25.5.06

CARREFOUR


Pioneirismo em auto-serviço, um dos primeiros hipermercados do mundo, variedade incrível de produtos, preços baixos todos os dias, um produto para cada necessidade e para todos os cantos da casa e, atualmente, líder de seu segmento em boa parte dos países onde atua. Recordes e grandes marcas caracterizam a rede francesa CARREFOUR. Afinal, como diz um de seus famosos slogans, seus mais de 13 milhões de clientes se encontram lá diariamente. 

A história 
A empresa foi criada no dia 11 de julho de 1959 na França quando duas famílias de comerciantes, Fournier e Defforey, comandadas por Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey, uniram suas forças para começar um novo empreendimento. Concretizada a parceria entre as duas famílias, surgiu então o CARREFOUR. Somente no ano seguinte, no dia 3 de junho, a empresa inaugurou o primeiro supermercado na pequena cidade francesa de Parmelan, na região da Haute-Savoie. O sucesso da primeira loja foi imediato, em apenas dois dias foram mais de 15 mil clientes, fez com que a empresa criasse, no dia 15 de junho de 1963, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2.500 m² de área de vendas e 400 vagas para estacionamento, que abriu suas portas na cidade de Sainte-Geneviéve-Des-Bois, periferia de Paris.


Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha como objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a inaugurar outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969, pela Suíça em 1970 e pela Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado sob a marca Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (conhecidos como Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução dos Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985. Além disso, neste período inaugurou suas primeiras em países como Brasil (1975) e Argentina, em 1982 na periferia de Buenos Aires.


Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion, cuja marca depois seria extinta) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Ainda em 1999, a empresa francesa adquiriu a rede de supermercado espanhola DIA%, fundada em 1979 e que nasceu com o objetivo de ser um supermercado prático, com preços mais baratos em todos os produtos, e sempre perto da casa do cliente. Em 2011, a rede DIA% se tornou uma empresa independente do grupo CARREFOUR, que decidiu centrar seus esforços em sua própria marca. Em 2000 inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio online.


A partir de 2007 a empresa iniciou a transformação ou adaptação de todas as suas bandeiras e formatos de loja para a marca CARREFOUR. Com isso, muitas unidades do CARREFOUR passaram por uma completa reformulação, cujo objetivo era garantir uma experiência de compra mais agradável aos clientes. Além disso, foram lançados novos formatos de lojas, como supermercados de bairro e lojas de proximidade (semelhantes a uma loja de conveniência), unidades mais enxutas que está ligada à tendência dos consumidores em comprar menos volumes e frequentar uma varejista perto de casa ou do trabalho. Mas nem todos os formatos deram certo, como por exemplo, o CARREFOUR PLANET, uma nova geração de hipermercado lançado em 2010 e encerrado dois anos depois, que possuía mais área útil para alimentos congelados e alimentos orgânicos e inovações como áreas (mercado, eletro, beleza, entre outros) identificadas em grandes telas coloridas presas ao teto, com o nome das seções impresso nelas. Outro formato de loja implantado recentemente é o CARREFOUR DRIVE, que funciona como uma rede de fast food, onde o consumidor realiza a compra pela internet e retira os pacotes, após duas horas. Foi assim que o grupo francês CARREFOUR se transformou nem um gigante no setor de varejo.


