Existe coisa mais gostosa do que reunir a família ao redor da mesa para assuntos descontraídos, acompanhada de um delicioso café da manhã? DORIANA entende que este momento é especial e por quase cinco décadas é presença constante na mesa de milhões de brasileiros, oferecendo opções para todos os gostos e momentos do dia. Afinal, DORIANA com sua receita cremosa e muito gostosa é perfeita para passar no pão quentinho, para deixar os bolos mais fofinhos e a comida mais saborosa.
A história
O produto foi introduzido pela primeira vez no mercado brasileiro em 1970 como a primeira margarina cremosa do país pela empresa Gessy Lever, que mais tarde se transformaria na conhecida Unilever. O lançamento marcou a entrada da empresa no mercado de alimentos no Brasil. No exterior, esse segmento já se tornara um dos pilares dos negócios da empresa. No Brasil, a empresa precisou instalar uma nova fábrica, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, para fabricar o novo produto. DORIANA, comercializada inicialmente em potes redondos, revolucionou o mercado brasileiro e criou novos hábitos de consumo. O sabor, a cremosidade (era fácil de espalhar no pão como a manteiga) e a qualidade transformaram DORIANA em alimento perfeito para acompanhar pães, torradas e sanduíches, ou até mesmo na preparação de purês, cremes, massas e outras receitas culinárias. DORIANA CREMOSA fez tanto sucesso que atingiu a liderança do mercado já em 1976.
A próxima década foi marcada pelo lançamento, em 1985, da nova DORIANA, com mais leite em sua formulação e muito mais cremosa. No final desta década, em 1989, a marca começou a diversificar sua gama de produtos com a introdução da DORIANA CULINÁRIA, especialmente desenvolvida para quem apreciava a arte de cozinhar usando ingredientes de primeira qualidade. Pouco depois, em 1991, acompanhando as tendências do mercado por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, a empresa lançou a DORIANA LIGHT, a primeira do mercado brasileiro no segmento de margarinas. Nesta época, sempre atenta aos gostos e hábitos dos consumidores regionais, a marca introduziu uma versão com sabor mais acentuado e resistente às altas temperaturas (a Tropical), criada sob medida para o nordeste. Nos anos seguintes, novos produtos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, a DORIANA LÍQUIDA em 1994 e a DORIANA YOFRESH em 1997, primeira margarina feita com ingredientes obtidos do iogurte desnatado, com 40% de lipídeos e cujo sabor leve e delicioso era diferente das outras margarinas à venda no mercado.
No final da década, em 1999, a linha DORIANA sofreu uma reformulação em suas embalagens, que passaram a serem brancas, modernas e mais alegres. No ano seguinte, nova modificação em suas embalagens, que passaram a contar com um lacre de proteção, sendo a primeira marca do segmento a introduzir este item, proporcionando maior segurança ao consumidor na hora de comprar o produto. Sempre inovando, nos anos seguintes a marca lançou novos produtos no mercado como a DORIANA FIBRA & CÁLCIO, enriquecida com importantes elementos para uma vida saudável e primeira margarina a unir a fibra e cálcio em um único produto, em 2001; e a DORIANA OLIVA, um creme vegetal com o sabor do mais puro azeite de oliva, em 2002. E as inovações não pararam por aí: lançou as novas embalagens coloridas, para destacar cada uma das variantes do produto. Em 2004, a marca inovou mais uma vez ao lançar CREAM DORIANA (versões clássica e light), primeiro produto feito com uma combinação saborosa e saudável de ingredientes de origem vegetal e queijo. No ano seguinte, ocorreu o relançamento de toda marca DORIANA, trazendo novas embalagens, novo logotipo e novos produtos, modernizando e reforçando cada vez mais o pioneirismo da marca. Além disso, ocorreu o lançamento da DORIANA VITAL, uma margarina enriquecida com vitaminas. Já a linha Cream Doriana também ganhou novos produtos, aumentando seu sucesso, Azeitona e Presunto Suave, ideais para o paladar do consumidor da marca.
Em 2007, a Unilever e a Perdigão se uniram em uma joint-venture para a criação da unidade UP Alimentos, responsável pela produção, venda e distribuição da linha Becel, que, alinhada com a missão de vitalidade, passou a ser a única representante da Unilever no mercado de margarinas. No negócio, as marcas DORIANA, Claybom e Delicata foram vendidas para a Perdigão. Pouco depois, sempre com o pensamento em trazer cada vez mais benefícios à saúde dos consumidores, a empresa enriqueceu a composição do produto com o lançamento da inédita Doriana ExtraCremosa que, além de muito mais gostosa e livre de gordura trans, continha “Nutre-Essencialis”, uma combinação de nutrientes essenciais que incluíam ácidos graxos linoleico e alfa-linolênico e vitaminas A, D e E. A nova versão foi introduzida com o slogan “A sua DORIANA de sempre, agora muito mais cremosa”, e mudou o conceito de cremosidade da categoria. E isso tudo tornou a nova formulação de DORIANA o produto ideal para a alimentação de toda a família. Em 2010, a marca comemorou 40 anos presente em milhões de geladeiras espalhadas pelo Brasil. Além de diversas promoções, a marca realizou uma ação bem legal: na compra de três embalagens da margarina de 500g, o consumidor ganhava uma “margarineira” em formato de geladeira retro, relembrando a década de lançamento do produto.
