Nenhuma outra marca representa mais a telefonia celular do que a americana MOTOROLA. Isso mesmo, americana, e não japonesa como muitos pensam. Com uma imagem jovem e comunicação moderna, a MOTOROLA se tornou sinônimo de comunicação. Atualmente comunicar, dividir, criar e divertir, quer seja através de voz, texto, imagem, música e vídeo, só é possível em grande parte graças as inovações criadas pela MOTOROLA.
A história
Tudo começou quando os irmãos Paul Vincent e Joseph Galvin compraram o projeto e o maquinário de uma falida empresa especializada na fabricação de eliminadores de bateria, a Stewart Battery Company. Com isso eles fundaram a Galvin Manufacturing Corporation na cidade de Chicago em 25 de setembro de 1928, tendo apenas cinco empregados. E tudo começou justamente com eliminadores de bateria. Esses conversores de potência permitiam que rádios de pilha usassem a corrente elétrica. Mas devido aos avanços da tecnologia, os eliminadores de bateria rapidamente tornaram-se obsoletos. Foi então que Paul Galvin tomou conhecimento de que alguns técnicos em rádio instalavam esses aparelhos em automóveis. Desafiou sua equipe a desenvolver um projeto de rádio automotivo que fosse de preço baixo e que pudesse ser instalado na maioria dos automóveis. Sua equipe foi bem sucedida e a empresa pôde apresentar, no mês de junho de 1930, um modelo de rádio automotivo na Convenção da Radio Manufacturers Association, realizada na cidade de Atlantic City, estado de Nova Jersey. Com isso, Galvin levou de volta a Chicago número suficiente de encomendas que pudessem manter a empresa nesse segmento de negócios.
Para identificar o novo produto da empresa Paul criou o nome MOTOROLA, unindo as palavras “motor” (em alusão á movimento) e “ola” (como referência ao som, como em vitrola ou radiola, por exemplo). Dessa forma, a marca MOTOROLA remetia à ideia de som em movimento. Nome perfeito para o novo produto que estreava no mercado. E também para o que ainda estaria por vir. Ainda nos anos de 1930 outros produtos foram lançados no mercado, sempre com inovações importantes no segmento. Durante esse período a empresa ingressou no segmento de rádios domésticos e começou a fornecer o primeiro sistema de “rádio patrulha” (chamado de Motorola Police Cruiser), um rádio AM que era ajustado em uma só frequência para receber transmissões da polícia, em 1936. Foi a primeira aproximação da empresa aos produtos de radiocomunicações. Foi nos anos de 1940 que a empresa ganhou maior impulso com o lançamento de uma série de novos produtos como o primeiro rádio portátil bidirecional destinado ao Exército dos Estados Unidos, que se tornou um ícone das frentes de batalha na Segunda Guerra Mundial; e o primeiro sistema portátil bidirecional de radiocomunicação em FM, o famoso Handie-Talkie, este último introduzido em 1943 e que muitos consideram o avô do celular. Pesando 15.9 quilos, o rádio walkie-talkie tinha alcance de 16 a 32 quilômetros.
Pela vontade visionária de seus fundadores, no dia 2 de outubro de 1946, os equipamentos de comunicação da MOTOROLA transmitiram as primeiras ligações no novo serviço de radiotelefonia automotiva da Illinois Bell Telephone Company, na cidade de Chicago. A marca MOTOROLA se tornou tão conhecida que, em 1947, a empresa decidiu mudar o nome, passando a denominar-se MOTOROLA INC. A semente de toda competência da empresa em microeletrônica foi lançada em 1949, quando Dan Noble criou o centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, destinado à explorar o potencial do transistor, cuja invenção havia sido anunciada um ano antes. Pouco depois, em 1952, foi inaugurada a primeira subsidiária internacional em Toronto, no Canadá, para produzir rádios e televisores. Em 1955 a empresa revolucionaria o setor de comunicações com o lançamento do pager no mercado. Já em 1958, a MOTOROLA lançou o Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia totalmente transistorizado. Seu baixo consumo de energia permitia que funcionasse sem precisar ligar o motor do veículo. Era uma inovação e tanto para a época. Pouco depois, em 1959, a grande sensação do mercado de eletrônica de consumo seria o lançamento do primeiro rádio portátil de bolso totalmente transistorizado, batizado de X11.
