6.7.08

TWININGS


Os apreciadores de chás do mundo inteiro são unânimes em afirmar que eles são os melhores que existem. Insuperável na arte secular de combinar sofisticados ingredientes, a aristocrática TWININGS oferece as mais diferentes variedades de chás, com sabores deliciosos e aromas inconfundíveis. Um amanteigado chá de infusão de ervas, um calmante chá de camomila, mel e baunilha ao se deitar, um chá verde em uma tarde quente de verão, ou quem sabe uma xícara de um forte English Breakfast tradicional para começar seu dia, há sempre um TWININGS para cada pessoa e ocasião. Faça como a realeza britânica: exija TWININGS na sua casa. Ou melhor, na sua xícara. 

A história
A história da marca inglesa TWININGS se confunde com a expansão do hábito de tomar chá no ocidente. Oriundo de uma família de tecelões, Thomas Twining tornou-se comerciante em virtude de uma crise econômica. Em 1706, ele comprou a pequena cafeteria Tom’s Coffee House, que viria a se tornar, provavelmente, a primeira empresa a comercializar chás no mundo, imortalizada no sobrenome de seu fundador. O estabelecimento era muito bem localizado, entre Westminster e a cidade de Londres, exatamente na Rua Strand, área recém-povoada onde vivia boa parte da aristocracia inglesa depois do grande incêndio ocorrido na cidade - e que ficou conhecido como “Great Fire of London”. Como naquela época havia mais de 2 mil estabelecimentos deste mesmo tipo, o Thomas Twining resolveu utilizar seu vasto conhecimento adquirido com o comércio de chás para se destacar. O diferencial da agora chamada Thomas Twining Coffee House era o chá, importado da China, que fazia parte do cardápio, incluindo deliciosas xícaras fumegantes da bebida para degustação.
   

A bebida “pecaminosa”, como era considerada pela Igreja Católica naquela época, conquistou o paladar inglês. O negócio dava tão certo, que as mulheres, proibidas de frequentar cafés, esperavam em suas carruagens na porta do estabelecimento enquanto um criado comprava a novidade. Isto porque, nesta época as chamadas coffee houses eram locais populares, parte da vida londrina, onde somente os homens se reuniam para beber socialmente, entre conversas amenas e reuniões de negócios. Como o chá ganhava popularidade entre a aristocracia inglesa, rapidamente o estabelecimento conquistou a reputação de vender os mais finos chás da cidade. E em pouco tempo Thomas estava vendendo mais chá seco do que preparado na hora. Ele vendia chá seco para outras cafeterias, bem como para famílias ricas. Afinal, naquela época somente cidadãos de posses tinham o privilégio de consumir chás, devido ao alto preço da bebida. Para se ter uma ideia, a variedade Twinings Gunpowder Green Tea era vendida ao equivalente atual de £160 por apenas 100g.
   

Em 1717 Thomas resolveu inaugurar uma segunda loja - especializada somente em chás artesanais e blends de chás - para ser frequentada por mulheres, localizada três casas adiante da cafeteria, onde hoje se encontra a tradicional loja da TWININGS. Foi a alegria das inglesas, que saíam para comprar seus chás ou tomá-los no salão enquanto falavam da vida alheia. Thomas adornou a entrada desta segunda loja com um leão pintado de dourado. Nascia assim a Golden Lyon Tea and Coffee House. Em 1734 a TWININGS abandonou o café e passou a comercializar somente chás. Com a morte de Thomas em 1741, seu filho Daniel, assumiu os negócios. Sob nova gerência, a TWININGS começou a exportar seus famosos chás para os Estados Unidos em 1749, tendo como um de seus principais clientes o governador de Boston.
   

Em 1787, seu neto e herdeiro, Richard, deu ares mais grandiosos à fachada da loja. O leão dourado recebeu a companhia de dois chineses, para remeter às origens dos produtos comercializados na loja. Criou também um símbolo distintivo: o nome TWININGS (sem apóstrofe). O novo herdeiro também convenceu o governo britânico a baixar os tributos do produto, afinal nesta época os impostos que incidiam sobre o chá eram altíssimos. Com isso, ele conseguiu que a bebida ficasse acessível para toda população e aos poucos o chá se tornou popular. Foi então que as vendas da TWININGS dispararam.
   

Earl Grey é o chá da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. A lenda diz que Charles Grey, primeiro-ministro britânico entre 1830 e 1834, foi presenteado com essa sofisticada receita por um mensageiro em uma viagem à China. Sendo Richard Twinings II (bisneto do fundador), seu fornecedor oficial, passou a fabricar a receita original em 1831, que é um sucesso até os dias de hoje. Sempre zelando pela pureza e qualidade, desde 1837 quando recebeu da Rainha Vitória sua primeira Autorização Real, a TWININGS tem o privilégio de ser fornecedora exclusiva de chá da realeza britânica, tanto que utilizou durante anos com orgulho o título “By Appointment to Her Majesty Queen Elizabeth II”, impresso nas embalagens dos produtos. A TWININGS teve a honra de fornecer chás a todos os monarcas britânicos até hoje.
   