A linha do tempo 
1976 
Lançamento da PRODUITS LIBRES, primeira linha com marca própria de produtos, oferecendo excelente qualidade e preço baixo, que englobava óleos, biscoitos, leites e massas. 
1981 
Lançamento no Brasil do Compromisso Público, um documento registrado em cartório em que o CARREFOUR garante o menor preço e se compromete a devolver a diferença na hora, no caixa, se o cliente encontrar em outros estabelecimentos varejistas o mesmo produto com preço menor. É só trazer o anúncio da concorrência e mostrar ao caixa no ato da compra ou no Balcão de Atendimento, mesmo após já ter realizado as compras. A diferença será devolvida através de desconto no cupom fiscal ou como reembolso. 
1988 
Chegam às prateleiras brasileiras os produtos de marca própria, como Tex, First Line e Primeiro Preço. Eles conseguem ser 35% mais baratos do que as marcas líderes. 
1993 
Inauguração, no Brasil, em Santo André, do primeiro posto de gasolina Carrefour, para atender aos consumidores com mais serviços e conveniência, sempre com a qualidade e a credibilidade da marca. 
1995 
Inauguração na França da rede de óticas ÓPTIQUE CARREFOUR
1996 
Lançamento da linha CARREFOUR BIO composta por produtos biológicos enlatados como vegetais. 
Lançamento da linha ESCAPADES GOURMANDES, especializada em mercadorias de mercearia de luxo. 
1999 
Lançamento no Brasil do projeto Garantia de Origem para oferecer produtos mais saudáveis, saborosos, com aspecto diferenciado, bem como social e ecologicamente corretos. O frango caipira foi o primeiro produto certificado. Atestando qualidade, respeito ao trabalhador rural e preservação do meio ambiente, os produtos desta linha contam com o acompanhamento do CARREFOUR desde a produção até a gôndola. O Garantia de Origem é uma marca mundial do grupo. 
2000 
Lançamento do website de comércio eletrônico Ooshop. 
2001 
Inauguração da primeira agência de Turismo Carrefour, oferecendo pacotes de viagens e serviços como locação de veículos, seguro viagem, etc. 
2005 
Inauguração da primeira Drogaria Carrefour no Brasil na loja de Osasco em São Paulo. 
Criação do CARREFOUR BAIRRO, um formato menor de lojas e mais focado na vizinhança, desenvolvido no Brasil, apresentando feira com frutas e verduras sempre fresquinhas, padaria com bolos, tortas e pães e açougue com os principais cortes de carne. 
2006 
Lançamento no Brasil da LINHA VIVER, formada por produtos saudáveis divididos em diet, light, e orgânicos. 
2007 
Lançamento da FLV VIVER ORGÂNICO, uma linha composta por frutas, legumes e verduras orgânicos. 
Criação do Carrefour Soluções Financeiras cujo objetivo é ofertar serviços e soluções aos clientes no setor financeiro, como por exemplo, o Cartão Carrefour, que oferece diversas vantagens aos clientes como ofertas diárias e opções diferenciadas para parcelar compras nas lojas da rede, além de saque rápido,pagamento de contas e parcelamento de fatura. 
Lançamento da linha LES COSMÉTIQUES composta de cosméticos para pele e cabelo. 
Inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos.  
2008 
Inauguração da primeira loja de conveniência sob a marca CARREFOUR CONTACT
2010 
Lançamento do comércio eletrônico do CARREFOUR no Brasil. O portal entrou no ar oferecendo 15 mil produtos divididos em nove categorias: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidades domésticas e cama, mesa e banho. 
No Brasil, para atender outra crescente fatia de mercado, que consome produtos premiuns, a rede lançou, em 2010, a linha CARREFOUR SELECTION, que contava com nove cortes bovinos nobres (Peito, Maminha, Filé Mignon, Entrecorte, Cupim, Contrá-Filé, Picanha, Alcatra e Fraldinha). Essa linha foi ampliada para outros produtos como pimentas, cafés, chocolates, sucos, azeites, geleias, entre outros itens. 
2014 
Inauguração no Brasil da primeira unidade do CARREFOUR EXPRESS, sob o conceito de proximidade, que oferece pães assados na loja, frutas, verduras e legumes, carnes, sanduíches e pratos prontos, iogurtes, queijos e frios, pães, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, bomboniere, leites, congelados, mercearia seca, perfumaria, limpeza e tabacaria.


