O melhor dos prazeres. É assim que os chocólatras definem a marca belga GODIVA, produtora de um dos melhores chocolates do planeta. O melhor dos vícios para quem gosta de chocolate. Uma indulgência indispensável. Quem já saboreou um legítimo chocolate GODIVA sabe que se trata de uma guloseima digna da realeza. Quando você dá a primeira mordida em um bombom retirado de uma caixa dourada, está mergulhando em uma mística construída detalhe por detalhe no decorrer de mais de 90 anos.
A história
A história da marca GODIVA começou exatamente no ano de 1926 na cidade de Bruxelas em um pequeno e modesto ateliê, chamado Chocolaterie Draps e liderado por Pierre Draps, descendente de uma tradicional família de confeiteiros, que desenvolveu uma fórmula única para um chocolate rico, suave, de alta qualidade e moldado em pequenas conchas. Com a morte de Pierre Draps em 1937, seus filhos - Joseph, François e Pierre Jr. - que trabalhavam desde jovem com o pai, assumiram os negócios. Pierre Jr. se tornou a força criativa da empresa, aprimorou suas competências e conhecimentos e utilizou seu senso de inovação para criar novas e requintadas receitas de chocolates. O nome da marca foi uma ideia da esposa de Joseph para fazer uma associação elegante e uma homenagem à lendária Lady Godiva, que há mais de 900 anos cavalgou nua coberta apenas por seus longos cabelos pelas pequenas ruas de Coventry, cidade inglesa próxima a Londres, em uma tentativa de interceder junto ao marido, Lorde Leofric, a favor dos moradores para que reduzisse os impostos. Com isso, a bela moça se tornou símbolo do proibido e inalcançável. A ideia da família era ligar a marca de chocolates à elegância e requinte da nobre inglesa, transformando essa lenda em algo real, comestível, desejado e de sabor único.
A família Draps abriria sua primeira loja somente em 1945 no Boulevard Léopold II na cidade de Bruxelas. Pouco depois, em 1946, Pierre Jr. criou o Truffe Originale, uma mousse intensa de chocolate revestida por uma fina camada de chocolate amargo e mergulhada em pó de cacau puro. A iguaria se tornou um best-seller e provavelmente o produto mais emblemático da GODIVA. Esta fantástica trufa não apenas se tornou icônica para a marca belga como também para toda a indústria de chocolate. A primeira loja internacional foi inaugurada em 1958 na cidade de Paris, localizada no sofisticado endereço da Rue St. Honoré, iniciando assim uma tímida globalização da marca. Nesta época os chocolates da marca eram expostos nas vitrines com se fossem pequenas joias feitas de cacau. Pouco depois, outras lojas foram inauguradas no Reino Unido, Alemanha e Itália. E com isso, a fama do chocolate GODIVA cresceu na mesma proporção, principalmente entre os europeus.
No ano de 1966 a marca começou a exportar seus deliciosos chocolates para os Estados Unidos, onde inicialmente eram vendidos na luxuosa loja de departamento Wanamaker’s, localizada na cidade da Filadélfia. Rapidamente outras refinadas lojas do país começaram a vender os saborosos e macios chocolates da marca belga. A paixão pela inovação e pelo luxo, combinada com sua experiência verdadeiramente notável contida em cada pedaço de chocolate, fizeram com que a marca GODIVA fosse nomeada fornecedora oficial da Casa Real Belga em 1968. Era mais um atestado de excelência para as indulgências fabricadas pela marca. A primeira loja própria da marca nos Estados Unidos foi inaugurada somente em 1972, no luxuoso endereço da 5ª Avenida em Nova York. Hoje em dia existem mais de 135 lojas da marca espalhadas pelo território americano. Foi também neste mesmo ano que os chocolates GODIVA estiveram disponíveis pela primeira vez no mercado japonês através da prestigiosa loja de departamento Nihonbashi Mitsukoshi em Tóquio, iniciando assim uma expansão pelo continente asiático.
Nas décadas seguintes a marca passou a ser presença constante nos mais finos e requintados ambientes do mundo, incluindo forte presença nos principais aeroportos mundiais, se transformando inclusive em presente de luxo e sinônimo de gosto sofisticado. Em 1993 a marca resolveu ampliar sua linha de produtos com o lançamento de uma completa linha de cafés aromáticos, bolachas/biscoitos, deliciosas sobremesas e o GODIVA ORIGINAL CHOCOLATE LIQUEUR, um licor a base do mais puro chocolate GODIVA. O produto fez tanto sucesso que mais quatro versões seriam lançadas posteriormente: Godiva White Chocolate Liqueur (1996), Godiva Mocha Liqueur (2006), Godiva Milk Chocolate Liqueur (2006) e Godiva Dark Chocolate Liqueur (2014).
