Ela foi responsável pelas maiores revoluções da indústria de tecnologia com a massificação de softwares em centenas de milhões de computadores. Você imaginaria escrever um texto sem WORD? Navegar pela internet sem o auxílio do EXPLORER? Fazer uma simples planilha sem o EXCEL? Ou até mesmo preparar aquela importante apresentação sem o POWERPOINT? Provavelmente não. Agradeça a todas essas facilidades que temos hoje em dia a MICROSOFT, que esteve ao longo dos últimos 45 anos no centro de duas revoluções que alteraram o mundo: o computador pessoal (através do Windows) e a revolução da internet. A história de como Bill Gates e a sua empresa conseguiram dominar o segmento mais lucrativo da indústria de computadores é sem dúvida uma das mais extraordinárias epopeias empresariais de todos os tempos. Por isso a missão da MICROSOFT é capacitar pessoas e organizações ao redor do mundo para alcançar e conquistar mais.
A história
Tudo começou quando a era do microcomputador teve início em 1974, com o lançamento, por parte da empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (conhecida pela sigla MITS), do Altair 8800, considerado por muitos, o primeiro computador pessoal da história. William (Bill) Gates, que desde os 13 anos desenvolvia programas para computadores, e o seu colega de liceu e amigo de infância, Paul Allen (foto abaixo com Bill Gates à esquerda), integraram este projeto ao desenvolverem um software para o Altair. Convictos de que o microcomputador seria uma ferramenta indispensável em um futuro muito próximo, ambos abandonaram as tradicionais Universidade de Harvard (Gates) e Universidade de Washington (Allen), e se mudaram para a cidade de Albuquerque, estado americano do Novo México, onde exatamente no dia 4 de abril de 1975, eles fundaram uma empresa com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da MITS. “Um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho”, essa era a proposta da nova empresa. O nome escolhido para a nova empresa foi MICROSOFT, uma junção das palavras inglesas “microcomputer” e “software”.
No ano seguinte o nome MICROSOFT foi registrado oficialmente como marca. Neste período ocorreu o lançamento do MICROSOFT FORTRAN, para computadores baseados em CP/M. Em 1978, devido ao sucesso repentino, já estabelecia seu primeiro escritório internacional no Japão, encerrando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. A sede da empresa, com então 16 funcionários, foi transferida no início de 1979 da cidade de Albuquerque para Belleuve, estado de Washington. Nesse mesmo ano a empresa iniciou seu ingresso no mercado europeu. A partir deste momento a MICROSOFT começaria a mudar milhões de vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft Disk Operating System - Sistema operacional em disco) introduzido no dia 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu computador pessoal com esse sistema operacional de 16 bits. Em troca de um pagamento irrisório, a IBM se comprometeu a usar exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás, o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria de computadores pessoais. Em 1982 a empresa, além de começar a desenvolver aplicações para computadores Macintosh da Apple, lançou o COBOL (uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais) e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS.
Com os lucros adquiridos, nos anos seguintes a empresa desenvolveu produtos que iriam marcar a evolução dos tempos e forma pela qual nos comunicamos:
● Microsoft Mouse (1983), um mouse de computador que possuía dois botões.
● Microsoft Word (1983), editor de texto mais utilizado do mundo.
● Windows 1.0 (1985), sistema operacional que se tornou um dos maiores sucessos da história da computação e tornou a MICROSOFT um gigante no segmento.
● Microsoft Excel (1987), programa de planilhas eletrônicas que já possuía uma versão para MAC, lançada dois anos antes.
● Microsoft Office (1989), suíte de aplicativos para escritório que continha em sua versão inicial programas como processador de texto (Word), planilha de cálculo (Excel), banco de dados, apresentação gráfica (PowerPoint), gerenciador de tarefas, emails e lista de contatos.
● Microsoft PowerPoint (1990), programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows. O programa foi inicialmente criado especificamente para Macintosh em 1987 pela empresa Forethought e comprado pela MICROSOFT três meses depois por US$ 14 milhões, sendo a primeira aquisição significativa da empresa de Bill Gates.
● Microsoft BallPoint Mouse (1991), especificamente desenvolvido para ser utilizado em laptop.
● Microsoft Access (1992), um popular software para banco de dados, tão conhecido dos programadores. Com ele era possível criar rapidamente aplicações que envolviam tanto a modelagem e estrutura de dados como a interface que seria utilizada pelos usuários.
● Microsoft Encarta (1993), primeira enciclopédia feita para rodar em um computador. Era a primeira vez que o papel seria substituído.
● MSN - Microsoft Network - (1995), portal de notícias e serviços na internet que se transformaria em um dos mais acessados do mundo.
● Microsoft Explorer (1995), navegador para internet, que por muitos anos dominaria o mercado de forma avassaladora.
● MSN TV (1995), introduzida inicialmente pela empresa WebTV Networks, pioneira em serviços interativos para televisão, que seria comprada pela MICROSOFT mais tarde.
● MSNBC (1996), um canal a cabo 24 horas em parceria com o canal de televisão NBC. O canal existe até hoje nos Estados Unidos, Canadá, África do Sul, em alguns países da América do Sul e do norte da África.
● Microsoft Outlook (1997), programa utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de email, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados.
● Microsoft Front Page (1997), editor de páginas para internet.
● Microsoft Visual Studio (1997), basicamente um software editor de texto que possibilitava aos usuários escreverem seus códigos em uma determinada linguagem para, então, serem traduzidos em comandos para os computadores.
● MSN Messenger (1999), programa de mensagens instantâneas que revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam.
