12.5.06

DURACELL


Ela revolucionou a tecnologia em baterias e pilhas. Alcalina ou de lítio. Em diversos tamanhos para variados usos. Quando o assunto é pilha a marca DURACELL é a principal especialista, acreditando que não há limite para o potencial de crescimento da energia portátil. Quer seja o rádio, a câmera fotográfica ou um simples brinquedo, elas garantem muito mais horas de diversão e entretenimento. Afinal, suas baterias duram muuuuuuuuuito mais como dizem suas propagandas. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1920 com um cientista de nome Samuel Ruben e um ávido fabricante de cabos e fiação de tungstênio, chamado Philip Rogers Mallory. Ruben foi até a empresa P.R. Mallory Company, localizada na cidade de Indianápolis, estado americano de Indiana, que produzia células de mercúrio para equipamentos de uso militar, procurar parte de um equipamento que necessitava para realizar uma experiência. Porém, ambos vislumbraram uma oportunidade de negócio: unindo a genialidade de um com a capacidade de produção do outro, formaram uma parceria que duraria até 1975, sendo fundamental para o surgimento da marca DURACELL. As invenções de Samuel Ruben revolucionaram a tecnologia das pilhas e baterias. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, ele projetou e desenvolveu a pilha de mercúrio, que possuía mais capacidade de armazenamento em menos espaço, se tornando extremamente durável e resistente para os climas severos do Norte da África e do Pacífico Sul, lugares onde as pilhas comuns, de zinco-carbono, usadas em lanternas elétricas, detectores de minas e walkie-talkies, não resistiam.


A empresa P.R. Mallory fabricou milhões de pilhas de mercúrio para uso do exército americano durante a guerra. Depois do término do conflito eles fundaram a Mallory Battery Company. Nos anos de 1950, Samuel Ruben foi responsável pela melhoria das pilhas alcalinas de manganês, fazendo-as mais compactas, resistentes e duráveis por muito mais tempo. A pilha alcalina ganhou este nome devido à natureza alcalina e básica de seu eletrólito. Ao mesmo tempo, a Eastman Kodak introduziu câmeras com uma unidade de flash interno que requeria mais poder do que as pilhas de carbono de zinco poderiam fornecer. As câmeras necessitavam de pilhas alcalinas de manganês em tamanho novo, o chamado AAA (palito). Em 1962, empresa as confeccionou e licenciou-as também, pois não tinha capacidade, nesse momento, para distribuí-las ao consumidor ou atender a demanda mundial.


A demanda fotográfica para pilhas alcalinas era elevada e a marca DURACELL foi introduzida no mercado oficialmente em 1964. O nome era formado pela junção das palavras inglesas “durable” (durável) e “cell” (pilha elétrica). Ou seja, “pilha durável”. Logo, o mercado consumidor para baterias DURACELL cresceu rapidamente e o fornecimento teve que ser racionado nos anos de 1970, enquanto a capacidade de produção era aumentada e modernizada. Foi também nesta década que surgiu o famoso design de suas pilhas chamado “Coopertop” (corpo inferior preto e parte de cima dourada). Em 1980, como a marca já era extremamente popular, a empresa resolveu trocar seu nome para DURACELL INTERNATIONAL COMPANY. Nos anos seguintes, com o rápido avanço da tecnologia a utilização de pilhas cresceu enormemente, transformando a marca DURACELL em líder mundial neste segmento. Em 1996, a marca foi adquirida pela poderosa Gillette Company por US$ 7.3 bilhões, ampliando assim sua distribuição global. Foi também na década de 1990 que a marca ingressou na categoria de pilhas recarregáveis com o lançamento de produtos que já vêm pré-carregados de fábrica e carregadores.


Em 2005, com a compra da Gillette Company pela Procter & Gamble, a marca DURACELL passou a integrar o portfólio da empresa americana. Pouco depois, em 2008, a DURACELL firmou um acordo de licenciamento com a empresa Dane-Elec, e a marca passou à estampar cartões de memórias, HD externo e pen-drives, produtos que tem tudo haver com armazenamento. No final de 2014, a DURACELL foi vendida pela P&G para a Berkshire Hathaway, empresa de investimento controlada pelo bilionário Warren Buffett, em um negócio avaliado em aproximadamente US$ 6.5 bilhões. Nos últimos anos a marca desenvolveu e lançou no mercado tecnologias inovadoras, como por exemplo, Duralock Power Preserve™, que têm energia garantida durante 10 anos de armazenamento, oferecendo assim a segurança de saber que as pilhas DURACELL guardadas nas gavetas funcionarão quando mais precisar. Além disso, apresentou a DURACELL QUANTUM, pilha alcalina número 1 em duração no mundo, cujo interior de alta densidade Hi-Density Core a diferencia de outras pilhas e faz com que não exista espaços com ar em seu núcleo, o que resulta em um maior espaço para os materiais mais ativos, proporcionando uma maior transferência de energia e, portanto, maior duração e energia para os aparelhos.


