Aeronaves novas e modernas, poltronas confortáveis, um dos melhores programas de milhagem do mundo, serviço de bordo impecável, além de belas e exóticas aeromoças trajando roupas tipicamente coloridas das praias tailandesas. Tudo isso é oferecido pela THAI AIRWAYS, considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo.
-
A história
A história começou em 1951 quando o governo tailandês comprou três pequenas empresas aéreas particulares e fundiu-as para formar a Thai Airways Company (TAC), companhia aérea nacional do Reino da Tailândia. O rápido desenvolvimento da empresa levou o transporte aéreo para as regiões inóspitas do país. No final desta década, em 1959, com a malha doméstica estabelecida, o governo decidiu então ampliar a área de atuação da empresa e associou-se com a Scandinavian Air System (conhecida como SAS) dando origem a THAI AIRWAYS INTERNATIONAL. A nova companhia aérea foi inaugurada exatamente no dia 1 de maio de 1960 com um que transportou 60 passageiros da cidade de Bangkok para Hong Kong, Taipei e Tóquio. Este primeiro vôo inaugurou os serviços internacionais, que no primeiro ano ligavam a cidade de Bangkok a onze destinos na Ásia, transportando 83.000 passageiros.
-
-
A TAC permaneceu responsável pelo tráfego doméstico, de maneira independente. Em 1961, os serviços Royal Orchid começaram a criar a excelente reputação da companhia aérea em hospitalidade, atenção da equipe de comissários de bordo e serviço de bar complementar. Os belos e exóticos uniformes das aeromoças da THAI, criado pelo Príncipe Kraisingh Vudhijaya, começavam a se tornar conhecidos e um símbolo da companhia aérea.
-
-
Nos primeiros seis anos de operação, a THAI utilizou-se de aviões a pistão Douglas DC-6B, arrendados da SAS, e em 1967 se tornou uma das primeiras empresas da região a operar aviões a jato, com o arrendamento de dois Convair 990A, também da SAS. Os primeiros vôos nessas aeronaves foram para a paradisíaca Bali, em dezembro desse mesmo ano. Com o enorme sucesso dessa rota, nos ano seguinte, outros destinos exóticos foram acrescentados em sua malha como Kathmandu, além de Seul e Nova Déli. Pouco depois, no final de 1970, a THAI já era a terceira maior companhia aérea asiática. A partir daquele ano, a empresa expandiu mais ainda sua participação no mercado internacional. Destinos como Sydney e Copenhagen (primeiro destino Europeu) foram sendo incluídos na sua malha. Com o aumento da demanda, surgiu a necessidade de aviões maiores.
-
-
Em meados da década de 70 foram arrendados Douglas DC10-30 da SAS e da UTA, até a entrega, em 1977, das primeiras unidades próprias: aeronaves Airbus A300. Gradualmente a influência e a participação da SAS na empresa foi diminuindo, e no final dessa década, o controle da THAI AIRWAYS estava totalmente nas mãos do governo tailandês novamente. Em 1979 chegariam os primeiros Boeing 747. Os anos 80 foram um dos períodos mais importantes para a empresa: além do início de vôos trans-Pacíficos para destinos na América do Norte, a THAI se consolidou como uma das principais empresas asiática do segmento, atuando no setor de hotelaria e de assistência aeroportuária.
-
-
Ainda nesta década, em 1988, a empresa se fundiu com a Thai Airways Company, tornando-se também responsável pelos vôos domésticos no país. Com essa fusão a THAI passou a ter uma frota de 41 aeronaves que serviam 48 cidades em 35 países, além de 23 cidades na Tailândia. Nos anos 90 a THAI ampliou consideravelmente sua participação no mercado internacional, se transformando em uma das mais conceituadas empresas aéreas do Sudeste Asiático. Em 1992, parte de suas ações passou a ser negociada na Bolsa de Valores de Bangkok como parte de um processo de privatização, ainda por ser completado. Em 1995, a THAI adotou uma nova filosofia e posicionamento de mercado: The First Choice Carrier. Smooth as Silk. First time. Every time.
-
-
Pouco depois, em 1997, a empresa foi uma das fundadoras, juntamente com a Lufthansa e a United Airlines, da Star Alliance, uma das principais alianças globais de empresas aéreas. Apesar dos problemas financeiros que abalaram a Ásia nos finais da década de 90 e começo do novo milênio, a THAI atingiu a marca histórica de 40 anos consecutivos dando lucro. Recentemente, mostrando sua clara intenção de crescimento, a THAI encomendou seis Airbus A380 que serão utilizados nas rotas para Frankfurt, Paris e Londres. Atualmente a THAI oferece aos seus passageiros um serviço excepcional de bordo, composto por quatro classes: Royal First, Royal Silk (Business), Premium Economy e Economy.