Apesar de tantos produtos de sucesso durante este período, um deles foi um fracasso retumbante. omo estratégia direcionada a atrair os consumidores, em 1995 foi lançado o Microsoft Bob, um assistente pessoal que ensinava o usuário a mexer no Windows e no computador de um modo geral. Um verdadeiro fracasso em vendas, sendo descontinuado no ano seguinte. Esse software simulava uma casa, com quartos e objetos variados no qual cada um correspondia a uma aplicação diferente do computador. Por exemplo: na sala existia uma mesa com uma caneta e um papel; ao clicar na caneta, o Rover - um cachorro que funcionava como guia - levava o usuário até o editor de texto. Alguns críticos consideram o Bob como o maior fracasso da história da empresa. Apesar disso, as inovações deste celeiro de surpresas tecnológicas não pararam por aí. Logo após o início do novo milênio, a empresa criou uma nova tecnologia chamada Microsoft.NET. Tal tecnologia pretendia funcionar como o elemento que ligaria pessoas e máquinas através da internet, como competidora tardia do Sun Java. Era na verdade uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma. Gerou muita desconfiança entre analistas de todo o mundo, que acusaram, mais uma vez, a MICROSOFT de tentar ampliar seu monopólio para outros segmentos da internet, como email, compras online, bate-papos, etc.
Porém, nem só de software e sistemas viveu a MICROSOFT, que lançou outros produtos como o console de videogame Xbox, introduzido no dia 15 de novembro de 2001 no mercado americano com preço estimado de US$ 299.99. Com um desempenho gráfico três vezes superior ao de outros videogames, o aparelho possuía leitor de DVD de máxima qualidade e som surround Dolby 5.1 para jogos e filmes, e um disco rígido que possibilitava toda uma nova forma de jogar e uma nova experiência em entretenimento. O designer da MICROSOFT, Horace Luke que projetou o desenho do Xbox, diz que não escolheu o verde para ser a cor do console, o que aconteceu foi que o único marcador fluorescente que estava com ele era o verde. Então depois de criar os rascunhos com o verde, o design do console ficou bom e a cor se tornou oficial. O lançamento foi apontado por muitos como o melhor da história do segmento de videogames. Somente nos primeiros meses nos Estados Unidos o console vendeu mais de 1.5 milhões de unidades, estabelecendo-se como um dos mais populares videogames do mundo. E já no ano seguinte, a empresa lançou o Xbox Live, um serviço de jogos online do console que permitia aos jogadores conectarem e jogarem entre si com muitas funcionalidades. Já a segunda versão do console, denominada Xbox 360, foi lançada no mês de novembro de 2005, sendo 15 vezes mais rápida que a versão original, permitindo aos usuários jogar online, baixar jogos, demos, comprar e ouvir músicas, programas de TV e filmes, além de acessar aplicativo de terceiros. O console Xbox, em todas as suas versões, já vendeu mais de 200 milhões de unidades desde seu lançamento.
Outro produtos lançado pela empresa em uma tentativa de diversificar sua área de atuação foi o tocador portátil de música digital para concorrer com o popular iPod, batizado de MICROSOFT ZUNE, introduzido no mercado no dia 14 de novembro de 2006 (não suportaria a concorrência e popularidade do iPod e seria descontinuado seis anos mais tarde). Ainda este ano lançou o Windows Defender, um antivírus que removia malwares, trojans, spywares, adwares instalados no computador. Também monitorava o computador para evitar que estes softwares perigosos modificassem configurações tanto do navegador como do sistema operacional. Este novo produto foi resultado da aquisição da empresa Giant, realizada dois anos antes, fazendo com que a MICROSOFT ingressasse neste lucrativo segmento. Nos quatro anos seguintes, a empresa lucrou mais de US$ 65 bilhões. Era um desempenho impressionante, principalmente se comparado ao de seus concorrentes na área de tecnologia. Mas isso não se refletiu no preço de suas ações, que praticamente ficou estagnado neste período. O problema era que boa parte desse dinheiro provinha de apenas dois produtos: o sistema operacional Windows e o pacote de automação de escritório Office. Eles eram os suportes da MICROSOFT, que reinava absoluta no mundo dos computadores pessoais. Mas isso começou a mudar e a empresa se esforçou para ganhar seu quinhão em outros segmentos, que seriam muito mais lucrativos no futuro. Por exemplo, em 2008 a empresa lançou silenciosamente nos Estados Unidos sua loja virtual, onde os usuários podiam baixar softwares (o download era feito diretamente do site, eliminando completamente a mídia física do processo) e comprar assessórios, como Xbox, mouses, teclados, jogos, linguagens de programação e produtos corporativos. Na área de buscas, lançou oficialmente no dia 3 de junho de 2009 o BING, uma versão melhorada do MSN Search (introduzido em 2005) e que em pouco tempo se tornou o segundo motor de buscas da internet, superando o poderoso Yahoo!. Além disso, em 2010 a empresa resolveu apostar no mercado de telefonia móvel, com dois lançamentos. O primeiro foi um total fracasso: Microsoft Kin, que durou apenas 48 dias. A segunda aposta foi o lançamento do WINDOWS PHONE 7, um novo sistema operacional para smartphones, que privilegiava conteúdos que refletiam as atividades que mais importavam para os consumidores, como música, games, fotos e trabalho, em uma tentativa de competir diretamente com o iPhone e os aparelhos Android, que rodavam o software do Google.
Além disso, ainda em 2010, a empresa lançou a WINDOWS AZURE (renomeada em 2014 para MICROSOFT AZURE), uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada no conceito da computação em nuvem. Nos anos seguintes esse novo serviço seria responsável pelo enorme crescimento da empresa no mercado. Em meados de 2011 a empresa lançou no mercado o OFFICE 365, uma suíte de aplicativos para escritório online por assinatura que oferecia acesso a vários serviços e softwares construídos em torno da plataforma Office. Pouco depois, no mês de outubro, anunciou a compra do Skype por US$ 8.5 bilhões, até então mais agressivo investimento da história da empresa de Bill Gates e aumentando assim sua oferta de comunicação em vídeo e voz em tempo real. A ideia era que a MICROSOFT integrasse os 663 milhões de usuários do Skype no mundo com a rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de email Outlook e que também fosse usado no sistema operacional Windows Phone. Além disso, lançou oficialmente sua loja de aplicativos para smartphones e tablets, batizada de WINDOWS STORE, que buscava oferecer mais benefícios aos desenvolvedores dos programas do que seus rivais da Apple e da Google. E se não bastasse tudo isso, em 2012, dando continuidade aos planos de revitalizar a empresa e a marca, a MICROSOFT apresentou uma nova identidade visual, anunciou uma nova versão do Office e do seu email, novos serviços para o Xbox, além das novas versões do Windows e do Windows Phone.