Até quase o final deste século, a marca confiava em sua reputação para vender seus chás. E embora tivesse clientes fiéis, tinha um plano ambicioso de crescimento. Para alcançar mais pessoas e ajudar a contar a história da TWININGS, em 1899 foi publicado o primeiro anúncio impresso da marca. No começo do século, em 1910, a empresa inaugurou sua primeira loja na cidade de Paris. À medida que a TWININGS continuava a expandir seu portfólio de chás, surgiu a oportunidade de criar uma mistura que fosse projetada especificamente para ser bebida no café da manhã. Com isso, em 1933 a marca lançou no mercado o English Breakfast, um blend de chás que se tornaria extremamente popular no mundo inteiro. Foi somente em 1956, que a TWININGS começou a produzir seus famosos chás em saquinhos, tornando seu consumo mais prático, especialmente entre os americanos.
   

Em 1964 a TWININGS of LONDON foi comprada pela ABF (Associated British Foods), uma das maiores empresas alimentícias da Europa. Em 1997 a TWININGS se tornou membro fundador da Ethical Tea Partnership, uma organização que trabalha para criar uma indústria de chá mais justa e sustentável para os trabalhadores, fazendeiros e o meio-ambiente. Nas décadas seguintes a TWININGS difundiu seus produtos por muitos países, introduzindo também muitas novidades, como por exemplo, os chás descafeinados na década de 1980; uma linha de chás gelados prontos para beber em pequenas garrafas (Iced Tea), introduzido em 1981; os chás orgânicos em 1996; os chás populares sob a marca Evereday Tea (2005); bebidas a base de chocolate (2005) e até uma pequena linha composta por quatro tipos de cafés de alta qualidade (2007).
   

Em 2010, para atender a crescente demanda mundial pelos seus chás, a marca inaugurou uma nova fábrica na Polônia. No Brasil a marca estava presente há mais de 15 anos (através de importadores independentes) e, em 2012, a AB Brasil, a divisão brasileira da ABF - que detém outras importantes marcas alimentícias no país como Fleischmann (saiba mais aqui) e Ovomaltine (conheça essa outra história aqui) - começou a distribuir a marca, reforçando a sua presença no segmento de bebidas quentes. Em 2016 a TWININGS lançou o “Sourced with Care”, seu programa de fornecimento responsável, que visa melhorar a vida das comunidades que cultivam seus chás e ervas.
  

Em 2024 a marca lançou o Twinings Sparkling Tea, uma linha de bebidas pronta para beber - disponível em três sabores refrescantes de frutas: Refresh (limonada e framboesa), Defence (laranja e maracujá) e Boost (limão e gengibre). Desenvolvida pelos Master Blenders da TWININGS e especialistas em ervas, a nova linha infunde chá e plantas com água com gás e suco de frutas, além de ser enriquecida com vitaminas e minerais para criar o estimulante perfeito e refrescante para ajudar a combater a queda de energia no meio da tarde. As bebidas não possuem adoçantes artificiais, corantes ou açúcar adicionado, e têm menos de 50 kcal por lata.
  

Os chás
A TWININGS oferece uma ampla variedade de sabores: desde os famosos chás pretos até exclusivos sabores de chás verdes e infusões de flores e frutas. Entre as enormes variedades destacam-se três deliciosos sabores de chás verdes: Jasmine (chá de cor clara, e baixo teor de cafeína), Green Tea & Mint (chá verde com menta) e Green Tea & Lemon (chá verde com limão). O Earl Grey é o sabor da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. Um clássico entre os chás sofisticados, este chá preto é aromatizado com óleo de bergamota do Mediterrâneo, o que resulta em um sabor delicadamente refrescante.
   

Outros chás que se destacam no enorme portfólio da marca são: English Breakfast (originário do Ceilão e Índia, possui um sabor encorpado e forte, ideal como bebida para despertar); Ceylon Breakfast (chá delicado e claro que resulta numa bebida dourada de fragrância leve); Lady Grey (chá preto aromatizado com cascas de laranja e limão, que proporciona uma refrescante sensação); Black Kurrant (chá preto aromatizado com cassis - groselha preta - ideal para o início da noite); Orange & Cinnamon (chá preto com laranja e canela); Four Red Fruits (chá preto aromatizado de cereja, morango, framboesa e groselha vermelha); Lemon Scented (refinado chá preto originário do Ceilão que possui limão em sua composição); Ceylon Orange Pekoe (saborosa bebida de cor dourada, produzida a partir da folha de Pekoe); e Darjeeling (chá de sabor delicado, proveniente da região do Himalaia, conhecida pela produção dos chás mais caros do mundo). As infusões de ervas e frutas da TWININGS são naturais e sem cafeína.
  