Na década de 1960, sob o comando de Robert Galvin, filho do fundador, a MOTOROLA começou a expandir-se internacionalmente, focando-se no mercado de produtos eletrônicos para o consumidor final. Foi nesta década que a empresa introduziu, em 1967, o primeiro televisor totalmente transistorizado da América, chamado Quasar. A marca ganhou destaque mundial quando um transponder (repetidor de radiofrequência) produzido pela empresa retransmitiu as primeiras palavras da Lua para a Terra em julho de 1969. Isto porque o transponder a bordo do módulo lunar Apollo 11 transmitiu sinais de televisão, telemetria, rastreamento e comunicações por voz entre a Terra e a Lua. Foi somente em 1971 que a empresa chegou oficialmente ao Brasil.
A fase mais importante da empresa teria início em 1973, quando apresentou um aparelho de comunicação móvel que funcionava em uma rede sem fio: o telefone celular. Ainda este ano, o Dr. Martin Cooper, engenheiro elétrico da MOTOROLA, realizou a primeira ligação usando um aparelho celular para um rival na empresa Bell Labs. Pouco depois, em 1977, foi colocado em teste um sistema radiotelefônico batizado de “celular”. O nome era uma homenagem às células de curto alcance do sistema. Isto culminaria, em 1983, depois de 15 anos de intensas pesquisas e investimentos de US$ 100 milhões no desenvolvimento da tecnologia móvel celular, com a comercialização do primeiro sistema de celular. Batizado de DynaTAC (Dynamic Total Area Coverage) 8000X, foi o primeiro celular portátil a ser comercializado, iniciando assim a era da comunicação pessoal sem fio. Com 900 g e 25 cm de comprimento (o tamanho de um tijolo e o peso de um abacaxi), tinha capacidade para uma hora de conversação e oito de stand-by, além de display LED. Os consumidores ficaram tão impressionados com a ideia de estarem sempre acessíveis que as listas de espera chegavam aos milhares, mesmo com o preço inicial de US$ 3.995. Pouco depois, em 1986, a empresa lançou o pager mais vendido do mundo: o Bravo. O pager numérico tinha a capacidade de armazenar cinco mensagens de 24 caracteres. O que era muita coisa na época.
Na década de 1990 a MOTOROLA se especializou na produção de telefones celulares. A empresa também participou ativamente da revolução nas comunicações com o primeiro padrão técnico de televisão de alta definição totalmente digital (HDTV), em 1990. E mais, a MOTOROLA demonstrou o primeiro protótipo de telefone com sistema de celular digital em funcionamento do mundo usando o padrão GSM (Global System for Mobile Communications) em Hanover, Alemanha, no ano de 1991. Ou ainda em 1995, quando lançou o pager numérico MOTOROLA RSVP, que se acoplava a qualquer modelo MicroTAC, criando uma combinação entre pager e celular.
Toda essa inovação culminou com o lançamento de um dos produtos de maior sucesso nesse segmento, em 1996, quando introduziu no mercado o famoso StarTAC, o menor e mais leve celular do mundo na época, pesando apenas 88 gramas. Foi o maior sucesso comercial na história da empresa. Porém, mesmo a MOTOROLA sendo uma das primeiras a desenvolver tecnologia digital de celular - que, inclusive, gerava lucrativos licenciamentos da patente -, a divisão de telefones móveis da empresa não teve pressa em abandonar o conceito analógico e mudar para o mais moderno. E isto lhe custou caro nos anos seguintes. Demorou um pouco para que o prejuízo viesse, já que, nesta época, 60% dos celulares vendidos no país eram da marca. Porém, quando ele veio, o tombo foi grande. Sua rival, a finlandesa Nokia, havia feito a transição para o digital e não demorou muito para passar a MOTOROLA, tornando-se a maior fabricante de celulares do mundo, além de assumir o papel de poderosa concorrente na construção de redes.
Em junho de 2000, a MOTOROLA juntamente com a Cisco Systems forneceu a primeira rede de celular comercial General Packet Radio Service (GPRS) do mundo para a BT Cellnet, no Reino Unido. O sistema também funcionou no primeiro telefone celular GPRS do mundo, o modelo Timeport P7389i da MOTOROLA. Desde então a velocidade com que a MOTOROLA evoluiu na oferta de tecnologia de qualidade e inovações para seus clientes só acelerou. Em 2003, a empresa comemorou os 20 anos do primeiro telefone móvel comercial lançado no mercado com enorme sucesso. E pouco depois, em 2004, lançou um de seus maiores sucessos de vendas: RAZR V3, um aparelho com design ultrafino e avançadas características como reprodução de vídeo em MPEG4, tecnologia Bluetooth e câmera digital integrada. Um marco em termos de design, com apenas 13 mm de espessura, se tornou o aparelho dobrável mais fino do mundo. O novo aparelho estreou globalmente em Hong Kong. Inovador, o celular foi lançado em seguida nos Estados Unidos e virou sensação entre os consumidores. Desde seu lançamento o aparelho superou a marca de 130 milhões de unidades vendidas, ganhando destaque como um ícone de design global.