E não parou por aí. Em uma demonstração de ousadia ingressou em um mercado então dominado pela Apple com o lançamento em outubro de 2012 do tablet SURFACE, que vinha acompanhado por teclado ultrafino, com três milímetros de espessura em cinco opções de cores diferentes. O tablet, que se encaixava também na categoria de ultrabook, era equipado com Gorilla Glass, tipo de vidro que prometia ser resistente a riscos e vinha com capa integrada, operando tanto com o sistema Windows RT quanto com o Windows 8 Pro. Contava ainda com uma tela de 10.6 polegadas. Além disso, o tablet ganhou uma série de acessórios como a caneta stylus - com dois sensores, um para o toque e outro para a tinta digital -, suporte à loja de aplicativos da empresa para comprar músicas e filmes, e até uma versão do Netflix feita exclusivamente para o SURFACE. A grande aposta da empresa era que o SURFACE vinha equipado com Office (com programas como Word e Excel). Ou seja, podia substituir um laptop, o que o iPad não fazia. Essa onda de novos lançamentos não era apenas uma releitura de seus produtos mais populares, mas também representava uma nova era para a MICROSOFT. Ainda em 2012, a empresa inaugurou seu segundo centro de tecnologia na América Latina (o outro estava localizado no México) e o primeiro no Brasil, na cidade de São Paulo, que possuía laboratórios de soluções para indústrias e domicílios e equipamentos com capacidade de armazenar 700 terabytes, além de um datacenter com 360 processadores. Com esta iniciativa a empresa deu continuidade ao trabalho que desenvolvia em outros 17 países, onde também existiam os centros de tecnologia.
Nos anos seguintes a MICROSOFT continuou inundando o mercado com diversas novidades em termos de produtos e serviços:
● Outlook.com (2013), um serviço gratuito de webmail criado para substituir o Hotmail (criado em 1996), que até então era o principal serviço de email oferecido pela MICROSOFT. Atualmente com mais de 400 milhões de usuários, o serviço é oferecido em 106 idiomas.
● Xbox One (2013), terceira geração do tradicional console, que apresentava gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor.
● Surface 2 e Surface Pro 2 (2013), a segunda geração de seus populares tablets.
● Office for iPad (2014), a tradicional suíte de aplicativos para o popular tablet da Apple.
● Microsoft Band (2014), uma pulseira inteligente com recursos de smartwatch e primeiro dispositivo vestível da marca. A pulseira monitorava a quantidade de passos dados, corridas, batimentos cardíacos e calorias gastas, sendo possível programar metas de atividades físicas. Também enviava notificações de mensagens, ligações, calendário, emails, redes sociais e financeiros, tudo em um display colorido de 1.4 polegadas. A pulseira se conectava a smartphones com Windows Phone, iOS e Android por meio de Bluetooth.
● Surface Book (2015), primeiro laptop da marca, equipado com teclado físico com iluminação e redução de ruídos, além de trackpad de vidro com reconhecimento de até cinco dedos. O Surface Book, apesar de ser um laptop, permitia que se destacasse a tela. O teclado continha uma segunda bateria, várias portas e uma placa gráfica discreta opcional usada quando a parte da tela, também chamada de área de transferência, estava encaixada nela.
● Microsoft Dynamics 365 (2016), uma linha de produtos de aplicativos de planejamento de recursos corporativos (ERP) e gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM).
● Surface Studio (2016), primeiro computador desktop da MICROSOFT. O revolucionário desktop, com tela de 28 polegadas sensível ao toque, era equipado com Recurso Zero gravidade, o que fazia com que passasse de desktop para módulo Studio, ficando assim em um ângulo de 20 graus, sendo perfeito para escritores, pintores e artistas, além de facilitar retoques fotográficos, desenhos industriais e trabalhos de artes gráficas. Além disso, a caneta do produto permitia aos artistas criarem direto na tela.
● Surface Hub (2016), uma tela inteligente criada para tornar reuniões mais eficientes, oferecida nas opções de 55 e 84 polegadas. Recentemente, em 2018, a empresa anunciou o Surface Hub 2, que tem um modo fluído, permitindo girar a tela a qualquer momento para melhorar a visualização de um conteúdo.
● Microsoft HoloLens (2016), um óculos de realidade mista (virtual e aumentada) formado por um par de lentes que projetam imagens tridimensionais no campo de visão do usuário.
● Surface Go (2018), um tablet de baixo custo com bateria que permite 9 horas ininterruptas de uso.
Além disso, durante esse período a empresa anunciou a aquisição da divisão de smartphones da Nokia, em 2013; e a compra do LinkedIn no dia 13 de junho de 2016 por US$ 26.2 bilhões, a maior aquisição da história da empresa. Segundo a MICROSOFT, o ritmo de crescimento e a diversificação de produtos do LinkedIn foram essenciais para chamar a atenção da criadora do Windows. Com isso, uniu o maior serviço de nuvem profissional do mundo com a maior rede profissional do mundo. E mais recentemente, em 2018, adquiriu o GitHub, plataforma usada por desenvolvedores para hospedar códigos, por US$ 7.5 bilhões. Usada por 28 milhões de pessoas, a plataforma é o maior repositório de código de programas do mundo. A MICROSOFT ainda tem um departamento dedicado ao desenvolvimento de jogos, o XBOX GAME STUDIOS, onde são testados, produzidos e distribuídos games para o console Xbox como as séries Halo, Gears of War, Fable e Forza. Em 2016 passou a disponibilizar seus jogos por meio do Xbox Play Anywhere, serviço onde os novos games podem ser instalados em computadores que utilizem o Windows 10 sem custo extra. Essa divisão foi criada em 1994 com o nome de Microsoft Games, sendo uma das primeiras subsidiárias da empresa.