Atualmente a DURACELL é produtora de baterias alcalinas de alto-desempenho e acredita não haver nenhum limite no potencial de poder portátil no futuro. Um exemplo é a pilha para aparelhos auditivos com tecnologias como o sistema EasyTab, que facilita a substituição da pilha no aparelho auditivo; e a Zinc-air, que utiliza o oxigênio do ar para gerar energia. Isto porque, pequenos orifícios presente na base da pilha permitem a entrada do ar, que, ao reagir com zinco, produz óxido de zinco. Esta reação gera energia que permite o funcionamento do aparelho auditivo. Além disso, a marca oferece uma completa e moderna linha de lanternas, que utilizam a patente TrueBeam Optics, tecnologia que combina LED com foco preciso, gerando assim uma luz branca e ultra brilhante. A DURACELL ainda oferece lâmpadas de LED e baterias para automóveis, através de licenças com outras empresas. No Brasil a marca ficou extremamente conhecida pelo slogan “Dura até 8x mais que as pilhas comuns de zinco”.


Hoje, com tantos usuários de pilhas e com a tecnologia se aprimorando a cada dia, DURACELL conta com consumidores que vão desde pessoas que precisam de energia para brinquedos como também para relógios, tocadores de música digital, celular, rádio, videogame, etc. Sendo assim, para DURACELL, o importante é que sempre haja um sorriso no rosto de crianças e que se garanta conveniência para usuários, assegurando também maior duração e longos momentos de diversão.


A linha do tempo 
1960 
Lançamento da DURACELL AA, as famosas pilhas pequenas. 
1987 
Primeira empresa do setor a colocar data de validade na embalagem de suas pilhas. 
1990 
Introdução no mercado do “Copper Top Tester” em suas embalagens, para ajudar o consumidor a determinar quando suas baterias precisariam ser substituídas. 
1998 
Lançamento da DURACELL ULTRA, uma pilha de longa duração, direcionada para produtos eletrônicos que exigiam mais força. 
2000 
Lançamento da DURACELL ULTRA com tecnologia M3, indicada para uso em aparelhos de alta tecnologia como videogames portáteis e tocadores de música digital. 
2006 
Lançamento da DURACELL POWER PIX, uma pilha desenvolvida com tecnologia de metal hidróxido de longa duração para ser utilizada exclusivamente câmeras digitas. 
2010 
Lançamento da DURACELL myGrid USB, uma bateria recarregável de íon de lítio que proporciona aos usuários a liberdade de permanecerem conectados aos dispositivos que mais valorizam sem a inconveniência de procurar uma tomada. 
2012 
Formação de uma joint-venture entre a Procter & Gamble, por meio de sua marca de pilhas DURACELL, com a também americana Powermat, uma das pioneiras na tecnologia de recarga sem fio. Os inovadores produtos (entre os quais carregadores sem fio) são comercializados com a marca DURACELL POWERMAT. Um desses produtos é o WiCC, um cartão fino para inserir em aparelhos celulares ou cases compatíveis para instantaneamente carregar de modo wireless a bateria dos aparelhos.


O coelho da discórdia 
A imagem do coelho cor-de-rosa das pilhas de longa duração está dividida entre as marcas DURACELL e Energizer. Uma disputa que obrigou as marcas a uma separação de mercados: nos Estados Unidos o coelho é usado pela Energizer, que conquistou o direito de utilizar sua imagem no país. No mercado europeu, ocorreu o inverso, sendo a imagem da mascote atribuída a DURACELL. Em tempo: o coelho da Energizer foi introduzido no mercado em 1989, enquanto o da DURACELL, conhecido oficialmente como DURACELL BUNNY, já estrelava comercias europeus desde 1973. Nos Estados Unidos ele foi utilizado de 1973 a 1980 em campanhas publicitárias. O coelho cor-de-rosa foi escolhido pela marca para representar a longa duração de suas pilhas alcalinas em comercial de televisão onde participava de uma competição com outros coelhos que tocavam tambores. O final do comercial era óbvio: o coelho da DURACELL era o único que não parava de tocar. Com isso, mostrava às pessoas que as pilhas DURACELL duravam muito mais que as pilhas comuns e econômicas de zinco-carbono.


Nos anos seguintes a simpática mascote viajou pelo mundo, desde a Ásia e Austrália, até Colômbia e Croácia, sempre demonstrando com muita energia e carisma a durabilidade das pilhas DURACELL. Desde então, o famoso e carismático personagem estreou inúmeras campanhas publicitárias, impressas e televisivas, além de estampar as embalagens do produto. Atualmente, o DURACELL BUNNY é uma das mascotes publicitárias mais reconhecidas no mundo, e demonstra a razão pela qual a marca DURACELL oferece vantagens.


