Uma fórmula infalível de generosas porções, comida boa, preços para lá de acessíveis e um irresistível cardápio de bolos, em especial cheesecakes de dar água na boca, transformaram a rede The Cheesecake Factory em uma das preferidas das famílias americanas e uma perdição para assumidos gulosos.
A história
A história teve início na final da década de 1940 quando Evelyn Overton, depois de encontrar casualmente uma receita em um jornal local - que inspiraria seu “Cheesecake Original” - resolveu apostar em seus dotes culinários e começar a vender bolos, especialmente os clássicos cheesecakes (tradicional sobremesa americana), na cidade de Detroit, estado americano do Michigan. Inicialmente ela vendia seus deliciosos doces de bolos para os empregados que trabalhavam para seu marido Oscar. Não demorou muito para esses empregados começarem a encomendar os deliciosos cheesecakes para darem de presente. Foi então, que ela teve a ideia de inaugurar uma pequena loja para vender as deliciosas sobremesas. Porém, tendo que cuidar de seus dois filhos pequenos, David e Renee, ela rapidamente desistiu de sua loja e passou a fabricar seus bolos em sua própria cozinha, fornecendo-os para restaurantes selecionados da cidade.
Em 1972, com seus filhos já crescidos, Evelyn e seu marido Oscar (imagem acima), resolveram se mudar para a cidade de Los Angeles na ensolarada Califórnia e abriram uma pequena loja (com apenas 65 m²) de bolos e guloseimas batizada The Cheesecake Factory Bakery, localizada ao norte de Hollywood. Enquanto ele corria atrás de novos clientes para os bolos de sua mulher, ela administrava o escritório, trabalhando aproximadamente 18 horas por dia. Apesar das dificuldades iniciais, os bolos começaram a fazer grande sucesso na cidade e o casal resolveu construir uma fábrica no subúrbio, localizada em Woodland Hills, em 1975, onde produziam aproximadamente 20 variedades de deliciosos cheesecakes, que eram vendidos por atacado através de um caminhão refrigerado desde as cidades de Santa Barbara até San Diego.
No dia 25 de fevereiro de 1978, o filho do casal, David, inaugurou o primeiro restaurante da The Cheesecake Factory - com capacidade para 100 pessoas - em plena e badalada Beverly Hills, que fez dos cheesecakes de Evelyn ainda mais famosos e disputados. O eclético restaurante servia também generosas porções de um cardápio extremamente variado contendo saladas e sanduíches, além de 10 opções diferentes de cheesecakes, que eram vendidos a US$ 1.50 cada fatia. O restaurante se transformou em um sucesso imediato. Na década de 1980 a empresa inaugurou mais dois restaurantes: na Marina Del Rey, com capacidade para 250 pessoas, bar e mesas do lado externo, em 1983; e em 1988 na praia de Redondo Beach, com capacidade para 450 pessoas. Nesta época o cardápio da rede ganhou novas opções de pratos como omeletes, pizzas, tacos, as tradicionais costelas de porco, além de novos sabores de cheesecakes.
Somente em 1991, o primeiro restaurante fora do estado da Califórnia foi inaugurado na capital Washington. Cinco anos depois a rede já contava com 17 restaurantes em cidades como Atlanta, Chicago, Houston, Miami, Boston e Boca Raton. A expansão continuou em 1997 com a inauguração de cafés nos aeroportos de Washington e Norfolk em Nova York. No ano seguinte, foi inaugurado dentro do parque de diversão Disney Quest em Orlando o The Cheesecake Factory Express, um restaurante com cardápio reduzido que atuava no conceito de alimentação rápida. Nessa época a rede tinha 25 unidades em operação pelo país. Somente em 2000 seus cheesecakes, bolos e sobremesas passaram a ser vendidos em outros estabelecimentos e restaurantes, incrementando significativamente o faturamento da rede. Em 2004 uma grande novidade: a opção de saborear os famosos cheesecakes da rede com baixos níveis de carboidratos.