Atualmente a MICROSOFT desenvolve e oferece suporte a software, serviços, dispositivos e soluções que agregam novo valor aos clientes e ajudam pessoas e empresas a realizar todo o seu potencial. Isto inclui sistemas operacionais; aplicativos de produtividade entre dispositivos; aplicativos de servidor; aplicativos de soluções de negócios; ferramentas de gerenciamento de desktop e servidor; e ferramentas de desenvolvimento de software. Também projeta, fabrica e vende dispositivos, incluindo PCs, tablets, consoles de jogos e entretenimento, outros dispositivos inteligentes e acessórios relacionados.
A grande criação
Você já parou para pensar o que seria da MICROSOFT sem o sistema operacional Windows? Provavelmente mais uma empresa sem relevância lutando para sobreviver no voraz segmento da tecnologia. A fantástica história do Windows começou em 10 de novembro de 1983, no Plaza Hotel de Nova York, quando a MICROSOFT anunciou oficialmente o programa, próxima geração de sistemas operacionais que iria permitir o uso da chamada “Graphical User Interface (GUI) - Interface Gráfica de Usuário” para ser utilizado em ambiente dos computadores da IBM. Seria lançado com o nome de Interface Manager se não fosse Rowland Hanson, executivo do setor de marketing da empresa, que convenceu Bill Gates que a palavra Windows era mais fácil de ser pronunciada. A empresa prometeu que o programa seria lançado no mercado em abril de 1984. Ainda em novembro, Bill Gates mandou uma versão beta do programa para a IBM, porém a resposta não foi tão positiva, muito em virtude de a empresa estar trabalhando em seu próprio programa de operação de sistema chamado Top View, com base no DOS e sem nenhum GUI, lançado em fevereiro de 1985. Finalmente o Windows 1.0 foi lançado ao preço de US$ 99 nesse mesmo ano, em 20 de novembro, e competiu ferozmente com o Top View, que teve sua produção suspensa dois anos depois. Era a primeira batalha de muitas que seriam vencidas contra seus competidores. Apesar das limitações, essa primeira versão do sistema operacional trouxe para o usuário doméstico o acessório mouse e a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo (recurso multitarefa) e uma interface colorida, com ícones e janelas. A segunda versão do programa foi introduzida em 1987, batizada de Windows 2.0 (onde foram incluídos os programas Word e Excel, além de atalhos no teclado e alguns aplicativos, como o jogo reversi, o bloco de notas, calculadora, relógio, barras de rolagem e calendário).
No mês de maio de 1990 ocorreu o lançamento do Microsoft Windows 3.0, iniciando uma nova era na computação. O programa tinha um avançado sistema de gráficos de 16 cores e suporte total no poderoso processador 386 da Intel. Foi nesta versão que surgiram o famoso gerenciador de programas, o gerenciador de arquivos, o modo de segurança e o gerenciador de impressão. Para divulgar o produto a empresa gastou milhões de dólares em publicidade e um dos um dos slogans era “Agora você pode usar a incrível capacidade do Windows 3.0 para relaxar no trabalho”. E deu resultado: vendeu 100 mil cópias em apenas 2 semanas e mais de 10 milhões no final dos primeiros 2 anos, tornando o Windows o sistema operacional mais usado no mundo. No ano seguinte chegou ao mercado o Windows NT (abreviatura de “News Technology”), com programa operacional de 32-bit, focado em ser uma plataforma de negócios estratégica com suporte para os mais avançados programas técnicos e científicos, além de poder ser utilizada como um servidor de arquivos. A próxima versão, mais moderna e eficiente do programa, que já continha o navegador Internet Explorer, seria lançada no dia 22 de agosto de 1995, com o nome de Windows 95, que apresentou o indispensável botão “iniciar”, além dos botões de maximizar, minimizar e fechar em cada janela. Essa versão foi tão bem recebida que o governo chinês escolheu o Windows para ser o sistema padrão do país e firmou um contrato com a empresa para o desenvolvimento de uma versão chinesa. Boa parte desse sucesso seu deveu a enorme campanha publicitária de US$ 300 milhões onde às estrelas do seriado Friends - que estava em seu auge - Jennifer Anniston e Matthew Perry fizeram um “cyber sitcom” no qual apresentavam as funções da nova versão do sistema.
Três anos mais tarde foi lançado mundialmente o Windows 98, segundo muitos especialistas a melhor versão do programa, conhecido pelo slogan “Works Better, Plays Better”, sendo o primeiro especificamente desenvolvido para os consumidores. No ano seguinte foi introduzida a segunda versão deste programa. Depois surgiram: o Windows Me, introduzido no mercado em 2000, e que encontrou forte resistência por parte dos consumidores em virtude dos problemas operacionais, apesar de apresentar novidades como o Windows Movie Maker, software básico para edição de vídeos, além da primeira aparição da função “Restauração do Sistema”; o Windows XP lançado em 2001, resultado de uma compilação de 45 milhões de linhas de código, integrando funcionalidades voltadas tanto como trabalho, como para uso doméstico; e o Windows Vista, introduzido no dia 30 de janeiro de 2007, e que segundo a empresa, era o sistema operacional mais seguro e estável já desenvolvido por ela, além de estar disponível para sistemas 32 bits e 64 bits. Apesar de duramente criticado, e considerado por muitos o maior fiasco tecnológico da década, o Windows Vista vendeu mais de 180 milhões de cópias em seus primeiros anos de mercado.
