30.4.09

IBIS HOTEL


Um lugar conveniente, onde é possível ter uma ótima noite de sono, comidas e bebidas 24 horas por dia e, acima de tudo, um serviço eficiente que sempre vem com um sorriso. Fazer o essencial bem para que o hóspede possa aproveitar ao máximo sua estadia. Seja qual for o motivo da sua viagem, onde quer que você esteja no mundo, o IBIS está sempre pronto para te acolher. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1970 quando o grupo francês Accor (conheça essa outra história aqui), comandado por seus fundadores Gérard Pélisson e Paul Dubrule e através da sua divisão de hotelaria, então chamada Accor Hospitality, resolveu ingressar no segmento de hotéis econômicos (equivalentes a duas estrelas), visando atingir um público com orçamento mais restrito para hospedagem, principalmente para viagens a negócio de pequenos empresários e executivos pouco graduados em suas empresas. Surgia assim a marca IBIS, que na época revolucionou a categoria de hotéis econômicos com quartos 30% mais baratos do que a média local de mercado e através de um padrão que permitia garantir acomodação consistente e serviço de qualidade, bem como gerar economias de escala significativas. A primeira unidade do IBIS foi inaugurada no mês de setembro de 1974 na cidade francesa de Bordeaux. Nesta época não existia qualquer rede moderna de hotelaria econômica na França, apenas algumas unidades mal equipadas com oferta de quartos nesta categoria.
  

Desde o início o IBIS se diferenciou dos hotéis tradicionais por oferecer serviços acima dos padrões normais do segmento de hotéis econômicos. A marca se posicionou como um hotel moderno e bem equipado e rapidamente se estabeleceu como um referencial no setor. O conceito IBIS foi um sucesso imediato. Tanto é que, dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade na cidade de Paris, além do primeiro hotel localizado fora da França, em Amsterdã na Holanda, iniciando assim sua expansão internacional. Nessa época já existiam 14 unidades do IBIS espalhadas pela França.
   

Nos anos seguintes, a IBIS deu sequência ao seu crescimento, primeiro na Europa e gradualmente em todos os continentes, inaugurando seu primeiro hotel nos Estados Unidos em 1983, e se espalhando pelos estados do Texas, Flórida e Geórgia (no entanto, no final desta década, o IBIS sairia do mercado americano); e atingindo, em 1984, a marca de 111 unidades em funcionamento. Rapidamente a rede conquistou uma reputação mundial pelos excelentes serviços a preços muito competitivos, baseada em um padrão internacional, oferecendo todos os serviços essenciais de um hotel moderno ao melhor preço do mercado.
  

Ao longo desses anos a rede de hotéis IBIS substituiu certos serviços tradicionais, como por exemplo, mensageiros por carrinhos de bagagens e quadro de mensagens na recepção; serviço de quarto (room service) por serviço de bar 24 horas ao lado da recepção; entre outros. O objetivo era inovar e tornar a diária mais em conta e atrativa. O hóspede pagava somente pelo que efetivamente quisesse consumir. Em 1992 a rede celebrou seu 300º hotel no mundo e iniciou em 1994 suas operações na Austrália, onde revolucionou a maneira como hotéis econômicos eram percebidos pelo público.
   

Para garantir o conforto total do hóspede, a rede IBIS foi precursora em 1997 ao lançar o programa de satisfação “Contrato 15 Minutos” (“15-minute guarantee”), uma amostra excepcional da abordagem de alto padrão da marca em que os colaboradores possuíam 15 minutos para resolver qualquer problema considerado responsabilidade do hotel que acontecesse durante a estada, independentemente do horário do dia. Se não conseguissem, o cliente passava a ser convidado do hotel.
     