No dia 4 de janeiro de 2011 ocorreu a separação oficial da MOTOROLA em duas companhias com ações negociadas publicamente na Bolsa de Valores: MOTOROLA MOBILITY, focada em negócios com celulares, acessórios, tablets e decodificadores de TV; e MOTOROLA SOLUTIONS, focada em negócios que incluem escâner de código de barras, redes sem fio e rádios intercomunicadores. Apesar de atuarem como empresas separadas, as duas continuaram ostentando o mesmo nome (MOTOROLA) e partilhando direitos de autor e patentes. A divisão da tradicional empresa em duas ocorreu porque investidores há muito vinham pressionando pela separação da MOTOROLA, no interesse de optarem entre a área de celulares, que atravessava rápido crescimento, mas com desempenho volátil, e a área de soluções, que apresentava desempenho estável, mas muito mais lento.
Nesta época a empresa também anunciou uma nova linha de aparelhos. Entre os produtos estavam vários smartphones Android™ capazes de se conectar com as redes de telefonia de quarta geração e o aguardado tablet XOOM, primeiro aparelho no mercado com uma versão do sistema operacional Android™ otimizada para o formato. Além disso, a marca desenvolveu para os aficionados por fitness, o MOTOACTV™, um revolucionário sistema que combinava tocador de música com gerenciamento de desempenho de exercício em um único dispositivo extremamente leve. O aparelho (em forma de relógio) registrava e organizava informações de treinos (como tempo, distância, velocidade, calorias queimadas) para que o usuário pudesse visualizar a evolução, além de memorizar músicas, criando playlists personalizadas.
Em maio de 2012 o Google anunciou a compra da MOTOROLA MOBILITY, divisão da empresa americana responsável pela fabricação de celulares, por US$ 12.5 bilhões. Com a aquisição, o Google, que sempre foi uma empresa de software, passou a ser também um dos grandes fabricantes de hardware para celulares do mundo. Mas talvez a razão por trás da compra fosse simples: com a MOTOROLA MOBILITY, o Google incorporou 17 mil patentes a seu portfólio que ainda era pequeno. Além disso, a aquisição permitiu ao gigante virtual controlar a fabricação de aparelhos que utilizam seu sistema operacional para smartphones Android™. Pouco depois, em agosto de 2013, a marca lançou seu primeiro smartphone após ser adquirida pelo Google: o MOTO X, com tela de 4,7 polegadas, surpreendeu graças a seus comandos de voz e ótimo custo benefício. Após o sucesso desse novo modelo, a empresa lançou outras linhas de smartphones como o MOTO G (um celular intermediário com tela de 4,5 polegadas) e o MOTO E (smartphone de baixo custo com tela de 4,3 polegadas).
O controle pelo Google durou pouco, apesar da reformulação na linha de smartphones da MOTOROLA e do lançamento do relógio inteligente MOTO 360 baseado na plataforma Android™ Wear. Isto porque, em outubro de 2014, a chinesa Lenovo, conhecida por seus computadores e que dois anos antes havia ingressado no segmento de aparelhos celulares, concretizou a aquisição da MOTOROLA por US$ 2.91 bilhões. Além de se tornar a terceira maior fabricante de smartphones do mundo na época, a Lenovo foi responsável por tornar novamente a MOTOROLA protagonista neste segmento. E já em julho de 2015, a marca lançou sua nova geração de smartphones, como o Moto X Play, Moto X Style e o Moto X Force com sua tecnologia que prometia uma tela “inquebrável”. No ano seguinte a marca revolucionou o mercado com o lançamento da linha MOTO Z, composta por smartphones que possuíam a plataforma Moto Snaps™, na qual o usuário podia anexar magneticamente acessórios ou “Mods” na parte traseira para fornecer funcionalidades extras, como por exemplo, projetor, bateria extra, lente de câmera da marca Hasselblad, alto-falante JBL, câmera capaz de tirar fotos e gravar vídeos em 360 graus, impressora de fotos e até gamepad (com teclas, controles e um joystick - tudo sem cabo ou pareamento).