Apesar de todos os esforços, DORIANA perdeu a liderança de mercado, cortou investimento em mídia e diminuiu sensivelmente sua linha de produtos. Quando DORIANA parecia cair no esquecimento, devido a erros na gestão da marca, eis que surge uma salvação. Em 2012, a marca passou a integrar a linha de produtos da Seara Alimentos, como resultado de uma troca de ativos exigida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão. E pouco depois, com a aquisição da Seara pelo grupo JBS, DORIANA mudou mais uma vez de mãos. Mais recentemente, em 2017, a marca lançou sua nova linha, DORIANA com mais leite e o suplemento Vita+, um exclusivo mix de nutrientes (vitaminas D, B6 e B12 e Ômega 3) disponível em todas as linhas (Regular e Light).
Um jingle inesquecível
No ano de 1984 a marca DORIANA lançou uma campanha publicitária com um dos jingles mais inesquecíveis da publicidade brasileira. Diversas versões foram gravadas e os comerciais tinham sempre como tema a família tomando café da manhã e os elogios para a mamãe que usava DORIANA.
“Quem é que acorda todo dia bem cedinho e faz tudo com carinho pra você despertar. Põe a mesa, faz o lanche e o cafézinho e ainda sobra tempo pra de todos cuidar. Quem é que faz tudo com amor? E põe na mesa o melhor sabor. Aqui tem Doriana, agente logo vê e os elogios são todos pra você, com Doriana, o sabor que a gente logo vê, é Doriana, os elogios são pra você”.
A evolução visual
O logotipo da marca sofreu algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original era formado por uma flor com um sorriso (infelizmente não conseguimos essa imagem). A primeira remodelação ocorreu na década de 1980, quando o logotipo ganhou novos elementos gráficos como uma jarra de leite, um pão, um tomate e uma flor. Em 1995, ganhou um visual mais simplificado e moderno, com um sol estilizado. Esse logotipo passou por uma atualização em 2005.
Em 2010 o logotipo ganhou uma inclinação e o tradicional sol foi posicionado do lado esquerdo superior do nome da marca. Além disso, a marca passou a contar com a palavra cremosa abaixo do nome. Em 2015 o logotipo passou por uma modernização, adotando uma nova tipografia de letra.
Os slogans
Doriana. Mudou. Provou. Amou. (2017)
Por um café da manhã mais feliz. (2008)
Doriana, um minuto a mais de prazer que pode mudar o seu dia. (2001)
Dá Gosto Ter Saúde Assim.
Os elogios são para você. (1984)
O sorriso gostoso de Doriana. (1983)
Doriana está cada vez mais gostosa. (1975)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1970
● Criador: Gessy Lever
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Seara Alimentos Ltda.
● Capital aberto: Não
● CEO: José Batista Sobrinho
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Margarinas
● Ícones: A tradicional embalagem amarela e o sorriso
● Slogan: Doriana. Mudou. Provou. Amou.
● Website: www.doriana.com.br
A marca no Brasil
Com distribuição em todo território nacional, os produtos da marca DORIANA estão presentes em aproximadamente 60 mil pontos de venda e milhares de geladeiras espalhadas pelo país. Há mais de 20 anos DORIANA é a marca de margarina mais lembrada pelos consumidores brasileiros.
Você sabia?
● O nome DORIANA é originário de uma marca que a empresa, na época do lançamento do produto no Brasil, comercializava na Suíça e que se chamava Dorina.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 26/10/2018
7 comentários:
Eu gosto muito da margarina Doriana, porém, nessas últimas duas décadas, confesso que deixei de apreciar. Pois o sabor da Doriana nos anos 80 e 90 era muito mais gostoso. E gostaria muito que fizessem uma fabricação comemorativa da margarina, com aquelas embalagens redondas. E com o sabor também.
Gostaria q pelo menos uma vez fabricasse um lote das embalagem antigas anos 80e90 pra relembrar as coisas boas bonitas do passado.
Acompanho a margarina Doriana desde seu lançamento em 1970, que era cremosa até mesmo gelada, foi uma grande inovação, em pote redondo, foi o maior sucesso, tinha mais sabor, pois na época eu gostava mais da antiga Claybom que tinha um sabor de manteiga, mas mudei para Doriana e gosto dela até hoje, Parabéns ótimo produto !
Também gostaria que fosse feito isso pra mim tem sabor da minha infância ..
Gostaria de saber onde acho a sanduicheira doriana que estava no Café do BBB 22?
Senti o sabor da minha infância, hoje na saudades, era um sabor incomparável, único.
Oi. Muito interessante a matéria sobre a Doriana.
Eu lembro que li uma matéria onde o nome Doriana veio da combinação dos nomes Dori e Ana, irmãs. Não lembro a origem, mas tem haver com a fábrica Van Sem Berg. Acho que é assim que se escreve.
Gostaria de saber se tem fundamento este meu posicionamento.
Aguardo retorno
Postar um comentário