Em 1997 ocorreu o lançamento da famosa campanha do Dia dos Namorados (conhecida como “Valentine’s Day Chocolate & Diamonds”), onde em uma inteligente ação de marketing três certificados de anéis de diamantes, no valor de US$ 10 mil cada, foram inseridos nas embalagens da linha Love in Bloom, que custavam na época US$ 18. Essa promoção acabou virando um símbolo da marca belga, tendo continuidade nos anos seguintes com prêmios que incluíam uma BMW Z4 e viagens para hotéis de luxo em lugares românticos. Pouco depois, outros produtos da marca foram lançados no mercado, como por exemplo, uma nova linha de biscoitos em 1998; uma linha de sorvetes disponível em seis deliciosos sabores em 1999; e a luxuosa G Collecttion, uma linha de bombons decorados à mão com ingredientes selecionados (como mel da Tasmânia e chocolate quente mexicano) e criados pelo chef Norman Love, que estreou em 2003.
Outro grande sucesso da marca belga, lançado pela primeira vez em 2005, é o CHOCOLIXIR, uma linha de bebidas fria (espécie de milkshake) preparadas à base do mais puro chocolate GODIVA, que atualmente está disponível em vários sabores que incluem o Dark Chocolate Decadence (chocolate amargo), Milk Chocolate Latte (chocolate ao leite), Milk Chocolate Caramel (chocolate com caramelo) e White Chocolate Raspberry (chocolate branco com morango). Além disso, a marca também produz bombons e chocolates em edições limitadas com embalagens especiais para as principais festas e celebrações ocorridas durante o ano. Em 2007, Pierre Jr., já com quase 90 anos, criou uma nova linha de chocolates para celebrar a restauração da loja original da GODIVA (inaugurada em 1948), situada em uma das praças mais famosas do mundo, a Grand-Place de Bruxelas.
No final de 2007 a empresa foi vendida pela Campbell Soup Company por US$ 850 milhões para o grupo Ülker, uma das principais companhias de alimentos da Turquia. No ano seguinte a marca lançou mais uma promoção inusitada nos Estados Unidos para o Dia dos Namorados: uma sala inteira de chocolate, localizada em Nova York, como prêmio para quem comprasse uma caixa de chocolates da marca (vendidas a partir de US$ 23) e achasse o “vale-brinde”. O espaço, criado pelo designer Larry Abel, incluía uma pintura feita com pedaços de chocolate multicoloridos, um sofá com chocolate nas laterais e paredes também feitas do produto. O rosto da promoção era a atriz Ali Larter, da série de TV Heroes.
Nos últimos anos a China se tornou um mercado estratégico para a marca belga. Sua primeira loja própria foi inaugurada em setembro de 2009, na cidade de Pequim. A importância do mercado chinês se tornou tamanha, que em abril de 2010 foi inaugurada em Xangai a maior loja de chocolates do mundo na época com impressionantes 300 m². Nos anos seguintes a marca inaugurou diversas lojas na China e no continente asiático. Além disso, em 2019, a GODIVA resolveu ampliar sua área de atuação e inaugurou sua primeira cafeteria, que além de vender seus irresistíveis chocolates, oferece um requintado cardápio de itens salgados, doces, cafés, bebidas quentes e frias, além de sorvetes.
Em 2020 a marca retornou ao Brasil (havia chegado ao país em 1991 com a inauguração de sua primeira loja na cidade de São Paulo, mas fechou todas as unidades em 2002) através de um contrato com o grupo GPA. Com isso os produtos da marca belga passaram a serem vendidos nas lojas da rede Pão de Açúcar. A partir de então a rede de supermercado passou a oferecer quase uma dúzia de produtos da marca belga como barras de chocolate 72% de cacau; barra chocolate 72% de cacau com amêndoas; barra de chocolate com laranja vermelha; barra de chocolate com caramelo salgado; trufas sortidas; trufas de chocolate ao leite; e as caixinhas com chocolates sortidos.
