Muito mais que roupas e acessórios a marca americana Life is good vende diversão e alegria. Centrada no conceito de simplicidade e otimismo a marca conquistou milhões de fervorosos fãs em vários países, sempre amparada por uma mascote que mantém os traços rudes e uma simpatia contagiante. O resultado foi que em menos de duas décadas a empresa evoluiu de uma simples fabricante de camisetas a uma companhia que vende um pensamento otimista e um estilo de vida “don’t worry, be happy“, que é praticado no dia-a-dia de toda a corporação. Com esses ingredientes a Life is good está se tornando, cada vez mais, uma vedete em seu segmento.
A história
Tudo começou em 1989 quando Bert Jacobs começou a vender camisetas nas ruas da cidade de Boston, em um furgão amassado, com a ajuda do irmão John. Ainda que o plano inicial deles fosse apenas vender camisetas em quantidade suficiente para bancar o modesto aluguel de seu apartamento, evitando a necessidade de procurar empregos de verdade, eles sempre acreditaram que tivessem a capacidade de produzir camisetas melhores, e transformaram essa crença em um negócio respeitável. Em busca de alguma coisa que pudesse ecoar junto a uma grande audiência, os irmãos criaram Jake, um personagem desenhado toscamente e bem parecido com a famosa “carinha feliz” amarela, e ficaram surpresos com a maneira pela qual o simples desenho inspirou reações intensamente positivas nas pessoas. Eles costumavam colocar seus desenhos e os dizeres que pretendiam utilizar nas camisetas pendurados nas paredes de seu apartamento, no subúrbio de Boston, e frequentemente consultavam os amigos, nas constantes festas de universitários a que eram convidados, para descobrir como eles reagiam às ideias.
Mais tarde, os dois apresentaram ao seu grupo de amigos uma lista de 50 slogans que haviam desenvolvido e obtiveram uma reação semelhante à expressão “life is good” (“a vida é boa”), por mais corriqueira que ela pareça. Uma amiga deles comentou que o slogan, com suas três palavrinhas simples, “mais ou menos resumia tudo que precisava ser dito”. Os irmãos produziram um primeiro lote de 48 camisetas combinando o desenho e o novo slogan, que também batizou o nome da marca, e as colocaram à venda em uma feirinha de rua realizada em Cambridge, estado do Massachusetts, no mês de setembro de 1994. Os irmãos levaram apenas 45 minutos para vender todo o lote. Naquela mesma noite, eles conversaram seriamente e decidiram que o fato de terem se saído tão bem com a nova idéia resultava de sua mensagem de otimismo. “O motivo para que as pessoas comprassem aquelas camisetas era o fato de que as compreendessem inteiramente. As camisetas causavam sorrisos, seu efeito era tangível, como se os compradores pudessem estender a mão e levar um pouquinho de sol para suas vidas”, disse Bert Jacobs.
Este resultado promissor inspirou os irmãos a venderem camisetas e bonés, cuja figura central era o simpático Jake, nas lojas locais da cidade. A demanda pelos produtos da marca cresceu rapidamente e, nos anos seguintes, seus produtos começaram a serem comercializados em outras cidades americanas, fazendo com que a Life is good ganhasse reconhecimento nacional. A marca conseguiu encontrar um apelo emocional que atingiu com força as pessoas no momento vivido pela cultura. Isso não foi feito com um orçamento de marketing, mas sim com a ajuda dos consumidores, que se tornaram propagadores de seus produtos e deram visibilidade e credibilidade à marca. Como muitas outras marcas jovens, a Life is good também foi beneficiada através da exposição de celebridades que utilizaram seus produtos em público, como por exemplo, Drew Carey, Matthew McConaughey e Stephen King. Além disso, a linha de produtos foi expandida, englobando atualmente mais de 900 artigos, incluindo chapéus, pijamas, bolsas, roupas infantis, calçados, brinquedos de praia, acessórios para automóveis, pequenos móveis, objetos de decoração até camas para cachorros.
A mensagem de otimismo transmitida pela marca pode ser comprovada logo após os terríveis atentados terroristas em setembro de 2001. Pouco depois a empresa criou uma camiseta que continha a bandeira americana com a frase “life is good”, e em apenas dois meses faturou US$ 207 mil. Nada mal para uma empresa que na época tinha um faturamento de US$ 3 milhões. Depois de criar uma divisão internacional em 2003, para comercializar seus produtos em outros países, a empresa vendeu mais de 1 milhão de camisetas em 2004, comprovando assim seu enorme sucesso junto ao público. No ano seguinte a marca inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Boston. Com base em um desenho quase infantil de um personagem que os dois criaram e batizaram de Jake e no slogan inspirador que usaram como nome da empresa, os dois irmãos desenvolveram uma marca de roupas e acessórios que se tornou um verdadeiro sucesso em solo americano e, que recentemente, tem se expandido para outros países, como em 2008, quando foi inaugurada a primeira loja franqueada no Canadá.
A empresa, que raciona o uso de maiúsculas, oferece mais um exemplo de uma grande marca, com enorme potencial de crescimento, criada por uma pequena empresa. Embora a maioria das pessoas associe as grandes marcas aos gigantes do mercado, a capacidade de construir uma marca poderosa já não está mais reservada somente aos maiores investidores. A Life is good está aí para provar isso.
Uma mascote divertida
Jake, a sorridente mascote da marca, foi criada para expressar otimismo e apreciar os prazeres da vida, como as atividades ao ar livre, tocar violão, comer um delicioso sorvete, tomar sol ou simplesmente degustar um copo refrescante de limonada. Em muitos desenhos o personagem está acompanhado de uma figura canina, batizada de Rocket, criada em 2003.
Desde que foi criado em 1994 (imagem abaixo) o otimista Jake manteve praticamente as mesmas características e traços simples, semelhantes ao desenho de uma criança.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por apenas pequenas modificações no decorrer dos anos, mas sempre manteve seu caráter simples e divertido.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1994
● Fundador: Bert e John Jacobs
● Sede mundial: Boston, Massachusetts
● Proprietário da marca: Life is good, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Bert Jacobs
● Faturamento: US$ 150 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 140
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 200
● Segmento: Moda
● Principais produtos: Roupas, acessórios e artigos esportivos
● Concorrentes diretos: Columbia Sportswear, Nike e Patagonia
● Mascote: Jake
● Slogan: Life is good.
● Website: www.lifeisgood.com
A marca no mundo
Atualmente os produtos da descolada marca Life is good são vendidos pela Internet, e em mais de 4.500 pontos de varejo independentes, nos Estados Unidos e em 30 outros países, incluindo mais de 130 Genuine Neighborhood Shoppes (GNS), lojas independentes que vendem exclusivamente produtos da marca. A marca possui ainda sete lojas próprias, localizadas em cidades americanas como Boston, Foxborough, Newburyport, Portland, Fairfield, Atlantic City e Dustin. Em 2011, a marca vendeu mais de 4.5 milhões de camisetas.
Você sabia?
● A empresa americana procura celebrar a vida e realiza inúmeros eventos especiais e festivais para arrecadar dinheiro para fundações de apoio a crianças doentes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/5/2012
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