No dia 10 de janeiro de 2009 foi oficialmente lançada a versão de testes do Windows 7. Essa versão apresentou novidades importantes, como uma nova barra de tarefas (SuperTaskbar), novas funções de compartilhamento doméstico (grupo doméstico), Interface AERO mais leve, menor consumo de memória RAM, nova central de ações, Windows defender, mais segurança, controle de alertas do UAC e gravador de imagens ISO. Além disso, a MICROSOFT afirmou que todas as falhas e críticas que foram registradas no Windows Vista tinham sido corrigidas, entre elas o consumo de memória e sobrecarregamento de processadores excessivos, além de falta de agilidade. O programa operacional foi lançado oficialmente no mercado para o consumidor em 22 de outubro desse mesmo ano e se tornou um enorme sucesso. No mês de setembro de 2011 a empresa anunciou o Windows 8, seu novo sistema operacional que contava com uma interface metro (muito diferente dos sistemas anteriores), Windows Store (loja online de aplicativos), servia para qualquer dispositivo (incluindo móveis), possuía uma interface totalmente adaptada para dispositivos sensíveis ao toque e um recurso chamado de Windows To Go, que permitia executá-lo inteiramente a partir de um pen drive ou de um disco rígido externo. A última versão do sistema operacional, batizada de Windows 10, foi lançada no mês de julho de 2015. Nesta versão é possível navegar na internet, organizar fotos e fazer muitas outras coisas com mais rapidez, facilidade e segurança. Além disso, é possível obter novos recursos, como uma tela sensível ao toque ou fazer login com reconhecimento facial. Atualmente, mais de 900 milhões de computadores utilizam Windows 10 no mundo.
O logotipo do Windows também evoluiu ao longo dos anos como podemos ver na imagem abaixo. A última versão da identidade visual (em um tom de azul ligeiramente mais escuro) foi apresentada em meados de 2015, marcando o lançamento oficial da nova versão do sistema operacional: o Windows 10.
Um ex-ícone da internet
A MICROSOFT é conhecida mundialmente por dois produtos que se tornaram ícones da marca: o primeiro é o sistema operacional Windows e o segundo é o navegador INTERNET EXPLORER. As duas primeiras versões do navegador, lançadas em 16 de agosto e novembro de 1995, respectivamente, foram praticamente ignoradas pelos usuários. Mas a terceira versão que chegou ao mercado no dia 13 de agosto de 1996 ganhou alguma atenção. Muitos lembrarão “o monstro” que foi IE4 em setembro de 1997: esta foi a primeira vez que o navegador cravou suas garras no núcleo do sistema operacional Windows, um movimento realmente audaz em um caminho para enfrentar uma série interminável de processos antitruste do Governo dos Estados Unidos e da União Europeia. A empresa melhorou muito o Internet Explorer na versão 5 (lançada em 18 de março de 1999), que derrotou comercialmente o Netscape, chegando a um monopólio virtual do mercado de navegadores, com aproximadamente 95%. A versão 6 (de agosto de 2001) foi lançada pouco antes do Windows XP, e aumentou ainda mais a posição dominante da MICROSOFT no mercado. Entretanto isso levou a um período claro de estagnação, durante o qual o IE 6 se tornou famoso por conter um número elevado de falhas de segurança.
Cinco longos anos se passaram, até que em 18 de outubro de 2006, fosse lançada a versão 7, quando o nome oficial foi então alterado de Microsoft Internet Explorer para Windows Internet Explorer. Mas nesse período um concorrente audacioso, que atendia pelo nome de Mozilla Firefox começou a trazer inovação, segurança e versatilidade, se tornando uma boa alternativa ao navegador da MICROSOFT. Com o Firefox alcançando uma participação de mercado superior a 21%, a empresa acordou e buscou alguma motivação para novamente inovar. O IE 8 começou a ser desenvolvido em agosto de 2007, e duas versões betas apareceram em 2008. No dia 19 de março de 2009 foi lançada a versão final, com uma série de melhorias e novidades. A penúltima versão do navegador, o IE9, foi lançada oficialmente em versão beta no dia 15 de setembro de 2010. Porém, neste período o navegador já tinha outro concorrente de peso, que lhe roubou a liderança de mercado: o Google Chrome. Para quem havia sido dominante por mais de uma década, o EXPLORER possuía na época menos de 35% de participação de mercado. A mais recente versão, Internet Explorer 11 (IE11), foi lançada oficialmente em 17 de outubro de 2013. Mas era tarde demais para o navegador que já chegou a ser utilizado por 99% dos internautas de 95 idiomas diferentes. Lançado oficialmente no dia 21 de janeiro de 2015, o Microsoft Edge substituiu o Internet Explorer como navegador padrão no Windows 10.
Além das novas versões que surgiram e evoluíram com o passar dos anos, a identidade visual do INTERNET EXPLORER também passou por alterações, algumas delas pouco perceptíveis aos consumidores.
As lojas
No dia 22 de outubro de 2009, simultaneamente com o lançamento do sistema operacional Windows 7, a empresa inaugurou sua primeira loja de varejo, batizada de MICROSOFT STORE, na cidade de Scottsdale, estado americano do Arizona, com direito a brindes para os primeiros mil clientes. Os consumidores formaram filas enormes para poderem experimentar as novidades e produtos da marca, como o videogame Xbox e sua infinidade de jogos, o tocador de música portátil Zune, além de testar os sistemas operacionais e programas em computadores avançados com a ajuda de competentes e treinados instrutores. Além disso, os consumidores podiam adquirir licenças de softwares (Windows e Office, por exemplo) e acessórios (mouses, teclados e webcans). Essa foi a segunda tentativa da MICROSOFT de ingressar no segmento de varejo, depois de uma efêmera experiência com a Sony no Centro Metreon de San Francisco, dez anos antes. Uma segunda unidade foi inaugurada pouco depois na pequena cidade de Mission Villejo na Califórnia.
O sucesso das primeiras lojas fez com que a empresa inaugurasse, praticamente de forma proposital, a terceira unidade na cidade californiana de San Diego no mesmo dia da chegada ao mercado do iPhone 4, 24 de junho de 2010. Nos anos seguintes, com o intuito de concorrer diretamente com a Apple no varejo, a empresa inaugurou diversas lojas em vários estados americanos e no Canadá. Mais recentemente, em 2019, a MICROSOFT inaugurou sua primeira loja física no continente europeu, localizada na cidade de Londres em Oxford Circus - na interseção mundialmente famosa de Regent Street e Oxford Street, a mais movimentada rua comercial da Europa. Essa enorme loja de três andares oferece tudo o que há de mais moderno e versátil para o mercado de tecnologia. Segunda a MICROSOFT, as lojas amplas, claras, modernas deixam o consumidor à vontade e pregam que comprar um produto é o início da relação com a empresa, não o fim. Atualmente a rede MICROSOFT STORE possui 72 lojas localizadas nos Estados Unidos, mais 10 unidades no Canadá, Porto Rico, Austrália e Inglaterra. Em três dessas unidades, chamadas de flagship Store e localizadas nas cidades de Nova York, Sydney e Londres, é possível encontrar eventos, serviços de atendimento ao cliente e oferta completa de produtos MICROSOFT, além de experiências e recursos ainda mais exclusivos, proporcionando uma experiência de compra Premium.