No Brasil, o primeiro hotel da rede foi inaugurado em 1999, na cidade de Maceió. A rede IBIS mudou o conceito de hotelaria econômica no mercado brasileiro oferecendo um produto de qualidade, sempre bem localizado, com apartamentos modernos, serviços rápidos e práticos, além de preços acessíveis. O ano de 2001 foi marcado pela abertura de hotéis no México, no Uruguai e mais quatro unidades no Brasil, sendo Manaus a primeira cidade na região norte a receber um hotel IBIS. Em 2006 a rede evoluiu e trouxe o conceito Coquelicot para o Brasil reformando e modernizando os apartamentos que passaram a contar com carpetes de madeira hipoalergênicos, novos formatos de mesas de trabalho, guarda-roupas mais espaçosos, aparelhos de TV LCD e acesso à internet Wi-Fi. A rede também foi pioneira no segmento hoteleiro nacional ao implantar o primeiro conceito de hotéis 100% não-fumante do Brasil.
   

Em 2007 a rede deu continuidade à sua expansão com a inauguração de 40 hotéis, incluindo 22 no continente europeu. Estas aberturas marcaram a chegada da rede à Turquia (nas cidades de Eskisehir e Istambul) e reforçaram sua presença na África (Marrocos), América Latina (Brasil e México) e Ásia-Pacífico (Austrália, China, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Tailândia). Em 2008 atingiu uma marca histórica ao inaugurar o hotel de número 800, localizado na cidade de Xangai na China.
   

Em outubro de 2009, o IBIS atingiu a marca de 100.000 quartos e abriu seu primeiro hotel em Moscou, seguido pela 50º unidade no Brasil e o primeiro hotel no mercado japonês. A inauguração do 900º hotel da rede no mundo em janeiro de 2011 na cidade de Tangier no Marrocos marcou outra virada na expansão da rede hoteleira: vários projetos audaciosos, notavelmente na Ásia e na América Latina, onde sua ambição era adicionar 100 estabelecimentos a cada uma dessas grandes zonas geográficas até 2015. Meta que foi atingida.
   

Pouco depois, em 2012, após repaginar os apartamentos (que ganharam um aspecto escandinavo e TVs modernas) a rede apresentou um novo design para seus lobbies e áreas sociais, que aliavam um visual descolado e aconchegante. Mudança nos móveis, cores, sinalização e outros detalhes, trouxeram mais conforto e modernidade aos hóspedes. Mas a grande estrela deste upgrade foi a nova cama de última geração Sweet Bed™ by Ibis, que possui colchão de espuma (cuja alta tecnologia faz com que se adapte ao corpo do hóspede) especialmente desenvolvido para a rede, e recoberto por um topper (cobre-colchão) e complementado por travesseiros maiores e feitos com materiais sustentáveis e edredons macios. Além disso, a base da cama contava com pés mais altos que proporcionavam mais higiene e limpeza e trazia elegância ao móvel. Afinal, nos hotéis IBIS, uma bela noite de sono é mais que uma promessa, é a sua especialidade.
  

O ano de 2014 foi marcado pela inauguração do milionésimo hotel IBIS, localizado na cidade de Berlim. Em 2019 o IBIS lançou globalmente seu novo conceito de hospitalidade, que visava interagir mais com as comunidades locais. O conceito passou de uma abordagem padronizada para um formato mais personalizável com três novos conceitos, que envolviam acomodações (que acomodam entre 1 e seis pessoas), gastronomia (pratos locais e produtos frescos) e música ao vivo (com artistas em fase de desenvolvimento da carreira). Em 2024 o IBIS comemorou seu 50º aniversário e continua mantendo sua proposta original com base em três promessas fundamentais (acessibilidade, inovação e qualidade).
   

