5.7.09

MUCILON®


Mucilon® é a marca parceira de milhões de famílias brasileiras na jornada de alimentação complementar, oferecendo soluções à base de cereais com nutrientes para diferentes momentos dos bebês. Afinal, que nunca comeu mingau feito com Mucilon®? 

A história 
A marca Mucilon® surgiu em 1960 quando a empresa suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) lançou no mercado brasileiro um cereal vitaminado e instantâneo à base de arroz. O objetivo do novo produto era auxiliar as mães no momento de oferecer uma alimentação balanceada aos seus bebês a partir do 6º mês de vida, momento da introdução de novos alimentos na dieta (a criança está apta a aceitar a alimentação semi-sólida). Uma suposição para o nome do novo produto na época seria a seguinte: as cinco primeiras letras de mucilagem (substância gelatinosa que contém proteína e polissacarídeos, obtida especialmente de invólucros de sementes) se uniam a uma marca de cereal da empresa.
 


Suas primeiras latas - que vinham com uma prática colher dosadora - continham a definição “Produto especial para o preparo rápido de mucilagem de arroz”. Elaborado para crianças com mais de seis meses de idade, o produto é apontado, hoje em dia, como um dos responsáveis pela consolidação da categoria baby food (comida de bebê) no mercado brasileiro. Antes de papinhas, que só surgiriam em 1968, e outros alimentos infantis serem industrializados em larga escala, os cereais Mucilon® já ajudavam papais e mamães em tarefas como estimular a mastigação de seus bebês, ensiná-los a comer com colher ou mesmo introduzir novos sabores e textura em seus cardápios. Nos anos seguintes a marca Mucilon® se consolidou no mercado como um produto confiável e de alta qualidade, ganhando a versão de milho no ano de 1982.
   
A partir do início do novo milênio, a marca introduziu no mercado vários novos produtos, como por exemplo, o Mucilon® Lácteo, primeiro cereal completo, pois já tinha leite (era só adicionar água), além de renovar e reforçar seu perfil nutricional com o enriquecimento de ferro de alta absorção dos sabores tradicionais de arroz e milho, que passavam a ter uma combinação adequada de ferro de alta absorção e vitamina C, que potencializa a absorção de ferro pelo organismo. Em 2005, para comemorar os 45 anos da marca, Mucilon® lançou no mercado três modelos de latas litografadas, nos tons ouro, prata e bronze, com diversas ilustrações antigas, como a primeira lata do produto e outras imagens utilizadas pela Nestlé na época.
   

Em 2007 a consagrada linha de cereais infantis cresceu com o lançamento de dois novos sabores: Multicereais (receita saborosa, nutritiva e inédita no segmento, composta pela combinação de arroz, milho e trigo) e Arroz & Aveia (um cereal que somava os benefícios do arroz aos da aveia, contendo cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras). As novas receitas agregavam variedade ao cardápio infantil e ofereciam praticidade para as mamães no momento de complementar a dieta de crianças a partir do 6º mês de vida. No ano seguinte, a marca adicionou ao seu portfólio de cereais infantis o Mucilon® NutriProtect®, primeiro produto do mercado a oferecer o benefício real de proteção e nutrição, uma vez que contava com NutriProtect®, uma combinação de nutrientes exclusiva da Nestlé que continha em sua formulação ferro de alta absorção, zinco e 13 vitaminas (entre as quais A e C), indispensáveis para o adequado funcionamento do sistema imunológico da criança. O revolucionário produto chegava ao mercado nos sabores Arroz, Milho, Multicereais e Arroz & Aveia, em embalagens diferenciadas que visavam atender diferentes necessidades: lata de 400 gramas e sachês individuais, de 230 gramas.
  

Ainda em 2008 a marca apresentou ao mercado outras duas grandes novidades: Mucilon® Lácteo, um cereal de trigo com leite (bastava adicionar água); e Mucilon® pronto para beber, estreando uma nova categoria de produtos, a de Bebidas Lácteas à Base de Cereais Infantis para crianças a partir do 6º mês, disponível nos sabores original, frutas sortidas e banana e pêssego. Mucilon® Prontinho era uma combinação ideal entre cereal infantil e leite, especificamente desenvolvido para atender às necessidades nutricionais do bebê a partir do 6º mês, na medida adequada, e também com beneficio único de proteção através do NutriProtect®. Inédito no país, o novo produto estava disponível em embalagens cartonadas da Tetra Pak (saiba mais aqui) e não necessitava de preparo nem de refrigeração, bastando abrir a embalagem e servir no copo para o bebê. Em 2012, essa linha ganharia a versão chocolate, primeira bebida que combinava leite, cereal e cacau na medida certa.
  