MOTOROLA é sinônimo de inovação. Com mais de 90 anos de uma rica e inovadora história, foi pioneira em grandes mudanças na forma de nos comunicarmos. Afinal, a empresa inventou muita das tecnologias que possibilitaram tirar o sonho da mobilidade do papel, como o primeiro transistor de alta potência do mundo, o primeiro pager bidirecional, o primeiro telefone celular, a primeira estação de rádio e tantas outras tecnologias que hoje se tornaram habituais a milhões de pessoas. E atualmente trabalha continuamente para oferecer o que há de mais moderno, funcional e atraente para cada pessoa - na palma da mão. Unir o máximo de tecnologia de alta qualidade, sem abrir mão do estilo, para oferecer a melhor experiência para milhões de consumidores.
A linha do tempo
Cada fabricante de celular tem em seu portfólio aqueles modelos que fazem história e são verdadeiros campeões de vendas. Abaixo são citados alguns dos maiores sucessos comerciais da MOTOROLA.
1989
● MicroTAC, celular dotado de flip e que na época era o menor e mais leve disponível no mercado.
1999
● L7089, primeiro telefone tri-banda GSM.
● iDEN i1000 PLUS, primeiro aparelho que combinava telefone celular digital, rádio, pager alfanumérico, microbrowser para internet, email, fax e mensagem de texto.
2001
● V60, aparelho com flip, confeccionado em alumínio anodizado, estava disponível nas três tecnologias celulares existentes - GSM, TDMA e CDMA - e rapidamente se tornou um sucesso de vendas e acessório indispensável para os famosos de Hollywood, com acesso à internet, mensagens de texto e discagem ativada por viva-voz.
2002
● V70, um aparelho revolucionário com flip giratório, display inovador e fundo azul.
2003
● A760, primeiro aparelho celular a unir o sistema operacional Linux com o software Java.
● V600, um aparelho que pesava apenas 125 gramas e se transformou em um marco na história da MOTOROLA.
2005
● PEBL, um aparelho ousado e moderno, com formato oval único e que podia ser aberto apenas com uma mão.
2006
● MING, um celular inteligente com tela sensível ao toque, lançado primeiramente no continente asiático, que utilizava um software avançado de escrita à mão para reconhecer mais de dez mil caracteres manuscritos do alfabeto chinês.
2007
● RAZR² V8, celular mais fino da marca na época, com apenas 11.9 mm de espessura, que contava com 2 GB de memória interna, display interno de 2,2 polegadas (com o dobro da resolução do RAZR tradicional), tela externa de 2 polegadas (dotada de comandos touchscreen no modo player) com um revestimento de vidro quimicamente endurecido, o que o tornava mais resistente a riscos. Na parte de trás o acabamento era emborrachado (tipo soft-touch).
● RIZR Z3, primeiro celular slider (com abertura deslizante) da marca. O modelo possuía câmera de 2.0 megapixels, mp3 player, Bluetooth 2.0, comando por voz e muito mais recursos de última geração.
2008
● AURA, uma grande evolução do antigo modelo v70. O maior chamariz do aparelho era o visor arredondado ou circular com 16 milhões de cores e resolução de 300dpi dentro de uma lente “protegida contra risco”. O telefone ainda oferecia sistema de roldanas com 130 dentes, fazendo com que a abertura do aparelho fosse macia e funcional. Sem contar que era quase totalmente feito com uma mistura de aço, fibra de carbono e outros componentes.
● MOTOTASK A1200e, um smartphone com design super moderno, equipado com tela LCD sensível ao toque de 320×240 pixels, plataforma EDGE, navegador de internet, memória interna de 8Mb e slot para cartão de memória de até 1Gb.
2009
● DEXT, primeiro aparelho celular com funcionalidades que unificavam as redes sociais através do exclusivo MOTOBLUR, até então primeira e única solução a sincronizar contatos, postagens, mensagens, fotos e muito mais. O aparelho possuía um teclado QWERTY em formato slider (deslizante), tela sensível ao toque de alta resolução, navegador HTML, velocidade 3G e Wi-Fi.
● MILESTONE, primeiro aparelho celular com o sistema operacional (Android™) do Google na versão 2.0, que se destacava pela velocidade e pela imensa tela de 3,7 polegadas. O modelo foi batizado nos Estados Unidos como DROID. A novidade chegou às lojas em outubro e, na temporada de natal, vendeu mais do que iPhone.