A qualidade centenária
Atualmente a tradicional marca tem como diretor de relações corporativas Stephen Twining, a décima geração de um clã tão dedicado ao chá quanto à monarquia ao protocolo. Por isso, em uma xícara de chá TWININGS encontra-se tradição e os melhores especialistas na arte de fazer chá. Os especialistas da marca são treinados durante cinco anos para somente depois viajar o mundo com o objetivo de visitar milhares de plantações para encontrar as folhas perfeitas que irão compor cada um de seus exclusivos chás. Uma vez que uma colheita nunca é igual à outra (mesmo que sejam da mesma plantação), a arte do blend é uma etapa extremamente complexa e crucial na preparação da xícara de chá perfeita. Os especialistas experimentam mais de três mil xícaras de chá por semana para garantir aos consumidores o mesmo sabor único em todos os produtos, além de oferecer uma qualidade extraordinária. É importante ressaltar que todas as folhas de chá da TWININGS são retiradas manualmente. A TWININGS também é uma das poucas fabricantes que misturam as próprias ervas e frutas com os chás (folha Camelia). Ao controlar os ingredientes que compõem seus chás, a marca garante que suas receitas sejam exclusivas.
  

A tradicional loja
City é o nome dado à parte mais antiga de Londres. É exatamente nesta bela região que está localizada a antiga loja da TWININGS, inaugurada em 1717. Sim, é só uma pequenina porta, diante da Corte de Justiça. Mas, repare na classe. E atente para o detalhe: o brasão da Família Real. Significa que a casa é fornecedora da corte - não a de Justiça, mas a do Palácio de Buckingham. Hoje, essa mesma loja, muito tranquila, agradável e belíssima, e que ainda mantém a acanhada fachada de apenas 3 metros, espremida entre dois edifícios, exibe prateleiras repletas das mais variadas infusões e chás.
   

Em uma recente reforma a loja passou a contar com um sofisticado “bar de chás”, onde é possível degustar inúmeras delícias fumegantes. A loja, que também é uma espécie de museu da marca TWININGS e do chá, vende ainda sofisticadas xícaras de porcelana e os mais diversos apetrechos para o ritual de preparação de um bom chá. A loja convida os clientes a descobrir a história única da marca, com foco não apenas em sua rica herança, mas também em inovação, bem-estar, estilo de vida e fornecimento ético.
  

Campanhas que fizeram sucesso
Em 2011 a marca inglesa lançou uma nova campanha publicitária global e resolveu utilizar o lado emocional para apresentar seu novo posicionamento, falando diretamente com as mulheres. A primorosa animação, com trilha sonora impecável - um cover de The Calling Wherever You Will Go, interpretado por Charlene Soraia - reforçava o slogan da marca “Gets You Back To You” ao contar a história de uma mulher em encontro consigo mesma. O filme mostra metaforicamente a vida agitada que as mulheres levam hoje e que é preciso uma pausa para se reconectar. Clique aqui para assistir a fantástica animação.
  

Em 2014, mais uma vez, a TWININGS lançou uma campanha primorosa e resolveu explorar o lúdico. O comercial “Tealand” foi inspirado no filme “Alice no País das Maravilhas”, e explora o momento do chá como uma experiência que pode ser muito mais encantadora e surpreendente do que as pessoas estão acostumadas, convidando-as a conhecer esse “mundo mágico”. O filme pegou emprestados alguns elementos da festa do chá de “Alice no País das Maravilhas”, acentuando os conteúdos mágicos e tornando o produto e a experiência de degustação os protagonistas. Tendo o lúdico como pano de fundo, o filme foi adaptado localmente para o Brasil em 2018 e revelou o prazer em beber chá e a experiência sensorial proporcionada ao consumidor graças à qualidade superior dos chás TWINNINGS.

 

O filme “Tealand” fez tanto sucesso que, em 2017, a marca lançou “The Gardener” (assista aqui), trazendo uma nova experiência para a protagonista, que desta vez, atraída pelo som de um telefone de uma cabine vermelha, típica de Londres, é catapultada junto com o coelho branco para um jardim encantado.
  

