade mundial. Em 2015, como parte da celebração de 50 anos da marca, a histórica campanha foi relançada com três novos comerciais remixados. Um desses filmes se chama “We all still want to #BeLikeMike”, algo como “Nós todos ainda queremos ser como Mike”, na tradução livre.
Para assistir ao antológico comercial de 1992, clique no ícone abaixo.
Dentre os inúmeros garotos-propaganda e embaixadores da marca ao longo dos anos estão os jogadores de futebol Lionel Messi, James Rodriguez, Landon Donovan e Gabriel Jesus; o corredor Usain Bolt; a tenista Serena Williams; os pilotos da NASCAR Jimmie Johnson e Matt Kenseth; os jogadores de basquete Paul George, Dwyane Wade, Jayson Tatum e o jovem talento Zion Williamson; o astro Michael Jordan; o ex-jogador de beisebol Derek Jeter; o triatleta Chris Legh; o ex-nadador César Cielo; a ex-jogadora de futebol Mia Hamm e inúmeros jogadores de futebol americano como os irmãos Peyton e Eli Manning, Can Newton e J.J. Watt.
Já no Brasil a marca foi patrocinadora oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por muitos anos. Essa parceria entre a GATORADE e a CBF resultou na customização da fórmula de um isotônico para cada jogador e uma garrafa inteligente. A garrafa era individual e nominal e continha um chip que mensurava o nível de hidratação de cada atleta, de acordo com a quantidade ingerida do líquido. As informações coletadas pelo chip eram acompanhadas na tela de um tablet, em tempo real, pela comissão técnica. Os dados então eram cruzados com os resultados dos testes de suor que tinham sido feitos antes e depois de todos os treinos e jogos, desde o início de 2012. Essa análise permitia uma recomendação de hidratação de altíssima precisão.
A evolução visual
Ousadia. É assim que podemos definir a evolução visual da marca GATORADE. O tradicional raio laranja, que se tornaria símbolo da marca, só passou a fazer parte do logotipo em 1970. Nos anos seguintes a identidade visual passou por mais duas atualizações (1986 e 1991).
Em 1994 o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra. Quatro anos mais tarde o logotipo adotou um ar mais limpo e uma tipografia de letra levemente alterada. Em 2004 ocorreu uma remodelação mais radical: as cores se tornaram mais forte, gotas de suor foram adicionadas ao raio, além de uma tipografia de letra completamente modernizada. Depois de utilizar um raio como principal símbolo da marca em seu logotipo, em 2009 sua comunicação visual sofreu uma profunda reformulação, onde o logotipo de GATORADE passou a ser representado apenas pela letra G com um raio no meio, algumas vezes acompanhado pelo nome da marca abaixo (escrito em uma nova tipografia de letra).
O atual logotipo da marca pode ser aplicado nas cores laranja, preto, cinza, branca ou com fundo laranja, com ou sem o nome GATORADE (posicionado abaixo, ao lado direito do símbolo ou acima em tamanho pequeno).
Os slogans
Ready to Play. Anything. (2020)
Make Them Sweat. (2019)
You Fuel Us, We Fuel You. (2018)
Nothing Beats Gatorade. (2016)
The Sports Fuel Company. (2015)
Sweat It To Get It. (2014)
Win From Within. (2011)
When you give everything, Gatorade gives it back. (2009)
Rehydrate. Replenish. Refuel. (2005)
Thirst quencher. (2000)
Is it in you? (2001)
Life is a sport. Drink it up. (1995)
Be Like a Mike. Drink Gatorade. (1992)
For that deep down body thirst. (1992)
O suor faz magia. (2014 - Brasil)
Vencer vem de dentro. (2012 - Brasil)
Com Gatorade você vai mais longe. (2006 - Brasil)
A Sede Acaba. Você Continua. (2000 - Brasil)
A bebida número um para os atletas. (1988 - Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 9 de setembro de 1965
● Criador: Dr. Robert Cade, Alejandro De Quesada, Dana Shires e Jim Free
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Gatorade Company Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da PepsiCo Inc.)
● CEO: Brett O’Brien
● Faturamento: US$ 5.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Bebidas esportivas
● Principais produtos: Isotônicos, géis de hidratação e barras energéticas
● Concorrentes diretos: Powerade, Vitaminwater, All Sport, Isostar, Sqwincher, Lucozade Sport, BodyArmor, Propel e Marathon
● Ícones: O raio laranja
● Slogan: Ready to Play. Anything.
● Website: www.gatorade.com.br
A marca no mundo
O produto é encontrado em mais de 50 sabores e variações (dependendo do mercado), vendido em mais de 80 países ao redor do mundo e gera faturamento anual superior a US$ 5.5 bilhões. Anualmente são vendidos mais de 3 bilhões de litros da bebida somente no mercado americano (isso significa aproximadamente 12.2 milhões de garrafas do produto ou 142 por segundo). A marca detém a liderança em importantes mercados mundiais como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, México, Itália, Argentina, Indonésia, entre outros. No Brasil, onde a marca detém aproximadamente 70% de participação de mercado, o produto é oferecido em diversos sabores, incluindo frutas cítricas, limão, uva e tangerina.
Você sabia?
● A mistura original de GATORADE consistia de água, sódio, açúcar, potássio, fosfato e suco de limão, que foi adicionado para tornar o sabor mais agradável.
● O sabor mais vendido de GATORADE é o Lemon-Lime (limão), seguido do Orange (laranja) e do Fruit Punch.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 15/9/2020
5 comentários:
Bom dia !
Gostaria de saber quais sao os concorrentes diretos e indiretos do Gatorade no Brasil e na America do norte? Faço um curso no Canada e meu grupo escolheu como produto o Gatorade e infelizmente nao encontro um concorrente... pela internet
Agradeço desde ja,
A
Querida "A"...
Me chamo Cae, faço facul de PP em Sampa e também estou fazendo TCC sobre Gatorade.
Acredito que possamos trocar muitas informações.
Caso interessar, o meu e-mail é:
monkeycomunicacao@gmail.com
Atenciosamente....
Cae
Muito Obrgrigado pelas informações!
Estou fazendo um trabalho sobre a Gatorade,e queria informações diferentes da mesma!
Ajudou muito memso!
Ola. Estou fazendo um trabalho sobre o Gatorade. Gostaria de saber os alvos de mercado centrale secundario do Gatorade.
Agradeço
Boa tarde!
Adoro a marca e a evolução dela. Qual a agencia que trabalha a marca no Brasil/ Bahia? É possível mandar a resposta por e-mail?
Sálua Chalhub
Croofitness@gmail.com
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