-
-
A chave para o êxito da THAI é o seu serviço impecável, tanto em vôo como em terra, horários cômodos e desempenho pontual, objeto dos principais prêmios atribuídos à companhia aérea nos últimos anos. Para onde quer que a THAI voe, as tradições e a cultura tailandesas voam com ela. Todos os dias, mais de 10.000 passageiros do sexo feminino são presenteados com um pequeno ramo de orquídeas antes de desembarcarem. A especialidade das suas refeições asiáticas e dos bons vinhos é praticamente insuperável, e a tradicional saudação tailandesa “wai” se tornou lendária e um ícone da empresa.
-
-
A linha do tempo
1970
● Lançamento do Royal Orchid Holidays, um inovador programa de viagens que proporcionava aos passageiros enorme flexibilidade individual e conveniência e descontos para grupos.
1971
● Inauguração da primeira rota intercontinental para a cidade de Sydney na Austrália via Cingapura.
1972
● Inauguração do primeiro destino na Europa para a cidade de Copenhagen na Dinamarca.
1973
● Lançamento das rotas longas entre Bangkok e Frankfurt e Londres, desenvolvendo a cidade como principal hub de ligação entre a Ásia e a Europa.
1974
● Inauguração da rota para Roma na Itália.
● Lançamento do sistema computadorizado de reservas.
1976
● Inauguração dos vôos para Amsterdã, Paris e Atenas, que rapidamente se tornaram extremamente populares.
1980
● Inauguração da primeira rota para os Estados Unidos com destino a cidade de Los Angeles.
● Incrementos de suas operações e rotas para o Oriente Médio.
1981
● Inauguração de forma pioneira da rota Norte-Pacífico (Bangkok-Seattle).
1983
● Introdução da classe executiva nas rotas regionais, proporcionando aos seus passageiros mais conforto e conveniência.
1984
● Inauguração da rota para Estocolmo na Suécia.
1985
● Inauguração de duas novas rotas: Madrid (Espanha) e Auckland (Nova Zelândia).
1993
● Atingiu a marca de 10 milhões de passageiros transportados desde sua fundação.
● Lançamento do programa de milhagem para passageiros freqüentes, chamado Royal Orchid Plus. Somente em seu primeiro anos, mais de 200.000 de 115 países tinham se registrado no programa.
1996
● Incorporação em sua frota do primeiro Boeing 777-200, aeronave com capacidade para 358 passageiros.
2002
● Novos destinos são incorporados em sua malha: Mumbai, Chengdu, Busan e Kuwait.
2007
● Inauguração dos vôos diretos de Bangkok para a cidade de Johannesburgo na África do Sul.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da THAI passou por algumas mudanças. A primeira ocorreu em 1975, quando o tradicional logotipo que possuía uma figura dançante foi substituído por um símbolo (roxo, cor-de-rosa e amarelo). Em 2005, esse famoso logotipo foi modernizado, adquirindo um visual mais moderno.
-
-
Além disso, a pintura de seus aviões também foi modernizada e passou a conter predominância da cor roxa, principalmente na cauda.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Tailândia
● Fundação: 1 de maio de 1960
● Fundador: Governo tailandês
● Sede mundial: Bangkok, Tailândia
● Proprietário da marca: Thai Airways International Public Company Limited
● Capital aberto: Sim (1992)
● Chairman & CEO: Piyasvasti Amranand
● Faturamento: US$ 4.89 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 219.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (junho/2010)
● Frota: 89 aeronaves
● Destinos: + 75
● Hub principal: Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi
● Programa de milhagem: Royal Orchid Plus
● Passageiros transportados: 18.477.000 (2009)
● Presença global: 45 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Ícones: As belas aeromoças
● Slogan: Smooth as silk.
● Website: www.thaiair.com
-
A história
A história começou em 1951 quando o governo tailandês comprou três pequenas empresas aéreas particulares e fundiu-as para formar a Thai Airways Company (TAC), companhia aérea nacional do Reino da Tailândia. O rápido desenvolvimento da empresa levou o transporte aéreo para as regiões inóspitas do país. No final desta década, em 1959, com a malha doméstica estabelecida, o governo decidiu então ampliar a área de atuação da empresa e associou-se com a Scandinavian Air System (conhecida como SAS) dando origem a THAI AIRWAYS INTERNATIONAL. A nova companhia aérea foi inaugurada exatamente no dia 1 de maio de 1960 com um que transportou 60 passageiros da cidade de Bangkok para Hong Kong, Taipei e Tóquio. Este primeiro vôo inaugurou os serviços internacionais, que no primeiro ano ligavam a cidade de Bangkok a onze destinos na Ásia, transportando 83.000 passageiros.