A evolução visual
A identidade visual da marca passou por poucas remodelações ao longo da história. A primeira ocorreu em 1787 quando o neto do fundador, Richard Twining, resolveu retirar a apóstrofe do nome. Esse logotipo foi utilizado pela TWININGS por mais de dois séculos, se tornando um dos mais antigos do mundo em utilização até os dias de hoje (no Brasil a marca ainda utiliza esse logotipo). Em 2014, inicialmente para o mercado britânico, a marca apresentou uma nova identidade visual, que manteve o fundo com tonalidade dourada, perdeu sua curvatura e a expressão “of London”, e praticamente adotou a mesma tipografia de letra, com pequeníssimas alterações. Esse logotipo foi lançado em vários mercados mundiais, em muitas casos com a palavra “London” abaixo do nome.
  

Os slogans
Drink in Life. (2023) 
Alive in Every Drop. (2021) 
Drink it all in. (2015) 
Twinings gets you back to you. (2011) 
Tea is for Twinings. (2010) 
You deserve a better cup of tea. (2010) 
Teas that fit your every mode. (2009) 
Discover Twinings everyday. (2009) 
Discover the art of tea. (2009) 
All natural. Is yours. (2009) 
There’s more to life with Twinings. (2008) 
Try something different. Try Twinings. (2007) 
Blended to make every day a little better. (2006) 
A tea for every taste. (2004) 
A legend in tea drinking. (2001) 
There’s more to tea with Twinings. (2000)
  

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1706 
● Fundador: Thomas Twining 
● Sede mundial: Andover. Hampshire, Inglaterra 
● Proprietário da marca: R. Twining and Company Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Associated British Foods plc) 
● CEO: George Weston (ABF) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 115 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e infusões 
● Concorrentes diretos: Lipton, Tetley, Ahmad, PG Tips, Typhoo, Yorkshire Tea, Tazo, Celestial Seasonings, Dr. Oetker e Matte Leão 
● Ícones: A tradicional loja em Londres 
● Slogan: Alive in Every Drop. 
● Website: www.twinings.com.br 

A marca no mundo
Líder mundial no mercado de chás de “especialidades”, há mais de 300 anos a marca vem influenciando hábitos de consumo em mais de 115 países onde distribui suas mais de 400 variedades de chás. A marca possui 14% de participação no mercado mundial da categoria. O maior mercado da marca é o Reino Unido - que tem a maior população consumidora de chá do mundo - seguido por França, Itália, Austrália e Estados Unidos. Insuperável na arte secular de criar novos “blends”, seus chás são provenientes de plantações na Índia, Sri Lanka, China, Himalaia, Quênia, Indonésia e Brasil, entre outros, num total de 16 países e mais de 35 produtores. Dos mais de 3.5 bilhões de quilos de chá anualmente fornecidos, a TWININGS compra aproximadamente 15 milhões de quilos dos melhores produtos. Este diferencial se deve aos especialistas da marca, responsáveis por criar mais de 400 combinações diferentes e ajustá-las aos mercados em que a marca está presente.

Você sabia?
Se o chá virou uma instituição da cultura britânica muito se deve à atuação da família Twining. 
Não se deve estranhar o hábito de adicionar leite ao chá. O costume remonta há exatos 350 anos, quando as primeiras levas do produto foram trazidas do oriente. Quem explica é Stephen Twining (diretor de relações corporativas da TWININGS e membro da 10ª geração da família): “O leite frio começou a ser agregado por uma única razão: temia-se que a quentura do chá trincasse a delicada porcelana chinesa das xícaras”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/12/2024

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10 comentários:

Anônimo disse...

eesa blog é sem palavras!
Simpelsmente fantástico!

Anônimo disse...

Poderia ser mais acessível no Brasil. Na Europa se vende em supermercados normais.

A última informação que tive da fábrica é que estavam de mudança para a Polônia, devido à redução de custos. Londres ficaria apenas com a direção.

Anônimo disse...

Mas esse chá também se vende em supermercados acessíveis aqui no Brasil, hoje mesmo comprei algumas caixinhas

Anônimo disse...

Verdade é bem acessível, moro no interior de Santa Catarina e encontro esse chá no "supermercado" perto de casa.

Marii disse...

Sempre trazendo boas informações.
Obrigada!

Anônimo disse...

Eu compro online na loja sensis.

Unknown disse...

Twinning, perfect!

Unknown disse...

Parabéns ao blog... Muito instrutivo.... E como é bom saber a origem de algo que consumimos a tanto tempo ..

Carmen Cleonice Ramos disse...

Só agora, tive o prazer de conhecer esse chá, é simplesmente maravilhoso, vou passar a ter sempre no meu consumo.

Geneci Alves Anhaia Chaves disse...

Camomila, mel e baunilha, sabor inigualável!!!!
Amo esse chá 😍
Mas acho muito carro , entorno de 13, a 14, reais a caixinha c/ 10 sachês 😢