O campus
A imponente sede da MICROSOFT, inaugurada em 26 de fevereiro de 1986, está localizada em Redmond, um subúrbio de Seattle no estado de Washington, na costa oeste americana. É um gigantesco complexo distribuído em uma área verde de 1.1 milhões de metros quadrados, equivalente ao tamanho do autódromo de Interlagos, formado por mais de 120 edifícios baixos cercados por belos parques e quadras esportivas. Parece realmente o campus de uma universidade. Seu nome, aliás, é MICROSOFT CAMPUS. Não há porteiros e os prédios funcionam 24 horas por dia. Cada edifício do campus tem refeitório, fornos microondas e geladeiras com refrigerantes (grátis), além das máquinas automáticas que vendem uma infinidade de guloseimas, como salgadinhos e doces. A qualquer hora do dia é possível observar programadores jogando basquete, vôlei e até futebol em várias quadras espalhadas pelo complexo. Outros tantos são encontrados correndo pelas trilhas dentro e ao redor do campus. Os mais de 47 mil funcionários que trabalham lá, só usam terno ou tailleur em ocasiões realmente necessárias, podendo vestir bermudas e ter cabelos compridos. Eles passam a maior parte do tempo muito à vontade. Tão à vontade que em 1990 a diretoria passou uma circular proibindo os funcionários de andar descalços. Para se mover dentro do Campus, um serviço de ônibus (Shuttles Connect) traslada os funcionários de um prédio para o outro, conforme necessário. O campus também fica ligado com a cidade de Redmond, a localidade de Bellevue e a cidade de Seattle por meio de ônibus com Wi-Fi.
Não há horários fixos de trabalho, com exceção do departamento de atendimento ao usuário. Muitos funcionários têm sua própria sala (2.5 por 3 metros) onde cabe uma mesa com o computador, uma estante e uma cadeira. É curioso observar funcionários trabalhando com fones de ouvido e duas telas de computador na sua frente, talvez este seja o modo ideal de trabalhar para um programador, estar em seu próprio mundo, em seu pequeno escritório e isolado para realizar suas funções. Somente diretores têm direito a alguns metros quadrados a mais. A sala dos vice-presidentes, por exemplo, é duas vezes maior que o padrão. E o escritório do CEO não é muito maior do que isso. O complexo conta ainda com uma área comum repletas de lojas e mais de 30 restaurantes e cafés. No prédio 92 existe uma área reservada aos visitantes onde estão localizadas a MICROSOFT COMPANY STORE (que vende uma infinidade de produtos como acessórios, jogos e softwares, incluindo muitas lembranças exclusivas) e o Visitor Center (um espaço com exposição de algumas tecnologias criadas pela empresa), onde na entrada está localizado o The Entry Globe, um globo luminoso feito de fibra de carbono que pesa 24 kg e mostra pessoas, produtos e lugares em que as tecnologias da MICROSOFT são usadas.
A sede já teve várias expansões desde que foi inaugurada. Mas recentemente a MICROSOFT anunciou uma enorme expansão e reformulação. O projeto, que prevê uma grande modernização do campus, inclui a demolição de prédios mais antigos, a construção de 18 novos edifícios e a renovação de outros tantos existentes, que resultarão em um total de mais de 620.000 m² de escritórios. Inclui também um espaço aberto para eventos com capacidade para 12 mil pessoas, uma ponte para pedestres sobre a rodovia 520 ligando o campus leste e oeste, obras de infraestrutura de transporte, espaços ao ar livre multiusos, incluindo trilhas para corrida e caminhada, instalações esportivas e espaços verdes, que serão utilizados não apenas pelos funcionários da empresa, mas também por moradores da região. O campus terá como foco a construção de um ambiente amigável e acolhedor para pedestres e ciclistas, com todos os carros posicionados em estacionamentos subterrâneos.
Ao todo, a empresa investirá US$ 150 milhões na reforma para deixar a sua sede mais moderna para os seus 47 mil funcionários atuais, mais 8 mil empregados que começarão a trabalhar ao longo dos próximos anos. As obras começaram no último trimestre de 2018, com previsão de ser concluída dentro de cinco a sete anos. O vídeo abaixo mostra como ficará o campus.
O gênio por trás da marca
Ele é alto e magro. Mais parece um típico NERD com seus óculos de aros grandes. Porém, demonstra ser um homem preocupado com seu físico. Parece que também inventou a elegância: é dele a maior coleção de ternos e gravatas do mundo. Parte de sua vida passa viajando em seu avião particular. Não se preocupa com a idade. É vital e positivo. Poucas pessoas nos países capitalistas do mundo nunca ouviram falar de Bill Gates. O homem que largou os estudos na Universidade de Harvard para fundar um império chamado MICROSOFT. Venerado por uns, odiado por outros, o fundador de uma das empresas mais poderosas e bem-sucedidas do mundo adquiriu a fama de negociador agressivo. Chegou muitas vezes a ser acusado por concorrentes de utilizar práticas comerciais desleais. Polêmicas à parte, ele se tornou um dos maiores símbolos de sucesso e riqueza da atualidade. William Henry Gates III nasceu no dia 28 de outubro de 1955 na cidade de Seattle, nos seios de uma família rica. Seu pai, William H. Gates II, foi um proeminente advogado de grandes empresas e sua mãe, Mary Gates, era professora e membro do conselho da Universidade de Washington e presidente da organização United Way International. Cresceu em Seattle, ao lado de duas irmãs. Cursou o ensino fundamental em escola pública. “Para nos estimular, meus pais davam a minha irmã e a mim US$ 25 quando tirávamos notas boas. Minha irmã ganhava mais porque sempre fui um mau aluno”, costuma contar ele. Como tentativa de aplacar sua rebeldia, seus pais enviaram-no para o Colégio Lakeside, onde lhe aplicaram um método acadêmico dinâmico e rigoroso através de professores efetivos que impunham aos alunos a total responsabilidade no estudo. Lá, descobriu seu interesse em softwares e, aos 13 anos, começou a programar computadores. Foi onde conheceu Paul Allen e alguns dos primeiros programadores da MICROSOFT.