-
-
A TAC permaneceu responsável pelo tráfego doméstico, de maneira independente. Em 1961, os serviços Royal Orchid começaram a criar a excelente reputação da companhia aérea em hospitalidade, atenção da equipe de comissários de bordo e serviço de bar complementar. Os belos e exóticos uniformes das aeromoças da THAI, criado pelo Príncipe Kraisingh Vudhijaya, começavam a se tornar conhecidos e um símbolo da companhia aérea.
-
-
Nos primeiros seis anos de operação, a THAI utilizou-se de aviões a pistão Douglas DC-6B, arrendados da SAS, e em 1967 se tornou uma das primeiras empresas da região a operar aviões a jato, com o arrendamento de dois Convair 990A, também da SAS. Os primeiros vôos nessas aeronaves foram para a paradisíaca Bali, em dezembro desse mesmo ano. Com o enorme sucesso dessa rota, nos ano seguinte, outros destinos exóticos foram acrescentados em sua malha como Kathmandu, além de Seul e Nova Déli. Pouco depois, no final de 1970, a THAI já era a terceira maior companhia aérea asiática. A partir daquele ano, a empresa expandiu mais ainda sua participação no mercado internacional. Destinos como Sydney e Copenhagen (primeiro destino Europeu) foram sendo incluídos na sua malha. Com o aumento da demanda, surgiu a necessidade de aviões maiores.
-
-
Em meados da década de 70 foram arrendados Douglas DC10-30 da SAS e da UTA, até a entrega, em 1977, das primeiras unidades próprias: aeronaves Airbus A300. Gradualmente a influência e a participação da SAS na empresa foi diminuindo, e no final dessa década, o controle da THAI AIRWAYS estava totalmente nas mãos do governo tailandês novamente. Em 1979 chegariam os primeiros Boeing 747. Os anos 80 foram um dos períodos mais importantes para a empresa: além do início de vôos trans-Pacíficos para destinos na América do Norte, a THAI se consolidou como uma das principais empresas asiática do segmento, atuando no setor de hotelaria e de assistência aeroportuária.
-
-
Ainda nesta década, em 1988, a empresa se fundiu com a Thai Airways Company, tornando-se também responsável pelos vôos domésticos no país. Com essa fusão a THAI passou a ter uma frota de 41 aeronaves que serviam 48 cidades em 35 países, além de 23 cidades na Tailândia. Nos anos 90 a THAI ampliou consideravelmente sua participação no mercado internacional, se transformando em uma das mais conceituadas empresas aéreas do Sudeste Asiático. Em 1992, parte de suas ações passou a ser negociada na Bolsa de Valores de Bangkok como parte de um processo de privatização, ainda por ser completado. Em 1995, a THAI adotou uma nova filosofia e posicionamento de mercado: The First Choice Carrier. Smooth as Silk. First time. Every time.
-
-
Pouco depois, em 1997, a empresa foi uma das fundadoras, juntamente com a Lufthansa e a United Airlines, da Star Alliance, uma das principais alianças globais de empresas aéreas. Apesar dos problemas financeiros que abalaram a Ásia nos finais da década de 90 e começo do novo milênio, a THAI atingiu a marca histórica de 40 anos consecutivos dando lucro. Recentemente, mostrando sua clara intenção de crescimento, a THAI encomendou seis Airbus A380 que serão utilizados nas rotas para Frankfurt, Paris e Londres. Atualmente a THAI oferece aos seus passageiros um serviço excepcional de bordo, composto por quatro classes: Royal First, Royal Silk (Business), Premium Economy e Economy.
-
-
A chave para o êxito da THAI é o seu serviço impecável, tanto em vôo como em terra, horários cômodos e desempenho pontual, objeto dos principais prêmios atribuídos à companhia aérea nos últimos anos. Para onde quer que a THAI voe, as tradições e a cultura tailandesas voam com ela. Todos os dias, mais de 10.000 passageiros do sexo feminino são presenteados com um pequeno ramo de orquídeas antes de desembarcarem. A especialidade das suas refeições asiáticas e dos bons vinhos é praticamente insuperável, e a tradicional saudação tailandesa “wai” se tornou lendária e um ícone da empresa.