● MOTOCUBO A45 eco, celular quadrado produzido com componentes reciclados com teclado QWERTY deslizante (slider) e pensado para os jovens internautas, por oferecer uma experiência de conexão às redes sociais. O celular vinha com aplicativos que permitiam acessar facilmente redes sociais o tempo todo, independentemente de onde o usuário estivesse.
2010
● FLIPOUT™, um smartphone elegante e compacto, tão único quanto à personalidade de seus usuários. O modelo contava com o sistema operacional Android™ 2.1 e possuía design inovador em formato de um cubo giratório, que revelava um teclado Qwerty de cinco linhas, uma das quais, exclusiva para as teclas numéricas, facilitando assim a digitação.
● DEFY, um smartphone baseado no sistema operacional Android™ 2.1, resistente a água, poeira, riscos, choques e quedas, que possuía calendários, contatos, comunicador instantâneo, localizador e uma seleção completa de avançados aplicativos.
2012
● MOTOGO! Slim, celular com teclado Qwerty que oferece a facilidade de acoplar três cartões SIM, para que o consumidor possa economizar e garantir as melhores taxas de cada operadora.
● RAZR i, primeiro smartphone Android™ com processador desenvolvido pela Intel. O aparelho possuía tela de 4,3 polegadas com resolução de 540x960 pixels, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno e corpo revestido com fibra de Kevlar.
2018
● ONE, smartphone com design moderno apresenta tela de 5,9 polegadas quase sem bordas e com Android™ One, versão mais pura do sistema operacional, sem aqueles aplicativos adicionais ou modificações visuais no dispositivo. Na traseira de vidro, o smartphone guarda uma câmera de 13 megapixels com duas lentes para reconhecimento de profundidade, além de uma câmera frontal de 8 megapixels.
2020
● RAZR, o icônico design flip reinventado em um celular dobrável. Fechado o aparelho tem tamanho compacto que ocupa menos espaço no bolso que um smartphone convencional e exibe uma tela externa de apenas 2,7 polegadas. Ao ser aberto, ele desdobra o painel OLED e fica com display de 6,2 polegadas com resolução HD.
● EDGE e EDGE+, smartphones com especificações técnicas de ponta, como tela curva de 6,7 polegadas invadindo as bordas laterais e com alta taxa de atualização, câmeras triplas com sensores de muitos megapixels e baterias de longa duração.
● MOTO Z3, primeiro aparelho à receber o Moto Snap™ 5G, acessório modular compatível com o novo padrão a ser implementado nos Estados Unidos (velocidade 10 vezes mais rápida que a tecnologia sem fio atual e maior conectividade).
A revolução na palma da mão
A MOTOROLA não fabrica apenas aparelhos celulares e acessórios, mas também desenvolveu aplicativos, como por exemplo, o SMARTACTIONS™, capaz de gerenciar tarefas (capacidade de bateria, por exemplo) para que os usuários tenham menos com o que se preocupar; o MotoCast™, que permite ao usuário sincronizar arquivar e acessar os arquivos armazenados no computador de casa por meio do smartphone, tablet ou outro computador; e mais recentemente, lançado em 2019, o Hello You, que centraliza uma série de serviços, canais de comunicação, games e conteúdos selecionados com base em inteligência artificial, que tornam sua usabilidade mais personalizada. Assistir TV, falar, escrever texto, enviar email e navegar na internet. A MOTOROLA está sempre colocando as pessoas no centro de tudo. Por isso a empresa continua criando aparelhos mais poderosos que permitem que as pessoas possam fazer cada vez mais.
A evolução visual
Ao longo de sua história a MOTOROLA modificou seu logotipo algumas vezes. Até 1950 a marca utilizou várias tipografias de letras diferentes. Foi neste momento que o logotipo adotou uma tipografia de letra mais sóbria.
Mas foi somente em junho de 1955 que surgiu o tradicional “M” estilizado (conhecido popularmente como “asa de morcego”) junto ao nome. Esse símbolo faria a marca MOTOROLA reconhecida mundialmente. Esse logotipo podia ser aplicado nas cores preta, vermelha e azul.
No início de janeiro de 2011, com a separação da MOTOROLA em duas empresas independentes, ocorreu também o lançamento das novas identidades visuais. A MOTOROLA MOBILITY manteve o tradicional logotipo, só que adotou a cor vermelha. Já a MOTOROLA SOLUTIONS manteve o antigo logotipo na sua tradicional cor azul.