As lojas 
O grupo CARREFOUR atua no mercado com vários formatos de lojas, sendo as mais importantes: 
HIPERMERCADOS (1.462 lojas) 
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR, é formado por estabelecimentos enormes localizados em áreas de alta concentração populacional proporcionando modernidade, inovação, qualidade e ampla opção de produtos e serviços. Essas lojas oferecem em média mais de 80 mil itens diferentes em várias categorias de produtos. 
SUPERMERCADOS (3.227 lojas) 
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR BAIRRO e CARREFOUR MARKET; possui unidades localizadas, geralmente em bairros de cidades de médio e grande porte, oferecendo mais de 20 mil itens, como padaria com 120 itens próprios, cortes de carnes especiais no açougue e atendimento especial na seção de frutas, legumes e verduras. 
LOJAS DE CONVENIÊNCIA (7.075 lojas) 
Formato que engloba as bandeiras CARREFOUR EXPRESS, CARREFOUR CITY e CARREFOUR CONTACT, oferecendo 3.500 produtos e serviços convenientes. Por exemplo, na França, as lojas oferecem serviço de entrega, lavanderia, revelação de fotografias em 48 horas e jornais, entre outros serviços. Cada loja desse formato é pensada e adaptada às características de onde está localizada. Essas lojas estão presentes em países como França, Bélgica, Grécia, Itália, Polônia, Brasil e Espanha. 
ATACADISTA (171 lojas) 
Formato que engloba bandeiras como PROMOCASH e ATACADÃO (adquirido pela empresa no Brasil em 2007 e que possui 159 lojas), oferecendo produtos por atacado, ou seja, vendidos em grandes quantidades. São mais de 10.000 itens como alimentos em geral, doces e biscoitos, frios e laticínios, bebidas, bazar, higiene pessoal, limpeza, pet shop, automotivo.


O nome e o logotipo 
A palavra CARREFOUR (pronunciada como carfúr em francês) significa “cruzamento”. Na verdade, o seu logotipo e nome dizem respeito à sua origem. A primeira loja da empresa foi aberta perto de um cruzamento (em Francês, “Carrefour”). O logotipo consiste de duas pequenas setas em direções opostas - uma vermelha e outra azul, que são, coincidentemente, as cores da bandeira da França - representando esse cruzamento. Não é todo mundo que consegue ver à primeira vista, mas no espaço vazio entre as setas é possível identificar a letra C em negativo (como mostra a imagem abaixo).


O CARREFOUR mantinha seu logotipo inalterado desde 1966 e, em agosto de 2009, resolveu fazer uma leve modificação, perceptível no afinamento e mudança da tipografia de letra e no arredondamento do símbolo.


Mas, a maior mudança na identidade visual foi a possibilidade de aplicação do logotipo em diversos gradientes diferentes para suas diferentes bandeiras de lojas e serviços.


No Brasil a nova identidade visual foi aplicada em todas as bandeiras do grupo francês.


Os slogans 
J’optimisme. (2015) 
Les prix bas, la confiance en plus. (2012) 
Du positif chaque jour. (2010) 
Le positif est de retour. (2009) 
La qualité pour tous. (2007) 
Mieux consommer. (2003) 
Avec Carrefour je positive! (1988) 
Faz na sua, faz Carrefour. (Brasil, 2016) 
Faz a conta. Faz Carrefour. (Brasil, 2012) 
Bons momentos começam aqui. (Brasil, 2010) 
É lá que a gente vai encontrar. (Brasil, 2005) 
Sempre o menor preço. (Brasil, 1995) 
É mais barato mesmo. (Brasil, 1975)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 11 de julho de 1959 
● Fundador: Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey 
● Sede mundial: Boulogne-Billancourt, França 
● Proprietário da marca: Carrefour S.A. 
● Capital aberto: Sim (1970) 
● Chairman & CEO: Georges Plassat 
● Faturamento: €85.7 bilhões (2016) 
● Lucro: €746 milhões (2016) 
● Valor de mercado: €16.2 bilhões (março/2017) 
● Lojas: 11.935 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 360.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, higiene pessoal e serviços 
● Concorrentes diretos: Casino, Auchan, Leclerc, Intermarché, Systeme U, Mercadona, Lidl, Aldi, Dia%, Walmart, Extra e Pão de Açúcar 
● Slogan: Faz na sua, faz Carrefour. 
● Website: www.carrefour.com.br 

