23.8.06

GOMES da COSTA


Hoje, a GOMES da COSTA, com seus deliciosos pescados em conservas, especialmente atuns e sardinhas, já faz parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros, sinônimo de produtos saudáveis, inovadores e de alta qualidade, identificados pelo inconfundível e simpático Chef de Cozinha em suas embalagens. Por isso, a GOMES da COSTA sempre traz o melhor do mar para você. 

A história 
Tudo começou quando Rubem Gomes da Costa, um imigrante português tão ousado quanto os grandes navegadores do Velho Mundo, veio para o Brasil para abrir em 1954 uma empresa de pescados em conserva. Nesta época o brasileiro ainda não estava acostumado com o consumo de sardinha e atum, mas ele não se intimidou, instalando sua fábrica na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e começando imediatamente a produção de sardinha e atum em conserva. A empresa cresceu rapidamente, tornando-se conceituada no mercado brasileiro. Acompanhando o ritmo e a evolução do mercado no decorrer dos anos seguintes, a GOMES da COSTA desenvolveu novos produtos, entre eles atum ralado e em pedaços, aumentando assim seu portfólio e conquistando a confiança da população brasileira, principalmente pela forma prática de preparo. Em 1998, a empresa inaugurou a fábrica de Itajaí (Santa Catarina), considerada o maior complexo de captura, recepção e processamento de pescados da América Latina.


A partir de 2004, a liderança da GOMES da COSTA se consolidou com a associação ao grupo espanhol Calvo, fundado em 1940 e uma das cinco maiores empresas do segmento no mundo, tendo como intuito aumentar ainda mais sua presença no exterior. A empresa passou então a contar com uma imensa estrutura de processamento, distribuição e comercialização, além de uma frota com 11 navios de última geração. No ano seguinte, iniciou as atividades de vendas e marketing em diversos países como Angola, Palestina, Sérvia, Croácia e Japão. Foi neste mesmo ano que as embalagens ganharam um novo visual, muito mais moderno, além da tampa Abre Fácil nas latinhas de atum, trazendo mais praticidade e segurança no uso do produto. Em relação à linha de produtos as novidades foram muitas: o Atum Claro, um produto premium e produzido exclusivamente no Brasil pela GOMES da COSTA; o Atum 80g nas versões ao óleo e ao natural, especialmente elaborado para um consumo individual; e a linha Pronto Pasta, molhos à base de atum para serem adicionados diretamente ao macarrão.


Em 2006, a empresa que já ocupava a posição de líder no segmento de pescados enlatados na América Latina, deu continuação ao franco crescimento com a finalização das obras de ampliação da fábrica de atum, que ganhou mais 7 mil m² de área, e também, com a inauguração da exclusiva fábrica de embalagens de aço de 10 mil m², estrategicamente montada e equipada para produzir as latas Abre Fácil de atuns e, pioneiramente, de Sardinhas, utilizadas como embalagens dos produtos da marca. No final do ano, os consumidores puderam encontrar no mercado as novas sardinhas em óleo, em molho de tomate e em óleo sabor limão.


Em 2007 a empresa continuou pensando sempre à frente e inovando cada vez mais. Prova disso foram os lançamentos do atum ralado ao molho de tomate e picante e da linha de patês de atum pronto para servir em três diferentes versões (tradicional, light e azeitonas verdes). No ano seguinte a marca continuou apostando na ampliação e diversificação da sua linha de sardinhas e lançou novos produtos: sardinha picante, sardinha light e também as cavalinhas ao óleo. Na linha de atuns, também apostou na criação de um sabor especial ao lançar o atum sólido sabor defumado (ótima opção para os apreciadores de produtos defumados).


Nos anos seguintes a GOMES da COSTA lançou no mercado brasileiro produtos inovadores, como por exemplo, em 2009 com os saudáveis e saborosos filés de atum com azeite de oliva, patê defumado e a linha de congelados de merluza (disponíveis em quatro versões de empanados como medalhão de merluza tradicional e recheado com queijo e tomate, além dos empanadinhos kids, voltados para as crianças), ingressando assim no segmento de peixes congelados; ou em 2010 com a linha de Saladas de Atum (Atum com Batata, Atum com Batata, Ervilha e Cenoura, e Atum com Batata e Maionese), que além de saudável e saborosa podem ser consumida a qualquer hora e em qualquer lugar, pois já vêm com garfo e prontas para comer. Já em 2011, a GOMES da COSTA lançou a linha de patês de sardinha, o patê de atum picante, os filés de salmão e a linha de atuns com baixo teor de sódio.