Este bando de adolescentes, formado por hackers e nerds, passava longas horas, dia e noite, em volta do único computador disponível na escola. Mostraram habilidade na criação de pequenas aplicações para a escola e para uma companhia de transportes, e foram convidados por uma empresa chamada Computer Center Corporation, para testar a segurança de seus sistemas. A recompensa era aquela que Gates e Allen mais desejavam: a utilização livre dos computadores da companhia. Em 1973, ele ingressou na tradicional Universidade de Harvard. Guiado pela certeza de que o computador viria a se tornar uma importante ferramenta em todo o mundo, começou a desenvolver softwares para computadores pessoais. Ainda jovem, largou a universidade, onde cursava economia, para concentrar suas energias na criação da MICROSOFT, uma empresa fundada em 1975, juntamente com o programador Paul Allen. Com a frase “um computador pessoal em cada escritório e em cada lar”, Gates conduziu a MICROSOFT para todas as áreas da indústria do software. Em sua casa o chamavam de Trey, mas em seu trabalho era conhecido como Bill. Conheceu Melinda French em uma entrevista coletiva na cidade de Nova York. Casaram-se no Havaí no dia 1º de janeiro de 1994. Para evitar serem incomodados, Gates alugou todo o hotel onde celebraram o casamento, assim como todos os táxis. Hoje em dia Bill Gates tem três filhos, gosta de ler, jogar golfe e tem uma enorme simpatia por causas humanitárias. Por isso criou a Fundação Bill & Melinda Gates em 2000. Hoje em dia Bill Gates tem apenas 1.5% de ações da MICROSOFT, o que lhe garante uma fortuna de US$ 108.2 bilhões e o posto de segundo homem mais rico do planeta. Mas a maior parte dos seus ganhos e fortuna vem da Cascade Investment, uma holding criada a partir da venda de ações e dividendos da Microsoft.
Bill Gates anunciou no dia 16 de junho de 2006 que iria deixar progressivamente o cargo de principal executivo da MICROSOFT até 2008 para poder se dedicar à fundação de caridade Bill & Melinda Gates. Este anúncio foi ratificado no dia 6 de janeiro de 2008 quando ele subiu ao palco da Consumer Electronics Show (CES), em plena Las Vegas, e tocou uma Guitar Hero com o roqueiro Slash. O momento era de despedida. Em sua palestra, por uma hora, brincou com a futura situação de “desempregado”. Depois apresentou um vídeo simulando a busca por um novo rumo. Camisa branca, faixa na cabeça, começou a malhar sob a supervisão do mais que definido ator Matthew McConaughey. Minutos depois, queria saber: “Estou pronto para tirar a camisa?” e Matthew sentenciou: “Não”. Persistente, Gates ligou para Bono Vox, vocalista do U2, pedindo uma vaga de guitarrista na banda - afinal já tinha acumulado bastante experiência jogando o Guitar Hero no Xbox 360. Sem jeito, diante de uma apresentação de Gates, Bono disse que a banda estava completa e, portanto, não havia vagas. Foi rejeitado por Steven Spielberg. Ligou para o apresentador e âncora do The Daily Show, Jon Stewart, propondo parceria, mas não conseguiu. Lembra-se que aquele era um ano eleitoral nos Estados Unidos. Ligou então para os candidatos democratas à Presidência, Hillary Clinton - que, rindo sem parar, não queria lhe dar emprego - e Barack Obama - que não reconheceu sua voz. Desanimado, cabeça baixa, arruma suas coisas dentro de uma caixa de papelão e a coloca no teto de um Ford Focus. Entra no carro e vai embora, esquecendo a caixa do teto. Tudo cai. O vídeo termina com o jornalista da rede de televisão NBC, Brian William, dando a notícia da saída de Gates. Ele se despede do homem que não gasta “mais de US$ 7 em um corte de cabelo” (clique aqui para assistir ao vídeo). Bill Gates deixou oficialmente o dia a dia da MICROSOFT no dia 27 de junho de 2008. Ele, como se sabe, foi se dedicar à Fundação Bill & Melinda Gates, criada há vinte anos para atuar em projetos filantrópicos nas áreas de saúde e educação, e que hoje é considerada a maior organização de caridade do mundo. Hoje em dia Bill Gates atua apenas como consultor técnico (technical advisor) da MICROSOFT.
A evolução visual
A evolução do logotipo da MICROSOFT se deu de uma forma gradual ao longo dos anos. Ainda em 1975 a empresa introduziu o logotipo corporativo com a palavra MICRO SOFT, assim mesmo separada. Novas modificações ocorreram em 1980 e 1982, quando foi introduzido o logotipo conhecido como “Blibbet” (como foi apelidada a letra O estilizada). Mas foi em 1987 que a empresa adotaria seu logotipo mais famoso e utilizado por 25 anos. Conhecido como “Pacman”, ele foi criado e desenvolvido por Scott Baker. O logotipo, escrito em letra Helvetica Italic, possuía a distância entre as letras S e O encurtadas para enfatizar a palavra SOFT e passar uma noção de velocidade.
No mês de agosto de 2012, em mais um esforço de renovação de marca, a MICROSOFT apresentou oficialmente sua nova identidade visual. Ao contrário da versão anterior, este logotipo, o quinto em toda sua história, era composto por duas partes: um símbolo (batizado de “live titles”, representado por quatro quadrados multicoloridos - vermelho, verde, azul e amarelo - arranjados no mesmo padrão do tradicional ícone do Windows, e que segundo a empresa representava seu diverso portfólio de produtos) e o nome MICROSOFT, sem uma “tagline” ou frase associada como ocorria no passado. A nova fonte da letra era a Segoe, a mesma utilizada na interface do Windows, comum em vários produtos e nas ações de comunicação da MICROSOFT.