Com a aquisição da MOTOROLA MOBILITY pelo Google em 2012, pouco depois, no final de junho de 2013, a empresa apresentou sua nova identidade visual. A empresa trocou a fonte de letra do logotipo, tradicionalmente em negrito e itálico, para uma mais leve e totalmente em caixa baixa. Além disso, o círculo em volta do “M” estilizado, símbolo da marca, deixou de ser totalmente preenchido com cores para se tornar apenas uma circunferência colorida, lembrando as cores do Google. O novo logotipo também fazia referência ao Google na parte inferior, onde aparecia a frase: “a Google company” (“Uma empresa do Google”). Uma nova remodelação ocorreria em 2014, quando a MOTOROLA foi adquirida pela Lenovo. E pouco depois, em um mal sucedido projeto de rebranding, a marca passou a se chamar apenas MOTO. Mas durou pouco, em 2017 foi apresentado um novo logotipo com nova tipografia de letra e a volta do uso da marca MOTOROLA.
Apesar do nome MOTOROLA ser aplicado na cor preta, o tradicional símbolo é usado em diferentes cores, como por exemplo, azul, vermelho, laranja e preto.
Os slogans
O que importa para você? (2019)
LIFE. “M” POWERED. (2011)
We Generation. (2008)
Mobile Me. (2005)
Seamless mobility. (2004)
Hello Moto. (2002)
Inteligence Everywhere. (2000)
What You Never Thought Possible. (1996)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 25 de setembro de 1928
● Fundador: Paul e Joe Galvin
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Motorola Mobility LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária da Lenovo Group Limited)
● CEO: Sergio Buniac
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.000
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Smartphones, acessórios e smartwatches
● Ícones: O M estilizado
● Slogan: O que importa para você?
● Website: www.motorola.com.br
A marca no mundo
Com mais de 9 mil funcionários, 17 mil patentes, a MOTOROLA MOBILITY, uma subsidiária integral da chinesa Lenovo, comercializa smartphones, smartwatches e acessórios (que incluem fones de ouvido, caixa de som Bluetooth e até babás eletrônicas) em mais de 100 países ao redor do mundo, com um faturamento global estimado superior a US$ 3.5 bilhões. A MOTOROLA MOBILITY está entre as grandes empresas produtoras de telefones celulares do mundo, vendendo mundialmente cerca de 40 milhões de aparelhos (dados/2019), com participação de quase 3% do mercado global.
Você sabia?
● A primeira venda registrada de um produto da marca MOTOROLA fora dos Estados Unidos aconteceu em junho de 1930, com a venda de dois rádios automotivos para a W. Oldenburger, na Cidade do México.
● Em 1982 a marca lançou o pager Sensar, com um desenho único e uma aparência radicalmente diferente dos outros disponíveis no mercado (pesava apenas 56 g, tinha o tamanho de uma caneta esferográfica e cabia facilmente no bolso).
● Em 2007 o alpinista Rod Bader escalou o pico mais alto do Monte Everest e utilizou um RIZR z8 da MOTOROLA para fazer a chamada telefônica (e envio de mensagem de texto) da maior altitude terrestre.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites de tecnologia (TecMundo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand, Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 26/5/2020
5 comentários:
A MOTOROLA é uma empresa sensacionalmente boa sou muito fan dela já tive os principais modelos mais vendidos da MOTOROLA como o DynaTAC, Star Tac, V3, U6, e agora com o V8 sempre tive aparelho da MOTOROLA e eu sempre vou ter, olha uma empresa como ela vai autrapassar a Aple com o seu iPhone facilmente, alem de desgne e inovação nos seus produtos a MOTOROLA é original não imita o Desgne como as outras marcas por ai como a Lg com o black Zafira imitação do V3, a todos da MOTOROLA inc. meus agradecimentos pela a empresa ter ezistido e sempre vai ser a melhor inovando cada vez mais, Um beijo e um abraço à todos da MOTOROLA...
Atensiosamente Yury
ka.sino@hotmail.com
Depois que nasceu a Sony Ericsson não tem mais monopólio da motorola em designer de aparelhos,porque a Sony Ericsson sempre teve os melhores designs
em cada detalhe dos produtos e a qualidade Sony junto a Ericsson Mobile, extremamente inigualável.
Eu descobri a pouco tempo q a Motorola era americana! esse blog eh excelente... ah e a Motorola é muito melhor q a sonyericsson, ja tive 2x2 de cada e os da sonyer. deram problemas
A melhor empresa de Jaguariúna para trabalhar.
Particularmente confio muito nos smartphones da Motorola, estou com o terceiro aparelho e o primeiro sob os cuidados da Lenovo e não tenho oquê reclamar.
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