A linha do tempo 
1982

Inauguração do primeiro hotel na Alemanha (Berlin). 
1985

Inauguração dos primeiros hotéis no Reino Unido (Londres), Bélgica e Áustria. 
1986

Inauguração do primeiro hotel na Itália (Milão). 
1987

Inauguração do primeiro hotel na Suíça (Sion). 
1991

Inauguração do primeiro hotel em Portugal (Porto). 
1993

Inauguração do primeiro hotel na Polônia. 
1996

Inauguração do primeiro hotel na Indonésia. 
1997 
Inauguração do primeiro hotel em Marrocos. 
1998 
Inauguração do primeiro hotel na Irlanda (Dublin). 
1999

Inauguração dos primeiros hotéis na Argentina. 
2001 
Inauguração do primeiro hotel na China (Tianjin). 
2004 
A IBIS tornou-se a primeira rede hoteleira mundial a assegurar a certificação ambiental ISO 14001. Esta certificação ambiental - a mais reconhecida em todo o mundo - validou as políticas de gestão relativas ao consumo de água e energia e a redução de resíduos. Atualmente aproximadamente 90% dos hotéis da rede foi certificado pela norma ISO 14001. 
2007

Inauguração do primeiro hotel na Turquia. 
2008

Inauguração dos primeiros hotéis na Índia, Rússia, Kuwait e Benim. 
2009

Inauguração dos primeiros hotéis na Argélia, Jordânia, Madagascar, Cingapura, Omã e Japão. 
2010

Inauguração dos primeiros hotéis na Colômbia, Chile e Paraguai. 
2011

Inauguração de seu primeiro hotel na Ucrânia e Tunísia. 
2012 
Inauguração de seu primeiro hotel na Arábia Saudita. 
2013 
Lançamento do IBIS KITCHEN, que definia uma nova experiência de bar e restaurante em seus hotéis. O novo conceito contava com um visual mundial desenvolvido na França, após pesquisa de mercado que indicou soluções modernas e originais, tanto no cardápio quanto no ambiente. O conceito visual incluía nova decoração e iluminação, proporcionando um ambiente acolhedor e que estimulava a convivência. 
2015

Inauguração do primeiro hotel na Coréia do Sul. 
2016 
Inauguração do primeiro hotel em Angola (Luanda). 
2019 
Inauguração de seu primeiro hotel no Equador (Quito). 
2021 
Inauguração do primeiro hotel na Romênia. 
2023 
Inauguração do primeiro hotel na Bolívia. 
2024 
Inauguração de seu primeiro hotel nas Filipinas e na Islândia.
  

O reposicionamento 
Ao longo dos anos a rede IBIS construiu no mercado global uma marca extremamente forte e sólida. E em meados de 2011, o grupo Accor resolveu utilizar esta enorme força para reposicionar a marca IBIS no mercado, apresentando a nova identidade visual de sua linha de hospedagens econômicas. Além da mudança visual, a empresa resolveu adotar a IBIS como marca de dois de seus hotéis de baixo custo. O Etap Hotel (incluindo a rede Formule 1 no Brasil) e o All Seasons passaram a se chamar, respectivamente, IBIS BUDGET  e IBIS STYLES. Resultado: a IBIS se tornou a marca mãe dos hotéis econômicos da empresa, que passou a ter mais de 1.880 unidades.
   

A nova estratégia consumiu investimentos de €150 milhões em comunicação, adaptações e na mudança da identidade visual. Os novos logotipos da rede, alusivos à figura de uma almofada (herdada da antiga marca All Season), em alusão ao conceito de conforto e aconchego, ganharam cores para se diferenciarem. O IBIS continuou vermelho. O IBIS BUDGET (antigo Etap) azul e o IBIS STYLES (antigo All Season) verde, como mostra a imagem abaixo.
  

As três redes hotéis com a bandeira IBIS, que tornam a vida e as viagens mais fáceis e divertidas são:
IBIS: bandeira de hotéis econômicos da empresa e principal carro-chefe da marca, que oferece hospedagens com o melhor serviço, qualidade e conforto conveniente. São 1.278 hotéis em 70 países, disponibilizando aproximadamente 159.000 quartos. 
IBIS STYLES: esta bandeira de categoria superior oferece todos os serviços de um hotel econômico combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade, aliados ao design moderno e variedade de estilos. Algumas unidades também contam com Espaço Kids no lobby e todos os hotéis aceitam animais de estimação. Com o slogan “Open to Creativity”, a rede é composta por 688 unidades (mais de 174 mil quartos) localizadas em 51 países. 
IBIS BUDGET: é a bandeira mais econômica da marca, que oferece conforto essencial (mesa de trabalho e internet, café da manhã por um preço adicional) por um preço extremamente acessível. Com o slogan “Ouvert à l’aventure”, são 640 unidades (64.700 quartos) localizadas em mais de 25 países.
  