Desde sua introdução o coelho da DURACELL passou por inúmeras modificações em relação ao seu visual, trocando o tradicional tambor por equipamentos eletrônicos mais avançados, e depois por uma simples pilha nas costas, sempre acompanhando a modernidade dos tempos. Além disso, passou a vestir camisa e calção nas tradicionais cores da marca.


A tradicional mascote - simpática, cor-de-rosa e resistente - adotou oficialmente posições e movimentos para serem utilizados nas campanhas publicitárias, como mostra a imagem abaixo.


Uma ação ousada 
De 2008 a 2010, a marca DURACELL foi a fornecedora oficial da energia para a véspera de ano novo comemorada na famosa Times Square em Nova York. Como forma de incentivar o uso de energia alternativa, a marca instalou no coração da avenida mais iluminada do mundo o DURACELL SMART POWER LAB, onde estavam localizadas bicicletas batizadas de Duracell Power Rover. Quando os visitantes pedalavam essas bicicletas, era gerada energia humana que depois era convertida e armazenada em baterias gigantes da DURACELL, que seriam utilizadas para iluminar a tradicional bola de cristal (Eve Ball Drop) e os letreiros que anunciavam a chegada do novo ano em Nova York. Outro atrativo era que, neste espaço os visitantes podiam recarregar gratuitamente celulares, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos, além de jogar videogame e obter uma foto personalizada tirada com uma réplica de tamanho natural dos letreiros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos tempos. O primeiro logotipo da marca aparecia com o nome da empresa produtora ao lado e foi utilizado até 1977. Depois a identidade visual ganhou traços coloridos e uma nova tipografia de letra. Mais tarde, em 1988, o logotipo adotou uma tipografia de letra mais encorpada e há alguns anos atrás ocorreu uma discreta modificação em relação ao tipo de letra, somente perceptível após uma observação mais detalhada.


Apesar do logotipo da marca DURACELL ser oficialmente preto, quando aplicado em fundo da mesma cor ele se transforma em branco ou dourado (mais precisamente meio alaranjado), uma cor não escolhida por acaso, basta olhar para suas pilhas.


Os slogans 
Smart power. (2009) 
Power their toys. Power their future. (2009) 
It is not just a battery - it’s Duracell. (2008) 
Trusted Everywhere. (2002) 
The battery you dream about. (2002) 
You can’t top the copper top. (década de 1990) 
No battery is stronger longer. (década de 1990) 
When it comes to making them last longer, we never stop. (1984) 
One that Last. (década de 1980) 
Momentos que duram mais. (2011, Brasil) 
Duracell dura mais, muito mais. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1964 
● Criador: Samuel Ruben e Philip Rogers Mallory 
● Sede mundial: Bethel, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Duracell Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway, Inc.) 
● CEO: Angelo Pantaleo 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: US$ 500 milhões (estimado) 
● Presença global: 180 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.700 
● Segmento: Equipamentos elétricos 
● Principais produtos: Pilhas, baterias e carregadores portáteis 
● Principais concorrentes: Energizer, Rayovac, Eveready, Panasonic, Sanyo, Sony, Philips e BIC 
● Ícones: O coelho cor-de-rosa 
● Slogan: Trusted Everywhere. 
● Website: www.duracell.com.br 

A marca no mundo 
As pilhas DURACELL - alcalinas, ultra e de lítio - são vendidas em mais de 180 países ao redor do mundo. Hoje, DURACELL é o principal produtor mundial de baterias alcalinas de alto desempenho, oferecendo uma completa linha com formatos AA, AAA, C, D, CR2, 9V, entre outros. A marca também oferece formatos menos usados, como o AAAA, utilizados principalmente em pagers, lanternas e medidores de glicose, e o tamanho J, para aparelhos hospitalares. Além disso, também comercializa uma linha de lanternas (para ambientes externos e internos), carregadores de pilhas e carregadores portáteis para dispositivos com entrada USB, como por exemplo, celulares, e até baterias para automóveis e lâmpadas de LED, esses dois últimos através de licenças. Suas pilhas são produzidas em seis fábricas ao redor do mundo. 

Você sabia? 
No processo de fabricação das pilhas DURACELL não há adição de mercúrio, cádmio ou chumbo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, EmbalagemMarca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/5/2016

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem algum local para receber as pilhas e baterias usadas.

Carlos Oliveira de Souza
Tel 6603-2010 Cel. 7142-1073

e.mal cmccm@ig.com.br

marcus disse...

Gostaria de ser informado sobre quais são as respectivas cores localizadas na marca DURACELL,
motivo trabalho acadêmico,por isso estou com uma certa urgência em saber,
Obrigado!