Além disso, produtos como Windows, Office, Internet Explorer, Outlook e Xbox também tiveram seus logotipos renovados em 2012.
O logotipo do MICROSOFT OFFICE, um de seus mais famosos produtos, também evoluiu ao longo dos anos. A primeira modificação aconteceu em 2003 quando o logotipo conhecido como “Puzzle” (“quebra-cabeça” em português), usado desde 1995, foi aposentado. O novo logotipo era uma reinterpretação moderna da antiga versão. Uma nova identidade visual, utilizando novas cores e um novo design para o ícone, foi adotada em 2010. Esse logotipo durou pouco tempo e foi substituído em 2012 (totalmente em laranja e com um novo ícone). Com o anúncio do aplicativo do OFFICE para iOS e Android, uma versão modificada do logotipo anterior (agora com cantos arredondados e nova paleta de cores) foi lançada em 4 de novembro de 2019.
No início de 2019 a empresa adotou novos ícones para programas do MICROSOFT OFFICE, utilizado hoje em dia por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.
Abaixo é possível conferir a evolução visual dos ícones do Word, PowerPoint, Excel e Outlook, no período de 2000 a 2019.
Os slogans
We Innovation You Turn. (2012)
Be What’s Next. (2010)
Bing & Decide. (2009, Bing)
Because it’s everybody’s business. (2009)
Software for the people ready business. (2006)
Your potential, our passion. (2002)
Discover the smarter work experience. (2001, Office XP)
Works better. Plays better. (1997, Windows 98)
Where do you want to go today? (1994)
Making it all make sense. (1990)
The rest are history. (1985, Excel)
Better tools for microcomputers. (1982)
O seu potencial. A nossa paixão. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de abril de 1975
● Fundador: Bill Gates e Paul Allen
● Sede mundial: Redmond, Washington, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Microsoft Corporation
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman: John W. Thompson
● CEO: Satya Nadella
● Presidente: Brad Smith
● Faturamento: US$ 125.8 bilhões (2018/2019)
● Lucro: US$ 39.2 bilhões (2018/2019)
● Valor de mercado: US$ 1.2 trilhões (dezembro/2019)
● Valor da marca: US$ 108.847 bilhões (2019)
● Lojas: 82
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 148.500
● Segmento: Tecnologia e informática
● Principais produtos: Softwares, hardwares, eletrônicos e serviços
● Concorrentes diretos: Apple, Google, Amazon, Cisco, IBM, Oracle, Hewlett-Packard, Symantec, Samsung, Dell, HP, Sony e Nintendo
● Ícones: Bill Gates e o sistema operacional Windows
● Slogan: We Innovation You Turn.
● Website: www.microsoft.com/pt-br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MICROSOFT está avaliada em US$ 108.847 bilhões, ocupando a posição de número 4 no ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2019. A empresa também ocupa a posição de número 26 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2019 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
A marca no mundo
A MICROSOFT atua hoje em um amplo mercado, que vai desde computação em nuvem (software, serviços, plataformas e conteúdo, além de fornecer serviços de consultoria e suporte a soluções), publicidade online, mecanismo de pesquisa na internet, bancos de dados corporativos e programas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, até equipamentos eletrônicos (produzindo periféricos, como mouses, teclados e joysticks, até videogames, tablets e laptops). O faturamento internacional representa 55% do total arrecadado pela MICROSOFT, que emprega aproximadamente 149 mil pessoas em 105 países e comercializa seus produtos em 200 nações ao redor do mundo, alcançando faturamento superior a US$ 125 bilhões (dados 2018/2019). Enquanto o sistema operacional Windows continua reinando quase que absoluto no mercado, o navegador Internet Explorer foi substituído. A MICROSOFT desempenha um papel importante na vida de mais de um bilhão de pessoas todos os dias, que de forma direta ou indireta utilizam seus produtos. A MICROSOFT detém mais de 60 mil patentes, e requer cerca de 3 mil novas por ano. A empresa é uma das cinco maiores detentoras de patentes dos Estados Unidos. A maioria delas é obscura e de difícil entendimento para leigos, mas garantem inovações e protegem os interesses da empresa, além de representarem lucro com a cessão para outras companhias. A MICROSOFT incentiva a inovação concedendo bônus e outras regalias a funcionários que asseguram novas patentes.
Você sabia?
● Desde que abriu seu capital na Bolsa de Valores em 1986, 5 homens se tornaram bilionários e mais de 12 mil funcionários da MICROSOFT puderam ostentar o título de milionários.
● A comida favorita dos funcionários da empresa é a pizza. Esse prato é o mais servido nas mais de 35 cafeterias/restaurantes que a MICROSOFT mantém em seu campus. Outra curiosidade comestível se refere aos deliciosos confeitos M&M’s. A guloseima colorida faz parte de uma tradição: a cada aniversário de trabalho de um funcionário ele doa 1 pound (equivalente a pouco mais de 400 gramas) do doce para os colegas. Cada ano vale 1 pound, e desse modo, em 2008 Bill Gates doou 33 pounds de M&M’s em comemoração aos seus 33 anos de “casa”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites de tecnologia (TecMundo e Oficina da Net), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 30/12/2019
4 comentários:
Mesmo tendo sido há muito tempo, muito legal a iniciativa de escrever sobre as marcas. Bem completo. Parabéns, legal o blog!
Excelente mesmo!! Um ícone do nosso tempo, que revolucionou (revoluciona?) nossa existência. Faltou dizer (se não me engano..) que Bill Gates foi o único ser humano até hoje a ultrapassar a barreira dos 100 Bilhões de dólares de fortuna.. Não me recordo o ano.
Nada disse teria surgido se fosse Steve Jobs, o Bill Gates só copio
que bom!!!!!.......
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