A marca no Brasil 
O grupo CARREFOUR foi pioneiro no mercado varejista do país com as lojas de hipermercados. O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja CARREFOUR no continente americano em 1975. O novo modelo, localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, abria as portas para áreas de consumo amplas (11.000 m²), variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente. Este padrão se refletiu em receptividade e sucesso imediato da loja. E, em 1976, o mesmo se repetiu no Rio de Janeiro, com a sua primeira unidade no estado, a segunda no país. Em 1978, as lojas passam a formar seus gerentes e chefes de seção, ou seja, esses cargos começam a ser gradativamente ocupados por brasileiros. Entre 1992 e 1999, a rede abriu 59 lojas em todo o país, uma média de 6 lojas por ano. Em 2006, a rede inaugurou na cidade do Guarujá a primeira unidade no formato 24 horas. Além disso, com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente a rede se expandiu tornando o CARREFOUR uma das maiores empresas varejistas do país. Em 2005, inaugurou sua 100ª loja, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Pouco depois, em 2007, a empresa adquiriu a rede Atacadão, disponibilizando aos consumidores um novo formato de loja.


Mais recentemente, em 2015, foi criado o Instituto Carrefour Brasil, com três eixos principais de atuação: inserção no mercado de trabalho, educação para inclusão e geração de renda. Além disso, iniciou a revitalização de seus hipermercados. O conceito Nova Geração promove mudanças importantes no mix das unidades, com ampliação do sortimento em mais de 4 mil produtos, grande oferta de alimentos frescos e itens premium, incluindo queijos e frios, orgânicos e importados, observando a demanda da região onde a unidade está instalada. Este modelo está em constante atualização, fazendo com que as novas unidades reinauguradas apresentem três evoluções principais: setor de Eletro próximo à entrada da loja, comunicação visual mais simples e intuitiva e destaque para o sortimento sazonal não alimentar no setor Casa. O modelo investe ainda em corredores amplos, mobiliários personalizados e iluminação diferenciada para melhor visualização dos produtos, em especial nos setores de Frutas, Legumes e Verduras e Eletro, onde a exposição dos itens foi valorizada e o sortimento renovado para oferecer os itens mais modernos e de alta tecnologia, como celulares, tablets e televisores.


No Brasil, a rede conta com aproximadamente 500 unidades (com as marcas Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco) em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 77 mil pessoas. As lojas apresentam diversos formatos e serviços como postos de combustíveis, drogarias, serviços digitais, comércio online, entre outros como o CARREFOUR CONNECT (que instala equipamentos eletrônicos como desktops, notebooks, impressoras, câmeras digitais, webcam, mp3 player, televisões e ar-condicionado) ou o CARREFOUR SERVIÇOS DIGITAIS (monta álbuns de fotos e personaliza presentes). Além disso, a empresa promove uma série de iniciativas ambientais e sociais, como o Instituto de Formação Carrefour (criado em 2000 e que capacita seus profissionais) e produtos ecologicamente responsáveis. Outro diferencial são os produtos com Garantia de Origem, inspecionados junto aos fornecedores por especialistas do CARREFOUR.


A marca no mundo 
Atualmente o grupo CARREFOUR, que ocupa a segunda posição mundial no setor, atua em 30 países com mais de 11.900 lojas, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e atacadistas, com um volume de 13 milhões de pessoas todos os dias passando por seus estabelecimentos. Com faturamento superior a €85 bilhões em 2016, a França é seu maior mercado, seguido pelo Brasil. Somente a França conta com mais de 5.600 lojas, a Europa com mais de 4.500 unidades, além de presença na América Latina, Ásia e África. 

Você sabia? 
O CARREFOUR está presente na vida de mais de 100 milhões de pessoas. 
No Brasil o item mais vendido da rede é o leite. 
Por ironia do destino, Abilio Diniz, cuja família fundou o Grupo Pão de Açúcar (GPA), é atualmente o terceiro maior acionista mundial do CARREFOUR e tem um assento no conselho de administração do grupo francês. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/3/2017 

4 comentários:

maucwb disse...

Faltou comentar que o valor da marca, que segundo o índice Brandz da Millward Brown é de US$ 15 bilhões, ocupando o 44 lugar no ranking mundial.

Paulo Fulas disse...

O logo, além das "duas setinhas", é um C maiúsculo, de Carrefour.

Valderson Carreffour disse...

Eu não parei no C maiúsculo entre as duas setas Paulo, só você não tivesse comentado passaria...

Unknown disse...

Ótimo não sabia que a rede varejista atacadao era do grupo carrefour e por isso que tem ótimos preços muito bom mesmo parabéns ao grupo.