O conceito Ibis 
O conforto dos apartamentos, a higiene e o espírito acolhedor foram os pontos chave de sucesso da rede IBIS. De Londres a Roma, Madri, Praga, Estocolmo e Bratislava, sem esquecer Pequim, Nova Deli, São Petersburgo, São Paulo ou Montevidéu, espere decoração cuidadosa, espaços compartilhados convidativos e serviço ininterrupto. Café da manhã bem cedinho? Sem problemas. Bebidas tarde da noite? Está à disposição. Wi-Fi grátis, uma cama super confortável e incríveis eventos sociais são todos marcas registradas da experiência IBIS. Quartos bem concebidos e totalmente equipados (mesa de trabalho, TV por assinatura, tomada para notebook, telefone com discagem direta, ar-condicionado, mensagem eletrônica e despertar automático), estão preparados para corresponder as mais simples das expectativas: oferecer aos clientes condições de sono com qualidade assim como a possibilidade de trabalharem num quarto bem concebido e acolhedor.
  

Em qualquer parte do mundo, independentemente da hora de chegada, os clientes podem ter a certeza de que sempre encontrarão serviços de bar e refeições quentes disponíveis em cada hotel 24 horas por dia. Além do bar, lanches quentes/frios e café da manhã (“8 horas non-stop”, único na indústria de hotelaria econômica, adaptado ao ritmo de todos os seus clientes) estão incluídos no modelo IBIS, com a maioria dos hotéis possuindo um restaurante aberto - conforme o mercado local. Um lanche à meia-noite, preparado na hora; uma xícara revigorante de café bem cedinho; ou um copo de cerveja ou uma taça de vinho depois da reunião com colegas de trabalho. O IBIS está sempre à disposição.
   

Já no Brasil, em 2006, a rede IBIS implantou o programa “Compromisso Ibis com a Mulher”, composto por uma série de produtos e serviços que garantiam mais comodidade e entretenimento para as hóspedes do sexo feminino. Com isso, as mulheres encontravam disponíveis na recepção de todos os hotéis da rede, secadores de cabelos mais potentes e as últimas edições das principais revistas femininas do país. No quesito alimentação, contavam com cardápios e bebidas lights especialmente elaborados para garantir a boa forma das hóspedes. Além disso, cada unidade fechou parceria com um salão de beleza que dava direito a uma promoção especial para cuidar dos cabelos e da pele. O “Compromisso Ibis com a Mulher” criou ainda um kit básico que incluía todos os acessórios para que a hóspede se sentissem plenamente segura em sua viagem de lazer ou trabalho: condicionador, produtos dentais, aparelho de depilação, cotonetes, touca de banho, lixa de unha, absorvente íntimo, esmalte, acessórios para costura, pinça, etc.
   

Foram todos estes conceitos que transformaram da rede IBIS na melhor relação serviço qualidade e preço no segmento que atua. Afinal, por todo o mundo, o padrão IBIS garante a seus hóspedes uma oferta única: quartos modernos, com Wi-Fi grátis e a prova de som, uma cama inovadora e super confortável, café da manhã das 4h às 12h, e uma grande variedade de conceitos de restaurantes. A rede chegou a implantar o programa “Happy 20 e Happy 30”, onde as reservas feitas com pelo menos, 20 e 30 dias de antecedência, nos dias úteis ou no fim-de-semana, pagavam preços mínimos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O logotipo original, já com sua característica cor vermelha, passou pela primeira modernização em 1997, quando, apesar de manter a arquitetura de cores, adotou tons mais escuros e passou a contar com o nome Accor. Em 2011 a rede IBIS, que passou a contar com mais duas categorias de hotéis sob a guarda de sua marca, apresentou sua nova identidade visual, que apesar de manter a cor vermelha, adotou nova tipografia de letra e o formato de uma almofada (inspirada no símbolo da antiga marca All Season, que se transformou no IBIS STYLES). Mais recentemente, em 2019, esse logotipo foi modernizado, se tornou chapado e perdeu a palavra “Hotels”.
  

