Quando as festas e baladas terminam em São Paulo e entram em ação as lanchonetes de hot-dog para matar a fome da galera, um nome em especial se sobressai: BLACK DOG. Casa cheia o tempo todo, lucro no caixa e filas que se estendem até a calçada. Este é apenas um exemplo do que acontece em todas as lojas da rede, que se tornou parada obrigatória para quem quer saborear um bom, ou talvez o melhor, cachorro quente a qualquer hora do dia.
A história
Aos vinte e dois anos Leandro Neves já havia trabalhado como office-boy e ajudava seu pai em sua loja de tintas. Sonhando com sua independência financeira e colocando em prática seu talentoso espírito empreendedor, ele começou lá mesmo na loja de tintas a vender seus primeiros cachorros-quentes. Para comprar o primeiro carrinho não foi fácil e Leandro teve que se virar; economizou, comprou o carrinho à prazo em 1997 e negociou um local no centro da cidade onde pudesse trabalhar sem ser perturbado pelos fiscais da prefeitura. Trabalhou na rua por quatro anos, sofreu muito com a fiscalização e por várias vezes teve seu carrinho apreendido, mas nunca desistiu. Leandro destacava-se por ter uma visão diferente dos outros ambulantes. Seu carrinho era extremamente limpo, seu “dogão” era de uma qualidade incomparável (incrementado com molhos e outros ingredientes especiais) e logo criou um nome para seu negócio; inspirado por uma música da década de 70 do grupo de rock Led Zepelin nascia o BLACK DOG. Não demorou muito para que um amigo, o Xande, criasse o logotipo da marca (um simpático cachorrinho com um ketchup e um cachorro-quente nas mãos).
Encontrou bons colaboradores que foram fundamentais para o crescimento do negócio, dentre eles o “Paraná”, o funcionário mais antigo da empresa; e Edinho, seu irmão, que até hoje também dirige uma das lojas juntamente com ele. Com um lanche diferenciado e um atendimento nota dez, o BLACK DOG fidelizava uma clientela crescente a cada dia. Devido a esta demanda no dia 19 de abril de 2001 foi inaugurada a primeira loja na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, região dos jardins e próximo à movimentada região da Avenida Paulista, bem em frente ao ponto na calçada que seu carrinho ficava. A loja, com um ambiente bastante descontraído e descompromissado, era freqüentada principalmente por jovens que saíam dos colégios, cursinhos e universidades instaladas nas proximidades, e os executivos dos inúmeros escritórios da região. Embora o cliente pudesse montar o sanduíche como preferisse, o carro-chefe do BLACK DOG era, e continua sendo, o chamado “dogão completo”, com onze ingredientes (purê, batata palha, chilli, milho verde, vinagrete, queijo ralado, maionese, catupiry, entre outros) e uma suculenta salsicha de 20 centímetros.
Com o sucesso da primeira loja, nos anos de 2002 e 2003 foram inauguradas novas unidades nos bairros de Santana e Itaim Bibi respectivamente. A rede iniciou seu processo de expansão através de lojas franqueadas em meados de 2005 com o objetivo de difundir a sua marca por todo o Brasil. Em abril de 2006, a mais antiga de suas lojas, localizada na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, ganhou uma nova sede, nove vezes maior. Transferiu-se do acanhado número 565 para um casarão quase em frente, com 400 metros quadrados. Lá, trabalham aproximadamente 50 funcionários, que revezam em turnos nas 24 horas do dia. Neste ano, as oito unidades da rede, cinco eram franquias, vendiam cerca de 120.000 hot-dogs por mês. Nesta época, o cardápio tinha sido ampliado, contendo outros seis tipos de salsicha, além da tradicional: defumada, picante, condimentada e as de frango, peru e soja. Sorvetes, açaí, sucos, refrigerantes e cerveja completavam o cardápio.
Possuindo público variado e com a necessidade constante de melhorias, as lojas foram sendo reformadas para obedecer um mesmo padrão de atendimento, de mix de produtos e de layout. Criativa no segmento e tendo o seu produto eleito por quem já experimentou suas delícias como o melhor cachorro-quente de São Paulo, o BLACK DOG hoje é a maior rede de lanchonetes especializada em hot-dog do Brasil. Grande e barato. Estas duas características formaram a identidade da marca BLACK DOG. A estratégia é passar para o consumidor a sensação de que com menos de R$ 6 é possível comer um cachorro-quente, que mede mais de um palmo e pesa aproximadamente meio quilo.
Em 2009, a rede BLACK DOG repetiu o conceito das lojas em funcionamento em São Paulo e inaugurou sua primeira unidade na cidade de Belo Horizonte repetindo a fórmula de sucesso: pão com parmesão, variedade de salsichas e, principalmente, oito ingredientes (purê de batata e queijo cheddar entre eles) substituindo o bom e velho molho de tomate. Depois inaugurou outras unidades nas cidades de Salvador e Goiânia. Apenas a loja baiana sobreviveu. A falta de planejamento rapidamente foi sentida no negócio. Reclamações em relação ao atendimento ruim e à queda de qualidade nos ingredientes dos sanduíches passaram a ser cada vez mais frequentes. Era preciso fazer alguma coisa. Em 2012, ao completar 15 anos em operação, chegou a hora do BLACK DOG literalmente ajeitar a casa. Do logotipo ao plano de negócios, todas as etapas começaram a serem repensadas para a rede ganhar maior participação de mercado. As lojas ganharão novo layout tendo a decoração e o mobiliário alterados e práticas sustentáveis serão adotadas. A expectativa da rede é que sejam inauguradas mais cinco lojas até o final do ano na cidade de São Paulo.
A evolução visual
Em 2012 a marca apresentou sua nova identidade visual, que passou a valorizar ainda mais o cachorro no logotipo. As cores também foram alteradas: de azul e vermelho para preto e laranja.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1997
● Fundador: Leandro Neves
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Black Dog Comercial Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Leandro Neves
● Faturamento: R$ 10 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 9
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 330
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Cachorros quentes, batatas fritas e refrigerantes
● Concorrentes diretos: Carrinhos de rua, Bob’s, Habib’s e McDonald’s
● Ícones: O cachorro preto do logotipo
● Slogan: Black Dog satisfaz você.
A marca no Brasil
Atualmente a rede BLACK DOG possui 8 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e uma em Salvador, com planos de expansão para outros estados.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 10/9/2012
2 comentários:
adorei seu potencial...vejo em vc que sonhos e trabalho caminha juntos ..recentemente vi uma de suas lojas aqui em curitiba..que trabalho perfeito...tambem tenho um projeto no seu seguimento..cahorro quente ..busco parceria para por em pratica.chamo de revoluçoes do hot dog....o nome da minha empresa..hot brazil dog store...fone 041 88 44 11 66 falar com marcos arruda
Acho que é uma marca com muito potencial e muito mal explorada. As lojas que já fui são sujas, com lixeiras sempre cheias e o layout da loja desorganizado. O lanche é diferenciado e muito bom, falta apenas um trabalho mais intensivo de branding pra se profissionalizar e expandir mais.
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