O cuidadoso processo de fabricação
Além de saboroso e chique, o chocolate GODIVA é tradicional, basicamente, devido ao luxuoso e detalhista processo artesanal de fabricação. Cada pedaço de GODIVA está recheado com a qualidade de um chocolate belga feito cuidadosamente à mão a partir dos melhores ingredientes do mundo. A começar pelo criterioso corte da matéria-prima, o cacau. Como um escultor, o artesão molda à mão a pasta de cacau, transformando-a em pequenas barras em formatos quadrados. Depois, o chocolate é misturado aos 128 ingredientes, que em uma perfeita alquimia, formam os mais variados tipos de recheios. Nos 80 tipos dos caros bombons/trufas GODIVA (o quilo não sai por menos de US$ 150), a palavra artificial não existe. Nenhum dos 128 ingredientes utiliza qualquer tipo de substância industrializada. Apenas as embalagens são feitas com o auxílio de máquinas.
As frutas que enfeitam e recheiam alguns dos chocolates passam por um sofisticado processo de secagem para não perder o frescor. As amêndoas, avelãs, caramelos e marzipãs são importados diretamente da Turquia. O acabamento também é coisa digna de um artista. A decoração é feita com chocolate branco e café, que são distribuídos por meio de uma fina peneira por cima de cada um dos bombons da famosa grife belga. Por trás de toda a sofisticação do aroma e do sabor está um verdadeiro processo artesanal de luxo. O resultado: chocolates com sabores atraentes, texturas delicadas e decorações cativantes, dispostos em belíssimas e modernas embalagens. Por todos esses cuidados, no território dos chocolates, existe GODIVA e as outras marcas.
As charmosas cafeterias
No início de 2019 a fabricante belga de chocolate resolveu investir em um novo segmento de varejo. Em abril inaugurou o primeiro GODIVA CAFÉ no número 560 da Avenida Lexington, em Nova York. Com decoração moderna e minimalista, e cardápio repleto de delícias doces e salgadas, incluindo sanduíches, cookies, waffles, brownies, sorvetes, além de bebidas especiais como chocolate quente, iogurtes e até chá gelado, o GODIVA CAFÉ foi a primeira tentativa da marca de ingressar no segmento de cafeterias. Até o final de 2019 a empresa inaugurou mais cinco unidades no estado de Nova York. A estratégia da marca, que deseja se transformar em uma espécie de “Starbucks do chocolate”, é inaugurar 2.000 cafeterias, sendo 400 no continente americano, até 2025.
A principal novidade da cafeteria é o Croiffles™, delicioso croissant amanteigado prensado na máquina de waffle e colocado em uma embalagem triangular para ser apreciado bem quente. O croissant é oferecido em sabores irresistíveis como três queijos (Havarti, Suíço e Gruyère), presunto e queijo, ovo e queijo Gouda, linguiça, chocolate amargo e ao leite. Outro destaque do cardápio é o mocha, feito com grãos de cafés da América Latina, generosa porção de chantilly, chocolate amargo e cacau. A cafeteria também oferece outros itens, incluindo waffles belgas frescos de Liège, morangos cobertos com chocolate, cookies inspirados em seu famoso chocolate e o tradicional affogato (mas com o delicioso chocolate GODIVA).
A inovação do cardápio também esteve na vanguarda da estratégia do GODIVA CAFÉ. Thierry Muret, chocolatier da marca belga, levou oito meses para criar a mistura perfeita de café que destacava o famoso chocolate GODIVA. O cardápio principal será consistente em todos os locais, mas trará influências regionais para refletir os gostos de cada país ou região.
Um conceito de loja surpreendente
Como um ícone global a GODIVA se mantém em constante mudança, modernizando seus pontos de venda sem abrir mão da sua tradição e história. A marca foi uma das primeiras a imprimir uma padronização nos seus pontos de venda. Em 2009 a marca belga inaugurou um novo conceito de loja, insuperável em cada detalhe, criando um forte apelo emocional e sensorial, elevando a um patamar único a experiência de consumo. Batizada de GODIVA CHOCOISTE, a primeira unidade inaugurada no distrito de Harajuku em Tóquio no Japão, causa uma sensação deliciosa: que há chocolate caindo do teto. O interior é um dos pontos fortes da loja, parece que o teto está derretendo chocolate e que ele está escorrendo nas paredes. A loja tem design limpo e moderno, com luzes bem posicionadas e móveis com linhas simples, além de um irresistível cheiro de chocolate. A frente da loja é toda aberta, o que possibilita total visão para quem está na rua dos dois andares e do fabuloso teto. O projeto foi desenvolvido pela Wonderwall, famosa empresa japonesa de design de interiores.