Além disso, demonstrando total sintonia com as necessidades do consumidor, a empresa desenvolveu produtos que, além de práticos, são também muito saudáveis por possuírem alta concentração de proteínas e Ômega 3 e, além de tudo, não possuem conservantes. Em 2012 a marca, com o objetivo de oferecer ao consumidor um cardápio ainda mais saboroso e variado, ingressou em novas categorias ao lançar as pizzas de atum, as lasanhas de atum (em três diferentes versões de molho) e patês de salmão. Pouco depois, em 2013, a marca expandiu seus produtos ao ingressar em um novo segmento com o lançamento da linha de Vegetais em Conserva (aspargos e alcachofras) e no ano seguinte com cogumelos em conserva. Ainda em 2013, introduziu uma linha de Frutos do Mar (mexilhões). Em 2015 ampliou a linha de vegetais em conserva com o lançamento do palmito açaí e, pouco depois, o palmito pupunha. No ano seguinte, foi pioneira ao apresentar a sardinha com baixo teor de sódio, produto que se enquadra no projeto de expansão da empresa no setor de alimentação saudável.


Em 2016, para mostrar como a GOMES da COSTA leva o peixe do alto-mar para a casa do consumidor, a marca lançou uma nova campanha publicitária, que trazia o slogan “Naturalmente”. No comercial, o chef que estampa as embalagens dos produtos ganhou vida como garoto-propaganda e apresentou os bastidores da fabricação dos peixes em conserva da marca. Hoje em dia, a GOMES da costa trabalha para oferecer alimentos saudáveis e de qualidade, que satisfaçam os mais exigentes consumidores e incentivem o hábito saudável do consumo de pescados.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações. O Chef de Cozinha, principal ícone da marca e que simboliza a qualidade e o sabor que estão sempre associados à GOMES da COSTA, ganhou cada vez mais evidência. Depois de passar por uma remodelação em 2005 e outra anos depois, em 2016 o logotipo ganhou um design arredondado e apresentou um novo visual para seu chef, deixando a marca mais atraente.


Os slogans 
Naturalmente. (2016) 
O melhor do mar para você.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Rubem Gomes da Costa 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: GDC Alimentos S/A 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Calvo) 
● Presidente: Alberto Encinas 
● Faturamento: R$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pescados em conserva, filés de peixes e patês 
● Concorrentes diretos: Coqueiro, Pescador, Beira-Mar, Hemmer e Quero 
● Ícones: O Chef de Cozinha de seu logotipo 
● Slogan: Naturalmente. 
● Website: www.gomesdacosta.com.br 

A marca no mundo 
A GOMES da COSTA é a maior fabricante de atum e sardinha em conserva da América Latina, com capacidade produtiva superior a 2 milhões de latas por dia e com presença em 40 países ao redor do mundo, entre os quais Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Angola, Palestina, Sérvia, Croácia, Curaçao, Suriname e El Salvador. São pescados mais de 350 toneladas só de sardinha todos os dias, durante o período permitido para pesca. No mercado brasileiro, a marca possui uma participação de aproximadamente 41% no segmento de atum, comercializando mais de 80 itens em sua linha de produtos. Para a empresa, que fatura mais de R$ 1.3 bilhões anuais, sardinhas e atuns são as categorias que mais vendem e mais garantem lucro no setor de enlatados. 

Você sabia? 
Geralmente a variedade de atum mais utilizada em suas conservas é o Skip Jack. 
A empresa também possui a divisão Food Service, linha de produtos GOMES da COSTA específica para restaurantes, catering, hospitais, hotéis, cozinhas industriais ou outros estabelecimentos que elaboram grandes números de refeições e exigem maiores porções. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/4/2017

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, está bem informativo.

Webmaster disse...

Olá, você sabe dizer qual a dirença da qualidade do produto entre o atum da marca 88 e da gomes da costa, já que ambos são da empresa gomes da costa?

Webmaster disse...

Qual a diferença do atum com a marca 88 para o atum com a marca Gomes da Costa?