A Nestlé, sabendo da importância da nutrição no desenvolvimento das crianças e o papel de uma flora intestinal saudável no reforço da imunidade, renovou em 2011 sua linha de cereais infantis e trouxe uma inovação na fórmula dos produtos através do Mucilon® NutriProtect®+, uma combinação exclusiva que, além de vitaminas e minerais, continha o probiótico Bifidus BL®, importante para uma flora intestinal saudável e uma alimentação equilibrada dia após dia. Em 2018 a marca lançou o Mucilon® Crescidinhos, que contava com uma combinação de cereais com aveia integral (11% de farinha de aveia integral), fibra, 12 vitaminas e minerais para misturar no leite das crianças em fase pré escolar, ou seja, que “já passaram para o copinho”.
   

Pouco depois, em 2019, adicionou a sua linha regular o sabor Aveia & Ameixa, com aveia e ameixa natural desidratada. Outra novidade foi a nova linha Mucilon® Seleção da Natureza, apresentada em duas versões com quinoa, considerado um “super grão”, e com zero adição de açúcares: Banana, Maçã e Quinoa; e 5 Cereais com Quinoa.
  

Em 2022 a marca ingressou em uma nova categoria de produto com o lançamento do Mucilon® Meu Primeiro Lanchinho, apostando no segmento de lanchinhos saudáveis para bebês. Para ser consumido  entre refeições, com uma proposta nutricional adequada para bebês a partir de 8 meses, a nova linha era uma opção de lanchinho assado, sem adição de açúcares e sal, fonte de ferro, zinco e Vitamina B1. Além disso, possuía formatos diferenciados de coração e estrelinha, desenvolvidos especialmente para a mãozinha dos bebês, para praticarem o movimento de pinça e terem maior autonomia alimentar. A nova linha era oferecida em 5 sabores, sendo três de Vegetais no formato de coraçãozinho (Milho, Tomate & Abobrinha) e dois sabores de Frutas (Banana & Morango e Laranja & Banana) no formato de estrelinha.
  

Mais recentemente, em 2023, ampliando sua atuação no segmento de lanchinhos saudáveis para bebês, a marca lançou a primeira pipoquinha infantil do mercado. Mucilon® Minha Primeira Pipoquinha é um snack assado feito de milho, desenvolvido especialmente para crianças a partir de um ano. Fonte de ferro e zinco, o snack traz uma alternativa segura e adequada para crianças, desenvolvido especialmente para o encaixe perfeito na mão do bebê, além de não ter casquinhas ou caroço, o que traz tranquilidade para mães e pais pois possui uma textura suave que dissolve na boca, o que pode ajudar a evitar o risco de engasgo.
  

Importante a cada etapa 
O cereal infantil Mucilon® é indicado como alimento complementar para crianças a partir do 6º mês de vida. O produto foi desenvolvido especialmente para agradar o paladar das crianças em fase de descobertas de novos alimentos e apresenta sabor levemente adocicado e textura suave. O exclusivo sistema de produção, implantado pela Nestlé para essa categoria de produtos, resulta ainda em um alimento de fácil digestão para a criança. A praticidade é outro ponto importante. Por ser alimento pré-cozido, seu preparo é fácil e rápido: não precisa ir ao fogo, basta diluir o produto em leite, conforme as instruções da embalagem. Mucilon® faz parte do Programa de Nutrição Nestlé, que visa proporcionar às crianças a nutrição necessária para um desenvolvimento adequado nos primeiros anos de sua vida, quando elas estão em um período de rápido crescimento e desenvolvimento.
   

Todos esses cuidados reforçam o cuidado da marca em oferecer produtos de qualidade aos seus consumidores, produzidos por meio das melhores práticas agrícolas e uma seleção criteriosa. Esse processo facilita o desenvolvimento de um produto rico em nutrientes que contribuem para a Imunidade e Desenvolvimento Cerebral da criança.
   