A evolução visual
Como parte da comemoração de 80 anos da marca, em 2006 a GODIVA redefiniu todas as suas linhas de produtos, além de introduzir um novo logotipo. A nova identidade visual da marca era composta pelo tradicional logotipo com Lady Godiva em cima de um cavalo em uma versão totalmente modernizada. Mais recentemente a marca substituiu a palavra “Chocolatier” por “Belgium 1926” indicando a origem e ano de fundação da empresa. O logotipo pode ser aplicado na cor marrom ou dourada. O logotipo também pode utilizar apenas o nome da marca.
Os slogans
Wonder Awaits. (2019)
Chocolate never felt so good. (2017)
It’s More Than Just Chocolate. (2015)
Look, smell, listen, feel and taste that’s what Godiva chocolate is all about. (2010)
Let the decadence begin. (2007)
If chocolate is your downfall, you may as well enjoy the ride. (2003)
Dados corporativos
● Origem: Bélgica
● Fundação: 1926
● Fundador: Pierre Draps
● Sede mundial: Bruxelas, Bélgica
● Proprietário da marca: Godiva Chocolatier Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária do Yildiz Holding)
● CEO: Annie Young-Scrivner
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 750
● Presença global: 105 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Europa, Japão e China
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Chocolates premium
● Principais produtos: Chocolates, bombons, sorvetes, cafés e licores
● Concorrentes diretos: Lindt, Valrhona, Neuhaus, Cailler, Leonidas, Ghirardelli, Guylian, Callebaut e La Maison du Chocolat
● Ícones: Lady Godiva
● Slogan: Wonder Awaits.
● Website: www.godiva.com
A marca no mundo
Atualmente a marca GODIVA está presente em mais de 100 países através de mais de 750 lojas próprias na América do Norte e em centros sofisticados como Paris, Tóquio, Hong Kong, Roma e Londres, vendendo não somente os famosos chocolates, bombons e trufas, mas também sorvetes, bolos, cafés, biscoitos e licores, que geram um faturamento superior a US$ 1 bilhão anualmente. Seus produtos também podem ser encontrados em aproximadamente 20.000 pontos de vendas, que incluem lojas de departamento, Free Shops em aeroportos, lojas especializadas e através do comércio eletrônico da marca. Atualmente a marca belga, que é sinônimo do que há de mais sofisticado no mundo em termos de chocolate, pertence à empresa turca Yildiz Holding, e seus principais mercados estão localizados na Europa, Estados Unidos, Japão e China. A empresa mantém apenas duas fábricas no mundo, uma na cidade de Bruxelas e outra localizada em Reading, estado americano da Pensilvânia.
Você sabia?
● Aproximadamente 50% dos seus negócios são concentrados no período de outubro a dezembro, quando o clima frio e as festas de final de ano aumentam o consumo de chocolate.
● Atualmente o responsável pela qualidade dos produtos GODIVA é o mestre chocolatier Thierry Muret.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 8/6/2020
11 comentários:
onde compro godiva?? meu email: ricardosabia@hotmail.com. abrçs.
no Brasil nao tem GODIVA..nao que eu saiba. tem aqui nos EUA em todo shopping. nao sei se eles entregam assim ou se vc conhece alguem que mora aqui pode mandar pra vc.eh realmente o melhor!
Ganhei duas caixas de um amigo que foi à NY. Estou apaixonada... pelos chocolates!!!
Estive em Paris no início de fevereiro 2011, e tive a oportunidE de conhecer os chocolates Godiva, realmente um sonho, penso que o Brasil já absorveria tranquilamente uma loja da marca.
Silvane/ BH
... privar o Brasil desse prazer! quem diria... acabei saboreando um Godiva aqui do outro lado do Atlântico... em Angola!
Nossa deve ser mesmo um luxo e tb muito gostoso, nunca provei mais tenho muita vontade, pena que aqui no Brasil não tenha, mais tem problema não deve ter em portugal!!
Pessoas, aki no Brasil existe sim esses chocolates... Até aki em MT, Cuiabá, que dizem ser o fim do mundo tem.... E são saborosos...
Aqui no brasil, tinha uma loja da GODIVA no Barra Shopping no Rio, não sei por qual mtivo mas acabou fechando. Uma lástima!!!
Sempre tomo o shake do godiva adoro
O chocolate não como muito pq e meio carinho rsrs
Os chocolates do japão esta quase no mesmo nivel rs
Boa tarde!!
Estou aqui saboreando um delicioso biscoito Godiva de chocolate com morango, mas fiquei com uma dúvida ao ler informações da caixa, pois diz que foi produzido na Suíça.
Mas, afinal, ele é fabricado na Suíça ou Bélgica??
Obrigada.
Abraços!
Ta doido!
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