-
-
A linha do tempo
1970
● Lançamento do Royal Orchid Holidays, um inovador programa de viagens que proporcionava aos passageiros enorme flexibilidade individual e conveniência e descontos para grupos.
1971
● Inauguração da primeira rota intercontinental para a cidade de Sydney na Austrália via Cingapura.
1972
● Inauguração do primeiro destino na Europa para a cidade de Copenhagen na Dinamarca.
1973
● Lançamento das rotas longas entre Bangkok e Frankfurt e Londres, desenvolvendo a cidade como principal hub de ligação entre a Ásia e a Europa.
1974
● Inauguração da rota para Roma na Itália.
● Lançamento do sistema computadorizado de reservas.
1976
● Inauguração dos vôos para Amsterdã, Paris e Atenas, que rapidamente se tornaram extremamente populares.
1980
● Inauguração da primeira rota para os Estados Unidos com destino a cidade de Los Angeles.
● Incrementos de suas operações e rotas para o Oriente Médio.
1981
● Inauguração de forma pioneira da rota Norte-Pacífico (Bangkok-Seattle).
1983
● Introdução da classe executiva nas rotas regionais, proporcionando aos seus passageiros mais conforto e conveniência.
1984
● Inauguração da rota para Estocolmo na Suécia.
1985
● Inauguração de duas novas rotas: Madrid (Espanha) e Auckland (Nova Zelândia).
1993
● Atingiu a marca de 10 milhões de passageiros transportados desde sua fundação.
● Lançamento do programa de milhagem para passageiros freqüentes, chamado Royal Orchid Plus. Somente em seu primeiro anos, mais de 200.000 de 115 países tinham se registrado no programa.
1996
● Incorporação em sua frota do primeiro Boeing 777-200, aeronave com capacidade para 358 passageiros.
2002
● Novos destinos são incorporados em sua malha: Mumbai, Chengdu, Busan e Kuwait.
2007
● Inauguração dos vôos diretos de Bangkok para a cidade de Johannesburgo na África do Sul.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da THAI passou por algumas mudanças. A primeira ocorreu em 1975, quando o tradicional logotipo que possuía uma figura dançante foi substituído por um símbolo (roxo, cor-de-rosa e amarelo). Em 2005, esse famoso logotipo foi modernizado, adquirindo um visual mais moderno.
-
-
Além disso, a pintura de seus aviões também foi modernizada e passou a conter predominância da cor roxa, principalmente na cauda.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Tailândia
● Fundação: 1 de maio de 1960
● Fundador: Governo tailandês
● Sede mundial: Bangkok, Tailândia
● Proprietário da marca: Thai Airways International Public Company Limited
● Capital aberto: Sim (1992)
● Chairman & CEO: Piyasvasti Amranand
● Faturamento: US$ 4.89 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 219.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (junho/2010)
● Frota: 89 aeronaves
● Destinos: + 75
● Hub principal: Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi
● Programa de milhagem: Royal Orchid Plus
● Passageiros transportados: 18.477.000 (2009)
● Presença global: 45 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Ícones: As belas aeromoças
● Slogan: Smooth as silk.
● Website: www.thaiair.com
-
A marca no mundo
Atualmente a THAI AIRWAYS opera vôos domésticos, regionais e intercontinentais, voando para mais de 75 destinos em 45 países da Europa, Oriente Médio, subcontinente Indiano, Oceania, Estados Unidos e África, empregando mais de 28 mil trabalhadores e tendo uma frota de 89 modernos aviões, que realizam em média 1230 pousos e decolagens todos os dias. Em 2009, a companhia aérea transportou mais de 18.4 milhões de passageiros, 545 mil toneladas de carga e realizou mais de 7.7 mil pousos e decolagens mensalmente.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 5/6/2010
A marca no mundo
Atualmente a THAI AIRWAYS opera vôos domésticos, regionais e intercontinentais, voando para mais de 75 destinos em 45 países da Europa, Oriente Médio, subcontinente Indiano, Oceania, Estados Unidos e África, empregando mais de 28 mil trabalhadores e tendo uma frota de 89 modernos aviões, que realizam em média 1230 pousos e decolagens todos os dias. Em 2009, a companhia aérea transportou mais de 18.4 milhões de passageiros, 545 mil toneladas de carga e realizou mais de 7.7 mil pousos e decolagens mensalmente.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 5/6/2010
Um comentário:
Gostaria de saber o valor de mercado e o proprietario desta empresa...
Postar um comentário