A mascote 
Há quase três década, um simpático ursinho azul, com ares infantis e jeito tenro, e que adora cereais, faz parte da comunicação da marca Mucilon®. Batizado de Bo, ele ganhou tanta importância que foi parar nas embalagens e campanhas publicitárias de Mucilon®, além de estrelar livros educativos. Até ursinhos de pelúcia já foram dados como brindes em promoções realizadas pela marca. Bo, antes conhecido como “Ursinho Azul da Nestlé”, foi criado nos anos de 1970 para se tornar símbolo de todos os alimentos infantis da empresa suíça, especialmente as famosas papinhas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Nessas remodelações, o logotipo da Nestlé foi atualizado e pequenas mudanças aconteceram. Em 2017 ocorreu uma remodelação radical, que apesar de manter a tradicional cor laranja (agora em tom mais escuro) apresentou nova tipografia de letra, novos detalhes e formato.
  

As tradicionais latas de Mucilon® também evoluíram ao longo do tempo. A primeira lata, totalmente laranja, foi sendo atualizada e, a partir de 1999, a simpática mascote da marca passou a fazer parte do rótulo. Nos anos seguintes as latas ganharam cores mais vivas e maior presença da mascote.
  

Uma curiosidade: o produto é vendido com a marca Cerelac - registrada pela primeira vez em 1949 - na Bélgica, Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Índia, África do Sul, Quênia, Filipinas Paquistão, Indonésia e alguns países da América Latina e Central.
   

Os slogans 
Juntinho com você nutrindo os pequenos. (2023) 
Nutrição fortificada por Mucilon® e escolhida pelas mães. (2022) 
Tá tudo bem, Mãe! (2019) 
Seu filho bem para novas descobertas. (2017) 
Mucilon® fortalece o seu amor. (2014) 
Pequenas barriguinhas, grande nutrição. (2011) 
Seu filho merece o melhor. (2008) 
Mucilon® é o mingau da Nestlé que ajuda seu filho a crescer. (anos de 1990) 
Mucilon®. O mingau que acompanha seu filho. (1993)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1960 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Nutrição 
● Principais produtos: Cereais e snacks infantis 
● Concorrentes diretos: Vitalon, Nutribom, Cremogema, Nutrilon, ALLNutri, Italac Meu Papá, Danone Milnutri e Piracanjuba Excellence Crescer 
● Mascote: Bo (o ursinho azul) 
● Slogan: Nutrição fortificada por Mucilon® e escolhida pelas mães. 

A marca no Brasil 
Vendido em todo território nacional, Mucilon®, uma das marcas mais importantes da categoria Baby Food da Nestlé, oferece uma completa linha de cereais e snacks infantis que atendem às necessidades nutricionais do desenvolvimento da criança. Mucilon® possui um conhecimento de marca de 94% dos consumidores brasileiros. 


Você sabia? 
Uma única refeição de Mucilon® fornece mais de 50% das necessidades diárias de ferro recomendadas para crianças entre 6 e 12 meses. 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Pais & Filhos), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 19/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

7 comentários:

Anônimo disse...

o site está d+... informações completas para quem ama o mundo das marcas!

Anônimo disse...

Faltou falar sobre o mascote.

Unknown disse...

Amei as informações contidas nesse site. Parabéns pela ótima publicação.

Anônimo disse...

As informações estão bem esclarecidas, porém fiquei com dúvida sobre o mucilon pronto,também pode ser consumido a partir do 6¤ mes de vida?
Os pediatras orientam que crianças menores de 2 anos de idade, não devem consumir açúcar. O Mucilon tem açúcar em sua composição, o que a Nestlé tem a nos dizer sobre isso?
Acho que essa é umas das dúvidas mais frequentes sobre dá ou não o mucilon aos pequenos, menores de 2 anos.
O meu de 1 ano toma, mas confesso que fico insegura, sobre essa questão do açúcar.
Ah! Queremos uma nova promoção para adquirir o BO. Érica

Valquíria disse...

Emagreci muito por conta da gastrite posso fazer o uso do Mucilon pra ajudar a recuperar o peso?

Anônimo disse...

Me hago la misma pregunta

Anônimo disse...

😎