A imagem abaixo mostra o logotipo das três marcas IBIS já com a atualização de 2019.
  

A marca IBIS também possui um logotipo secundário (imagem abaixo), geralmente aplicado nas fachadas dos hotéis.
   

Os slogans 
Go get it. (2024) 
Vibe is at Ibis. (2022) 
We are open. (2019) 
Share Good Moments. (2018) 
For you, you and you. (2017) 
Well Being At The Best Price. (2014) 
Hôtels Ibis, on ne peut pas rêver mieux. (2014, França) 
Have a Happy Sleep with Ibis. (2012) 
Hotels the way you like them. (2006) 
Des hôtels comme ou les aime. (2006, França) 
Diferentes, como você. (Brasil, 2018) 
Pra você, você e você. (Brasil, 2017) 
Ibis. hospedando grandes histórias. (Brasil, 2016) 
Tudo o que você precisa em um hotel. (Brasil, 2015) 
Hotéis do jeito que você gosta. (Brasil, antigo) 
Hotéis como nós gostamos. (Brasil, antigo)
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1974 
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule 
● Sede mundial: Issy-les-Moulineaux, França 
● Proprietário da marca: Accor S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sébastien Bazin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 2.500 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Reino Unido, Alemanha e China 
● Funcionários: 65.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis econômicos 
● Concorrentes diretos: Holiday Inn Express, Travelodge, Howard Johnson, Super 8, Park Inn, Motel One, Premier Inn, Best Western, Kyriad e Airbnb 
● Ícones: O logotipo em forma de almofada 
● Slogan: Go get it. 

A marca no mundo 
A rede de hotéis IBIS - a maior no segmento econômico na Europa (onde estão localizados 70% de seus hotéis) - possui mais de 2.500 unidades e disponibiliza mais de 398.000 quartos em 80 países de todos os continentes. No Brasil existem 240 hotéis da rede (entre IBIS, IBIS STYLES e IBIS BUDGET) em mais de 140 cidades de 25 estados, disponibilizando mais de 50.000 quartos. Anualmente, mais de 60 milhões de pessoas acessam o site da rede para fazer pesquisas e reservas online. Os maiores mercados da marca são França, Reino Unido, Alemanha, China, Brasil, Indonésia e Austrália. A taxa de satisfação dos hóspedes nos hotéis da rede atinge 95%. 

Você sabia? 
Todos os hotéis da rede estão localizados convenientemente perto de aeroportos, estações de trem e metro, centros de negócios e dos principais pontos turísticos, com fácil acesso a locais estratégicos para negócios ou lazer. 
A marca IBIS surgiu com a intenção de democratização das viagens, sob o lema “Value for Money”, ou seja, permitir a todos aqueles que gostam de viajar a possibilidade de o fazerem, ao ficarem instalados em hotéis mais acessíveis e indo de encontro às suas necessidades. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 24/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

ailton disse...

Obrigado pelas informações. É sempre bom saber a história de empresários e empresas que FACILITAM NOSSA VIDA QUANDO ESTAMOS EM VIAGEM, seja a turismo ou trabalho. Hospedar-se no IBIS, em qualquer lugar do mundo, é certeza de celeridade, simpatia, bons preços, limpeza e aconchego. Não tenho dúvidas, se minha viagem permite, HOSPEDO-ME NUM IBIS.

Mari disse...

Impessionante a história desses empreendedores. A conquista do sucesso por oferecer serviços de alto padrão e qualidade com preços competitivos no mercado, inovando a cada ano com ideias e espaços geniais que fidelizam os hospedes.
Estou encantada com a história de sucesso