13.6.06

MARIE CLAIRE


A inteligência chique da revista MARIE CLAIRE, uma publicação sofisticada e informativa que vem há mais de 70 anos cativando milhares de leitoras pelo mundo afora, trata de assuntos como saúde, beleza e moda com um enfoque diferenciado. Seu conteúdo, que tem por objetivo ser diferente das demais revistas de moda, daí seu tradicional slogan “Mais do que uma cara bonita”, é recheado de histórias interessantes sobre mulheres que se destacam no mundo pelas suas necessidades, lutas e histórias de vida. MARIE CLAIRE é muito mais que uma revista para mulheres: é um estandarte da autêntica feminilidade. 

A história 
A revista MARIE CLAIRE foi criada no ano de 1937 pelo industrial francês Jean Prouvost e pela escritora Marcelle Auclair, com circulação semanal toda quarta-feira. Lançada no dia 5 de março, foi a primeira revista a encorajar a mulher a considerar sua autonomia, expor seu charme e desenvolvimento pessoal. O nome da nova publicação foi inspirado em Marie-Claire Mendès France, uma jornalista e ativista política, que batalhou pelos direitos humanos e principalmente os das mulheres. A MARIE CLAIRE também revolucionou o conceito gráfico das revistas femininas inspirando-se nas publicações mais sofisticadas e investindo em uma diagramação inovadora, repleta de páginas com muito papel e pouco texto, branco em profusão e renovações tipográficas. Rapidamente a revista atraiu e conquistou muitos leitores, em sua grande maioria mulheres, atingindo um enorme sucesso em pouco tempo de mercado. As mulheres mal podiam esperar a próxima edição e corriam para as bancas nas quartas-feiras para garantir seu exemplar. Com o início da Segunda Guerra Mundial, em virtude da ocupação germânica no sul da França, muitas das revistas francesas foram suspensas e a MARIE CLAIRE não fugiu a regra.


A revista só voltou a ser editada em 1954, já com distribuição mensal. Em 1967 ocorreu a primeira expansão da marca com o lançamento no mercado francês da revista MARIE CLAIRE MAISON, que abordava exclusivamente o tema decoração. Rapidamente esta revista se tornou extremamente popular, e nos dias de hoje, é editada em cinco países (além da França, Coréia do Sul, Itália, Turquia e Grécia). Em 1976, com a aposentadoria do seu criador, sua filha Evelyne, assumiu o comando da revista e criou o GRUPO MARIE CLAIRE, reagrupando assim os títulos femininos da empresa. No ano seguinte a poderosa L’ORÉAL, especialista em ditar tendências quando os assuntos são cosméticos e beleza feminina, comprou parte do capital da empresa. Somente no início da próxima década, em 1982, a MARIE CLAIRE começou a se expandir internacionalmente com o lançamento de sua primeira edição estrangeira no Japão.


Nos anos seguintes, através de licenças de publicação, a MARIE CLAIRE foi lançada em muitos outros países, especialmente do continente europeu. Os anos de 1990 começaram com uma grande novidade: o lançamento em 1991 da MARIE CLAIRE IDÉES, uma revista segmentada com circulação trimestral que tinha como principal assunto tratar dos novos acessórios de moda, tendências e criatividade na hora de se vestir. A revista foi lançada no mercado brasileiro em 1991 pela editora Globo, e, em 1994, finalmente MARIE CLAIRE ingressou no enorme e importante mercado americano, com a primeira edição circulando no mês de setembro, tendo na capa a estonteante modelo Claudia Schiffer. Esta década também foi marcada por grandes mudanças, especialmente em seu formato, abordagem e editoração gráfica. A partir deste momento a revista passou a abordar temas mais diversos com artigos sobre relações e ascensão pessoal, beleza e boa forma, saúde e nutrição, causas sociais (notícias do mundo e ciências sociais), estilo de vida (jardinagem, viagens, casa e esporte), entretenimento, carreira e tecnologia.


Com a chegada do novo milênio, a revista buscou novos e importantes mercados, ganhando assim a edição chinesa em 2002, que rapidamente se tornou de vital importância para a empresa. Nesta época, utilizando uma inteligente estratégia de marketing, a revista criou, para sua versão na internet, uma personagem virtual chamada Vivian, cuja vida podia ser seguida a qualquer momento através das crônicas diárias que eram publicadas. Vivian era uma nova-iorquina de 24 anos que gostava de coisas novas, o que acabava por atrair anunciantes que estavam lançando novos produtos no mercado. A personagem Vivian tinha também presença cativa na edição impressa da revista, ocupando pelo menos uma página por edição. Somente no primeiro mês de vida da personagem, o site recebeu aproximadamente um milhão de acessos.


Nos anos seguintes a revista estendeu sua marca para novas publicações segmentadas como a MARIE CLAIRE 2 (introduzida em 2005 e direcionada para um público mais jovem, com abordagens de temas como moda e acessórios), MARIE CLAIRE BEAUTÉ (com artigos e matérias sobre cosméticos, maquiagens e tratamento de cabelos e pele), MARIE CLAIRE ENFANTS (lançada em 2010, cujo tema aborda moda, tendências e comportamento do universo infantil e adolescente) e MARIE CLAIRE FASHION SHOWS (revista com duas edições ao ano que aborda os principais desfiles das semanas de moda do Brasil, França, Estados Unidos e Itália). Atualmente a revista continua fiel a sua filosofia: informar, ajudar, compreender e também divertir. A mistura perfeita de jornalismo da mais alta qualidade com o universo sofisticado da moda e da beleza.


Os slogans 
Think smart look amazing. 
More than a pretty face. 
Chique é ser inteligente.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 5 de março de 1937 
● Criador: Jean Prouvost e Marcelle Auclair 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Groupe Marie Claire 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Evelyne Prouvost-Berry 
● CEO: Arnaud de Contades 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Circulação mensal: 3 milhões de exemplares 
● Edições internacionais: 24 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Revistas femininas 
● Concorrentes diretos: Vogue, Elle, Cosmopolitan, Harper’s Bazaar e Claudia (Brasil) 
● Slogan: Think smart look amazing. 
● Website: www.marieclaire.com 

A marca no mundo 
Atualmente a revista possui 24 edições internacionais (como por exemplo, Estados Unidos, Austrália, Brasil, França, Grécia, Hungria, Espanha, Itália, Malásia, Holanda, China, Rússia, África do Sul e Inglaterra), sendo comercializada em mais de 90 países, vendendo aproximadamente 3 milhões de exemplares todos os meses. A grande maioria de seus leitores, cerca de 15 milhões, é formada por mulheres. A MARIE CLAIRE, que também conta com uma versão eletrônica (internet), é responsável pela publicação de outras revistas segmentadas (decoração, beleza e acessórios de moda) que levam sua marca. 

Você sabia? 
Apesar de tratar de vários assuntos relacionados ao universo feminino, o tema moda ocupa mais de 40% do espaço total da revista. 
No Brasil a revista mensal é comandada, basicamente, por um corpo editorial feminino, apresenta em torno de 150 páginas, número que varia de acordo com a edição. 
Aqui no Brasil MARIE CLAIRE foi pioneira em desenvolver duas capas para momentos diferentes: uma para assinantes e outra para bancas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/10/2013

3 comentários:

Anônimo disse...

Este blog é inédito e interessante, estou encantada não só com a quantidade, mas também com a precisão e a qualidade da informação encontrada aqui. Parabéns pelo blog, que tem qualidade quem nem muitos web sites têm. Parabéns! Susana

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

Que site incrível, muita informação tratada com muita qualidade. Parabéns!