A rede continuou sua expansão pelos Estados Unidos inaugurando unidades em muitas cidades e novos estados, e com isso abriu sua centésima loja em 2005 na Flórida. Em 2007 a rede começou a oferecer os serviços de Delivery (entrega a domicílio) e Curbside-To-Go (uma espécie de Drive-Thru, onde o pedido era feito por telefone e a encomenda entregue no carro em frente ao restaurante) em algumas de suas unidades (hoje esse serviço está disponível em boa parte das lojas). Em 2011, através do Sam’s Club (conheça essa outra história aqui), o clube de compras do Walmart (saiba mais aqui), começou a vender no Brasil seus famosos. A partir de 2012 a rede iniciou uma agressiva expansão internacional inaugurando unidades nos Emirados Árabes Unidos (primeiro restaurante fora dos Estados Unidos), Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Líbano e México (primeiro país latino-americano a ter uma loja da marca em 2014). Pouco depois a rede lançou o CakePay®, um aplicativo de pagamento via smartphone.
Em 2016 inaugurou sua primeira unidade na Ásia, localizada dentro do parque da Disney (conheça essa outra história aqui) em Xangai. E no ano seguinte, expandiu sua presença internacional com a inauguração da primeira unidade na cidade de Toronto, no Canadá, e em Hong Kong. Em 2023 a rede lançou nacionalmente nos Estados Unidos o Cheesecake Rewards™, um programa de fidelidade que oferece aos membros serviços como fatias de cheesecake de cortesia no dia do aniversário, acesso a reservas ao Cake Merch™ (edição limitada e temática de bolsas, camisetas, moletons, canecas, copos e toalhas de praia) e recompensas surpresas o ano todo.
A empresa ainda possui a marca própria The Cheesecake Factory At Home®, que engloba mais de 40 variedades deliciosas de cheesecakes, bolos gelados, sorvetes, cupcakes, pudins e produtos panificados (como o delicioso pão australiano, que se tornou popular porque é servido com manteiga como couvert nas lojas da rede) para serem comercializados através de grandes varejistas, como supermercados e clube de compras ou até mesmo para serem comprados nos restaurantes da rede e consumidos em casa.
Os restaurantes da The Cheesecake Factory possuem decoração clássica e elegante, abusando da utilização da cor dourada e madeira. Cada unidade contém, além de um bar, muitas mesas e espaço de sobra para que o consumidor tenha uma refeição aconchegante e repleta de prazer. O vasto cardápio, com aproximadamente 20 páginas e mais de 250 opções de comidas, e suas generosas porções fizeram com que a rede se tornasse extremamente popular entre os americanos da classe média. O extenso cardápio da rede é composto por muitos itens como aperitivos, pizzas, massas, frutos do mar, grelhados (carne, frango e peixe), saladas, sopas, omeletes, hambúrgueres, sanduíches, waffles e panquecas americanas, além de drinques (alcoólicos e não alcoólicos), refrigerantes, smoothies, milkshakes, sucos e bebidas a base de café.
Mas apesar da grande variedade de pratos do cardápio, as grandes atrações são as aproximadamente 40 variedades de bolos e sobremesas, especialmente os famosos e deliciosos cheesecakes, como por exemplo, o Original Cheesecake (cheesecake cremoso com crosta de biscoito Graham e cobertura de creme de leite), o White Chocolate Raspberry Truffle Cheesecake (trufado e com chocolate branco), o Godiva Chocolate Cheesecake (feito com o excepcional chocolate belga Godiva) e o Lemon Meringue Cheesecake, uma versão de cheesecake da torta de limão com merengue. Segundo a empresa, as sobremesas representam aproximadamente 17% das vendas da rede (dados de 2023).
Já o cardápio infantil oferece macarrão com queijo, tiras de frango frito, frango grelhado, pizzas, hambúrgueres, salsicha empanada e muito mais. A rede ainda oferece o cardápio SkinnyLicious®, com pratos inovadores com 590 calorias ou menos. Todos os pratos do cardápio (com exceção dos bolos e sobremesas feitos nos dois centros de produção da empresa) são preparados na hora dentro de cada restaurante, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade.
Anualmente, no dia 30 de julho, a The Cheesecake Factory realiza o National Cheesecake Day - que como o nome diz é para homenagear uma das sobremesas favoritas da América - onde cada fatia vendida de seus deliciosos cheesecakes rende dólares em doação para a Feeding America®, organização dedicada a combater a fome através de uma rede de bancos alimentares e programas de refeições. Desde 2008, a rede The Cheesecake Factory já doou mais de US$ 6.3 milhões para a Feeding America® por meio da venda de seus cheesecakes. Todos os anos a rede aproveita a data para lançar um sabor exclusivo de cheesecake, como por exemplo, em 2023 quando adicionou ao seu cardápio o Cookie Dough Lover’s Cheesecake with Pecans, um cheesecake cremoso com massa de biscoito de noz-peca com pedaços de chocolate, com cobertura de massa de biscoito.
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. A mudança, quase imperceptível, aconteceu na letra “y”, que ganhou um prolongamento em 2003.
O tradicional logotipo da The Cheesecake Factory também pode ser aplicado na horizontal e em diversas cores como marrom, preto, vermelho e amarelo-claro.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 25 de fevereiro de 1978
● Fundador: David Overton
● Sede mundial: Calabasas, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: The Cheesecake Factory Incorporated
● Capital aberto: Sim (1992)
● Chairman & CEO: David Overton
● Presidente: David Gordon
● Faturamento: US$ 3.43 bilhões (2023)
● Lucro: US$ 101.3 milhões (2023)
● Valor de mercado: US$ 1.95 bilhões (maio/2024)
● Lojas: 250
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 47.900
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Cheesecakes, bolos, pizzas, massas, sanduíches e grelhados
● Concorrentes diretos: Perkins, Denny’s, Shoney’s, Bob Evans, Panera Bread, Olive Garden, Applebee’s, Cracker Barrel e Ruby Tuesday
● Ícones: Os cheesecakes
● Slogan: Something for Everyone!
● Website: www.thecheesecakefactory.com
A marca no mundo
Atualmente a rede The Cheesecake Factory possui 215 restaurantes espalhados por 41 estados, uma loja no Canadá, e mais 34 unidades em outros 10 países, incluindo México, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Bahrain, Tailândia, China, Hong Kong e Macau. Os estados com mais unidades da rede em território americano são Califórnia (38), Flórida (23) e Texas (19). Através de grandes varejistas a empresa vende produtos panificados, bolos e cheesecakes sob a marca The Cheesecake Factory At Home® em mais de 15 países. A empresa possui ainda duas enormes unidades de produção localizadas em Calabasas Hills (Califórnia) e Rocky Mount (Carolina do Norte). Além da The Cheesecake Factory - que responde por US$ 2.59 bilhões em seu faturamento de US$ 3.43 bilhões (dados de 2023) -, a empresa é proprietária das redes de restaurantes North Italia® (37 unidades), especializada em culinária italiana; e Flower Child (32 unidades), que vende alimentação natural com ingredientes de alta qualidade.
Você sabia?
● Na série The Big Bang Theory a personagem Penny trabalhava como garçonete e bartender em uma unidade da The Cheesecake Factory na Califórnia. No entanto, não aparecia visualmente nenhum logotipo da marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 20/5/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
3 comentários:
Vc sabe dizer se a Chessecake tem interesse em abrir uma filial no Brasil???
sim aparentemente numa reuniao dos diretores da empresa foi cobicado a expansao na america latina como principal alvo brasil (sp e rio)... as projecoes indicam que talvez no final desse ano ainda existe possibilidade deles abrirem algumas franquias para divulgar o nome melhor no exterior... basta aguardarmos para nos brasileiros termos suas deliciosas tortas :) mal posso esperar!!!
Olá, gostaria de saber se vcs tem alguma novidade da chegada deles no Brasil.
Grata,
Nádia
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